domingo, 14 de outubro de 2012

Nolito e João Mário

Foram apenas alguns minutos a ver João Mário, num jogo em que com um pouco mais de felicidade, e sobretudo de qualidade até poderia ter feito dois golos, que o fariam entrar no coração dos benfiquistas como uma grande promessa do clube.

Foi, porém, a sua incapacidade para perceber que acções tomar a cada momento, com ou sem bola que ficou na retina. É difícil explicar como alberga o SL Benfica futebolistas que aos supostos dezanove anos de idade não fazem ideia do que é o jogo que vão jogando. Tivesse Obikwelu dezanove anos no passaporte e seria uma forte possibilidade para integrar os quadros encarnados.

Depois, há Nolito. 

video

O pequeno video de um dos últimos lances do jogo sintetiza o que é João Mário e o que é Nolito. Era demasiado fácil perceber onde faltavam linhas de passe, pêlo que mais do que o gesticular do espanhol indicando o caminho ao avançado, o que impressionou na acção de Nolito foi o timing para fazer o passe. Repare na linguagem motora do defesa e no exacto momento em que Nolito faz o passe. Precisamente no momento em que o defesa troca os apoios. Talvez seja difícil perceber o alcance da qualidade de Nolito. São pequenos pormenores na tomada de decisão, aliados a uma boa capacidade técnica, sobretudo de passe, que fazem de Nolito o melhor extremo do Benfica. Por não ser rápido jamais será tido por Jesus como um jogador importante. Perde Nolito e perde sobretudo o Benfica. Felizmente para ambos que a veia goleadora que sempre apresentou vai obrigando quem não percebe a sua qualidade a utilizá-lo aqui e ali.

Lamentável apenas que a sua utilização dependa do elevado número de golos que obtém. É que mesmo sem chegar ao golo deveria ser sempre a primeira opção para a ala encarnada.

34 comentários:

Luis Santos disse...

Boas!

Falas no Nolito como primeira opção para ala, mas não achas que podia servir para a posição que normalmente é desempenhada pelo Rodrigo e antes pelo Saviola?

Cumprimentos,
Luís Santos

PB disse...

Sim, creio q sim. Eu n tenho preconceitos c adaptações. Prefiro um jogador bom tecnicamente e inteligente que nc tenha feito a posição que um sem essas caracteristicas e que toda a vida a tenha jogado aí (menos para gr).

Portanto, acho que daria certo, sem dúvida. Podia requerer algum tempo, mas sem dúvida que o Nolito pode jogar onde quiser.

Mike Portugal disse...

Por momentos pensei que ias falar do João Mário, o puto do SCP que joga na equipa B. E sabendo como gostas do Nolito, estava a estranhar que achasses o João Mário (do SCP) alguém que não percebo nada do jogo. lol

B Cool disse...

E o Luciano Teixeira, não achas também demasiado fraco ? Já nem falo do pouco profissional que o Sidnei é apresentando-se ainda com aquele excesso de peso apesar de já jogar há quase 1 mês

PB disse...

tb já vi o João Mário do SCP! Mais até que este do Benfica, mas n quero ainda arriscar conclusões sem ver mais minutos de jogo. Este é que pareceu tão péssimo e perdido, mesmo apenas em meia hora que vi q tinha de o rasgar lol

E mais havia lá p rasgar...mas,pronto.

PB disse...

olha, escrevemos ao mm tempo...

sim o "mais havia lá p rasgar" é por ai. Pelo Ascues tb. Sobretudo pelo n elevado de estrangeiros sem potencial q parece q andam por lá.Mas, repito, n vi mt do SLB B, portanto prefiro ficar calado p n dizer mta asneira...

O Sidnei é pena.

B Cool disse...

Será que o objectivo de alguns treinadores não será promoverem jogadores fortes e altos, como o Jesus tanto gosta em detrimento de jogadores mais inteligentes, na equipa B por exemplo Leandro Pimenta e Miguel Rosa

PB disse...

isso és tu a pensar que há objectivos definidos. Não sei se os há. acho q estás a dar demasiado crédito ao JJ nesse aspecto...

E esses tipos que falamos nc vão jogar no Benfica na 1a div.

Ricardo Faria disse...

Será que percebi bem um comentário que fizeste, em que este João Mário e o do Sporting são parecidos?

Desde já as minhas desculpas, caso tenha percebido mal.

João.D10S disse...

Sinceramente, já não consigo arranjar mais elogios para o Nolito, acho que já os esgotei.

Da mesma maneira que já desisti de tentar 'abrir' os olhos a muitos Benfiquistas para quem, ser um grande jogador, é preciso ser elegante e dar um ou outro toque de classe com a bola (Gaitán).

Além dos golos que marca, ainda se trata de um jogador que tem espirito colectivo, e cujo jogo tem sempre 'intenção'. Não faz nada por acaso - apesar do jeito um pouco trapalhão - e recorre constantemente a passes de ruptura, os muitas vezes apelidados de 'passes de morte'. Se os avançados do Benfica tivessem o ano passado, apresentado um índice de concretização um pouquinho mais elevado, então o Nolito facilmente teria dobrado o seu número de assistências.

Mas não concordo contigo quando dizes que o JJ não gosta do Nolito por causa da sua falta de velocidade. Tenho a clara impressão de que o JJ não gosta do Nolito porque não foi uma 'criação' sua, não foi ele que o viu jogar e recomendou a contratação.. e como já vimos muitas - demasiadas - vezes o Jasus só gosta 'dos dele'.

E assim o Benfica continua na sua senda de desorganização desportiva.

PS: abomino o Gaitán, não porque não ache que tem qualidade.. é exactamente por causa do oposto.. tem qualidade e 'manda-a fora'

http://benfiquistaemcasa.blogspot.pt/

PB disse...

Nao Ricardo Faria, nada disso mesmo.

Ricardo Faria disse...

Ah, ainda bem. Já estava a ficar assustado ;)

Hertz disse...

O Nolito é um jogador fantástico: tem garra, é raçudo, tem qualidade técnica e finaliza muito bem, mas de todas estas características o que mais me agrada no Nolito é a sua qualidade de passe fantástica (não admira que tenha vindo das escolas do Barça). Eles executa passes e remates também, de 1ª com uma qualidade muito elevada.
Há um jogador na equipa B que na sua maneira de correr e disputar os lances me lembra muito o Nolito. Estou a falar do Miguel Rosa. Não sei se é só impressão minha mas confesso que quando o vejo jogar por momentos lembro-me do Nolito.
Tenho pena que o Miguel Rosa não tenha uma única oportunidade na equipa A (aposto que nem convocado será para os jogos das taças).
Quanto ao João Mário, vi-o jogar poucas vezes mas pareceu-me um miudo esforçado. Eu não percebo lá muito de tácticas e das movimentações que devem fazer mas será que não se pode dar um desconto ao miudo por ser a 1ª vez que jogava com aqueles jogadores?

PS: O Sidnei parece que se está mesmo a cagar e parece que está a fazer um frete quando joga. É vendê-lo pois é um "crime" eles estar a tirar o lugar a miudos como o João Cardoso ou até mesmo ao João Faria que me parece ser um miudo com bastante qualidade.

No.Worries disse...

Concordo com quase toda esta análise, mas não sei se o Nolito será mesmo o melhor extremo do SLB, porque e só porque está lá o Sálvio, que acho que não é deste campeonato. Sorte da equipa e do treinador que tem os dois. Até poque acho que ambos têm umas caracteríticas fortes em comum: poder de decisão e finalização. Recuando ao post sobre o Rodrigo, acho que um tridente da frente com Nolito, Rodrigo e Sálvio era avassalador.

PB disse...

433 c esses 3 na frente! é mm isso q eu pensava se tivesse no Benfica!

Anónimo disse...

O 5LB tem sempre equipas demolidoras mas depois quem leva 5-0 são eles, não percebo!

Pedro disse...

PB, tu elogias bastante Jesus. Como encaixas todos esses elogios na pouca utilização que ele dá a Nolito e antes a Saviola?

Dois jogadores que tu consideras fabulosos (e são, claramente), inteligentes e que percebem tudo o que é futebol mas depois, o treinador, que elogias, é incapaz de perceber e aproveitar isso?

Que justificação consegues dar ás opções de Jesus mantendo a defesa que fazes á sua qualidade?
Aceitas o desafio? ☺

RuiCosta disse...

Epah mas esta conversa toda do Miguel Rosa já chateia !

Sim, ele já merece uma oportunidade na equipa principal.
Sim, tem grande qualidade e acima de tudo sente o Benfica como poucos que lá andam!!

Mas vamos lá ver uma coisa:
-Qual é o sector que o Benfica tem mais jogadores e que está sobre-lotado? É o sector que o Rosa ocupa!

Se mesmo o Ola John ou o Bruno César, jogadores das alas com poucos minutos, não são titulares num JOGO DA TAÇA, eu imagino onde queriam que o Miguel Rosa jogasse!

Na taça da liga, por exemplo!

Ou então, no próximo ano, arrecadarem algum dinheiro com o Bruno César (que até deve estar bem valorizado), um jogador que não é indispensável, e começarem a integrar o M.Rosa no seu lugar!!

PS: Ah, e não venham cá com histórias de Miguel Rosa a 8, a 8,5 , 8,456433 , que seja!

Edson Arantes do Nascimento disse...

"Elevado número de estrangeiros"?

A equipa B do Benfica tem quatro ou cinco estrangeiros (Carole, Ascues, João Mário, Correa, Elvis) e depois o Sidnei que é estrangeiro, sim, mas é de outro campeonato - mesmo que nem ele acredite nisso.

Não percebo este argumento dos estrangeiros.

Quanto ao João Mário não o conheço, vi uns minutos sem atenção, mas parece-me que o jovem tem 18 ou 19 anos (corrijam-me se estiver enganado) e veio da Guiné-Bissau recentemente. Por isso não me parece nada justo ver uns minutos contra uns ineptos que não sabem jogar a bola, para logo em seguida "assassinar" o rapaz.

Também me irrita a mania de utilizar jogos como este para exaltar características do jogador x ou y. O adversário era uma merda. O jogo não era competitivo. Nem o Sintrense é tão mau. Onde anda o Belluschi que foi tão elogiado aqui no jogo contra o 1º de Dezembro para a taça, com direito a vídeo e tudo? Onde?

Outro facto: o Nolito, esta época, só agora começa a estar em forma. Nos outros jogos esteve quase sempre desastrado (contra o Braga, por exemplo, contra o Paços a mesma coisa e foi titular) - e digo-o com pena porque gosto do Nolito.

PB disse...

Pedro, um Jesus sabe mt,mas mm mt do jogo, mas n é o treinador perfeito. Mt mt mt mt longe disso. Se fosse, já teria percebido q tem de ter mais gente no meio campo, e já teria percebido o q dão alguns jogadores...

elogio e gosto do JJ no q acho mt bom, e critico no q n concordo

Pedro disse...

PB, é isso que não consigo compreender. Como é que ele sabe muito do jogo mas não percebe que tem de ter mais gente no meio e o q dão alguns jogadores?
Acho isso uma incoerência brutal.

O que entendes por " sabe mt,mas mm mt do jogo"?

PB disse...

sabe e ensina os seus jogadores a defenderem c 2, 3,4,5,6,7,etc atras da linha da bola. Sabe e ensina os seus defesas a distância que devem ter p a bola. Sabe tanto, mas tanto de posicionamento, que não te passa pela cabeça. O futebol não é só meter uma táctica e mandar jogar.

Os pontos que ele tem feito no Benfica mais ng os fez nos últimos q? 20 anos? e qd sair, tb n os farão.

E estou convencido q não faz mais pelo q aqui vou referenciando.

Mais vale um mau modelo, mas perfeito no controlo dos pormenores, que ter um sistema táctico todo boneco e sem entendimento posicional do que deve ser feito.

Pedro disse...

"Sabe tanto, mas tanto de posicionamento, que não te passa pela cabeça. "

Então pq é que o Benfica é apanhado tantas vezes em contra pé?

Pedro disse...

"Os pontos que ele tem feito no Benfica mais ng os fez nos últimos q? 20 anos?"

E quem, para além dele, teve tanta e tão boa matéria prima ao dispôr?

PB disse...

pq o modelo de jogo dele das últimas épocas contempla pouca gente atrás da linha da bola

PB disse...

Quem? Quique, Camacho, Fernando Santos. Pelo menos nos 11 iniciais...

O FS conseguiu n ser campeão com um 11 com Petit, Katso, Simao,Miccoli,Kargounis, N.Gomes, R.Costa, Luisão, D.Luiz, e se calhar ainda me tou a esquecer de alguns.

Camacho idem. Da equipa do Camacho tb saiu tdo p o estrangeiro... Se não sairam mais caros foi pq n foram valorizados como os de Jesus.

A do Flores era se calhar até mais forte que a do JJ no seu primeiro ano.

PB disse...

deixa, p o ano logo chega outro treinador, vamos ver qt tempo andará o Benfica lá em cima e se volta a disputar quartos e semi finais europeias

Edson Arantes do Nascimento disse...

Exacto PB!

Concordo com tudo o que escreveste agora sobre o JJ.

Pedro disse...

PB, o Quique teria sido campeão não fosse roubado no Dragão e na Luz contra o Nacional..

Mas, sim, venha o próximo e o que pode acontecer? Perder um titulo para Vitor Pereira depois de ter 5 pts de avanço? Ser humilhado por Villas Boas? Perder dois titulos em casa? Ser eliminado da taça de portugal na Luz, após vantagem de 2-0 no Dragão? Perder umas meias finais da Liga Europa para o Braga???

Realmente até tremo só de pensar no que o próximo treinador pode fazer...

☺☺☺

Com Fernando Santos o SLB jogou muito à bola. Faltou tomates ao treinador para fazer rotação de plantel para não estoirar a equipa. E nenhum deles tinha as opções q JJ teve.

PB disse...

a ver se n vais ter de ser eliminado após vantagens no dragão, pq tb n voltas sequer a dar luta lá. VOltas ao tempo em que foram alguns 10 ou mais anos sp a levar 2,3 ou 4.

O FSantos n ganhou pq n percebe nada de bola. N foi pq estoirou a equipa. Isso é um mito. N ganhou pq as suas equipas c 11 atrás da linha da bola defendem pior q as do JJ com 4 ou 5.

E aqui voltamos ao meu pto. O JJ sabe tanto q as pessoas nem imaginam. Hj o Saviola volta a falar do mm.

Dentro do seu errado modelo, controla os pormenores todos de posicionamento com grande excelencia. Infelizmente para ele, crê que isso é suficiente para ser campeão. Eu tenho duvidas, mesmo q ele ande lá perto.

O Quique nc seria campeão. Nem em 2ndo acabaria.

Edson Arantes do Nascimento disse...

É incrível a forma como alguns benfiquistas falam de abéculas como Kikas Flores (um nabo) e F. Santos (um nabo ao quadrado).

Carrega PB!

Pedro disse...

O "problema" é que Quique seria mesmo campeão apesar de todas as suas limitações. Mesmo.

Mas ok...Jesus percebe tanto de bola mas tem um modelo errado. Esclarecido. ☺☺

Adiante.

Pedro disse...

Só mesmo para fechar este assunto. Se Jesus percebe assim tanto de bola então como se explica a táctica e a defesa que colocou com o fcp no jogo dos 5-0? Tudo por causa de Hulk, relembro. De Hulk.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Fonix, ó Pedro, aconteceu uma vez, meu!

Fiquei muito lixado com ele. Sim, o JJ teve culpa na manita. Mas em três épocas e meia foi possivelmente a única vez que aconteceu - o Benfica do JJ nem com o Barcelona perde de goleada (ups, veremos em Camp Nou...).

E quantos é que foram à Luz e saíram de lá com um saco cheio? E há quanto tempo não marcávamos presença numa meia-final europeia (perdida merdosamente, sim...)? Não falando sequer dos jogadores que foram valorizados directa, e especificamente, pelo JJ.

Vários. Vêm mais a caminho. Estão em causa centenas de milhões de euros a nosso favor. Isto não é negligenciável.

O Benfica do JJ ganha quase todos os jogos e muitas vezes de goleada - tirando contra o Porto, mesmo sendo quase sempre taco-a-taco.

São factos! Não é a minha ou a tua opinião.

E sinceramente acho uma falta de respeito querer analisar o trabalho de alguém por um (único) episódio. Não é sério. Não é justo.

Entretanto vamos comparar o percurso do JJ com quem - com o Kikas? Que foram derrotas em casa com o Gil Vicente, Metalist, levámos cinco batatas do Olympiakos e ficámos fora da Liga dos Campeões?

Com o Fernando Santos? Aquele camarada que nos levou a um saco cheio com um Celtic que nem no Girabola se qualificaria para as competições africanas? Que perdeu diversos jogos e pontos nos últimos minutos?

Que não confiava no David Luiz (estreou-se em Paris, com o PSG, depois do Luisão se ter lesionado aos 15 minutos - quando o Luisão tinha estada sem treinar até ao dia anterior e apresentava-se claramente debilitado)? Que sofria golos de todas as maneiras e feitios?

Que não ganha nada pelos sítios onde passa? Que no Sporting perdeu uma vantagem, para nós, felizmente, de 15 pontos ou como era em apenas três meses?

Desculpem o longo comentário... Mas isto é sério? Não me façam rir!