domingo, 17 de junho de 2012

Postiga versus Oliveira


Portugal 1-1 Holland (Euro 2012 - Group B) por fasthighlights-2012



O Postiga serve para isto. E o Oliveira?

54 comentários:

Anónimo disse...

basta veres o movimento do Nélson no 2º golo... ou no 2º falhanço do Cristiano no último jogo...

Anónimo disse...

Faz uma imagem dessa para o 2º golo também.

Rui Pinho disse...

Estás a brincar, não estás?...

PB disse...

Epa acabei de ver o 2ndo golo e n percebi q imagem é para por aqui...

Mike Portugal disse...

Não percebo o que é que os anónimos estão a querer dizer. No lance do 2º golo o Nelson limitou-se a correr em frente como lhe competia, não fez nenhum movimento especial. Nós estavamos em superioridade numérica perante a defesa da Holanda.

Jorge Placido disse...

Para os benfiquistas o N. Oliveira é a ultima coca cola do deserto.

Anónimo disse...

O espaço que Nelson abriu e que permitiu Nani ter mais tempo.

Cantinho do Morais disse...

PB,

No que te foste meter...
Questionar a qualidade do senhor "5 jogos esta época" é uma heresia.

Para alguma razão o Nani e o Ronaldo nunca lhe passaram a bola.

Mete a imagem de quando estão 3 para 3 e o menino "já joguei mais na selecção do que no meu clube" remata a uma velocidade de cerca 2km hora.

71460_5/8 disse...

farto de jogadores que só jogam bem sem bola estou eu...

B. disse...

Os PB do coração, tens "Freezes" desses do jogo com a Dinamarca?

E que tal mini-video com o lance do falhanço do Varela no jogo com a Alemanha?

Percebo o que dizes, mas não podes só meter o que te convém! Isto não é o Gordo pah! Lá pode-se tudo...

Anónimo disse...

O Nelson vem receber e tabelar mais vezes que o postiga. O Nelson consegue segurar e rodar para a baliza (penetração!). O falhanço do nani o Nelson arrasta os 2 defesas pro 1º porte. Acompanho este blog á bastante tempo e não percebo a perseguição ao Nelson neste europeu... quando o postiga não é melhor que ele em absolutamente nada!!! nem a arrastar a marcação de centrais que marcam claramente HxH como neste exemplo.

Karl disse...

Da- se! É incrível! Estão a quer fazer do orelhas algo que ainda não é.... Como é possível?!?!? Aliás. Melhor Portugal só ganhou por causa do n. "orilheira"; pois no primeiro golo, foi ele, mesmo no banco, com uma movimentação fantástica, arrastou 3 jogadores holandeses! Mt bom eheheh

J. disse...

Este movimento do Postiga é equivalente ao movimento do Nélson no lance em que o Fábio permite a defesa após slalom do Ronaldo.

O Nélson não esteve bem neste jogo. Mas Postiga também não. O puto ainda tem muito para aprender e aposto (opinião pessoal sem qualquer base científica e um pouco toldada por ser do Benfica) que será muito mais jogador que o Postiga é, foi ou será. Um jogador mediano...

Cumps

Anónimo disse...

... continuando... até se nota na linguagem corporal do Postiga que não percebeu o passe para as costas da defesa, só deu conta da desmarcação do CR quando se voltou em direcção á baliza.

MM disse...

PB, e so uma pena que o Postiga tivesse desaprendido de jogar com a bola. No inicio da carreira destacava-se na forma como desenhava os lances com bola. Hoje parece nao saber o que fazer-lhe (e nao soube, na 1'a parte toda, a 2'a nao vi). O Mike ha uns dias no Entre10 deixou um comentario no Entre10 muito pertinente: atitude, relacionada com a confianca, nao pela falta de desejo de jogar.

PB no jogo com a Alemanha puseste aqui uma imagem onde explicaste qualquer coisa acontecida numa das muitas (tentativas de boas) saidas rapidas de Portugal. Um lance que se perdeu porque o Postiga caiu. Levava uns bons metros de vantagem sobre o adversario e foi ultrapassado em velocidade. Nesse momento, caiu, e na imagem (que nao tinha nada que ver com o Postiga mas salvo erro com o Nani ou o Meireles) disseste que ele escorregou. Nao escorregou: deixou-se cair quando o medio Alemao se chegou perto. Sabes pq? Sentiu vergonha de ter sido ultrapassado por ter a nocao que deveria ter feito muito melhor e porque nao quis correr atras de quem o ultrapassou.

Juro-te que foi isso que aconteceu. Deixou-se cair no chao figindo ter perdido o "encosto" com o Alemao para simplesmente retirar-se da jogada.

Centro de Jogo disse...

Por muito que não se queira Postiga estava a jogar muito. Nelson é a tal história, tem um potencial tremendo, mas terá de começar a perceber melhor as suas acções em campo!

Abraço, Jorge D.

Scorpman disse...

Epá desculpem la mas no 2º golo o Nelson não corre só para a frente vejam bem o movimento dele mão principalmente vejam o gesto com a mão a dizer ao Nani para subir.
Mas isto sou eu que não gosto do Postiga.

Anónimo disse...

Cada vez mais ridicula a lagartagem, nem a ver a seleçao conseguem deixar de ser anti.
Portugal passou, inchem aziados!
Grande Postiga, grande Roanldo, grande Oliveira.

Scorpman disse...

Peço desculpa enganei-me não foi no 2º golo, foi no golo que o Nani falhou

PB disse...

Ao contrário por exemplo aqui do Jorge D., n sou fã do Postiga. Mas o Oliveira torra a paciência a um santo...

Jaime disse...

"Nélson é o avançado cujas características nos permitem recordar os enormes pontas de lança italianos e alemães, com que nos deliciávamos na juventude. É aquele avançado que sempre nos lamentámos não ter. Garantidamente que terá sucesso. Mesmo que tenha de ser fora de Portugal."

PB disse...

Jaime, o potencial está lá todo e n precisas de ir tão longe para me ver a dizer isso

. "O Oliveira tem caracteristicas individuais extraordinárias. É rápido, chuta bem com os dois pés, é muito forte, movimenta-se bem. Mas, de cada vez que recebe a bola parece que o mundo pára. Só tem duas opções, correr e chutar. Mesmo que não mude vai sp ter sucesso a nível individual. Mas, se melhorar a sua tomada de decisão pode tornar-se um dos grandes avançados desta década. "

Isto escrevi à 3 dias atrás.

Agora o potencial q tem não está a ter correspondência no campo.

RG disse...

PB foste-te meter num sitio muito complicado como disse o Jorge Plácido e bem:"para os benfiquistas o Nelson é a ultima coca cola do deserto". Claro que tem potencial, forte fisicamente, rápido e pelo que se viu na Colômbia de remate fácil,com trabalho e claro com a sua percepção que tem de fazer mais e melhor pode vir a ser o ponta de lança da selecção, mas de momento ao ver Postiga, a forma como segura a bola,como vem criar apoios, só existe uma opção para ser o jogador mais adiantado, o próprio Hélder.

Apenas um aparte, gostei muito do Scorpman. De facto ele faz cm a mão para o Nani subir, e tendo em atenção que tb tive esse gesto em casa, metade do golo é meu, e já me considero alternativa ao Hélder Postiga

Paulo Figueiredo disse...

Tremenda injustiça este post... E se fosse o Nélson Oliveira que falhasse um golo como falhou o Postiga após uma assistência de um holandês??? Acho que para valorizar o Postiga não é preciso menosprezar o Nélson Oliveira...

Manuel Nascimento disse...

Incrível como o Postiga faz isto duas vezes na mesma jogada. Não "calhou", como já se disse nesta caixa de comentários. Ele dá apoio frontal porque percebe que é uma solução muito válida para quem tem a bola e porque percebe que, se o jogo está a decorrer num espaço de quê, 3 metros?, sendo ele a referência nunca poderá vir dele a desmarcação em profundidade, mas sim de quem vem de trás / do lado, em corrida.
Ele dá o apoio frontal porque percebe que é a melhor solução, logo, decide bem. Mérito, como é óbvio, para o passe do João Pereira (nem acredito no que estou a dizer) e para o Ronaldo, que percebeu perfeitamente o lance, os vários movimentos dos colegas e o seu papel no mesmo.

NELSON OLIVEIRA disse...

O Nelson Oliveira tem muito para evoluir sem bola(!)
Mas naquela fase do jogo foi a escolha mais acertada, podem ler no "expresso" a crónica que foca as características físicas do NOLIVEIRA, dizem que poderia ser atleta dos 100 e 200m. E naquela fase era preciso desgastar a defesa, era preciso não deixá-los subir.
Já para não dizer que esteve perto do golo e que numa arrancada pode dar golo...

MAS também te digo PB! eu não sei se nessa análise que fazes, se o Postiga recua p/ receber a bola ou se é propositado à Nuno Gomes.

Jorge disse...

PB:

Concordo com a analise, mas um jogador tem diversas caracteristicas e ser melhor numa nao implica ser melhor.
O PB considera o Postiga ser melhor opcao que o N. Oliveira, possivelmente por aquilo que salientas, mas eu considero o Postiga um avancado muito incompleto. E nos dois outros jogos nem me pareceu ser assim tao inteligente/maduro, ja que muitas vezes parece querer usar armas que claramente nao tem.

B Cool disse...

Pensei antes de escrever, pois ao contrário da lagartada e tripeirada que o desvaloriza acho que o oliveira tem potencial mas está muito longe de ser a última coca-cola no deserto.
Para que serve então o Oliveira ?
Vou falar só de 3 lances do jogo de hoje.

Lance 1 - Numa jogada do Ronaldo pela esquerda, arrasta os defensores com ele para o Coentrão ter mais espaço

Lance 2 - Noutra jogada do Ronaldo, aproxima-se outra vez dele, arrastando os defesas e deixando o espaço para Nani falhar à boca da baliza

Lance 3 - Num ataque de Nani, opta por ficar sozinho e com linha de passe à entrada da área com boas probabilidades de finalizar, mas o Nani opta estupidamente por meter num sítio onde o João Pereira e o Ronaldo se atrapalham

Quanto ao lance do segundo golo, fez o que se lhe pedia, acompanhou o Nani e o Ronaldo e garantiu a superioridade numérica no lance.

Sinceramente o que mais me faz espécie são as péssimas decisões que toma querendo marcar golos quando não está enquadrado com a baliza, aproximando-se claramente nesse aspecto do patamar do Postiga enquanto defesa dos adversários.

Podem falar do golo à Dinamarca, mas todos os cepos se enganam uma vez, Postiga é dos avançados da selecção nacional o que mais bolas perde, e não é só no momento do remate, dos que jogaram nos últimos anos.

Pode dar apoios frontais, mas quando perde a bola uma, duas, três, enfim inúmeras vezes, para que raio serve ? Sinceramente, dou mais valor ao João Pereira que procurou uma solução diferente da habitual e fez um bom passe, do que ao movimento do Postiga para tentar receber a bola e não para criar um espaço nas costas, aconteceu, mas de certeza que não foi nisso que ele pensou com a sua movimentação

NSC disse...

São dois cepos. Qualquer avançado das outras selecções que estão no Euro fariam melhor.

Pedro disse...

PB, aqui estás completamente errado. O Oliveira não só faz isso como consegue fazer muito mais do que o Postiga com a bola nos pés...

Mike Portugal disse...

B Cool,

Eu lagarto e Leão ao mesmo tempo não desvalorizo o Nelson. E até acho que o maior problema dele não é a movimentação sem bola e sim a movimentação com bola. Se lhe passarem a bola para as costas da defesa, ele desenrasca-se muito bem normalmente. Se isso não acontecer é onde os problemas se notam e ainda não tem a maturidade suficiente para tomar boas decisões, pois tende a ser demasiado fechado dos colegas, chegando ao ponto de nem ver se há algum em melhor posição.

Individualmente é capaz de ser o melhor avançado dos últimos anos. Se conseguir evoluir a nivel de decisões, poderá tornar-se no melhor do nundo.

disse...

A principal azia dos lagartos neste Europeu... é o Nelson oliveira. Paciência.

Leo disse...

Coitado do oliveirinha da serra. Ainda nada fez e já acham que merece um lugar ao lado do CR. É que nem ao Postiga tira lugar

Mike disse...

nao percebo muito de "teoria" do futebol por isso tento simplificar

a minha opinião sobre o postiga é a seguinta:
- excelente tecnicamente e tacticamente, pessimo (horrivel) na finalização. atitude de merda, joga o que quer e quando quer. porquê? não sei. faz-me lembrar o cardozo e quaresma. não deve ser fácil jogar com jogadores destes.

a minha opinão, opinião de adepto benfiquista, sobre nélson oliveira - um ganda cepo! o jorge mendes faz milagres!

espero que o nelson prove que estou enganado. é rápido, segura bem a bola e tem alguma tecnica.. mas neste momento não consigo gostar do homem. é pessimo na hora da decisão, erra muitos passes e remata quase sempre mesmo que não esteja enquadrado com a baliza. durante a epoca, no benfica, não fez nada que justificasse a sua chamada à selecção, alias, nada fez que justificasse a sua presença no plantel principal.

veremos o que o futuro nos reserva.

ps: portugal passou com um grande mérito. o coentrão é gigante.
penso que passaremos a republica checa.

ps_2: por todos os motivos e mais alguns vou torcer pela grécia! loololo vamos expulsar os alemães do euro!llolol

Nuno disse...

PB, ia falar deste lance quando escrevesse sobre o jogo. Inacreditável como, mesmo com um video, as pessoas não percebem o que se passa em campo. Como é que possível acreditar que, sem o movimento do Postiga, a jogada se pudesse realizar. Nem o João Pereira fazia o passe. Quando vi o lance, e vi o João Pereira isolar o Ronaldo, esperei imediatamente pela repetição, pois sem ter visto o movimento do Postiga intuí logo que o passe só podia ter sido feito se tivesse havido um trabalho sem bola de alguém. Aliás, o passe, com o trabalho dos colegas, acaba por se tornar fácil. É até óbvio. E é isto que as pessoas teimam em não perceber. O Xavi faz centenas de passes por jogo, e faz muitos bons passes, mas fá-los porque joga em equipas (Barça ou Espanha) em que os colegas lhe fazem a papinha toda. Achar que a qualidade do Xavi tem a ver com o facto de ter uma visão de jogo muito superior aos outros jogadores é não perceber nada do que é um jogo de futebol. Evidentemente, ele precisa de ter uma boa visão de jogo. Mas com a visão de jogo dele há vários. Ninguém é como ele porque, simplesmente, ninguém tem a sorte de jogar com os colegas com que ele joga. São as movimentações sem bola dos colegas que "ajudam" a que ele tenha visão de jogo.

Neste lance, foi tudo bem feito sem bola, e parecia uma jogada à Barça, com o envolvimento de mais do que dois jogadores, o que em combinações ofensivas, na maioria das equipas, é uma raridade. Mas o desfecho só foi possível porque houve dois movimentos diferentes, o de aproximação do Postiga, e o de ruptura do Ronaldo. Não significa isto que Postiga e Ronaldo tenham feito o que fizeram antecipando o desfecho. Significa que, ao fazerem-no em simultâneo, ofereceram ao portador da bola 2 soluções. Até o João Pereira decide bem, quando assim é.

O Postiga é óptimo nisto, não porque o faça de propósito, mas porque não se esconde do jogo, e sabe que, movimentando-se como se movimenta, oferece soluções ao portador, arrasta marcações, e permite aos colegas, que são óptimos nos movimentos contrários, entrar no espaço que deixou. Neste europeu, tem-se falado (e tu também já o fizeste) com excessivo entusiasmo de um avançado que nunca se mostra nestes momentos, que procura sempre a ruptura. Estou a falar do Kerzhakov. Um avançado que não baixe raramente permite movimentos nas suas costas, e facilita muito o trabalho dos defesas em controlar o espaço atrás deles. O Postiga, ao fazê-lo com frequência, não só oferece uma solução ao portador, como permite aos extremos as diagonais a aparecer nas suas costas. Quando, ainda por cima, os nossos extremos (sobretudo o Ronaldo), são dos melhores do mundo a fazer diagonais, nem sequer vejo 5 avançados no europeu (o Benzema, o Van Persie, o Milevsky, e o Ibrahimovic, talvez) que fossem melhores de que o Postiga, para jogar numa equipa com estas características. Aliás, o Ronaldo é o que é, nos últimos 2 anos do Real Madrid, em termos de golo, porque joga com o Benzema, que faz movimentos de aproximação como ninguém e permite este tipo de diagonais. Com o Higuain, que não o faz, o rendimento do Ronaldo não é nem parecido. Falo, claro, em lances de organização ofensiva.

Nuno disse...

Depois, com bola, o Postiga fez um jogo notável. Não percebo mesmo as pessoas que vêm aqui dizer o que dizem. Foi, aliás, o melhor jogo do Postiga no europeu, também por ter sido o melhor jogo da selecção, em termos globais. Falhou aquele golo ao início, mas depois de o Ronaldo ter falhado aqueles 2 contra a Dinamarca, o Postiga devia ter crédito até ao fim da vida. Mas esteve sempre bem a entregar, a tabelar, a segurar e a dar no apoio. É só gente triste, a dizer parvoíces sobre ele. Perdeu muitas bolas? Mas que jogo é que estas pessoas viram? Francamente, ao cúmulo que isto chegou, quando alguém diz que ele se atirou para o chão por ter vergonha. A sério, MM, explica-me por que é que insiste em falar de uma coisa de que não percebes nada.

Portugal não é uma equipa extraordinária. Tem um jogador extraordinário, mas que precisa que o colectivo o potencie. A única forma de potenciá-lo é com jogadores inteligentes, que lhe arranjem os espaços preferenciais. Não há nenhum avançado português (e há poucos avançados em geral), que, pelas suas movimentações, facilite o trabalho de desmarcação ao Ronaldo como o Postiga. Nem que fosse só por isto, era ele a melhor opção para o posto.

PB disse...

" Xavi faz centenas de passes por jogo, e faz muitos bons passes, mas fá-los porque joga em equipas (Barça ou Espanha) em que os colegas lhe fazem a papinha toda. Achar que a qualidade do Xavi tem a ver com o facto de ter uma visão de jogo muito superior aos outros jogadores é não perceber nada do que é um jogo de futebol. Evidentemente, ele precisa de ter uma boa visão de jogo. Mas com a visão de jogo dele há vários. Ninguém é como ele porque, simplesmente, ninguém tem a sorte de jogar com os colegas com que ele joga. São as movimentações sem bola dos colegas que "ajudam" a que ele tenha visão de jogo."

É isto.

Falas do movimento de aproximação e do de ruptura de Postiga. Já tenho a analise à 1a parte deste jogo nos rascunhos, com uma imagem disso.

Estou só a espera de resolver uma cena com publicidade para publicar.

qt ao russo, Ja vi o Kerzhakov fazer bem mais q só procurar as costas da defesa

Rearviewmirror disse...

Afinal o Postiga é uma máquina, e eu é que não sabia.

Quem nesta altura deve estar a esfregar as mãos de contente é o presidente do Saragoça que compraram um diamante lapidado por 1M€.

Um jogador pode fazer merda o jogo todo, mas se tem um movimento fenomenal deste tipo, estilo Zandinga, a borrada toda que ele fez desaparece por artes mágicas.

Está certo.

Mordomo do Império disse...

Os comentários a este post são paradigmáticos: os que ainda pensam que o futebol é jogado em 1 para 1 e ganha o que mais fintar e marcar golos; e os que sabem que é um jogo colectivo onde o jogo sem bola é tão importante que com bola.

Para os fãs do Oliveira (que também o sou, mas em potencial), num 1 para 1 entre o Nélson e Postiga muito provavelmente o Oliveira, pelas suas características individuais, ganharia a maior parte das vezes.
Mas, pasme-se, o futebol é jogado com mais 10 gajos (ou gajas) onde todos fazem parte do jogo.
O Postiga é uma pessoa inteligente e com conhecimento das suas limitações, e percebe perfeitamente o seu papel dentro daquele colectivo e trabalha em campo para potenciar os pontos fortes da selecção. Em termos práticos, indo de encontro ao que o Nuno disse, para quem jogou ou joga futebol, é muito mais fácil tomar decisões certas quando os nossos colegas nos dão opções.
A jogada do 1º golo é uma excelente oportunidade para muitos perceberem o papel do homem e para perceber isto: com o Postiga em campo é mais fácil os restantes colegas tomarem decisões certas. O Nélson ainda não tem isto, quando o tiver, temos avançado para muitos anos.

Tsubasa disse...

1 - Nélson Oliveira, "o jorge mendes faz milagres". Alguém não viu o campeonato do mundo Sub-20 no verão passado.. A táctica não era a melhor e beneficiava as melhores qualidades do Oliveira, mas fazer o que ele fez não é pra todos..

2 - Concordo com a titularidade do Postiga, acima de tudo porque penso que o Oliveira ainda não está bem preparado para ser titular. No entanto é o melhor ponta-de-lança português. Beneficia de entrar já com a defesa desgastada (pelo Postiga é certo).

3 - Penso que muito do que te irrita no Oliveira não é só ele não decidir bem quando em posse de bola, mas sim por veres o potencial que ele tem e não o rentabilizar ao máximo por falta de cabeça (como se diz na gíria).

4 - Por fim, PB consegues explicar aquela obsessão do Postiga em pressionar atrás dos centrais? No video vê-se bem. A mim parece-me um exagero a forma como o está a fazer. Não é muito eficaz e está sempre em fora-de-jogo caso a equipa recupere rápido a bola. Mas também não é para ele finalizar.. No jogo de ontem este tipo de pressão deu frutos, quando a bola lhe veio ter aos pés, o seguimento que Postiga lhe deu também foi o habitual..

Cumps

PB disse...

"3 - Penso que muito do que te irrita no Oliveira não é só ele não decidir bem quando em posse de bola, mas sim por veres o potencial que ele tem e não o rentabilizar ao máximo por falta de cabeça (como se diz na gíria)."

É muito isto.

PB disse...

qt ao ponto 4, acho q a ideia era n deixar jogar no gr q era o apoio mais longe (e tranquilo por tal) dos adversários q a Holanda tinha.

RG disse...

PB,
Há alguém que conhece muito bem o Nelson Oliveira e ontem deu uma entervista muito boa ao Record...é ler e ficam a perceber melhor o que aqui dizes!!!!

PB disse...

Li isso agora mesmo. Mas o q mais me irrita é mm as decisões com bola. ele remata todas as bolas que apanha, ignora completamente os colegas em posição 1000x mais vantajosa. Epa, eu sei que é o q a malta gosta, o avançado tem é de chutar e tal, mas porra...

Mike disse...

não nego o potencial do nelson oliveira.

simplesmente, na actualidade, não me parece que a sua presença na selecção se justifique. só o facto de ser agenciado por jorgem mendes torna possivel todo este "hype" à volta de alguem que, como sénior, pouco ou nada fez.

não penso que o mundial ou europeu sejam a competições ideais para observar a qualidade dos jogadores. são competições curtas cujo desenrolar depende de muitas variaveis e são jogadas no final da epoca, os jogadores podem não estar na melhor forma, etc..

mas repito, espero que o rapaz me contradiga, de preferencia já no proximo jogo contra a republica checa.

e que seja o melhor jogador do benfica para o ano.

Anónimo disse...

Como é que se pode partir de uma premissa correcta e desmenti-la, hiperbolizando, logo de seguida?
Assim:

"O Xavi faz centenas de passes por jogo, e faz muitos bons passes, mas fá-los porque joga em equipas (Barça ou Espanha) em que os colegas lhe fazem a papinha toda.(...)
Ninguém é como ele porque, simplesmente, ninguém tem a sorte de jogar com os colegas com que ele joga";

"(...)nem sequer vejo 5 avançados no europeu (o Benzema, o Van Persie, o Milevsky, e o Ibrahimovic, talvez) que fossem melhores de que o Postiga, para jogar numa equipa com estas características".
O fundamentalismo é assim, faz-nos desacreditar em algo que se apresenta de forma evidente.

xirico disse...

Não vou discutir aqui Postiga versus NOliveira porque não são comparáveis agora quando leio que Postiga faz melhor que Benzema,VanPersie,Milevsky e o Ibrahimovic,está tudo dito sobre o comentador que até é excelente,mas não consegue despir a Lacoste que usa.

Anónimo disse...

Assim num milésimo de segundo... Rooney. Só porque me faz comichão ver o Postiga num top5 de qualidade.

Anónimo disse...

"Rooney, Torres, Baros, Gomez, desculpem qualquer coisinha mas no meu esquema o Postiga não vos dá hipótese".
Frase de Paulo Bento retirada de um entre dez sonhos do Nuno.

pjsimoes disse...

É só pra lembrar que estão a comparar um um gajo com 30 anos, experientíssimo com uma carrada de jogos a nível profissional, tanto em clubes como na selecção, com um puto de 20 anos, que deu os primeiros passos como profissional no ano passado, está a dar agora os primeiros passos na selecção e logo num Europeu.

Daqui a 1 ou 2 anos falaremos sobre o Nelson e o Postiga...

Em relação ao Postiga... Foi uns do piores avançados que vi jogar na minha vida!!! Sem dúvida uns dos piores avançados que a selecção já teve...

Nuno disse...

Xirico, e restantes frigoríficos, o que eu disse foi: "(...)nem sequer vejo 5 avançados no europeu (o Benzema, o Van Persie, o Milevsky, e o Ibrahimovic, talvez) que fossem melhores de que o Postiga, para jogar numa equipa com estas características"

Ou seja, em português, que é a língua em que este blogue está escrito, isto quer dizer que o Postiga está entre os 5 melhores a fazer este tipo de movimentos. Os jogadores que estão entre parêntesis são os outros 4. Ou seja, não estou a comparar a qualidade do Postiga com a qualidade dos outros avançados, nem estou, obviamente, a dizer que é melhor do que estes 4. Quem interpreta isso é que tem problemas de saúde. Estou a dizer que, neste tipo de movimentos, o Postiga está entre os 5 melhores, juntamente com esses de que falei. De facto, poderia incluir aí o Baros, do qual me esqueci. Nunca o Rooney ou o Torres, por exemplo. Não significa isto, contudo, que considere o Postiga superior ao Rooney ou ao Torres. É melhor neste tipo de movimentos, que acho que são importantes para potenciar os movimentos preferenciais do Ronaldo.

Anónimo disse...

"(...)nem sequer vejo 5 avançados no europeu (o Benzema, o Van Persie, o Milevsky, e o Ibrahimovic, talvez) que fossem melhores de que o Postiga, para jogar numa equipa com estas características".

Bem, pelo menos o Baros já está...

Vamos, então, a Rooney, Torres, Gomez. Achas que alguém (pelo menos no seu juízo perfeito) trocaria qualquer um destes 3 (ou os 4+1 que indicaste/admitiste) pelo Postiga só por causa desse tipo de "movimentação"? Mesmo que estes 3 "perdessem" nessa movimentação para o Postiga, não ganharia a equipa muito mais, noutras vertentes do jogo, com a inclusão de qualquer um desses jogadores?!
Como todos estamos a escrever em português, responde em função da (tua) frase colocada no início do comentário.

Nuno disse...

Anónimo, não sei o que as pessoas fariam. Sei que o Postiga faz coisas (que esses 3 não fazem, ou fazem com menos qualidade) que potenciam, e muito, o tipo de movimentações do Ronaldo. Foi só isto que disse. Não disse que o Postiga é melhor do que esses 3, nem disse que a equipa ganharia mais se estivesse o Postiga em campo e não esses 3. O que eu queria era defender que o melhor rendimento do Ronaldo depende muito de uma característica que nem alguns dos melhores avançados do mundo possuem, e que, portanto, para jogar numa equipa que parece interessada em potenciar ao máximo a sua principal estrela, havia poucos avançados no futebol europeu mais indicados do que o Postiga.

Mas tal como há pessoas que, num jogo de futebol, só vêem os lances de golo e mais um ou outro, também perante um texto há pessoas que, assim que vêem 3 ou 4 nomes, pensam logo que se está a afirmar uma coisa, quando se está a afirmar outra.

Anónimo disse...

os apoios e movimentações que o postiga de na segunda parte para permitir as entradas do Ronaldo... ui...ui.. ou agora vão-me dizer que é o pineiro que tb é muito bom nessa movimentação?