terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aimar-te assim perdidamente. Crónica de uma inesquecível primeira vez.

Ponto Prévio. Este texto poderá não estar ao alcance de todos. Se percebe, ou tenta perceber o que é um jogo de futebol, continue. Se porventura crê que o argentino deve ter o seu espaço reduzido no Benfica, talvez não seja recomendável continuar a leitura.

Agosto de 2008. Minuto 40. SL Benfica – Feyenoord. Ataque rápido conduzido por Aimar, desde o corredor lateral esquerdo, até ao central. Situação de igualdade numérica. Urretaviscaya não percebe como resolver a situação e permanece a correr ao lado do astro argentino. Este, enquanto conduz a bola, gesticula, indica-lhe o caminho a seguir. Urretaviscaya desmarcasse pelas costas de Aimar (conforme sábia sugestão de Pablo), arrastando consigo um defesa do Feyenoord, garantindo mais espaço no corredor central, espaço esse, aproveitado por Aimar para servir de bandeja Cardozo. Foi esse o momento que percebi quem é Aimar.

Sim, já tinha visto golos, assistências e incríveis dribles. Já tinha visto resumos e videos no Youtube, mas nunca tinha percebido realmente quem era Aimar (e acredito que muito poucos já tenham percebido).

Aimar é tudo isso, mas tudo isso é pouco para o descrever. Aimar demarca-se de tantos outros pela forma como interpreta o jogo e pela velocidade a que o faz. Em Guimarães, independentemente da dificuldade do gesto técnico (passe de letra), impressiona a velocidade com que Aimar decidiu. Mais do que a beleza estética que empresta ao jogo, Aimar vale pelas suas decisões. Sabe sempre qual a melhor opção a tomar e tem capacidade técnica para a por em prática. Dos seus pés, a bola sai sempre para onde deve sair e sempre bem redondinha.

Imaginar uma equipa com 11 jogadores com este nível de compreensão do jogo e com esta capacidade técnica para o executar, é dos exercícios mais deliciosos que qualquer amante de futebol pode (tentar) fazer.

Quem espera vê-lo em slalooms batendo adversários atrás de adversários, desengane-se. Aimar pensa colectivo, e a menos que os adversários estejam em desequilibrio, isso não irá suceder. Aproveite para ver as coisas simples, tão simples, que só alguém com o nível de Aimar lhe consegue oferecer. Delicie-se com cada passe para a frente…ou para trás, com cada recepção sempre dirigida no sentido da baliza adversária, com cada toque na bola, com cada desmarcação, ou com cada sugestão dada aos colegas de equipa… porque Aimar é futebol!

Quique Flores foi quem melhor o definiu, “Há muitos jogadores que decidem bem e há muitos que decidem rápido. Jogadores que decidem rápido e quase sempre bem, há muito poucos. Aimar é um deles” .

Que as lesões não o persigam, é o voto de todos os amantes de futebol. É que hoje, aos trinta e um anos de idade continua a ser o mais brilhante jogador do SL Benfica.

P.S.. Post dedicado a Joan Carles, docente na Universidade de Valência. Poucos como ele percebem a verdadeira importância de um dos maiores génios que alguma vez passou por Portugal.

25 comentários:

Rodrigo disse...

Segundo o comentário de um conhecido meu que faz as estatísticas dos jogos do Benfica, o Aimar é dos jogadores que mais km's faz por jogo, o que vai contra a ideia que não aguenta o jogo todo por ser franzino, pouco atlético etc.

O que me rio quando dizem que o Carlos Martins é melhor que Pablo Aimar. No dia que o Carlos fizer passes tendo em conta a equipa e não a "beleza" do mesmo estará um nível mais próximo de Aimar.

Anónimo disse...

De longe o melhor jogador que já vi com a camisola do meu clube, a par do Rui Costa. Esta pré-época quando tenho ouvido muitos adeptos falar em vendê-lo ou encostá-lo no banco, só penso o quão criminoso seria fazer isso ao Pablito. Por mim, Aimar seria para garantir até ao final da carreira e se possível matê-lo na estrutura técnica e/ou directiva (difícil dado o seu amor pelo River), uma vez que para além de ser um génio com a bola é também uma pessoa muito inteligente, com um discurso interessante e com a melhor visão do que é o futebol, bastando ouvir ou ler qualquer entrevista dele para perceber isso mesmo.
Um craque dentro e fora de campo.

Abraço.
Rui Ferreira

P.S.- Raramente faço cliques na pub apesar de visitar o blog mais do que uma vez por dia. Vou fazer por inverter isso.

dezazucr disse...

PB, Aimar tem 31 e não trinta e três. Só quem nada percebe de futebol pode não perceber a dádiva que é ter Aimar no Benfica e em campo. Só quem não percebe que jogar futebol pode ser feito de forma inteligente.

António disse...

Concordo totalmente. O Aimar é o melhor jogador da bola do campeonato português. Não é certamente o mais valioso, nem o com maior mercado, mas é o jogador que dá mais prazer ver jogar! É o talento em pessoa! ~Simplesmente admirável. Pena que nem todos os benfiquistas compreendam o nível do jogador que têm oportunidade ver semana a semana.

BM7 disse...

Aimar conta 31 Primaveras...

Ainda temos muita magia para ver sair daqueles pés :)

PB disse...

Já corrigi a idade do Aimar! Não sei onde fui buscar os 33... Se com 33 não percebi pq esperava o Benfica para lhe renovar o contrato, então com 31...

Carlos Alberto disse...

O Pedro acha que engana quem? O Pablo Aimar não é nem nunca há-de ser futebolista.

Ele é um artista plástico, cada pontapé dele é um pincelada, cada passe é uma aguarela, cada desmarcação é um arco íris de inteligência.

P.S. Cumprimentos ao Joan Carles com quem troquei muitas opiniões num certo fórum até então Benfiquista!

Centro de Jogo disse...

Quando era miúdo P. Aimar, a par de J. C. Valeron, eram os meus dois jogadores favoritos.

Ver P. Aimar ao vivo é qualquer coisa que não se explica. Parece que surge um qualquer "efeito matrix", que faz com que todos os outros parem no tempo e só ele se mexe, decidindo sempre bem, tal não é a classe com que joga.

Já cheguei a ir ver jogos do SLB só para o poder ver jogar!

Abraço,

Jorge D.

chi dura vince disse...

Basta ver o 1º golo contra os turcos, toda a gente teceu loas a nolito (que as mereceu), mas muito poucos falaram do fantástico passe de Aimar.
é um Homem que pensa o jogo, e que realmente sente o que faz em campo. pena não ter 20 anos (:))

xirico disse...

Espero que a direcção lhe proponha a renovação.Aliás,ando há um ano a dizer isso em comentários de blogs.Este ano fui à Luz,praticamente para o ver jogar(e tb ao Enzo Perez).

Anónimo disse...

Como portista que gosta de FUTEBOL e apenas se interessa por isso dá realmente gosto ver Aimar jogar. São sublimes todas as suas acções em campo e nada é feito ao acaso. Apenas ao nível dos génios de futebol. Aimar entra no lote de Pedro Barbosa de Rui Costa de Zidane de Valdes pois para al+em de ser um génio no futebol que pratica fa-lo com uma classe tremenda, que faz com que todo o apreciador de FUTEBOL sinta que valeram a pena aqueles 90 minutos em que o viu jogar.

Bruno Pereira disse...

Eu sei que vou-txi aimar...por toda a minha vida eu vou-te aimar...

E hei-de aimar-te assim, perdidamente e ser génio em campo é ser assim...e dizê-lo cantando a toda a gente...

É mt grande este Pablito ;)

dezazucr disse...

E atenção que Aimar nas 3 épocas que leva no Benfica tem estado sempre em crescendo, a cada época tem jogado melhor e até mais tempo.
Ele também tem a agradecer ao Benfica, pois recuperou-o físicamente, não mais teve lesões prolongadas.

No.Worries disse...

"Que as lesões não o persigam, é o voto de todos os amantes de futebol" - exactamente. É talvez o jogador que decide melhor em Portugal.
E existem muitos exemplos além dos referidos no post, e até bem recentes, como o referido pelo chi dura vince.
E como já o disse aqui, parece que com a idade ainda está mais lutador, pois é vê-lo a fazer carrinhos e a disputar bolas como se de um trinco se tratasse.
A frase é de D10s e referia-se a João Vieira Pinto, mas penso que encaixa no mago Aimar que nem uma luva: tem classe até a andar.

Rui Lança disse...

Excelente poema! Fiquei a adorar mais o homem por causa disto. Obrigado.

http://coachdocoach.blogspot.com/2011/08/quando-estamos-escolher-pessoas.html

Ricardo disse...

Belo, belo.

Gostei do texto todo mas especialmente de teres citado o Quique, que eu sei que não é um treinador que admires. Assim também se explica a inteligência das pessoas, neste caso a tua.

Abraço.

M.C. disse...

Pablo Aimar, é, tal como disse um dia El Pibe, daqueles jogadores por quem merece a pena comprar bilhete só para o ver jogar...
Pensa o futebol de tal modo,e passa-o para o relvado tão rapidamente, mais parecendo um pintor esgrimindo os pincéis para nos brindar com as suas obras de arte ...
Será uma enorme perda para os verdadeiros amantes do futebol quando um dia,o grande Pablito decidir arrumar as botas ...

Joan Carles disse...

Bem, que posso dizer? Muitíssimo obrigado pela dedicatoria e a lembrança e muitíssimo obrigado por permitir-me compartir ideias que, por desgraça, muitos preferem ignorar.
Desfrutei muito futebol com Aimar. E também sofri muito com seus maus momentos.
Não foi um futebolista com sorte; lesões, incomprensiones e menosprecios (por exemplo dos seleccionadores argentinos) deixar-lhe-ão num lugar muito inferior ao que lhe corresponde. Eles lho têm perdido. Eles e suas equipas, que não ganharam nada.
Pablo voltou a ser feliz no Benfica. Cuidem-no, em benefício próprio.

JP disse...

"(...) Aimar entra no lote de Pedro Barbosa (...)"

WTF???

Infernal 1904 disse...

Pah, quem é que comparou o Aimar ao Pedro Barbosa e ao Valdes ??
Não façam isso, é crime e pode dar prisão !!

Dário Pinto disse...

Em conversas com amigos costumo dizer que é o único que merece sempre o preço do bilhete, porque o seu simples caminhar pelo relvado ensina-nos "o jogo".

Percebo todo o texto, tanto a sua razão como a sua emoção, Aimar é futebol!

Bimbosfera disse...

Grande... lindo texto, parabéns ao autor e ao dedicado, aliás, dedicados, pois um deles é o Aimar, outro Joan Carles, que aparentemente já aqui comentou!

Cada vez mais gosto de Aimar (aliás, nunca me deu qualquer tipo de desgosto...) e vê-lo no meu clube é um luxo, um prazer... Sou dos que aprovam a ideia de renovar até além da carreira. Este é da massa que nos construiu, como Benfica!

Grande Aimar! Obrigado por tudo!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com e agora também Blog do Manuel

P.s.- Do que já aqui li, sobre Valdés e Barbosa, parecem ser bons jogadores, mas a ideia que tenho, também, é que deveria dar cadeia comparar ou por no mesmo lote esses dois com Aimar, ehehehhe! Abraço!

P.p.s.- Já agora, PB, replica-me o comentário, o meu e o dos outros comentadores, sobre o Barbosa e o Valdés, ou seja, compara-os lá tu, que percebes mais disto do que eu! Obrigado!

Mike Portugal disse...

Uma coisa que estava para dizer e que me esqueci. Com esta inteligência toda, Aimar é capaz de dar um grande treinador. O que achas PB?

PB disse...

Concordo! MAs, pelo perfil dele, parece-me que ele não está para se chatear com o futebol...

Paulo Jorge disse...

É o melhor jogador que já vi no Benfica. Até parado tem classe. Quase tudo o que faz é uma delícia, mesmo a defender. Às vezes até me emociono com a beleza simples que ele dá ao jogo. É um jogador pelo qual me levantarei sempre ao entrar ou sair do jogo, até porque não acredito que ele alguma vez jogue mal.