sábado, 16 de junho de 2012

Netherlands x Germany. Euro 2012















A figura. Schweinsteiger. Muito inteligente ora a explorar os espaços, ora a ficar em cobertura quando Khedira saía. Qualidade de passe e decisão quando lhe cabia a si aparecer em espaços mais adiantados. São de qualidade os dois passes para golo. Responsável e determinado, foi preponderante.

Notas sobre a Holanda.

- É uma equipa muito pouco responsável no processo defensivo. Particularmente quando o avançar do relógio coincide com um resultado negativo. 

- Difícil prever se entrará com ou sem os dois avançados em simultâneo, e se com ou sem Van der Vaart. O centrocampista sabe jogar, e oferece muito mais qualidade para sair a jogar que Van Bommel, mas o seu comportamento nos momentos defensivos foi extremamente estranho e a equipa terminou ainda mais "partida".

- Prevê-se importantíssimo o trabalho do meio campo português. Os extremos holandeses trazem sempre para dentro e será determinante ter um médio na mesma linha do lateral para impedir a progressão. Importante também que os centrais percebam que devem baixar mais a linha defensiva quando Sneijder traz a bola para dentro, porque é certo que Van Persie procurará a profundidade. O trabalho do seis será decisivo à frente da linha defensiva, particularmente se os centrais baixarem e tê-lo preso a uma qualquer referência individual retirá-lo-à do centro do jogo. Quando Robben traz para dentro Sneijder mostra-se sempre. E nunca se sabe se não é ao terceiro jogo que a bola vai entrar nos apoios de Sneijder.

- Aclaramento de espaços é uma das chaves para fazer golos a esta Holanda. Relembre que com tal trabalho Hummels chegou á grande área adversária em condução sem ter que driblar um único adversário.

3 comentários:

MM disse...

PB,
Gostas do De Jong?

PB disse...

Vi pouquíssimos jogos dele. Não gosto da dinâmica onde está inserido. Isso n significa q n goste dele.

MM disse...

Se for o mesmo De Jong do MC (existem muitos Holandeses com esse nome) nao e um jogador que devesse estar num Europeu, numa seleccao como a Holanda. E muito pior que o Van Bommel (sem que este seja qualquer coisa de extraordinario tambem). Faz sentido que jogue na Premier League e ate seja nela mto valorizado. Num Europeu onde e preciso vencer jogos, e um desperdicio. Melhor seria para eles estar la o Schaars.