segunda-feira, 18 de junho de 2012

Video patrocionado. Portugal x Holland. First half. Euro 2012.


A análise do "lateral esquerdo" à primeira parte de Portugal x Holanda no Euro 2012, é patrocionada pela Mcdonalds.












10 comentários:

NSC disse...

Curiosamente, e ao contrário da comunicação social, eu não tenho visto grandes exibições do Veloso.
Acho até que abre grandes buracos no meio e que tem sérias dificuldades em sair com a bola.

Jorge disse...

PB:

Espero que possas arquivar estas analies e torna=las acessiveis para consulta futura.
Excelente trabalho.

Uma pergunta:
Na ultima imagem, nao acho que o movimento do Postiga seja adequado ja que se desmarca para uma zona em que tem 7 ou 8 holandeses atras da sua linha.
Parece-me que o espaco que mostras na defesa holandesa nao se deve ao seu movimento, que poderia ser controlado por um dos jogadores do meio campo, mas a ma colocacao de um dos defesas holandeses.

PB disse...

Ele tira de lá o central. Agora imagina o Pereira ou o Meireles em corrida a entrarem naquele espaço e se o passe do Nani entra...

PB disse...

Jorge, tudo o que for euro está etiquetado (EURO 2012)

Ricardo Galeiras disse...

era tão mais bonito fazer isto em video!!!
estou disponivel para te ajudar a fazer isto em video, com as fotos e comentários...sabes o meu mail ;-)

abraço

Bernardo disse...

epá, veloso tem sérias dificuldades a sair com bola...lool

de tudo o que o homem pode fazer de mau essa é a única coisa que não lhe apontaria, tem pézinhos ao nível de poucos e recusa sempre o chutão, tenta sempre encontrar uma opção para sair a jogar apoiado. aliás, como pepe, o que muito me tem surpreendido e que ainda ontem nos valeu o segundo golo.

o que não gosto tanto em veloso é a protecção do espaço à frente dos centrais e aos centrais. nesse aspecto achei interessante a entrada de custódio ontem. muito atento a ocupar o espaço e a dar protecção aos centrais.

já agora pb, o que te pareceu a opção dos três centrais? a mim pareceu-me uma coisa para meter lá gente e precaver o jogo aéreo, mas sem ter sido trabalhada porque nenhum dos centrais pareceu preparado para reajustar o posicionamento quando um dos outros saía da linha defensiva para ir à contenção. isso verificou-se logo naquela bola do van persie que ficou isolado e em mais uma ou duas situações que não foram aproveitadas pelos holandeses para penetrar aquele espaço.

Bernardo disse...

já agora, parabéns pelas análises que tens apresentado. tem sido o ponto alto deste euro para mim poder chegar aqui e conhecer equipas que não conheço e observar coisas de jogos que vejo e que não vejo e apreciar "pequenos" detalhes tão importantes. obrigado pelo trabalho fantástico ;)

NSC disse...

Sim, tem sérias dificuldades em sair com a bola e mais: tem dificuldades a decidir quando é apertado.

MM disse...

"Xavi faz centenas de passes por jogo, e faz muitos bons passes, mas fá-los porque joga em equipas (Barça ou Espanha) em que os colegas lhe fazem a papinha toda. Achar que a qualidade do Xavi tem a ver com o facto de ter uma visão de jogo muito superior aos outros jogadores é não perceber nada do que é um jogo de futebol."

É compreensível parcelar e valorizar uma das parcelas, quando nem é necessário fazê-lo em modos que coloquem uma(s) em detrimento de outras. Podemos dizer que entre A (Postiga), B (Pereira) e C (Ronaldo) a parcela Postiga foi valiosíssima ou fundamental, sem que se tire importância às outras.

Agora sugerir que Postiga foi o principal responsável pelo golo de Portugal é estúpido. Fazer uma analogia com o Xavi em modos de "prova" ou corolário (não percebi se uma ou outra mas qualquer uma é igualmente idiota) que só faz o que faz porque os outros deixam-lhe a papinha feita é simplesmente ridículo.

Jorge disse...

PB

Tira, mas nao acho que o movimento tenha sido eficaz nesta situacao.
Dada a posicao dos jogadores portugueses e dos holandeses nao ha grande hipotese para explorar o buraco criado...
O que a mim mais me surpreende na ultima foto e a posicao dos holandeses. O medio direito esta sentado a ver (quase fora da foto) e tanto o medio como o defesa esquerdos parecem-me mal posicionados.

E a minha opiniao mas estaria mais interessado, dada a qualidade dos teus comentarios, em ver as tuas sugestoes para a resposta defensiva aos movimentos ofensivos que mostras.