sábado, 28 de julho de 2012

Jogos de pré-época do SL Benfica. Algumas notas.

- Têm sido imensos os erros defensivos de Melgarejo. Na Polónia definiu mal o seu posicionamento quando no terceiro golo do PSV deu um passo à frente para o lado do colega que tinha saído à bola, em vez de ter dado um passo atrás e mais para dentro para uma linha de cobertura. Percebe-se a sua inexperiência a cada situação defensiva que enfrenta. Percebe-se a insegurança de quem não sabe quando deve sair para pressionar ou ficar para alinhar com os colegas. O primeiro golo do Real Madrid volta a nascer de um erro crasso. Nunca se deve tentar interceptar um passe longo se não há a certeza de que se chega efectivamente à bola. Quando a bola sai do pé do adversário na direcção do seu adversário directo, a primeira prioridade é colocar-se entre o local de queda da bola e a própria baliza. Só depois de garantido o bom posicionamento se deve decidir procurar ou não interceptar a bola. Todos os erros do paraguaio têm revelado uma inexperiência própria de quem nunca passou pelas diversas situações defensivas. Cada bola, cada lance é uma aprendizagem nova e o importante é ir adquirindo competências que permitam não repetir os mesmos erros de jogo para jogo, de lance para lance. Naturais erros à parte, Melgarejo é a grande surpresa pela positiva da pré-época do Benfica. É um jogador de potencial tremendo. Depois de Witsel e Rodrigo (e Gaitán?!) talvez seja quem mais potencial tem para no futuro permitir um encaixe financeiro extraordinário ao Benfica. Uma velocidade espantosa aliada a excelente capacidade técnica e capacidade de decisão com bola fazem do paraguaio um enorme candidato a revelação do ano. A extremo porque é mais forte ofensivamente? Não se sabe exactamente. A verdade é que do ponto de vista ofensivo beneficia imenso por jogar de trás para a frente, de um pormenor que faz toda a diferença. Recebe sempre de frente para o jogo e geralmente quando se move já a uma passada larga e rápida. Garantidamente que sentiria maiores dificuldades tendo de receber como recebem geralmente os jogadores mais adiantados. Se Jesus resistir à pressão que vem das bancadas da Luz e continuar a apostar em Melgarejo, fica aqui a previsão de que no final da época será cobiçado pelos maiores da Europa.

- Enzo e Nolito. Pensando em potencial e rendimento, deveriam ser os dois extremos a partir em vantagem no ataque ao onze inicial. Nolito já se sabe. É tomada de decisão, é trabalho para receber, é qualidade a definir, é golos. É rendimento. Enzo é objectivo, rápido e com uma capacidade técnica notável. Inteligente, assertivo nas suas decisões e com capacidade técnica para colocar no campo o que a mente o aconselha será um regresso decisivo. 

- Ola Djaló? Se as primeiras aparições não enganarem, não se percebe o investimento num jogador cuja capacidade técnica está bem abaixo do nível dos colegas de equipa. Um ponto positivo a favor do holandês, ainda assim. Incapaz de desequilibrar, tem tido o cuidado de também não prejudicar. Vai mantendo a bola e joga sempre com segurança. Muito longe, todavia, do nível dos outros extremos do plantel.

- Witsel. Provavelmente o melhor jogador da Liga Portuguesa, e garantidamente futuro reforço de um grande europeu. É um jogador absolutamente fantástico em todos os factores de rendimento. Técnico, táctico e físico. Muito da época do Benfica dependerá de uma potencial transferência do belga.

20 comentários:

Carlos Alberto disse...

Em relação ao Olá John acho que ainda é muito cedo... de resto concordo com tudo.

Abraço!

BelkinR7 disse...

Esse comentário sobre o Ola John, demonstra uma falta de conhecimento sobre o jogador tremenda, mas pronto.
Tesão de mijo por Melgarejo a Defesa-Esquerdo e depois comentário muito infeliz sobre Ola John.

Anónimo disse...

olá djaló está muito bem esgalhado. penso que é mais uma das manias do jesus. enfim, 9 milhoes para a galheta.. parece-me, no máximo, mediano. talvez daqui a 3 ou 4 anos dê jogador, mas nunca chegará ao nivel do di maria, por exemplo. é muito trapalhão, pouco objectivo e tecniacmente não é lá grande coisa, para não falar de que tacticamente é fraco. (em di maria, por exemplo, nas 2 primeias epocas apesar de alguma displicencia e pouca qualidade tactica, já se notava uma qualidade técnica assima da média, grande objectvidade, qualidade de decisão também acima da média, etc.. tendo sido tudo potenciado por jesus e melhorado (muito..) por mourinho).

mas prepara-te, vais ser massacrado por teres essa opniao do ola djaló. é o novo fetiche das bancadas. os mesmos que assobiam cardozo vão aplaudi-lo.

de resto concordo contido. melgarejo, se aprender, pode ser extraordinario, witsel é uma bomba, enzo e nolito deviam ser indiscutiveis (espero que gaitan seja vendido..) e acrescento algo que me parece muito positivo, o posicionamento de bruno cesar como nº 10 que indica que jesus jogara preferencialmente com 3 homens no meio e não 2, como o ano passado, sendo. javi e matic como 6, martins e witsel como 8 (se bem que martins pode jogar mais a frente como fez contr ao real madrid) e aimar e bruno cesar como 10. penso que assim ficamos com um grande meio campo.

o que me faz mais confusão é o numero ridiculo de avançados do plantel. cardozo, rodrigo e nelson olvieira chegava e sobrava para a espécie de 4231 que tem sido preferencialmente ensaiada. michel, hugo vieira, kardec, e porque não, saviola, estão claramente a mais no plantel do benfica.

fica aqui a minha opiniao.

Manuel disse...

Concordo com tudo, especialmente em relação ao Melga, digo o mesmo desde que o vi a 1ª vez a lateral, excepto em relação a Ola John. Penso que é ainda muito cedo.
Tem um potencial tremendo, física e técnicamente, como Melgarejo, e quando começar a entender as instruções que lhe tentam dar irá explodir, como aconteceu com DiMaria. Falta-lhe confiança e entendimento táctico. Daqui a 6 meses falamos.

Wolfswinkel disse...

So tens benfica tv em casa?

PB disse...

Wolfskwinkel, por acaso fui ao estádio com convite e tudo,vê lá...

joão carlos disse...

o problema do melgarejo não são os adeptos é a falta de tempo mesmo que seja como tu dizes, e eu ainda não tenho as tuas certezas, é quantos jogos nos vai custar até ficar pronto quatro? o benfica não se pode dar ao luxo de poder perder pontos em quatro jogos.
Para desfazer as duvidas que colocas no que se refere ao melgarejo a extremo eu gostaria de velo num jogo ou dois a extremo só para tirar as duvidas se não estamos a perder tambem um extremo fenomenal.

Centro de Jogo disse...

PB,

Acho que Olah Jonh é muito mais que isso! Apesar de alguns erros e deste não ter sido o seu melhor jogo, já lhe vi pormenores bem interessantes. Não estou a falar somente da sua velocidade, que para ser sincero nem me parece nada de outro mundo como se anda a dizer. Sinceramente, acho que vai dar!

Abraço, Jorge D.

PB disse...

Viva Jorge, de certeza que não pode ser só o q mostrou até agora (do que vi. foram para ai 135 minutos)

PB disse...

isto pq estou a pensar no q custou.

Wolfswinkel disse...

O convite é extensível a todos os jogos da pré época?

Walternatez disse...

Ola jon é apenas normal. Melgarejo: tera vida dificil pq jesus cOntinua a partir a equipa em duas e pq Jesus continua a nao promover a gestao d ritmos. Sem alternancia de velocidade cOlectiva , accoes de melgarejo (como qq outro c as s caracteristicas tenderao a perder eficacia

Tsubasa disse...

Realmente esperava mais do Ola John, pois eu viu-o jogar no Twente e é fantástico. Tás a ver o Salvio? Eu, na minha humilde opinião, penso que têm traços muito parecidos, são o tipo de extremo de ir à linha, boa técnica e velocidade. Claro, depois vem a tomada de decisão e aí os 20 anos podem explicar alguma coisa, ou até nunca chegar lá...
Mas sim, não foi barato, para um sector que contando com Enzo Perez e até Bruno César está saturado.

Melgarejo está a mostrar o potencial que lhe me pareceu ver no Paços. A lateral-esquerdo pode ter a mais valia que referiste e que fez o que fez à carreira do Fábio Coentrão.. Terá que ter vontade de aprender, pode olhar um pouco para o Coentrão e se tiver essa atitude, como já disse anteriormente, tem tudo para resultar.

Witsel é um monstro!

Abelourinha disse...

Até aquele Alguidar na Sic dizia que o Witsel é um excelente jogador ..

Anti Idiota disse...

N O V O B L O G

http://www.covildosidiotas.blogspot.com

xirico disse...

Para mim Nolito seria sempre titular,mas JJ parace não apreciar muito o jogador e aqui entra o seu maior defeito:como não foi escolhido por ele põe-no quase de lado.E como é teimoso que nem um burro não me admiraria que o Ola lhe passasse à frente.O Ola até pode vir a ser bom jogador mas por agora ainda só é um projecto futuro enquanto o Nolito é um jogador já feito.Oxalá a casmurrice não prejudique a equipa como sucedeu com Roberto e com o Emerson.O Enzo é também um jogador feito que sabe o que fazer com a bola e que tem um sentido de equipa notável,Sabe atacar e defender,percebe e está disponível para todos os momentos do jogo.Se ele estiver 100% na equipa será um tremendo reforço.O que me chama mais a atenção sobre ele é tem um sentido posicional tremendo.

xirico disse...

Estás de férias,está visto.Regressa depressa pois já estou com saudades dos teus postes.

xirico disse...

Desististe do blog?Não podes fazer isso,és um must na blogosfera,Reconsidera.Fazes falta.

Anónimo disse...

Pretendia, se possível, que publicasse uma resposta que foi alvo de censura no blog "ontem vi-te no estádio da luz".

Ao defender a minha (muito antiga) opinião de que Rodrigo é um avançado fabuloso, foi colocada em causa pelo dono do blog a minha coerência, acusando-me mesmo de "mentir".
Como se trata de uma estratégia antiga do sujeito em causa, em relação à coerência recuperei esta frase escrita pelo próprio no dia 01 de Setembro de 2011:

"3. O Postiga custar 500.00 euros é ridículo. Péssima venda. Por outro lado, vender aquele tronco (Djaló) por 4,5 milhões é qualquer coisa de surreal. É como dizes: quase, quase, o negócio Roberto.

Uns meses depois, o "tronco", para o Ricardo, já tinha cabeça e membros, que é como quem diz "qualidades e potencial".
O que é que o fez mudar de opinião?! Notei que, neste caso, a coerência mirrou ao ponto de não poder ser observada a olho nu.
São estas "mentiras", documentadas, que me são atribuídas e que o levam a censurar os meus comentários.
Desafiei-o, tal como sempre fiz, a enumerar as inverdades de que me acusa.
Agora a desculpa é o meu anonimato. Sem embargo, publica somente alguns dos meus comentários e apaga outros, não tendo qualquer pejo em, mesmo assim, os comentar!!
Salientar, por último, que há algum tempo atrás, convidou-me a enviar-lhe um e-mail. Recusei, dizendo-lhe que não queria ouvir nada da parte dele em privado que não me pudesse dizer em público e estranhei agora que alguém (como ele) pretendesse falar-me em privado quando insistiu com o blogger Tiago Pinto para que tornasse pública uma conversa...privada.
Não faz sentido alguém apelar à memória de Cosme Damião e comportar-se como um Urgel Horta.

Cumprimentos

Mentecapto da Silva

Anónimo disse...

nice blog