domingo, 30 de setembro de 2012

Sá dá uma de Jesus e assim, até a Europa fica em risco

Por favor alguém que avise o Sá Pinto que a sua versão Jesus levará o Sporting para fora dos lugares europeus.

Nem é tanto pelas individualidades de um e outro lado, ainda que contar com Salvio, Lima, Rodrigo, Garay e outros que tais confira desde logo vantagem a Jorge Jesus. A questão é mesmo pelo tipo de respostas colectivas que uma e outra equipa estão prontas para dar.

Em tempos Jesus afirmou que a sua equipa era uma das melhores da europa a defender com pouca gente. E é verdade que assim o é. A equipa do Benfica está preparada para posicionalmente responder às situações em que fica com apenas dois, três, quatro, cinco ou seis jogadores atrás da linha da bola. A equipa fica altamente desequilibrada, mas pelo menos tem a vantagem de saber interpretar as diferentes situações de jogo e dar as respostas que são pedidas a cada momento. Aliada à pouca capacidade para definir assertivamente os lances dos adversários que vão aparecendo pela Liga, vai dando para somar inúmeros pontos.

Ainda pior que ter uma equipa organizada num sistema táctico desequilibrado, é não ter os jogadores preparados para interpretar o que o jogo pede. Xandão não se destacaria nem na segunda divisão. Rojo anda à deriva em campo. Os seus traços individuais até parecem bem interessantes, contudo, por vezes fica a sensação que nunca foi sequer defesa, ou pelo menos nunca jogou da forma como lhe é pedido que o faça agora. Parece uma criança a ver o jogo dentro do relvado. Os laterais entram no desespero do resultado que não aparece e jogam (sem bola, essencialmente) sem qualquer critério. A dupla do meio campo tem muita qualidade individual e muita perseverança, mas zero de entrosamento. Não se percebem permutas e o vazio no corredor central faz-se notar. Quando Rinaudo sai à bola, ou é apanhado desposicionado seria obrigatório Izmailov recuar para trás do argentino, colocando-se numa situação de cobertura, sempre entre a bola e a baliza. Um posicionamento indispensável numa dinâmica com apenas dois médios no corredor central, que já havia sido explicado aqui e aqui.

Sem quantidade nem qualidade de entendimento na ocupação no corredor central, basta a qualquer adversário querer sair a jogar no pé quando recupera a bola e qualquer equipa da Liga pode perfeitamente ganhar em Alvalade. Imagine quando for fora de casa...

Enfim, no Sporting tudo parece aleatório e sem dinâmica. Cada um joga por si, sem qualquer entendimento do que é o jogo. O Sporting B venceria o Sporting A, e se Sá Pinto continuar a lançar dados, ao menos que o faça com os miúdos que saíram da formação. É que esses estarão prontos para entre eles resolver tacticamente o que o seu treinador não percebe.

P.S. - Os últimos dois jogos do Sporting mostraram a maior desorganização e desnorte de sempre. Nem na distrital se anda tão à deriva como em Alvalade por estes dias.

8 comentários:

Anónimo disse...

urioso falares do Sporting Clube de Portugal… Teria muito que dizer sobre isso.

Mas a unica coisa que se me oferece dizer é que quem aceitou de animo leve tudo aquilo que se passou em 26 de Março de 2011, não merce mais do que a “amostra” de clube em que o SCP se transformou…

O SCP não existe pois foram os seus próprios associados que se permitiram elegir um presidente da maneira vergonhosa e, no minimo, dúbia… para não lhe chamar aquilo que foi!

O SCP está na merda, morto, e com atestado de óbito passado na madrugada de 27 de Março de 2011… não vê quem não quer. E esperavam coisa melhor??? Foda-se, a sério??? A SÉRIO???

O SCP seguiu o exemplo do Coelhinho e emigrou porque foi expulso pelos seus próprios associados… colocar como presidente um “gestor” de topo com provas mais que dadas (Estádio, Academia, EXPO, venda dos terrenos do antigo EJA aos compadres a preços abaixo das melhores ofertas), um presidente da SAD a braços com N processos (CAscais, JVP, BPN…), e manter as figuras macabras do “sistema leonino” ligado aos nossos fiadores (o Pobre Guedes, o Ricci, e toda aquela escumalha), e a forma despudorada como foi desmantelada a nossa formação (aproveitada pelos nossos vizinhos) para colocar os amigos da “Quinta d’El Sá”…

Puta que pariu… mas vocês queriam que alguma coisa corresse mesmo bem com tudo isto a acontecer???

MAS ALGUÉM COM DOIS DEDOS DE TESTA E SEM EFEITOS DE ALUCINOGÉNEOS PODE AFIRMAR QUE ESTAVA À ESPERA DE ALGO DE BOM DE TODA ESTA MERDA????

O SCP está à espera de ser resuscitado desde 27/03/2011… E quem não percebe isto nem é sportinguista nem merece o meu respeito… porque não respeita o clube que AMO!

Pó caralho com todos aqueles que alinham com esta merda de clube a quem chamam sporting!

Parafraseando o nosso (ainda?) treinador: ” Este não é o meu SPORTING”… Nunca falaste tão bem Sá… Nunca mesmo! Se és mesmo sportinguista, demite-te e deixa de servir de escudo humano da escumalha! Desanda e junta-te a quem ama o clube e não a quem dele quer abusar…

O Sporting está morto há ano e meio… está feito uma seita de crentes iludidos em curandeiros e vigaristas vendedores de banha da cobra…

ESTE sportinguezinho é a vergonha na cara de quem AMA o VERDADEIRO, O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

PedroF disse...

OT: E o comportamento dos defesas do Man Utd nos golos do Tottenham? Fraquinho, não?

Anónimo disse...

Ao ler o que escreves serve-te de terapia para aliviar o CABEÇÃO de ser lagarto continua a mandar postais e a roer-te de inveja de não teres nascido BENFIQUISTA
INCHA LAGARTO

Carlos Santos

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Rojo nem sequer sabe correr... Não sei onde começou a jogar a bola mas, pela amostra, não recomendo o tal clube a ninguém.

M. disse...

" O Sporting B venceria o Sporting A" -- é isto que mais me custa perceber: foi o treinador do Sporting A que pôs o Sporting B a jogar como joga. Que raio se passa agora?

PB disse...

epa, eu n quero tirar mérito ao sá pinto pelo bom futebol dos juniores do ano passado.

Mas, será q foi o Sá pinto a meter o Sporting B a jogar como joga?

" se Sá Pinto continuar a lançar dados, ao menos que o faça com os miúdos que saíram da formação. É que esses estarão prontos para entre eles resolver tacticamente o que o seu treinador não percebe."

n escrevi esta frase no post por acaso.

Os miúdos da formação do Sporting qd chegam a juniores já sabem tudo do jogo. Todos os que percorrem aquela formação, mais ou menos talentosos, são por norma mt fortes na vertente táctica. O Sá Pinto provavelmente não os pôs a fazer coisa nenhuma. Apanhou um lote de craque inteligentes que sabiam ligar-se entre si, até pq já o faziam faz anos...

OnceCanadianNowAmerican disse...

O Sporting moderno deve ser alicercado naquilo que tem de melhor: os seus recursos humanos. Hoje temos um Sporting refem dos bancos, dos empresarios e de todos os abutres que a custa dele vivem. O Sporting tem que ter uma identidade que vem da Academia. Os jogadores tem que ser formados e educados segundo o principio que jogar na equipa principal do Sporting e um fim e nao um meio para outras paragens. Continuo sem perceber como pode o Sporting deitar 30 milhoes para a rua em transferencias e luvas com Elias (9), Viola (4), Rojo (4), Wolfswinkel (5), Gelson Fernandes, Jeffren (3) ou ate mesmo Capel (3). O Sporting tem que assentar neste momento em Adrien Silva e Andre Martins. Stijn Schaars e o lider dentro do campo que completa o triangulo do meio-campo. Carrico, Cedric e Patricio na defesa. Wilson Eduardo no plantel. Ir buscar Ricardo Quaresma e nao deixar que jogadores como Hugo Viana ou Custodio prefiram outro clube que nao o Sporting. O meu Sporting nao vende Miguel Veloso e Joao Pereira por 10 milhoes de euros.
O treinador do Sporting tem que ser o elemento mais caro, com mais reputacao, e com mais qualidade de todo o plantel. Lutar pelo titulo e obrigatorio numa Liga onde so mais 3 clubes tem qualidade para incomodar o Sporting. 20 vitorias numa epoca sao obrigatorias! 70 pontos e meta minima ano apos ano.

Tsubasa disse...

PB, ontem quando liguei o rádio e ouvi que ao intervalo o Sporting perdia 3-0, numa exibição paupérrima e que Sá Pinto tinha voltado a mexer muito...lembrei-me deste post! E lembrei-me que Sá Pinto não é só as tácticas suicidas.. É alguém que demonstra que não tem um caminho, mas sim umas ideias atrás das outras que vai experimentando na mesma sequência que os maus resultados vêm...
Porque quando pegou na equipa, o ano passado, diziam do Sporting ser demasiado defensivo, com um meio-campo a 3, mas sem criatividade. Agora, no desespero, joga com a carne toda no assador e agudiza mais o leão já completamente ferido..

Reitero esta minha ideia (por muito que os Sportinguistas que de inicio o idolatravam e depois o escorraçaram): O que de bom foi feito por Sá Pinto a época passada, foi fruto do bom trabalho de Domingos Paciência! O trabalho estava lá, as rotinas e as ideias estavam transmitidas, no entanto pela sede de resultados teve que sair. Sá Pinto deu a garra à equipa e a chicotada resultou! Com a troca de jogadores que houve, a equipa perdeu identidade, mas agora, esta equipa já é imagem de Sá Pinto e é o que se vê...