quinta-feira, 5 de abril de 2012

O central Emerson

Que vos pareceu?

35 comentários:

rnrportela disse...

Recordo-me de uma hesitação a meio da primeira parte que acabou numa arrancada do Torres parecida com a do golo na Luz, mas mais pelo meio.

De resto cumpriu, mas não me parece que tenha sido o jogo ideal para apurar da sua competência para central.

Não sei como estamos de zagueiros para Alvalade, mas é sempre uma opção. Ainda que haja Luisão ou jardel. Pessoalmente prefiro arriscar uma adaptação a central e ter Javi no meio. Javi a central obriga não só à adaptação do próprio jogador, como do seu substituto no meio campo.

Isto apesaar de Matic ter feito um jogo interessante ontem.

Anónimo disse...

não fez nenhum pénalti. um esclarecimento: porque não podia o benfica levar para este jogo um dos centrais juniores?

Tiago disse...

Na hesitação em que o Torres fica isolado, o mesmo Torres estava fora-de-jogo no momento do passe.


Granda Emerson, central forever!
Emerson para quinto central do SLBenfas!

rnrportela disse...

Acredito que um sénior num jogo destes será sempre melhor opção que um júnior, ainda que o sénior seja o Emerson :)
A não ser que more no seixal um beckenbauer claro...

Ricardo Perna disse...

Inicialmente, também pensei na questão dos juniores, mas teria de ser um fora de série ou estar completamente entrosado com a estratégia de fora de jogo do Benfica, o que só aconteceria se o estilo de jogo dos seniores fosse replicado nas camadas jovens, como fazem os grandes clubes da Europa, o que não sei se acontece.

Quanto à exibição do próprio Emerson, é difícil tirar ilações definitivas deste jogo, porque foi um jogo com condições especiais. Houve uma ou outra hesitação, mas achei-o bastante certinho e ciente do que deveria fazer. É rápido a reagir, como naquela bola à entrada da área em que o Torres lhe dá o nó, mas ele recupera o suficiente para fazer o corte, e demonstrou segurança no passe. Mas este era um jogo especial, volto a referir, com condicionantes psicológicas que um jogo normal de Liga não tem, e isso pode influenciar o desempenho...

Sinceramente, acho-o mau como lateral esquerdo, em vários aspectos que o Capdevila evidencia cada vez que joga, pelo que acho que se poderia considerar uma opção válida como central, se bem que não é normal ter-se 5 centrais no plantel. A ficar, seria por troca com o Jardel, que podia ser vendido...

PB disse...

Juniores? Nem pensar. Para o ano salvo algumas excepções estarão a jogar na 3a div ou na distrital...

A diferença de junior para sénior é tao grande que qs nem parece o mesmo desporto...

Um bom jogador é sempre um bom jogador (O Emerson n é bom jogador para o Benfica, mas será sp melhor q qq junior que o Benfica tenha por lá, mesmo que uma ou duas excepções mais tarde me venham a desmentir). Qualquer adaptação seria sp mais interessante que um junior. A menos que houvesse pelo Seixal alguem com potencial para ter classe mundial. Mas, se assim fosse, já estaria a jogar com séniores... (Oliveira no 1o ano de sénior já estava a treinar com o Rio Ave na 1a liga, se n me engano)

Bernardo disse...

ainda não vi o jogo todo. só os primeiros 15 minutos e os últimos 25 prai. mas do que vi pareceu-me que esteve genéricamente bem. agora falar em ficar no plantel como central...não sei. se for uma razão para o cap jogar na esquerda, que seja, mas para ver como se comporta como central tem de jogar mais vezes. pode ser que seja já em alvalade.

gostei do jogo do matic, para mim o melhor jogo dele até agora. que me esteja a lembrar.

a questão do central dos juniores também me passou pela cabeça, mas acho que tem de se perceber que a qualidade do plantel dos juniores não é igual todos os anos. se o roderick quando ainda tava no plantel de juniores era chamado e ainda chegou a fazer um jogo na liga europa, este ano embora não tenha acompanhado muito acho que não temos lá nenhum central que vá dar alguma coisa no benfica.

PB disse...

Só vi a primeira parte. O bom do Emerson a central é essencialmente n estar a lateral. O Cap n perde a bola, por mais apertado q seja, e o Benfica passa a ter mais qualidade ofensiva, mm q o espanhol não faça a linha toda

Germano Bettencourt disse...

Melhor que o Lateral Emerson.

JediVermelho disse...

Notou-se uma coisa interessante em Emerson. Como tem "cabedal" não em hesitou em usá-lo em bolas pelo ar. Depois, notou-se a preocupação em jogar simples, com inúmeros passes para Artur, nunca comprometedores. No lance do golo de Meireles, talvez por falta de entrosamento, não "atacou" o português, sendo essa a sua grande falha! Se Luisão recuperar, é a opção para jogar no eixo da defesa.

Bernardo disse...

o nelson acho que foi para o rio ave na segunda metade do seu segundo ano de junior. os jogos que o cap tem feito ultimamente podia servir para duas coisas: ou provar que o jesus tinha razão ou provar que é teimoso. provaram a segunda, infelizmente. acho que se nota em alguns momentos que gaitan ou quem caia daquele lado até jogam mais a vontade, por perceberem que têm a jogar consigo alguém que percebe o que tem de fazer à bola e que sabe executar. gosto da maneira como o cap joga em posse, muitas vezes vem buscar a bola dentro para não fazer o passe para o gaitan ao longo da linha, quanto está na linha joga dentro ou jogando ao longo corta para dentro oferecendo uma linha de passe em ruptura e deixando espaço para alguém vir buscar onde ele estava. quando não recebe volta a fazer a troca para dar o apoio curto. gostei muito. a defender é a tal coisa, é tão lento como o emerson, mas é muito mais agressivo. sabe mais da poda...

Luis Santos disse...

Boas!

Achei que o Emerson até esteve bem durante grande parte do jogo, mas acho que tem alguma culpa no lance do 2-1. A meio da corrida fica indeciso entre fazer frente ao Meireles ou seguir o Ramires e isso deu muito espaço ao Raul para seguir com a bola controlada e fazer o remate à-vontade.

Mas, PB, discordo contigo na questão dos júniores. Não estou muito a par da equipa do Benfica, mas já vi alguns jogos do Porto e não tenho dúvidas que alguns deles (Tozé, Tiago Ferreira e Vion, por exemplo) têm qualidade para integrar o plantel sénior. Não digo que algum deles pudesse entrar directamente no 11, mas pelo menos seria bom suplente.

Cumprimentos,
Luís Santos

PB disse...

De acordo com a questão do Emerson. O Meireles n podia ter feito o golo daquela forma sem oposição. 1o principio da defesa. Entre a bola e a baliza... ele num primeiro momento está bem, instala a duvida no Meireles, mas depois da ali uma voltinha parva que o deixa desenquadrado do Meireles.

Henrique Cimento disse...

Melhor que o lateral emerson, mas inferior a qualquer um dos restantes centrais. É tão mau que quase me faz recordar com saudade o Rojas ou o Pesaresi, passe o exagero...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Jogou bem.

O lance do segundo golo já não conta para a avaliação.

rnrportela disse...

O Oliveira foi ainda júnior para o Rio Ave, mas por pressão do empresário. Num primeiro momento o LFV não estava muito inclinado, porque queria atacar o campeonato de júniors, mas lá acabou por ceder.

"Se queres que o gajo seja uma estrela tem de começar já a jogar com séniors"

Edson Arantes do Nascimento disse...

Quanto ao sistema táctico e à pergunta do outro dia, PB: sim, principalmente no primeiro momento defensivo, é sem dúvida um 4-4-2.

Mas com a bola o Aimar joga mais como médio. Ontem o Matic foi espectacular. Tem muito potencial, na minha opinião.

Também ficou claro, finalmente, que o Capdevila deveria ter sido sempre titular deste Benfica.

No.Worries disse...

Até ao 2º golo do esteve bem.
Mas no 2º golo devia logo ter "encurtado" o espaço, e este tipo de situações em que ele parece não dominar os principios defensivos dão a entender que o Emerson não teve "escola". De qualquer forma acho que foi o melhor jogo dele com a camisola do SLB.

Sergio Gonçalves disse...

O Matic foi espectacular porque jogava com imenso espaço. O Chelsea raramente apertava com ele. Aliás este Chelsea pela forma como abordou esta eliminatoria, das duas uma, ou sabia que isto estava no papo ou entao se jogam sempre assim nao me admira ver repetido o resultado do Barça contra o Leverkusen...

Jorge disse...

Pareceu-me que o Emerson esteve quase perfeito no lance do Meireles.
Era um lance de dois para um em campo aberto o que normalmente da poucas hipoteses ao defesa.
O Emerson consegue evitar o passe para o segundo jogador do Chelsea que ficaria isolado e de frente para a baliza. Acho que seria essa a prioridade do defesa nesse caso.
O Meireles segue com menor angulo (do que teria o outro jogador) e o Emerson so falha, a meu ver, em nao ser mais agressivo na aproximacao ao Meireles logo apos ter controlado o passe para o outro jogador.

Anónimo disse...

O que é curioso é que o emerson esteve muito bem a central (também pq as expectativas eram....terríveis) e só falhou quando tentou acções de lateral: um arremesso lateral em que a bola lhe escorregou das mãos, um saída pelo lado esquerdo em que perdeu a bola para um jogador do Chelsea ( o rodrigo veio ajudá-lo e recuperou a bola). Conclusão? A lateral é que não!
Ass: Dedo do Álvaro

Anónimo disse...

atenção, o Torres nesse lance não estava fora de jogo porque o lance provém de um pontapé de baliza. Não há foras de jogo nos pontapés de baliza.

Anónimo disse...

atenção, o Torres nesse lance não estava fora de jogo porque o lance provém de um pontapé de baliza. Não há foras de jogo nos pontapés de baliza.

Tiago disse...

Tens razão anónimo, lapso meu.

Bernardo disse...

não concordo contigo jorge. acho que o emerson podia ter evitado o passe ao mesmo tempo que encurtava o espaço para o meireles e o forçava a ir mais para fora. por outro lado, no final da jogada quando o emerson devia estar mais em cima do meireles já o ramires vem a ser acompanhado. é uma típica situação inesperada à qual o emerson falha em perceber o que tem de fazer. mas não o culpo pelo golo, porque acho que mesmo que ele tivesse feito tudo bem podia não chegar para evitá-lo. para além de surgir numa fase do jogo em que a lucidez já não está em alta.

Jorge disse...

Bernardo:

Acho que no principio (quando a jogada estava no meio campo) o Meireles teve demasiado espaco e tempo para poder tocar a bola para o Ramires que seguiria sozinho para a baliza, ou mesmo para bater o Emerson e continuar com a bola, nao me parece ter havido uma altura em que o Emerson pudesse ter atacado o Meireles nessa zona.
Na parte final quando o Meireles se aproxima da area o Emerson continua a recuar em vez de o atacar.
Quanto ao acompanhamento do Ramires pareceu-me que era mais uma corrida atras do Ramires.
O Aimar decidiu mal no inicio, deveria ter ganho a bola ou feito falta, a partir da altura em que o Meireles ganha a bola as coisas ficaram muito dificeis.

Tiago disse...

Bernardo e Jorge,

A mim parece-me que criticar o Emerson no lance do 2º golo do Chelsea é embirração.

Aos 92 minutos de jogo, 60 a jogar com menos um, criar-se uma situação daquelas e esperar que o Emerson fizesse melhor que aquilo acho uma embirração atroz.
O Emerson fez o melhor possível, e a melhor coisa a fazer era realmente defender o passe para o meio, tentando que o Meireles ficasse o mais descaído para a direita, o que realmente aconteceu. O Meireles rematou bem, o Artur não conseguiu defender, mas em 10 remates daqueles a maioria sairia ao lado ou seria defendida.

Naquela jogada, ou o Aimar fazia falta, ou o Aimar fazia falta, ou o Aimar fazia falta. Ou então provocava a falta do Meireles.

Depois de o Meireles ter passado, muito bem esteve o Emerson.

Agora isso não significa que possa ou pudesse ser um grande central. Mas o que nunca vai ser é um grande lateral, isso está mais que visto.

Jorge disse...

Tiago:

Ninguem esta a atacar o Emerson pelo que fez no lance, mas e saudavel fazer uma critica construtiva de qualquer lance e especialmente trocar opinioes por forma a aprender.

.Válter.Ribeiro. disse...

Fica que o Emerson é tão mau no que o Jesus lhe pede que a única coisa que fez na posião dele (ficar atrás num canto) foi onde errou. Só é exagero sentir falta de um pesaresi porque existe Capdevila.

Junior Caiçara, Ismaily são três vezes melhores e três vezes mais baratos. é pena que um não defenda e o outro não ataque...

Otto disse...

Estive o Luisão ao seu lado e teria feito uma grande exibição!!

Vitto Vendetta disse...

Esse Emerson é mesmo bom. Será que o Benfica não o quer ir buscar?

Joan Carles disse...

É um lance que acontece. Há quem crucifica a Emerson e quem a Aimar. Era o minuto 92; todos a 500 atacando, a equipa embotellado no área do Chelsea, deveriam ter feito isto ou aquilo; este é muito mau e o outro está acabado para quinta-feira de nível -semelhante estupidez a li num foro-. Em cima foi falta e o árbitro não a pitou.
Emerson sorprendeu a todos e fez um muito bom jogo; controlou bem sua zona, não complicou, passou a bola para que saísse sem riscos, e não cometeu penalty; isso sim, cometeu uma falta de saque de banda -o que não se via faz muito tempo-, o Aimar só fou MVP.

Bernardo disse...

já disse que não culpo o emerson pelo golo, porque mesmo que ele fizesse tudo bem podia não chegar para evitar o golo. também não acho que ele devesse atacar o meireles ou a bola em qualquer altura do lance. acho sim que ele à medida que o meireles se aproxima da área devia encurtar a distância para o meireles continuando a tentar tapar o passe para o ramires, mas sobretudo tentando condicionar quem tem a bola, que é sempre o mais importante. quando digo condicionar não é tirar-lhe a bola, mas sim obrigá-lo a afastar-se da baliza ou tentar cometer um erro vindo para cima do emerson.

Hattori Hanzo disse...

Esteve razoável. Acho que o pessoal também está a embandeirar em arco devido às expectativas serem muito baixas. O bom de facto foi passar a haver um lateral-esquerdo em condições. Sobre os juniores não concordo: na minha perspectiva caso haja um com algumas qualidades não me espanta se se lhe der hipóteses (Miguel Vitor por exemplo ainda em junior fez o seu 4º jogo em San Siro). No entanto não sei se não terá de estar inscrito na lista B para poder jogar. Por outro lado o melhor central dos juniores parece-me ser Cardoso e este penso estar também lesionado (lesionou-se no Sábado contra o Sporting).

DaCosta disse...

Foi um real bostedo como sempre :D
SL