quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Têm um candidato a melhor nove da Europa e não o usam como tal

Depois de algumas trocas de comentários aqui, ainda no dia de hoje, Rodrigo fez o que sempre faz, quando lhe dão oportunidade de jogar onde deve jogar. O Benfica está a perder um dos melhores pontas de lança que passou por Portugal. Sozinho na frente, em 4x3x3 valeria mais de trinta golos.





Cardozo tem traços óptimos, mas não ter saído foi bastante prejudicial para o SL Benfica. Ainda hoje, se tem vindo para Lisboa, Falcao seria suplente a entrar 10 minutos por jogo. 

P.S.- Pior que não ter, é não saber aproveitar o que se tem. Daqui por uns anos, todos perceberão o  valor do ponta de lança que o Benfica foi usando aqui e ali e sempre desenquadrado do seu potencial.

P.S. II - Entretanto, parece que já marcou mais um. Desconheço se o jogo ainda está na primeira parte.

60 comentários:

hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...

Pois, mas para isso acontecer primeiro precisamos de esperar que o JJ vá embora pois ele já disse que em 4-3-3 não joga.

Lisboa disse...

'433 e tatica de equipa pequena' by JJ

Rearviewmirror disse...

Foram 4!

Bom, Rodrigo é excelente (vai ser um dos grandes pontas Mundiais) mas quando se ataca Cardozo, que tem perto de 140 golos em jogos oficiais pelo Benfica, para mim perde-se logo a razão.

Não é bonito, falha muitos golos, mas é o melhor avançado que o Benfica teve nos últimos 20 anos.
Por muito espetacular que tenham sido estes 4 golos contra uma selecção sub-21 dinamarquesa não podemos embandeirar em arco.

Rodrigo é um grande avançado a jogar em contra-ataque, e pode ser mortífero quando lhe metem a bola em condições entre o lateral e o central, com espaço para correr até á baliza.
Foi assim que ele marcou muitos golos no Benfica a época passada.

Rodrigo tem 19 jogos a titular pelo Benfica, e apenas em 2 jogos abriu o marcador...

Anónimo disse...

o que achas se o Gaitan fosse colocado no centro com 3 médios matic, Aimar e Enzo nas suas costas e dois gajos para dar profundidade?

JFC

PB disse...

quem é q atacou o Cardozo?

O mais estupido disto tudo é dizer q o Cardozo devia ser suplente é atacar o Cardozo. É por isso que para os adeptos do Benfica, o Falcao ainda hoje seria suplente do Cardozo

PB disse...

Gaitán só a extremo... corredor central era suicidio. N tem responsabilidade para jogar ai

André Correia Maricato disse...

Quase todos os jogos que o Benfica faz são contra defesas que jogam muito baixas. Achas que ainda assim o Rodrigo consegue render nessa posição com essas características?
Talvez consiga, mas tenho as minhas dúvidas.

PB disse...

Eu n tenho dúvidas nenhumas. Ou é preciso ter-se 1.90 para jogar contra defesas mt baixas? O Rodrigo marca mais golos no Benfica que o Cardozo. Tenho qs a certeza q se apresentarem o ratio de min golo de cada um deles, tirando os penaltys isso provar-se-à certo.

Para além de tudo o mais que acrescenta, quer em termos defensivos quer ofensivos. E isto não é uma critica ao Cardozo. Sorte a do Benfica ter 3 dos melhores 4 avançados da Liga

José Lemos disse...

Pb,
se fosses suceder ao Ferguson no United, o Falcao se afigurasse como bom negócio (e portanto contratado), e lá se mantivessem Rooney e VanPersie, algum deles era suplente no teu melhor 11?

(tinhas o Chicharito como 4º e uma linha média não abundante em termos de número de opções)

Abraço

Ps1: peço-te uma resposta curta e concreta.
Ps2: estou farto do JJ.

Pedro disse...

PB,

Na minha modesta opinião, para Rodrigo ser o ponta que dizes falta-lhe finta curta. Ele é bom no espaço fruto da capacidade de arranque, mas com uma defesa de bloco baixo terá, para já, muitas dificuldades.

Se pode evoluir? Pode.

hertz disse...

"É por isso que para os adeptos do Benfica, o Falcao ainda hoje seria suplente do Cardozo"? Só se forem malucos.
Eu gosto muito do Cardozo mas o Falcao (e isso já se via ainda no seu 1º ano no Porto e principalmente no 2º) se tivesse estado no Benfica no 1º ano de JJ, com o poder ofensivo da equipa teria provavelmente marcado quase o dobro dos golos do Cardozo. Intelectualmente é "só" o melhor 9 do mundo.
Mas não tivemos nem temos Falcao, temos Cardozo e Cardozo é golo. Não digo que possa passar alguns jogos no banco mas continua a ser um jogador muito importante para o Benfica.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá que raio de conversa fonix, o Benfica joga com Cardozo e Rodrigo! Porque os dois TÊM de ser titulares. Não há argumentos que possam contrariar a prática, que é o critério da verdade.

O resto são apenas opiniões. Que valem o que valem.

Anónimo disse...

Atendendo ao número exagerado de extremos no plantel benfiquista, que opinião terias de um benfica em 3-4-4:
linha defensiva (3): miguel vitor, luisão e garay
meio campo (4): maxi (enzo), enzo (matic/andre almeida), carlos martins (aimar), melgarejo (luisinho)
avançados (3): salvio (ola john), rodrigo (cardozo/lima), nolito (gaitan)

Anónimo disse...

O que achas do Jackson Martinez? e do Ederzito?

Pedro disse...

PB,

Estás a misturar coisas. O SLB tinha contratado Saviola para fazer dupla com Cardozo. Falcao era o suplente desejado mas pediu demasiado dinheiro que o tornava um suplente demasiado caro (situação que depois se verificou com Saviola). Não podemos avaliar essa opção por aquilo que HOJE Falcao vale. E esse é um erro comum nas análises. Adiante.

Rodrigo é bom e quando marcar 30 golos na época seguinte não está cá. Cardozo marca os tais 30 e por cá vai ficando marcando mais 30. É por isso que Cardozo é importantíssimo. Serve perfeitamente os interesses do SLB. Se Rodrigo tem condições para ser 10 vezes melhor que Cardozo? Claro que sim. Mas ainda não é e quando se aproximar de o ser sai logo do SLB.

PB disse...

pq é q n é? espero q n seja pq marca menos golos, pq a verdade é q tem um ratio min golos mt superior ao Cardozo, ainda para mais jogando longe da baliza, ao contrário do que as suas caracteristicas sugerem...

Lá está, o Cardozo marca 20 golos época (14 ou 15 se tirarmos os penaltys), e como esse é seguro não se arrisca melhor. Daí Falcao ainda hj ser suplente no Benfica...

MM naquilo q todos defendem a utilização do Cardozo (o golo) o Rodrigo é incrivelmente melhor.

Anónimo disse...

Onde é que estão os golos de ponta de lança? Todos iguais, 3 transições rápidas, 3 golos de um avançado móvel! Mais móvel era impossível! Claro que também pode jogar na área e o que é que isso tem a ver com o valor do Cardozo ou com a forma como o Jesus o utiliza?

Se jogasse só com 1 avançado metia pouca gente na frente... Rodrigo está a evoluir, nesta altura o máximo que pode dizer é onde gosta mais de jogar e não onde pode ser mais útil. Para isso é que há treinadores! E Jesus é um excelente treinador com muitas qualidades e alguns defeitos. Como os melhores! Em Portugal ninguém lhe ensina nada!

Anónimo disse...

O Rodrigo a 9 não vale metade do Cardozo! Nem como 2º avançado, entre linhas, vale metade do Saviola! Na actualidade já é um garoto com muito valor e a evoluir, bem utilizado como avançado mais móvel! Como se vê aliás nos vídeos propostos.

PB disse...

no dicionário do anónimo, só é ponta de lança quem tenha mais de 1.85 e mais de 80 kg.

A cruzada continua...

PB disse...

Rear, e isso do abrir o marcador conta assim mt para o q? é a teoria do ataque organizado / avançado de contra ataque.

A espanha joga em contra-ataque, é isso?

e qd está 1a1 e ele faz o 2ndo, conta? ou como não abriu o marcador tb n conta assim mt?

E é normal q mesmo tendo mt mais golos que o Cardozo, ainda assim esteja mt aquém do q o seu potencial permitiria. Não joga como 9, como faz na selecção de espanha onde me parece que tem mt mais golos marcados que jogos realizados.

Anónimo disse...

n pescas nada disto. o messi como é baixo tb só marca no contra-ataque! sem pinheiro n se vai lá!

V. disse...

Em que é que o Rodrigo é melhor que o Lima?

Pedro disse...

Tenho alguma dificuldade em debater quando dizes q Rodrigo tem mais golos que Cardozo...

Contra o Beira Mar com dois avançados móveis como tantos defendem vi uma incapacidade brutal do SLB em entrar na área adversária. Com Cardozo a bola pinga sempre lá. Pode não dar golo mas a bola está sempre mais perto da área de finalização.

Cardozo não marca 20 golos época. marca mais. E os penaltys para contar têm que entrar como Rodrigo e Lucho demonstraram nesta jornada.

Rodrigo é bom e pode ser excelente.
Continuo a dizer que o problema do SLB está longe de ser a utilização de Cardozo ou de Rodrigo mas sim a táctica. Podemos estar aqui a discutir como quisermos q enquanto Jesus teimosamente manter o 4132 estamos tramados.

EB disse...

Depois do post feito em relação ao Rojo, gostava de ver o mesmo em relação ao Bruno Alves no golo agora da Russia.

Será que o Bruno Alves alguma vez foi central?

Isto de pegar em fotografias de momentos de um jogo tem muito que se lhe diga. Cada um vai fazer o que quiser e passar a imagem que se quiser.

Anónimo disse...

E a arrancada do Pepe no golo da Rússia? Não merece um post à Rojo?

João.D10S disse...

Boas,

Primeira vez que me deparei com este blog e confesso que gostei bastante - ajuda saber que Aimar aqui é reverenciado :D.

Passarei a ser um leitor assíduo.

PS: li alguns posts avulso, nomeadamente os que tinham a tag 'aimar' (claro!) e nalguns desses consegui ver descrito aquilo que eu penso de maior parte dos jogadores do Benfica, (nomeadamente Nolito) e não consigo descrever através da escrita. Os meus parabéns!

http://benficacompaixao.blogspot.pt/

Rearviewmirror disse...

Rodrigo tem 19 jogos a titular pelo Benfica, e apenas em 2 jogos abriu o marcador...

Chega?

PB disse...

o bruno alves gosta de sopa e o pepe de caldo verde

chega?

n resposdeste, qd está 1 a 1 ou 2 a 2 e ele marca conta p esse raciocinio q tas a fazer, seja ele qual for ou nao?

PB disse...

Benfica 2 olhanense 1. 2 golos de rodrigo

Benfica 1 basel 1, golo de rodrigo

Braga 1 benfica 1, golo de Rodrigo

Naval 0 Benfica 1 , golo de Rodrigo

Benfica 3 Gil Vicente 1, golo de Rodrigo qd estava 1 a 1

Benfica 2 gil vicente 1 (final da taça da liga. 1o golo do jogo Rodrigo

Setubal 0 Benfica 5 , 1o golo do jogo Rodrigo

Benfica 2 Beira Mar 1, golo de Rodrigo qd estava 1 a 1.



procura no zerozero q foi onde fui. Portanto o argumento que defendes não só não é um argumento (pelo menos minimamente interessante) como é mentira

PB disse...

João Dios, obrigado.

sim, vai espreitando as etiquetas, que há por lá coisas que me orgulho mais de ter escrito q os posts recentes... Andei sem tempo, depois sem sportv... e isto parou um pouco

Pedro disse...

Quando se compara Cardozo com Rodrigo é na época passada. Nesta ele estado lesionado!

JS disse...

É incrível a adoração vs ódio dos benfiquistas por Cardozo. Ou é um azelha ou o melhor ponta-de-lança do mundo. O argumento que marca golos dá-me a volta à cabeça.

Senão estou em erro, mesmo com penalties, nas duas épocas (apenas Campeonato e Champions):

Cardozo marcou 28 golos em 3450 minutos (1 por cada 124 minutos)
Rodrigo 14 golos em 2076 (1 por por cada 148 minutos)

Só com estes dados, dadas as condicionantes colocadas ao Rodrigo gostava de saber se é mesmo factor de vantagem do Cardozo. Tira-se os penaltis do Cardozo (o Rodrigo marcou algum o ano passado?) e passa a marcar 1 por 166 minutos.

PB, já que falamos de estatísticas, há 1 mês e picos decidi e fazer uma estatística sobre Saviola e Nolito e as goleadas do Benfica o ano passado, vou fazer quote do que escrevi na altura:

"*vou só seleccionar as goleadas ou resultados expressivos dado não me apetecer pensar muito sobre o que foi cada jogo (provavelmente, não os vi todos) e daria mais trabalho, obviamente.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730434
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730418
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730482
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2069569
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730493
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730498
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2069573
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730521
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730593

Acho que dois são da Taça da Liga, mas só contei goleadas (3 de diferença). Factos:

Saviola - 6 dos jogos a titular em 9 (num da taça da liga saiu com 1-0, mas noutro jogo do campeonato entrou a 20 minutos para o Benfica marcar mais 2)
Nolito - 8 dos jogos a titular em 9 (e no outro entrou e marcou)"

Acresce-se que Saviola jogou 14 vezes a titular nas competições nacionais, Nolito jogou 26 vezes.

Se calhar, são meras coincidências.

Rearviewmirror disse...

É o argumento do que me interessa, 19 jogos para o campeonato nacional, onde as equipas jogam fechadas (e bem fechadas) lá atrás.

Está no ZeroZero também.

Rearviewmirror disse...

"Rear, e isso do abrir o marcador conta assim mt para o q? é a teoria do ataque organizado / avançado de contra ataque"

No Benfica o mais difícil é o marcar do primeiro golo.
Podes não saber, mas nos últimos 42 jogos para o campeonato em que marcámos o primeiro golo, ganhámos 37 (88%) empatámos 4 e perdemos 1. Achas que isso é assim um factor tão irrelevante para não se ter em conta?

Rodrigo é um excelente avançado (já o disse mais que uma vez) para jogar contra equipas que têm 30 metros nas suas costas.
Quando lhe dão espaços. Não para jogar sozinho na frente de ataque contra Paços-de-Ferreira/Rio Aves/Beira-Mar, etc que metem 10 jogadores atrás da linha da bola, pelo menos enquanto não ganhar maturidade táctica e "calo" para isso.

Já o vi a jogar ao vivo umas 10 vezes, e acho que ele tem uma capacidade incrível de se desenvencilhar do primeiro defesa porque fisicamente é fortíssimo na explosão, atacando o espaço.

O problema é quando aparece a compensação rápida, seja pelo lateral, ou pelo central adversário. Normalmente acaba por embrulhar-se com a bola ou fazer um mau passe.

Ok, Ele marcou 4 golos á poderosa selecção Dinamarquesa de sub-21 jogando sozinho na frente de ataque espanhola.
É preciso ter calma e dar tempo ao miúdo.

JS disse...

Rearviewmirror,

Eu gostava era de perceber porquê essas dúvidas todas face ao Rodrigo e nunca face ao Cardozo. Sim, porque o Cardozo é ágil para caramba dentro de área... upa upa. Mas vamos lá, então, a estatísticas:

Método:
Na época passada e esta, quantos golos marcaram cada um nas seguintes condições: 1) ou 1º golo do Benfica ou 2) golo enquanto perdiam ou estavam empatados (ou seja, os que reduziram a diferença, empataram o jogo ou deram vantagem de 1 golo ao Benfica no momento), chamemos de decisivos, excluindo os 1º golos, obviamente.

Não interessa o resultado final, contam golos em derrotas e empates do Benfica desde naquelas condições.

Faremos a diferença com penalties e sem penalties.

Resultados (isto foi feito meio avulso, não posso garantir muita fiabilidade, mas podem fazer as próprias verificações):

Cardozo - titular 43 vezes

1º golos - 14 golos
Decisivos - 8 golos
Penalties - 6 golos

Taxa (jogos com golos decisivos): 22/43 (51%)
Taxa (sem os penalties): 16/43 (37%)

Rodrigo - titular 23 vezes

1º golos - 5 golos
Decisivos - 3 golos

Taxa (jogos com golos decisivos): 8/23 (35%)
Taxa (sem os penalties): 8/23 (35%)

Suponho que não valorizes a taxa com penalties ou acreditas mesmo que Cardozo faz diferença nesse ponto? Agora diz-me, face às oportunidades de cada um, posição em que jogam, se concluis que o Cardozo é mais decisivo que o Rodrigo nos jogos.

Tsubasa disse...

Um talento como o de Rodrigo no Ajax, já tinha uma estátua na porta do estádio...

Concordo com o PB, cada vez que vejo jogos do benfica, quer com Rodrigo a jogar, quer sem, digo sempre o mesmo: "O Rodrigo ia não só fazer muitos golos, como elevar o nível de futebol do benfica..."
No entanto, é a tal coisa, o Cardozo dá golos como resposta, o que torna difícil a saída do onze. Mais, ele foi caro, o benfica ainda sonha vende-lo por uma boa maquia. Só depois de o vender é que passam a virar-se para o espanhol, que no espaço de um ano valoriza para sair..

Vamos ver se o Oceano tem coragem para alterar os centrais do Sporting... Eu aposto que sim...

José Lemos disse...

Pb,
além do comentário que te deixei acima, subscrevo algumas opiniões dadas aqui.

Rodrigo seria fantástico a jogar a 9 com espaço nas costas da defesa, mas isso acontece em 15% dos jogos do Benfica numa época.

Sabes tão bem como que raríssimas são as equipas que jogam contra o Benfica e defendem onde a Dinamarca (aparentemente) defendeu.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente PB, neste caso estamos quase todos a defender a mesma coisa. A maioria concorda, em traços gerais, com o que tens vindo a dizer em relação ao Rodrigo. Eu também concordo. O Rodrigo tem um potencial incrível como 9, e joga melhor nesse posicionamento.

Mas tendo em conta as características de 95% dos jogos do campeonato português, acho que Cardozo e Rodrigo são essenciais. E têm de jogar quase sempre - mesmo que possamos discutir a disposição táctica dos jogadores. Mas noutro tipo de jogos, e esta época temos o exemplo concreto do jogo em Glasgow contra o Celtic, isso pode não ser bem assim. O que te dá razão.

Como é óbvio, todos sabemos que o Falcao seria titularíssimo em qualquer equipa. E no Benfica não seria excepção. Por isso não percebo este argumento. Voltando ao Rodrigo: é para mim claro que está muito mais assertivo nos movimentos enquanto segundo avançado. Sobretudo a aparecer nas zonas mais fáceis para enquadrar/passar/finalizar e mais perigosas para os adversários.

Todos concordamos, penso, que o JJ é muito bom nestes ensinamentos.

PB disse...

Isso do Rodrigo ser bom c espaço e o Cardozobom sem é conversa de café, e daquela que me faz,sempre q financeiramente estou melhor, a assinar a sportv para não ter que a ouvir.

O Rodrigo é infinitamente superior ao Cardozo tb dentro da área. É mt mais ágil e rápido a responder às solicitações. Mas neste aspecto (quem seria o melhor rato de área, mais útil a jogar nos momentos em que as defesas estão mais baixas, não esquecendo q em todos os jogos,mm quem joga enfiado lá atras, consente sp em determinados momentos, mt espaço nas costas) o melhor avançado do Benfica até já le nem MORA. Dá 20 a 0 ao Cardozo como avançado fixo na área. Mas, como é baixo, já sei que ng percebe o alcance disto...

O Messi no Benfica não podia tirar o lugar ao Cardozo. Entrava só qd o paraguaio já tivesse feito o 1 a 0

José Lemos disse...


N é uma questão de altura, é uma questao de sentido de baliza em espaço curto.
É questão daquilo que tmb pode dar no duelo com os centrais. E, claro, questao de um rendimento e de um próprio estatuto no plantel q ja n lhe permitem ser suplente.
E não me digam que isso n existe no futebol, q entao sim é conversa de café.

P.ex no Porto: qual a posição em que James mais rende? Médio ofensivo, como mais nenhum outro jogador do plantel pode fazer.
O Lucho, jogador fantástico joga ali, mas ninguém no seu perfeito juízo o tiraria, ou recuaria no terreno (tirando entao Moutinho e Fernando) para por o James no meio.
O que se faz? Simples, jogam os 3, e o James fica na ala.

No plantel do Benfica têm de jogar os dois.
O Cardozo joga bem em cunha e n dava para jogar recuado. O Rodrigo pode jogar bem em cunha tmb, mas pode tmb jogar recuado.

Simples, joga Rodrigo nas costas de Cardozo. Tao simples como 1+1 serem dois.

Rearviewmirror disse...

"Sim, porque o Cardozo é ágil para caramba dentro de área"
Acho que nunca vi ninguém a dizer que o Cardozo era "ágil para caramba" dentro da área.

Cardozo é um jogador decisivo no Benfica, e os golos falam por si, sejam de penalty (que embora queiram desvalorizar, também são golos e um penalty não é um golo, como o Lucho e o Rodrigo ainda esta jornada mostraram esta), com a canela, sejam como for. São golos. Mais de 140.

A certeza absoluta que Rodrigo marcaria mais de golos por época e é "infinitamente superior ao Cardozo também dentro da área" que "o melhor avançado do Benfica até já le nem MORA, que dá 20 a 0 ao Cardozo como avançado fixo na área" (jogador que com os seus 2 golos no River Plate já bate todos os records do paraguaio) , só pode vir de pessoas com certezas absolutas dentro da área, bem conhecedoras do fenómeno futebol.

E com pessoas com dogmas desses nem vale a pena discutir.

Deixa lá o Rodrigo a continuar a marcar 4 golos aos sub-21 Dinamarqueses, com a certeza que está ali o melhor-avançado-do-mundo-que-não-joga-no-seu-lugar.

JS disse...

Rearviewmirror,

Nem sei como responder a esse comentário, mas aqui vai por pontos:

1) "Acho que nunca vi ninguém a dizer que o Cardozo era "ágil para caramba" dentro da área."

Disseste atrás: "O problema é quando aparece a compensação rápida, seja pelo lateral, ou pelo central adversário. Normalmente acaba por embrulhar-se com a bola ou fazer um mau passe."

Se na argumentação que utilizas não estás a querer dizer que o Cardozo nessas situações é melhor, então não percebo os textos completos dos teus posts.

2) "Cardozo é um jogador decisivo no Benfica, e os golos falam por si, sejam de penalty (que embora queiram desvalorizar, também são golos e um penalty não é um golo, como o Lucho e o Rodrigo ainda esta jornada mostraram esta)"

A sério? Achas mesmo que o Cardozo faz a diferença nos penalties? Alguém me fornece o rate de sucesso do Cardozo em penalties? Ele tem muitos penalties o que tornará mais fiável essa estatísticas.

Não me vou dar ao trabalho de fazer, até porque não sei como o fazer. Mas uma coisa é falar num tipo como Simão Sabrosa neste capítulo, outra no Cardozo (que só continua a marcar porque se acha que mentalmente seria mau retirar essa confiança).

3) "Deixa lá o Rodrigo a continuar a marcar 4 golos aos sub-21 Dinamarqueses, com a certeza que está ali o melhor-avançado-do-mundo-que-não-joga-no-seu-lugar." Curiosamente, essa é exactamente a argumentação que os dogmas pro-Cardozo repetem constantemente. Um bocado como sustentavam a titularidade do Pauleta na selecção.

Se não percebes a tua própria contradição, deves tu próprio reler a parte final do teu post, mas trocar os nomes dos jogadores.

Rearviewmirror disse...

Para não me alongar muito.

1) Consegues concluir algo que eu não disse. Bravo.
Já disse atrás que já vi o Rodrigo a jogar AO VIVO cerca de 10 vezes. E por acaso o post é em relação a ele.
Por muito bom que seja, muitas das suas jogadas são inconsequentes devido á sua falta de experiência e de ter sempre de jogar em 1x2.
O homem é um fenómeno, "candidato a melhor 9 da Europa" mas não consegue ser decisivo no nosso campeonato onde enfrenta Hugo's e Nuno's Coelhos.
Quando apanhar Pepes e Piquets, aí com certeza que vai ter a sua vida bem mais facilitada.

2/3) O Cardozo tem uns 140 golos marcados pelo Benfica. Se quiseres dar-te ao trabalho de saber quantos foram de penalty e quantos não foram também estás à vontade.

Não são 2, não são 20 golos, nem 50. São "só" 140.

O seu jogo não é bonito, não é "ágil para caramba", mas estes golos ficam para a história recente do Benfica.
Dogmas pro-Cardozo? Essa é boa...
Devemos ser o único clube do Mundo que tem um avançado que faz 25 golos por época e que é criticado sistematicamente, onde toda a gente tem direito a fazer futurologia e dizer que com "fulano ou beltrano é que era".
Chega-se ao ponto de se dizer que o Mora dá 20 a zero ao Cardozo! Isto é racional?

Rearviewmirror disse...

1ª Época: 45 jogos 22 Golos 5 penalty (22%)
2ª Época: 35 jogos 27 Golos 4 penalty (14%)
3ª Época: 47 jogos 38 Golos 8 penalty (21%)
4ª Época: 42 jogos 23 Golos 5 penalty(22%)
5ª Época: 45 jogos 28 Golos 5 penalty (17%)
6ª Época: 5 jogos 4 Golos 2 penalty (50%)

142 golos em 5 épocas e pouco, 113 sem ser de penalty. 27 golos de média por época.
12º melhor marcador de sempre da história do Benfica, com metade das épocas dos jogadores que estão á sua frente.

Contra factos...

JS disse...

1) Se a tua argumentação não é que Cardozo é melhor que Rodrigo dentro de área (não é só agilidade, claro, mas cabeceamento, sentido de oportunidade, ...), então não sei que raio de argumentação estás a utilizar. É que estás a criticar Rodrigo nisso quando estamos a falar quem era melhor para o Benfica neste momento (Lima, Cardozo ou Rodrigo a ponta-de-lança)

2a) Já me apetece dizer uma asneira quando depois de quase 50 comentários voltas à carga com os golos absolutos. Queres comparar o tempo dentro das 4 linhas de um para outro? Senão percebes o ridículo de puxar os golos absolutos feitos no Benfica sem mais qualquer termo de comparação (e não falo apenas de contabilizar golos, apenas puxei as estatísticas porque é falacioso dizer que Cardozo é mais goleador de longe).

2b) Felizmente, pude rever o meu post e não escrevi mal. Eu falei da taxa de sucesso do Cardozo a marcar penalties (golos de penalti/penalties que foi chamado a marcar). É que tu alegaste que eles interessam, mas o Cardozo roça o bom marcador de penalties por pouco... não estava a falar dos penalties sobre os golos absolutos. Ainda por cima quando ele falha são normalmente penalties importantes (dos que dão pontos ou eliminatórias). Repito, um Simão faz a diferença nos penalties...

3) Não sei que grupo de benfiquistas que te rodeiam, mas eu conheço dois grandes tipos de benfiquistas sobre Cardozo: a) os que acham que ele é de classe mundial e estão sempre com o tal paleio dos vinte golos por época (como se isso fosse classe mundial); b) os que acham Cardozo uma bosta.

Ambos estes grupos são maiores dos que acham que Cardozo é bom, nem é classe mundial nem classe mediana. E dentro deste último há os que também acham que Rodrigo é melhor que Cardozo. Não é uma questão, de como dizes, menorizar a qualidade de Cardozo (mas quem disse que ele não é bom?), mas de comparação. É simples e lógico, quando digo que Messi é melhor que Cardozo, não estou a dizer que este é mau, certo?

Pedro disse...

Cardozo marca a equipas fortes e fracas, marca ao United como marca ao Beira Mar, marca em Alvalade, Dragão ou Goodison Park como marca na Luz. Marca de cabeça, de pé esquerdo e pé direito. Marca à bojarda e marca só de encostar. Marca em corrida ou parado.
Cardozo marca.

Rearviewmirror disse...

"É que estás a criticar Rodrigo nisso quando estamos a falar quem era melhor para o Benfica neste momento (Lima, Cardozo ou Rodrigo a ponta-de-lança)"

A questão não é jogar um, ou o outro ou o outro.
É o Cardozo com outro ao lado. Seja ele o Lima ou o Rodrigo.

"Não sei que grupo de benfiquistas que te rodeiam"

Os que vão ao Estádio.

Abraço

JS disse...

"Cardozo marca a equipas fortes e fracas, marca ao United como marca ao Beira Mar, marca em Alvalade, Dragão ou Goodison Park como marca na Luz. Marca de cabeça, de pé esquerdo e pé direito. Marca à bojarda e marca só de encostar. Marca em corrida ou parado.
Cardozo marca."

Ainda bem que o Cardozo é o único a fazer isso.

"A questão não é jogar um, ou o outro ou o outro.
É o Cardozo com outro ao lado. Seja ele o Lima ou o Rodrigo."

E o Nuno Gomes e o Saviola é que eram os intocáveis.

Rearviewmirror disse...

"Ainda bem que o Cardozo é o único a fazer isso"

A uma média constante de 30 golos por época, nas ultimas 5 épocas há poucos no mundo. 10 jogadores talvez. Se tantos.

"E o Nuno Gomes e o Saviola é que eram os intocáveis."

Nuno Gomes demorou 11 épocas a fazer aquilo que o Cardozo fez em 5.
Se calhar está aqui uma das razões do nosso pouco sucesso desportivo na altura que ele lá estava.
Um ponta-de-lança de um clube grande tem de fazer 30 golos.
Nós durante anos e anos contentávamo-nos com um avançado com grande mobilidade, fazia umas tabelinhas, tinha cabelo comprido, vendia camisolas como o carago, e numa época inteira marcava 15 golos (se tanto).

Magö de ÖzZZz.. disse...

Olhem bem este golo(0:24)do Rodrigo à puro "ponta de lança",puro "9",puro "goleador",puro "matador"... ^^

http://www.youtube.com/watch?v=v-KHWCR5xJo&feature=related

Mas até podria pôr aquele que o gajo fez contra o Basileia na Luz(um dos melhores golos da Champions do ano passado!)
Porque também mostra o que é o "instinto"(a precisão)do gajo cargado de meter lá no fundo!

Mostra à perfeição como também pode transformarse é um predador nato!
One shot,one kill...

Rodrigo Moreno Machado tem o gesto PERFEITO!O "gesto justo" do finalizador.. É um KILLER!!

Grande Ponta de Lança,mesmo!... (quem dera Portugal ter um assim^^)

Magö de ÖzZZz.. disse...

Pensando numa coisa!

Visto que os Espanholitos já não usam 9 para o ataque(metem-se a utilizar "falsos 9" ou não sei quê invenção louca para aquele "tiki-taka" 3.0! lol),o "Zuca" Rodrigo podria(devria!!)jogar connosco carago!!
Isto é que dava no ataque...

Porque não é com "Ederbayorzitos" que lá vamos(ao Brasil!Em 2014..) :((

PS:FORÇA NÉÉÉ(oliveira)!!.. Mesmo que não seja um grande "matador" é ELE que deve ser o NOSSO PONTA DE LANÇA(Postiga & Almeidas pra reforma!"Lugar aos Novos" FDS lol)!!

PS2:Pra ser sincero,acho que quem toca em último no golo do vídeo é mais o defesa canarinho que propriamente o Rodrigo(mas fica a movimentação na área "à 9";aquele "instinto";sentir que a bola vai chegar lá!),portanto ficam com aquele GOLAÇO frente aos Suiços ;)
Esse não deve nada a ninguem,é da sua autoria própria!.. Tirou teia de aranha e tudo!!... Fantástico.

RodrigoCrack!

PB disse...

ozz! n digas isso, nem mostres os golos dele! O Rodrigo é bom com espaço nas costas! na área é um aleijadinho sem a capacidade p fazer golos do Cardozo...

JS disse...

E a discussão desemboca nesta brilhante conclusão:

Uma das razões para o insucesso do Benfica (pelo menos relativo insucesso, que hoje não nos podemos orgulhar muito ainda) de há 10 e 5 anos deve-se termos tido Nuno Gomes em vez de Cardozo.

Rearviewmirror disse...

Querem continuar a fazer comparações de golos do Rodrigo contra equipas sub-20/21/Dinamarcas com jogadores que nunca mais vão ouvir falar deles na vida.

OK.

Obrigado PB por apareceres agora na conversa.

E JS (seja lá o que isso é) se não percebes a diferença entre um avançado fazer 30 golos ou 15 numa época, isso já é problema teu.

Abraço

Rearviewmirror disse...

Também há uns poucos vídeos do Nelson Oliveira (que para mim é bastante inferior ao Rodrigo) para mostrar no Mundial sub-20, onde foi considerado melhor jogador do Mundo.

Ou do Danilo (3º melhor jogador do Mundial)

Ou de tantos outros que tanto prometeram a jogar com putos e deram em nada (só de cabeça Dani,Drenthe, Rabiu ,etc etc)

atento disse...

há mais marés que marinheiros... e o PB é o maior a comentar na maré que ele quer... isto é quando a maré lhe vem dar razão... o Rodrigo é muito bom jogador e tem um potencial incrível mas passados quase 2 meses... meia dúzia de golos do cardozo e uma porrada de golos falhados do rodrigo e já estás calado... tenho a certeza que quando o rodrigo voltar a marcar golos em força (coisa que fará pela sua qualidade) vais voltar à carga...

Miguel Almeida disse...

Boa noite,
ainda partilham da mesma opinião?
Obrigado.

Cumprimentos,
Miguel Almeida

Paolo Maldini disse...

sim, Miguel

abraço

Miguel Ameida disse...

Obrigado ;)