quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O legado de Sá Pinto. Take II, ou uma das piores equipas a defender do futebol europeu.

Alguns lances poderão eventualmente, estar descontextualizados. Não me foi possível, ainda, rever o jogo, e os lances são retirados deste resumo.

Os resumos não mostram na totalidade o que leva a determinadas situações em termos posicionais, pelo que  é possível que sejam cometidas algumas injustiças de julgamento em um ou outro lance. Todavia, e pelo histórico de erros posicionais da defensiva leonina, o mais provável é que não haja mesmo qualquer injustiça. Em termos colectivos, defensivamente este é o pior Sporting da última década. Também por isso, Rojo e Boulahrouz parecem a pior dupla de centrais leonina a que a memória nos faz chegar. Mas, os laterais têm-se juntado ao rol de disparates defensivos. A culpa terá de ser atribuída a quem não treinou minimamente a interpretação e coordenação dos seus defesas às diversas situações de jogo. Cada um joga por si e o resultado são jogadores na fogueira. Justamente? O tempo o dirá. 













14 comentários:

Anselmo Damásio disse...

Até esse título eles querem roubar ao Benfica treinado pelo mestre da táctica Jorge Jesus.

José Guinote disse...

O posicionamento do Cédric em ambos os golos provocaria um enfarte a um treinador dos juniores. Em vez de estar junto ao poste direito estava algures a marcar ... o ar. Os centrais não prestam. São muito piores do que os do nao passado. Nenhum tem a capacidade quer do Polga, quer de Onyew ou Xandão. Pelo ar somos uma defesa-passador e pelo chão o Boularuz tem a flexibilidade da estátua do Marquês de Pombal. Mas, alguém, com uma visão subtil da realidade, entendeu contratá-los mandando embora Polga e Onyew e colocando Xandão no banco.
No Sporting nada faz muito sentido. Os resultados são uma expressão implacável desta conjugação de um leque alargado de incompetências várias.

Tsubasa disse...

Discordo. Tanto na rádio, como na TV (que só vi os últimos 5 minutos) disseram o mesmo: Cédric foi dos melhores do Sporting em campo.

Também só estou a ver estas imagens (e não pesco nada disto), mas não me parece assim tão incorrecto o posicionamento do lateral-direito. Cédric não é em nada pior que Insúa a defender. E no ataque só lhe perde em remates em força, porque remata bem, mas mais em jeito.

Na imagem 5/7 está lá o extremo, o que explica a abertura do lateral. (Digo eu, não domino.) Nas primeiras ele está mal colocado sim, mas mais por mau movimento de Boularuz. Deveria ter fechado o meio, mas só passam 3 segundos de uma imagem para a outra e o movimento do colega é incorrecto, logo penso que atenua a falha...

Posso estar a dizer uma barbaridade, mas na rádio também o disseram, Cédric chegará à selecção nacional em breve. E na minha opinião já vai tarde, Miguel Lopes não é nada e mesmo João Pereira deixa muito a desejar...

Rojo ainda não observei em condições, mas Boularuz está a ser exactamente o que esperava: um retrocesso no Sporting.

Quando Domingos chegou havia boas perspectivas...http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2011/08/adorei-rever-te.html

Anónimo disse...

Então mas o Jorge Castelo não tinha sido um grande reforço para o Sporting? Já não entendo nada. Se calhar é daqueles que só é bom a dar aulas.

PB disse...

tsubasa, o posicionamento do d.d. n depende do posicionamento do extremo esq adversário. depende do n de jogadores atrás da linha da bola.

Se a ideia for cada um a evitar q o seu marque golo, o Cédric está bem. se a ideia for defender bem, o Cédric está absolutamente péssimo!

Anónimo disse...

deixa tar que o maxi nessas imagens nem aparecia e pq? pq tava no outro lado do campo em fora de jogo...

PB disse...

n sei de q forma o posicionamento do maxi vai ajudar o Sporting a ganhar jogos, anónimo...

José Guinote disse...

Chamei a atenção para o posicionamento do Cédric por ser uma evidência o seu mau posicionamento. Isso nada tem a ver com a sua qualidade potencial ou com as coisas boas que terá feito no jogo ou ao longo dos outros jogos. Tentei participar no contexto do post sobre a má qualidade defensiva da equipa. Os centrais são decisivos e a sua incompetência foi muito bem evidenciada no texto mas os laterais dão a sua contribuição para o triste desfecho. Claro que o problema é mais vasto e não se esgota com a defesa e/ou a actuação deste ou daquele jogador.

Vasco disse...

E falares da equipa onde o outro colaborador do blog trabalha?
Man City what a shame!

Anónimo disse...

O PB, tu que dizias que Castelo era o maior e tal, agora que está lá nada tem feito de melhor, uma vez que é ele que operaliza os treinos em conjunto com treinador, para o que este quer?!! Explica-me melhor?!!

Falar e escrever uns textos é fácil, na pratica e no campo, não é bem assim, e esse professor e mais alguns, são em Portugal aos "molhos", falando como doutores e treinando como amadores mal formados...

PB disse...

O Castelo o maior? Loooooooooooool

qt ao operacionalizar os treinos, n sei que o fazia. Acho q aquilo era dar a bola e joguem. Pelo valor colectivo da equipa, n devia ser mais do que isso...

PB disse...

Vasco n há nenhum colaborador do blog no City. O q é pena. Assim teriamos mais de 1 campeão nacional por aqui

Anónimo disse...

PB, na tua opiniao, o cedric deveria estar +/- onde?

PB disse...

Sempre mt mt mt mt mais perto do central. Ele tem de defender a sua própria baliza. Não é defender um adversário. É golo qd a bola entra na baliza e não qd a bola entra no adversário directo...