sexta-feira, 4 de maio de 2012

Continuidade de Jorge Jesus

Uma época inteira de "casmurrices" coroada com o empate em Vila do Conde depois da magnifica substituição (Matic por Saviola) que aproximou o Benfica de um 4x1x5 quando até estava na frente do resultado, e Jesus garante ter percebido onde errou. Garante estar preparado para corrigir e garantem-nos que o próprio sugeriu que voltará a ser campeão já na época seguinte.

Jesus tem mais do que potencial para ser campeão as vezes que quiser e isso torna a sua possível continuidade num dilema de difícil resolução.

Talvez o ideal fosse sentar ao jantar com o treinador benfiquista e perceber onde sente ele que errou. A dos "ovos todos na champions" não cola. É um argumento giro e que convence dois terços dos adeptos, mas é falso. Não foi nunca o desgaste individual que impediu o Benfica de chegar mais longe. Se a percepção que tem dos seus erros passar pela pouca presença no corredor central e pelo reduzidíssimo número de jogadores atrás da linha da bola, e se se mostrar disponível para alterar o sistema táctico e a dinâmica do seu jogo, se estiver disponível para regressar ao seu jogo de Belém, Braga e primeiro ano em Lisboa, claramente que o Benfica não encontrará melhor que o seu actual treinador.

Se o argumento for o do desgaste e o da gestão dos jogos dos seus atletas, há que partir para outra solução. O ciclo terminou.  

32 comentários:

Anónimo disse...

Se regressar ao seu jogo do primeiro ano de Lisboa quais as diferenças para os dois anos posteriores?!

PB disse...

2 extremos em simultaneo c 2 avançados

PB disse...

espero n estar enganado, mas esta época apenas por uma vez aproximou a equipa da disposição do ano passado.

Witsel a interior direito, Javi a trinco, Nolito na esquerda, Aimar nas costas de Cardozo e Saviola.

Aos 50 min já estava a dar 4 ou 5 ao Rio Ave.

PB disse...

ano passado, queria dizer de há 2 anos.

Pedro disse...

O problema é que ele comete os mesmos erros durante duas épocas. É agora que os vai corrigir? A mim não me convence...

E, pior, como é que alguém q comete tantos erros consecutivos pode ser considerado bom sequer???

Anónimo disse...

Em nenhum clube do mundo a decisão de procurar um novo treinador passa pelo arrependimento do antigo!

Vejam lá se se decidem!

Até porque há outros mais convictos - porventura mais crescidos ou mais maduros, consoante a sensibilidade de quem lê - que não alinham em não decisões e que até já concretizaram as suas opções! Que foi deixar-vos a mamar no dedo!

O verdadeiro problema é que vocês não sabem o que querem e não há nenhum treinador que resolva isso!

Um clube com 6 Milhões de treinadores está fodido! Pelo menos é o que o Aimar diz!

Anónimo disse...

E já agora, se querem um treinador campeão, contratem o Vitor Pereira que está de saída! Não prometo é que alinhe no 4x2x3x1!

Já que a sondagem ao Villas-Boas
correu mal! E já começa a faltar sondar poucos!

O Bandido disse...

Tambêm não me convence, a entrevista A Bola foi toda ela encomendada, para a próxima época ao minimo deslize é despedido e vai mais uma época pelo cano abaixo.

Anónimo disse...

A mim cheira-me que se não resolvem rapidamente a questão dos direitos televisivos Vs Olivedesportos não é só a questão do novo treinador que vos vai ocupar a mente nos próximos meses!

Vão estar preocupados com mais qualquer coisa também nova! vão mesmo precisar de mais alguém novo, até porque o tempo de resolver a "coisa" a bem já passou! E quando deixamos passar o nosso tempo é sempre um problema! Ou melhor, está criado um novo problema! Que bem dispensavam, entenda-se bem!

Se calhar, daí tanta indecisão! E alguns sócios também não ajudam nada!

No.Worries disse...

Lá se continua a assobiar para o lado... ou seja, o SLB empatou em vila do conde porque o Jesus fez essa substituição e não porque ficaram por marcar 2 penalties flagrantes (um sobre Cardozo e outro sobre Saviola)contra o rio ave. ó PB nem parece que és (foste) treinador nem que sabes como um àrbitro tem poder para adulterar um jogo e/ou uma competição. Se o Jesus erra tanto, porquê que há tanta necessidade de prejudicar o Benfica?
Agora dizer que foi o Jesus que perdeu este campeonato é a mesma coisa que dizer que foi o vitor pereia que o ganhou, LOLADA.
Nem com o mourinho a treinador e o guardilola a adjunto (ou vice-versa) dava para impedir que o futebol corrupto do porto forjasse esta liga.

Pedro disse...

A ideia que eu tenho do JJ, é que a facilidade com que ganhou o seu 1º campeonato, o deslumbrou de tal forma, que ele achou capaz de tornar o benfica, uma máquina de fazer golos, alterando as bases do seu sistema, para algo perto do 4-1-3-2.

Ora isso em PT não funciona. E na Europa muito menos. Os benfiquistas, insultam os azuis, afirmando que as equipas adversárias contra eles, não dão o litro. Nada mais errado. Simplesmente o FC Porto, tem um modelo de jogo enraizado na cultura do clube, independentemente do treinador, que prima pela posse de bola e ataque pausado. Isso leva as equipas adversárias a ter pouca bola e quando a têm, encontram sempre 2 linhas (4+3) atrás dela.

Ora isso não acontece no benfica do JJ, permitindo aos adversários ter bola e acima de tudo espaço entre linhas, para conseguir 5-7 contra ataques perigosos por jogo.

Vejam o 2º golo do Rio Ave. Perda de bola, lançada rapidamente para a linha. Kelvin recebe e não tem o seu marcador por perto (Cap) porque ele estava envolvido na jogada de ataque. Garay é obrigado a dobrar e permite a finta. Centra e Luisão é "puxado" pela movimentação dum adversário a entrar ao 1º poste, permitindo ao Yazalde (PDL), cabecear ao 2º poste sozinho com Maxi.

O benfica de JJ, permite muitos duelos 1x1, porque não existem jogadores suficientes para a cobertura. Normalmente o jogador de contenção é também o de cobertura.

A 1ª época dele no benfica, jogando com Javi a trinco e tendo em Ramires um verdadeiro box-to-box, permitiu-lhe ter sempre 2 jogadores sobre o dono da bola. Quantos golos na marcou o benfica, com recuperações a meio campo, transições rápidas para as linhas (Di Maria) e no mínimo 2 opções de área (Cardozo e Saviola)?

Peço desculpa pelo texto longo, mas acho que o JJ, tentou fazer algo que quando funciona, proporciona espectáculos de futebol muito bonitos, mas quando falha normalmente trás derrotas muito amargas.

Anónimo disse...

Ei, você aí ... corruptela !
_Quê ?
_Escuta ... idiossincrasia !
_Hum ... ?

_Veja só ... claudicante !

_Ora, vá se foder !

Anónimo disse...

Sr. o que acha que esteja certo, foder ou fuder ?

abre os olhos mula ! os viscondes andam em bicos de palas no wc do lumiar.

João Mendes disse...

Esta entrevista antes de acabar a época é das coisas mais ridículas que vi...

Ou seja, é ridícula a entrevista e é ridículo o timing!

Quanto a entrevista em si acho que Jesus está a cavar o seu próprio buraco...

Tsubasa disse...

E a colocação de Capdevila a titular quando o campeonato não é um tremendo assumir do erro?
É. E é uma tentativa de mostrar mudança e assim garantir continuidade.

Mas Jesus não vai mudar, ele é assim mesmo.. Regozija com as vitórias, descarta-se nas derrotas e não corrige os erros por teimosia (ou cegueira, se for isso, é pior!), pese embora esta atitude de fim de época..

Por mim, nem me aquece nem me arrefece, mas penso que o Benfica deveria ter um treinador que nas palavras e atitude (não pela qualidade ou resultados) fosse mais aproximado de Quique Flores.. Com Jesus, pela sua personalidade, é sempre um festival...

Anónimo disse...

António Carraça em entrevista à Benfica TV ontem, disse o seguinte:

"O objectivo prioritário nesta altura seria lutar pelo título. Como isso não é possível, definimos internamente dois objetivos claros e concretos: primeiro, garantir matematicamente e de uma vez por todas o segundo lugar, que nos dá acesso direto à Liga dos Campeões do próximo ano.
Segundo, ajudar a que um dos nossos jogadores, o Cardozo, possa sagrar-se o melhor marcador do campeonato."

Hoje, a 1ª página d'A Bola versa o mesmo tema...

Em relação ao treinador da UD Leiria, em declarações à TVI afirmou:

"Fiz uma convocatória de boca, não era difícil, só podemos utilizar 14 jogadores. Já preparei os jogadores, sobretudo os juniores, que nunca jogaram um jogo de primeira divisão. Penso que vão todos. O Shaffer teve agora um problema na virilha, mas não deve ser impeditivo, e o Djaniny também se magoou no tornozelo. Temos de esperar."

VIVA A VERDADE DESPORTIVA!...VIVA!

Anónimo disse...

PB, então vais ter que explicar melhor o que entendes por "extremos". É que o Benfica este ano nem um "extremo" tinha...

PB disse...

Wtf?!

Bem e pode até nem ter um único gr, mas a partir do momento em que mete alguém na baliza tem gr.

Ou se jogadores com o Luisão a guarda redes, estás a jogar sem guarda redes?

luis reis disse...

Meia final da Liga dos campeões, Real Madrid Vs Bayerm Munique, o que têm em comum?? Ambos foram treinadores do Benfica, um despediu-se antes de terminar o contrato outro foi despedido ao fim de uma época...Depois disso muitos mais passaram com o mesmo fmi... O problema do Benfica não é o seu treinador, é acima de tudo um problema de comunicação para o exterior, dou os seguintes exemplos de como uma politica de comunicação fraca é prejudicial ao clube. Começo pela entrevista do Veira em meados de Março, entrevista fora de timing, sem nada que se justificasse, dias depios vêm o tal Pereira do Norte encomendar as faixas para o Benfica, era aqui que o Benfica deveria ter tido uma politica de comunicação agressiva, alertando logo a classe de preto que tinha percebido a mensagem e estaria atento...Não o fez com os resultados que se sabem...Entrevista de JJ há dias, percebo o porquê da mesma, por um lado trata-se de um recado interno de que JJ vai continuar, por outro lado a mensagem que jamais irá para o fcp...1 dia depois vêm Carraça dar outra entrevista, também fora de timing, esta entrevista deveria ser guardada para dias antes do campeonato tendo como alvo a classe de preto, não queremos ser beneficados, queremos sim ser ajuizados com os mesmos critérios dos restantes adversários...Acho que o Benfica deve denunciar más arbitragens mas com firmeza, temos um canal de deve ser usado, e se tivermos que passar os erros desses árbitros de 5 em 5 minutos que o façam, mas não só, árbitros que nos prejudiquem não devem ser bem recebidos na luz, comigo lhes garanto nem banho tomavam... Quanto a JJ, que continue mas que aprenda com os erros, a grande diferença entre estes benficas dos ultimos 2 anos e o que foi campeão é acima de tudo a consistência defensiva, não se ganham campeonatos a sofrer golos em todos os jogos.

Anónimo disse...

Nolito, B. César e Gáitan actuaram como médios ala, tal como já D. Maria o fazia.
Aliás, o "extremo" já praticamente não existe, é um conceito ultrapassado no futebol moderno.

P.S.
Witsel a interior direito: WTF?!

Anónimo disse...

luis reis,

JJ continua?! Jamais no FCP!?

Ah! Ah! Ah! Ah!

Enrabados nos direitos televisivos a dúvida é o Vieira!

Já há candidato!

PB disse...

ultimo anónimo, se algum dia tiver paciência faço um ppt a explicar-te as posições (interiores, extremos, etc).

Anónimo disse...

Não nunca me esqueci de ti...

Jesus, tu estavas certo. Eu estava errado.

O Saviola.

Em (apenas) quarenta e cinco minutos o Estádio da Luz viu mais recepções mal efectuadas por parte de Saviola que na segunda volta inteira.

o Bandido disse...

Contra uma equipa maioritariamente composta de juniores, ganha um zero.... Mas isto admite-se?! ele diz que aprendeu, mas é faz de conta! Parabens ao Dominguez e ao Leiria.

Anónimo disse...

Poderias começar a explicar o porquê de achares que me podes dar explicações...Tem lá paciência.

PB disse...

último anónimo, basta reler os teus comentários para o perceber... e não sou só eu. Desconfio que qualquer miúdo de 8 anos também seja capaz de o fazer...

Ya anónimo do comentário do Saviola, fixe foram as 300 bolas q o Rodrigo deixou sair pela cabeceira e os 300 ataques que o Oliveira estragou (adorei o lance em que com vantagem númerica a sair para o contra-ataque o Oliveira em vez de dar na profundidade para o Rodrigo dá no pé, obrigando o espanhol a esperar pela bola. Quando a recebeu de 2, passaram a estar 5 leirienses atrás da linha da bola...) Assim q o Saviola saiu é que foi futebol... oh wait...

Ai nónimo disse...

N sabes nada disto oh PB. O Jazus joga com o nolito a ala,o luisao a fixo, e o cardozo a pivot!

Anónimo disse...

Jesus fica! Não houve nega de Rui Faria, nem os jornais lá fora continuam a apontar nomes! Os empresários andam todos equivocados!

E Jesus já tem clube! Penso eu, disse Manuel Sérgio!

Gonçalo Correia disse...

A forma como se tem valorizado no discurso os defeitos (existem, e são preocupantes) do Jesus, esquecendo o que de bom tem, é atroz.

Concordo, falha em várias questões muito importantes. Mas e o Vitor Pereira, por exemplo, não falha? E os treinadores que o Benfica teve antes do Jesus?

Alguém se lembra como jogava o Benfica no período pós-Jesus?

Isto não significa que não arranjem melhor, mas que também não é assim tão fácil quanto isso.

E eu acho-o um indivíduo atroz.

Atentem: os responsáveis do Benfica não têm perspicácia para, despedindo o Jesus, conseguir melhor.

Rezem para que ele se mantenha para o ano. Porque, caso contrário, provavelmente o campeão, continuando a ser um adversário, não se sagrará apenas com mais meia dúzia de pontos que vós...

PB,

Em parte, gostei do texto. Aponta as maiores fragilidades do Jesus (porque a questão da comunicação no balneário dificilmente se poderá alterar...), e até concordo com as ideias.

Mas e as alternativas, PB?

Achas que o Benfica poderá ir buscar alguém que, no cômputo geral das coisas, seja mais competente que o Jesus? E que se adeque mais à cultura benfiquista que ele?

Parece-te minimamente provável?

Anónimo disse...

Ya anónimo do comentário do Saviola, fixe foram as 300 bolas q o Rodrigo deixou sair pela cabeceira e os 300 ataques que o Oliveira estragou (adorei o lance em que com vantagem númerica a sair para o contra-ataque o Oliveira em vez de dar na profundidade para o Rodrigo dá no pé, obrigando o espanhol a esperar pela bola. Quando a recebeu de 2, passaram a estar 5 leirienses atrás da linha da bola...) Assim q o Saviola saiu é que foi futebol... oh wait...

Meu caro o que está em causa não é valia de um ou outro jogador mas sim o facto de teres, nos ultimos tempos, seguido com muita facilidade o caminho do "Told you so...". E já agora o estares (na opinião de um leigo) a sobrevalorizar em demasia a capacidade de decisão. Hulk continua a decidir muito mal mas (no campeonato português) continua a ser o jogador que mais desequilibra.
Saviola, esse mesmo, que aos 16 marcava e uma semana após atingir a maioridade era campeão e melhor marcador (dados apenas superados por um tal de Diego) está mal. Se está mal não deve jogar, simples.
Agora se não dá ou se ele não quer fica a dúvida.

De futebol sabes,e muito. Fica-te por aí...

Já agora fico feliz por teres tido a oportunidade de ver este jogo.

Não precisas de publicar...

PB disse...

de ver q jogo anónimo?

71460_5/8 disse...

qual é a táctica que sobrevive a dois penaltis escandalosos por assinalar?