segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ronaldo versus Messi.

Aqui

"El Real Madrid gana un 90% de los partidos en los que marca Cristiano. Si juega, pero no marca, sólo un 58% de trinfos."




2 comentários:

Peter disse...

Mourinho tem feito bom trabalho em Madrid, mas mesmo assim muito longe do esperado, tanto a nivel exibicional, onde se nota que do meio campo para a frente depende muito da criatividade dos jogadores que duma estrategia estudada, e as transicoes Ofensivas/defensivas deste Real tem sido deprimentes, basta ver alguns jogos para ver a equipa dos Portugueses sofrer imenso neste contexto..

E eu pergunto aos catedraticos, onde esta a tal periodizacao tactica diferenciada?!!!

Tem bons jogadores, mas jogam pouco como equipa...

BC disse...

Desculpa Peter, mas não concordo contigo. Se achas que no Real Madrid jogam pouco em equipa e depende muito da criatividade dos jogadores do meio campo para a frente, então o mesmo se passa com o Barcelona, ou então a quantidade de vezes que o Messi e o Iniesta passam por 2 ou 3 defesas antes de soltarem a bola é jogar em equipa para ti.
O que existe é aproveitamento das qualidades dos jogadores e aproveitamento dos espaços e erros na defesa adversária. Existe muito controlo e boas tomadas de decisão na transição para o ataque e, em vez de forçarem a entrada no meio campo adversário com um qualidade extrema de passe-desmarca que desorienta os defesas como o Barcelona faz, o Real Madrid procura as melhores tomadas de decisão até encontrar os melhores espaços na defesa adversária para explorá-los. Esses espaços vão provocar erros na defesa quando bem explorados, muitas vezes com criatividade dos jogadores é claro, e vai funcionar devido à eficácia dos jogadores nos momentos decisivos.

Quantas vezes vemos os jogadores do Real Madrid soltarem a bola em vez de procurarem o 1x1? Ou então esperar que venha 1 ou mais defesas ao seu encontro e soltar a bola para jogares livres de marcação em vez de tentar furar, desequilibrando assim a defesa? Eu tenho visto imensas vezes o Ronaldo fazer isso, algo que raramente se via antes, ele vem atrás só para receber e passar de volta e toda a gente pensa que é para ajudar os colegas. Vê lá se ele não trás quase sempre 1 ou 2 defesas com ele, abrindo espaço na defesa contrária? Existem muitas situações de desmarcação ofensiva por parte dos jogadores do Real Madrid que fazem a diferença mas muita gente não vê, o que lhes interessa é ver o Ronaldo, Di Maria e Káká fintar e gostavam de vê-los jogar como o Barcelona. Um dos melhores exemplos é que muita gente vê o Ronaldo jogar e pensa que ele não dá o máximo a correr para a bola como dava no MU. Não, ele dá, mas agora toma a decisão de fazer isso nos momentos mais críticos (exploração do espaço, contra-ataque, etc.) e que fazem mais a diferença, gerindo o esforço e mantendo a alta eficácia nessas acções durante todo o jogo.
Existe uma diferença na estatística do "zerozero" entre os golos do Messi e do Ronaldo, e conseguimos ver que a maioria das grandes acções do Messi ocorrem mais no início, até aos 15', e no fim do jogo, dos 75 aos 90', dando um total que 30 minutos com maior eficácia, enquanto que as do Ronaldo ocorrem dos 30' aos 90' = total de 60' com maior eficácia. No entanto quem vê os dois a jogar diria exactamente o contrário.