sexta-feira, 6 de abril de 2012

Já foste Pereira, nem o provável titulo te salvará a pele

"Nunca pedi ao Lucho para jogar entre linhas e não sair de lá. Peço-lhe apenas para baixar quando acha que tem de baixar, porque acredito e fundamentalmente a este nível, que é a qualidade do próprio jogador que o faz perceber quando é o momento de baixar ou de abrir." Vitor Pereira.

Vitor Pereira tem ideias. Todos quanto os que leram algumas das suas entrevistas concedidas bem antes do estrelato o reconhecem. O treinador portista sabe do jogo e é indesmentível que na fase preparatória da época soube preparar de forma bem interessante a supertaça europeia.

Todavia, mesmo nos momentos de vitórias importantes foi sempre ficando a sensação de que o FC Porto está/estaria orfão de um líder.

É seguro que Pereira, ao contrário do que afirma, não crê que devem ser os jogadores apenas por si a identificarem as situações e a resposta que devem dar as mesmas a cada momento. Mesmo que os jogadores se chamem Lucho ou Hulk.

Pereira foi engolido pelo grupo, ou pelo grupinho. Talvez creia que ser amigo da malta, dando toda a liberdade possível aos seus competentes atletas o leve ao sucesso. Pela qualidade dos campeões nacionais, tal é até bem provável que venha a acontecer. Mais um ano de Pereira no FC Porto é que já parece altamente improvável. Pereira não sabe. Mas, seria muito mais respeitado se colocasse imposições. Não nas regras de conduta, mas no seu jogar. Desde que no exercício e nos jogos provasse estar correcto, claro. Mesmo os que gostam de liberdade, se sentem mais realizados quando percebem que as condicionantes colocadas os leva ao sucesso. E são precisamente os de estatuto mais elevado que mais precisam de ser dirigidos e "conquistados".

Não pode ser cada um por si, mesmo quando o nível de compreensão do jogo é tão elevado.

11 comentários:

Tobias Minus disse...

o vit ó p'reira da mosquita, é uma teimosia do padrinho da máfia da andradlândia.

outro que vai ter o mesmo fim do couceiro.

só espero ver repetidas as mesmas posições do 32º...

Anónimo da Silva disse...

Ele já foi mas é porque ficou sem o Fernando na altura decisiva da época.
Quanto a estas declarações valem o que valem, ninguém sabe o que ele diz ao Lucho em privado.

No.Worries disse...

Quando o pereira foi anunciado como treinador do clube que paga viagens a àrbitros ouvi num forum da antena1 um portista a dizer convictamente que no "puerto até se tivesse lá uma vassoura no banco chegava"... esclarecedor quando até os adeptos reconhecem que o treinador ali é uma figura decorativa. Mas como não haviam de reconhecer quando os proenças desta vida é que ganham os jogos?!? E fazem-no há anos e anos!Essa frase sobre o lucho é de rir até não poder mais, e mostra que ele próprio não acredita no que faz, talvez por ser flagrante demais que os outros é que fazem o trabalho por ele, principalmente quando os jogos estão "bloqueados"...

Pinto disse...

É que nem se trata disso. Ele e que mete o Lucho demasiado adiantado. Ele é um 8 e o gajo mete-o a 2o avançado (praticamente). Um bom exemplo é: mete um Aimar a Saviola.

Peter disse...

Já estou farto de treinadores de universidade falar em periodizacoes taticas e que determinado treinar leva ao sucesso, quando isso e uma mentira pegada...pois se fosse assim metade dos treinadores de universidade tinham sucesso e nao acontece isso, basta olhar para os resultados dos ditos seguidores de periodizacao tactica..

A questao vai mais longe que o treinar, pois esse factor sendo importante num treinador, o mais importante e saber interpretar e dinamizar os jogadores que tem ao seu dispor, tendo que ter metade de estudo e metade intuicao, que sem essa. nunca se podera ser bom treinador, por muito que tenha estudado futebol na universidade ou saiba preparar os jogos no treino, pois o treinador e mais que isso, e a diferenca que faz dos treinadores de sucesso e os outros e precisamente a intuicao dos seus pensamentos, e a outra parte o preparo tactico...

Quantos treinadores hoje ainda treinam como antigamente ou aproximadamente e tem sucesso?!! Muitos ainda... e a treinar como Mourinho e como os universitarios?!! Muito poucos tem tido sucesso...

BelkinR7 disse...

PB, gostaria de fazer um pergunta mas é off-topic, aqui vai:
O que achas do Cafu dos juniores do Benfica? até onde pode ir na tua opinião?
Jogava a central no Guimarães, depois trinco e agora melhor marcador do campeonato de juniores? eu nao acompanho a formação a nao ser os resultados e gostario de saber um pouco mais do CAFU..

Pinto disse...

É como os Proencas da europa, roubam sempre os clubes sem expressao futebolistica. Nao e por ter muitos bebedos que batem na mulher a apoiar que valem alguma coisa. Mas os pategos ainda acreditam... Que pena que so ganham a taça Lucilio

PB disse...

Belkin, nc o vi c atençao. Mas, n depositaria enormes expectativas em africanos que saiam da formação dos grandes em Portugal... N tem nada a ver c racismo, espero q o percebas. Antes com o constatar do que foram as experiencias anteriores...

PB disse...

Se puderes colocar o nosso blog na tua lista, agradecia.
http://catedraticosfutebol.blogspot.pt/

Cumprimentos!

Anónimo da Silva disse...

Hoje foi decisivo mais uma vez nas substituições, tal como já tinha sido na Luz.
Vai custar a muita gente, mas mesmo sem um ponta de lança digno desse nome, com 4 médios apenas e com um balneário quase incontrolável, VP arrisca-se a ser campeão.
JJ com as mesmas condições estaria a lutar pela Europa com o Sporting...

josé carlos disse...

Gostava que pudesse adicionar o meu blog à sua lista. Já não postava à alguns meses, mas agora vou fazê-lo regularmente.

http://diario-de-treinador.blogspot.pt/