terça-feira, 30 de outubro de 2012

Por onde lhe pegar, Vercauteren?

Back to basics

Nesta fase, até o aquecimento deve ser pensado para fazer evoluir tacticamente a equipa.

Integrar no aquecimento jogos que trabalhem tacticamente (as respostas a dar em função da situação de jogo) todos os atletas, sobretudo os que compõem a linha defensiva do Sporting é fundamental. Todo o tempo é demasiado curto para o que urge mudar. 

Exemplos para aquecimento.

Jogos de 2x2. Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (contenção / cobertura defensiva). Mais do que cair em cima do adversário directo para recuperar rápido, há que garantir segurança defensiva.

Jogos de 3x3. Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (linha da contenção com um jogador, linha de cobertura com dois). Trabalhar os equilíbrios, a cada mudança do portador da bola, um jogador diferente sai para a contenção, voltando quem estava na contenção para a linha de cobertura.

Exercícios potencialmente interessantes para a coordenação da linha defensiva, nos momentos em que fica com 4 ou 5 atrás da linha da bola.

Jogos de 4x4. Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (linha da contenção com um jogador, linha de cobertura com três). Trabalhar os equilíbrios, a cada mudança do portador da bola, um jogador diferente sai para a contenção, voltando quem estava na contenção para a linha de cobertura.

Jogos de 5x5.  Pontua quem ultrapassa a linha final adversária com a bola dominada. Obrigatoriedade de defender em duas linhas (linha da contenção com um ou dois jogadores, linha de cobertura com três ou quatro jogadores, dependendo das ideias do treinador e do corredor de jogo. Isto é: 4+1 ou 3+2). Trabalhar os equilíbrios, a cada mudança do portador da bola, um jogador diferente sai para a contenção, voltando quem estava na contenção para a linha de cobertura.

Primeiramente há que reorganizar defensivamente a equipa. Começando pelos que jogam mais atrás. Como defender com 2, 3, 4, 5 atrás da linha da bola?

Progressivamente ir inserindo mais jogadores, para mais situações que promovam também a coordenação entre sectores e dentro dos próprios sectores.

3 comentários:

Anónimo disse...

Continua-se a persistir no erro de avaliar a qualidade dos jogadores com o que se passa no campo?! Na defesa por exemplo o único jogador que denota não estar apto para jogar na 1ª liga é Rojo, o que só espanta quem não sabe de onde e quando chegou. Claro que há responsabilidades em Alvalade por ninguém ter procedido à devida avaliação correcta.

Com as coisas a correrem bem muitos jogadores vão espantar muita gente.

No.Worries disse...

Muito bons estes exemplos. Gostava só de saber em que espaço se fariam e se (acho que pergunto quase sempre isto) teria limites de toque, apesar de saber que não és adepto disto porque pode influenciar a tomada de decisão. E antes desses exercicios fazia-se mobilização geral? Apesar da intensidade dos exercicios não farias sprints curtos após os mesmos? Estas perguntas não estão relacionadas com o caso especifico do scp, são apenas curiosidades minhas.

PB disse...

4x4 largura da área. O resto mais ou menos proporcional. Depois de uma mobilização geral sim e eventualmente depois de umas rabias a anteceder a mobilização. Sem limite de toques