terça-feira, 29 de maio de 2012

O miúdo nasceu para jogar. Ter a bola e entregá-la no pé. André Martins a seis no Jamor.

É o melhor seis do Sporting. Mas, porque é também o melhor e mais criativo médio leonino, fez imensa falta na procura de espaços mais adiantados, onde mostrando-se poderia ter feito a equipa aproximar-se com perigo pelo corredor central.

No video abaixo. Consegue, pela sua linguagem corporal perceber que o miúdo não é deste futebol?

video










P.S. - Muito curiosas as opiniões sobre André Martins. "Está verdinho, é muito novo". Tacticamente, seja na ocupação ou na decisão é a léguas de todos os outros, o melhor jogador do Sporting. Tecnicamente idem, ainda que Matias se aproxime. É o jogador mais inteligente, mais culto e mais maduro da equipa leonina. Na época vindoira terá de ser Martins e mais dez. Será Sá Pinto quem sairá a ganhar.

17 comentários:

MM disse...

PB,
Qual gozar? (2 posts para trás).
Sobre o André Martins subscrevo dever ser utilizado a 6 (sem que seja naturalmente obrigatório, depende), mas neste Sporting, pelo exacto motivo que avanças:

É uma equipa com tanta dificuldade em jogar que é necessário usar os melhores motores nas fases de arranque: caso contrário nem vôo levantamos. Basicamente é por isto.

E PB, é precisamente por esse motivo que o Miguel Veloso deveria hoje ser central do Sporting.

Centro de Jogo disse...

Desde o primeiro jogo que vi dele que o digo. Tem de ser titular e pronto. Não engana.

Seria redutor, como dizes e bem, nesta fase fazer dele apenas um "6", AM é bem mais do que isso, apesar de também o poder ser.

E depois (como disse também no comentário anterior) acho que nem ele percebe o talento que tem. Deveria estar no Euro 2012, tal como Hélder Barbosa, mas isso são outras contas já.

Deixem-no jogar, que ele próprio criará um "micro modelo de jogo" dinâmico, fará (aproveitando também outros bons jogadores que o SCP tem)com que alguns comecem a jogar o dobro.

André Martins não é só bom, é de topo!

Abraço, Jorge D.

PedroF disse...

http://centrodejogo.blogspot.pt/2012/05/tributo.html

O que é que tens a dizer quanto a isto? Concordas?

POC disse...

Porra PB, não lhes ensines estas coisas!

Mike Portugal disse...

100% de acordo.

SportingSempre disse...

respeito a tua opinião, gosto do teu trabalho neste blog e ninguém ficou mais contente que eu com a agradavel surpresa que o André Martins para mim foi este ano..claramente um jogador acima da media, de selecção, inteligente dentro e fora do campo.

mas começas a cair no ridiculo com o "claramente o melhor jogador (ou medio) do SCP". é pura e simplesmente uma barbaridade, desconfio até que esta minha reacção é o que procuras com tamanha deturpação dos factos evidentes a todos.

se disseres que tem condições e potencial para o ser, ainda que não concorde, posso aceitar mas não provoques com hipocrisia.

se quiseres dizer que o plantel do SCP não vale nada diz, seria outra parvoice, mas ao menos estavas a ser frontal na tua opinião.

supõe que eu digo repetidamente que Thiago Alcantara (jogador que muito aprecio e a quem prevejo enorme futuro, assim tenha oportunidade de jogar regularmente no clube certo) é o melhor medio do FCBarcelona DE LONGE...terias tu e qualquer pessoa com 2 olhos na cara a mesma reacção.

PS - não tenho visto posts recentes a dizer que o Hulk não é um grande jogador de futebol por aqui...

keep up the good work

Anónimo disse...

O André Martins a 6?! Porque que faz, faz tudo bem? Depois há o que não faz, porque não consegue, não pode! Como o jogo aéreo, como mais robustez física! Mais ou menos como o Matias, outro para jogar entre linhas mais à frente! O Sporting tem Rinaudo!

SL

Anónimo disse...

O que é curioso é que o jogador favorito dos adeptos do meu clube é o Diego Capel. Diz muito da maneira como as pessoas vêem futebol!

André Martins no meio tem de ser titular. Agora escolham os outros 2 sejam eles Rinaudo, Schaars, Matias, Elias, Adrien,Labyad,...

Este Sporting tem muita qualidade no meio campo, acho até que deviam ser consideradas propostas por Izmailov, Matias ou Schaars...um deles pode sair perfeitamente.

Grande Blog PB! Continua o excelente trabalho.

Cumprimentos

PM

RG disse...

a imagem 6 não é a do video???
ele nao joga no izmailov mas mete na frente por falta de apoios curtos...

analise bem conseguida, mas penso que noutros jogos a equipa não esteve tão distante, no entanto espero que o Sá corrija isso, se bem que o processo defensivo me preocupe muito mais!!!

PB disse...

Não, Ricardo. A imagem 6 não é a do video. Se reparares tem minuto de jogo diferente. Vou pegar na imagem 6 e fazer video tb.

PedroF, concordo plenamente. Barbosa foi monstruoso. Jogou à frente do seu tempo.

Sim, MM, concordo mt ctg. Mas repara que eu disse neste jogo. Ou seja, em desvantagem, a correr contra o tempo.

É isso mm Jorge D. Repara no comentário preconceituoso do sportingsempre. Como digo q o miúdo é o melhor do Sporting, estou a dizer q o Sporting não tem qualidade. Ninguém percebe o jogador que ali está.

Parece eu há uns anos, qd n conhecia bem nem tinha visto jogar mt o Rui Costa. "P este jogar no Benfica a equipa n deve ser nada de jeito..."

incrível.

Gonçalo Correia disse...

PM,

Arriscava dizer que, ainda que o André Martins seja um excelente médio (há muito que o aprecio e que o desejava ver com mais oportunidades), o Adrien é ainda melhor.

Veremos, se o Sporting conseguir colocar algum médio (ou Elias ou Matías) por um preço interessante, o regresso do Adrien ao Sporting.

É tudo o que precisa: que o deixem mostrar o fantástico jogador que é.

Na final da Taça, mostrou-a: ninguém lhe conseguiu tirar a bola sem ser recorrendo à falta (incrível como, sem ele, a Académica não teria conseguido metade dos ataques com o número de elementos que colocou na frente, que conseguiu) e, quando a soltava, era apenas porque tinha a linha de passe que há tanto procurava encontrar.

É a classe em campo.

Adrien e André Martins no mesmo meio-campo era Sporting. Já tivémos JM e Adrien, mas penso que o André e o Adrien, juntos, e no contexto actual, funcionaria melhor.

sportingsempre,

Ter mais estatuto não significa, necessariamente, ter mais qualidade.

Porque se o facto de um tal jogador ter estatuto pode dizer alguma coisa sobre a sua qualidade, o facto de outro (ainda) não o ter não garante que não tenha a mesma qualidade para mostrar.

Esses jogadores, com menos estatutos, podem perfeitamente ser melhores que os outros (ainda que tal aparentemente o choque) e, acima de tudo, mais adequados a um determinado clube.

Basta que os deixem mostrar o seu talento, como o RSP deixou algumas vezes o AM fazer.

O resultado foi ter sido superior aos outros médios em campo, nos grandes jogos em que actuou (Bilbau - casa e fora, Metallist - fora, etc),

O Bielsa que o diga (ou que o disse).

PS - Não tiro o valor ao Elias, que tem uma capacidade defensiva acima da média (e um ritmo que lhe permite jogar 90' sempre ao mesmo nível), ao Matías (pena ser fisicamente inconstante e por vezes ter jogos de pormenores ocasionais) e ao Schaars (tem uma personalidade tremenda em campo, que se vê por exemplo na sua capacidade nas coberturas ofensivas... chama para si o jogo, assume a equipa... depois com bola é que tem alguns problemas se à sua frente poucos apoios verticais trabalharem para receber em boas condições).

Mas admito que prefiro ver em campo o André Martins.

Numa mera opinião pessoal - tal como a sua (em que ambas não são baseadas nos conhecimentos do jogo do PB).

Mike Portugal disse...

Anónimo das 10h23,

Fica tranquilo que nem todos os adeptos do SCP têm como favorito o Capel, embora reconheça a sua capacidade de criar desequilibrios.

Mas não concordo contigo quando dizes "Agora escolham os outros 2".
Para mim o SCP deverá ser:

--------- Rinaudo
Izmailov A.Martins Carrillo
------- Ricky Rubio

contra equipas mais fracas do nosso campeaonto e:

------------- Rinaudo
Izmailov A.Martins Schaars Carrillo
------------- Ricky

contra mais fortes.

Bruno Pereira disse...

PB,
André Martins a trinco, formando um triângulo invertido com Pereirinha e Adrien/Matias. Izmailov e outro extremo (que não Capel ou Carrilo)
Qual seria o erro aqui?

Abraço,
Bruno Pereira

j. disse...

Mike POrtugal,

acho que estas a desvalorizar demasiado as equipas fracas do campeonto para jogar com 10 e ter um jogador de basket na frente de ataque!!! :)

Germano Bettencourt disse...

Tenho defendido junto a amigos meus, a integração de André Martins na convocatória da Selecção Nacional.

Sei que acham que é uma asneira, mas se é para sentar o cu no banco, antes ter lá o André Martins a ganhar experiência e traquejo, do que ver o Ruben Micael a espalhar barbaridades boca fora.

Mas isso sou eu, que defende que os jogadores devem ser integrados desde cedo na selecção, nem que seja só para aquecer banco.

Abraço de um Benfiquista

SportingSempre disse...

gonçalo correia:

é obvio que ter mais estatuto não significa ser melhor jogador.

quando comparado com Rinaudo, Schaars, Elias, Matias e Izmailov dizer que André Martins é hoje em dia melhor jogador é pura e simplesmente factual que não é, nem sequer merece discussão, só me dei ao trabalho porque esta conversa idiota se vem repetindo por aqui.

Mehmedi disse...

"Tacticamente,seja na ocupação ou na decisão é a léguas de todos os outros,o melhor jogador do Sporting.Tecnicamente idem,ainda que Matias se aproxime.É o jogador mais inteligente,mais culto e mais maduro da equipa leonina"...

Perfeito!