quinta-feira, 31 de maio de 2012

Este trabalho faz-se em "casa".


22 comentários:

Jorge disse...

PB:

Estes posts dao-me gozo...
Muito obrigado e espero que tenhas tempo para mais.

Uma pequena critica... com larga dose de interesse proprio.
Eu daqui a uns tempos vou querer rever estas analises e mostra-las aos meus miudos.
Estes posts num blog vao-se perder, daqui a um mes ja estaram umas paginas abaixo e para o ano sera muito dificil pode-los rever.
Nao deves ter tempo para isso mas acho que estas analises deveriam ser organizadas e arquivadas (por temas associadas a momentos do jogo) por forma a que fossem acessiveis.

Bernardo disse...

certíssimo. essa movimentação do falcao valeu imensos golos tanto ao falcao como ao hulk. o tempo que perdeste a pintar a barra do email tinhas cortado a imagem lol

abraço,

bernardo

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente, pela linguagem corporal do Capelas essa jogada nunca iria dar em nada. Peço mais uma vez desculpa pela minha opinião, mas o Capelas não joga nadinha. É zero. Decide tão mal que mete dó.

PB disse...

ahaha Bernardo, No pc onde estou há o paint e o paint. Mais nada :)

obrigado pela ideia, Jorge

Ribeiro disse...

Crónicas de dois sportinguistas sobre a actualidade leonina. Vejam e partilhem!

http://topfutebol.com/index.php?option=com_content&view=article&id=379:cronica-qvisao-dupla-ainda-nao-esta-completa-sportinguistaq-por-vitor-paiva-e-francisco-vasconcelos&catid=12:destaques&Itemid=201

Aproveitem e coloquem gosto na nossa página do facebook em: http://www.facebook.com/sitetopfutebol
Assim poderão receber na vossa rede social as nossas notícias mais recentes.

vgs disse...

PB, podes explicar como "cabeça-tronco-membros" porque é que marcação a homem não é eficiente neste caso?

Saudações benfiquistas

PB disse...

Viva vgs, repara na minha alinea c de movimentação q sugiro.

Bola no espaço aclarado. Só há espaço aclarado se houver HXH. Ou seja, um defesa seguia o avançado, o outro seguia quem baixou e ficava um vazio enorme em plena grande área e em zona central, facilmente aproveitado por quem vem de trás.

PB disse...

Ou seja, com HXH eu defino uma movimentação q retire os defesas da zona onde vou meter a bola... É bastante fácil criar lances de perigo...

RG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RG disse...

Sub 19 apurados para europeu.
Muita qualidade nesta equipa.
Betinho vai ser craque

João Mendes disse...

Boas PB...

Não me parece que a uma equipa minha conseguiras criar desequilíbrio nesta situação. Desde que os centrais não se desposicionassem a equipa continuava equilibrada.

https://lh4.googleusercontent.com/-qPClZOejjTI/T8f2XcvLfuI/AAAAAAAAAtQ/Jrwyv5_EKR0/s640/este_jm.jpg


P.S. os movimentos ofensivos tem de ser cada vez mais e melhor trabalhados e faz-me muita confusão como ainda se vê tão poucos movimentos de apoio para uma tabelinha em posições centrais.

João Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo disse...

e mais, treinar este tipo de movimentação ofensiva ajuda também os jogadores a perceberem melhor a importância da defesa à zona e como fazê-lo bem.

se se treina situações que com HxH se resolvem "facilmente", é porque este tipo de defesa é altamente penetrável. essa é uma mensagem importante também para os jogadores não?

ah, paint = win :D

abraço!

PB disse...

Ahah João, mt bom. Mas na equipa do P.Emanuel n seria assim, o Abdola... ia doido para sair à bola, o Ricky teria ficado isolado neste lance se tivesse formatado para tal.

A proposito da situação de apoio / tabelinha q falas. Vi vários golos do Nolito assim esta época. Algumas tabelas c Aimar, e creio q houve um c o Paços tb um q foi tabela c Saviola.

João Mendes disse...

Por acaso esta-se mesmo a ver o Abdola todo raivoso a ir virado à bola e a deixar o espaço livre, mas estando a falar de treino temos de falar também defensivamente para evitar estas situações.

Eu falo que há mesmo poucas situações dessas (apoio / tabelinha) treinadas, quando é a melhor situação para penetração central. Tu dizes que te lembras mas apoiaste em três jogadores com um poder de decisão acima da média no futebol nacional.

Anónimo disse...

PB

Eu sei que o blogue é teu escreves o que quiseres mas não está na hora de honrar os vencedores nem que seja a dizer mal?

A aac entrou em campo com 9 portugueses no 11 e com alguns miudos interessantes e que fazem parte dos quadros dos grandes (Abedoulaye, Cedric, David Simao e Adrien). Numa de discos pedidos será que podes fazer uma notinha sobre o assunto.

Abraço

JFC

PB disse...

JFC, tens toda a razão. Toda mm.

O problema é q eu n prestei atenção ao que a Académica fez, quando revi o jogo...E como tal n me sinto capaz de escrever sobre o q n sei...

PB disse...

Vgs, por causa desta questão do Hxh e do aclaramento de espaços. Houve um ano (estamos a falar de futebol amador), em q tinhamos um movimento no c.ataque, em q o av saia do corredor central e abria no corredor lateral de onde vinha a bola (o portador da bola vinha do lateral p o central). Marcaram-se dezenas e dezenas e dezenas de golos nessa época e o av tinha mt menos golos q os alas. Quem estivesse de fora era capaz de dizer q o av n estava ao nível da equipa, mas o q acontecia é q ele estava formatado para trabalhar e aclarar espaços para outros aparecerem. Em alguns 90 golos os av devem ter feito apenas uns 10. Mas todos os outros golos n teriam surgido sem o seu trabalho.

luissm disse...

PB,

Seguindo na onda de discos pedidos... sorry!

O que é que achas do golo da académica? Melhor dizendo, o que é que achas do facto do jogador que abre para o extremo esquerdo da académica fazer a bola passar por cima de um jogador que está lesionado e deitado no chão?

Aqui fala-se de futebol e como eu acho que o fair-play ainda devia fazer parte do futebol, faço esta pergunta aqui.

PB disse...

Viva luissm, o blog pretende centrar-se na parte táctica do jogo, mesmo que por vezes siga direcções diferentes.

Essas questões, ou outras como arbitragem não são abordadas aqui, apesar de fazerem parte do jogo.

abraço

Jorge disse...

Luis

O Polga esta no chao mas nao esta lesionado, mal o jogador da Academica recebe a bola ja se levantou.
O jogo de futebol nao para por um jogador cair ao chao, ou levar uma pancada mais forte.
Neste caso o fair play tera mais a ver com saber aceitar as derrotas e nao fazer insinuacoes injustas sobre os adversarios.

luissm disse...

PB,
Ok :)

Jorge,
Por respeito à vontade do dono deste magnífico blog não te vou responder. Mas é só por isso!