domingo, 11 de novembro de 2012

442 Losango do FC Porto.













Notas curtas.

Não há avançado direito. Porém nunca faltam linhas de passe sobre o lado direito ao portador. É possível que a troca de Lucho por Moutinho ao intervalo, se deva à tal necessidade do interior direito fazer mais km para oferecer linhas de passe diferentes.

James oferece-se sempre para receber no espaço entre sectores do adversário, no corredor central. A sua qualidade técnica assombrosa permite-lhe receber com qualidade mesmo em espaços curtos. É um inteligente e sabe sempre quando procurar o pé ou o espaço à frente dos colegas. Desequilibra totalmente o jogo. Pelo espaço que pisa e pela qualidade que oferta quando recebe.


Mecanizadíssimos os médios portistas no momento defensivo. Sempre contenção / cobertura e o terceiro elemento (Lucho ou Moutinho) a oferecer equilíbrio e pronto a sair à bola se esta rodar para outro espaço. 

Jackson não terá tocado mais de 5, 6 vezes na bola em todo o jogo. É a James que cabe receber a bola à frente da defesa. O avançado não entra na primeira ou segunda fase do jogo. Não participa a construir ou a criar, mas logo que a bola entra no bloco adversário mostra-se exímio na movimentação.

João Moutinho, Lucho e Defour (Fernando). Excelente capacidade de passe e primazia pela circulação da bola. Com James são todo o centro da equipa. São as linhas de passe que oferecem (sempre em redor e próximas do portador) que fazem a equipa progredir de forma apoiada. Defour é menos agressivo que Fernando, mas mostra-se também totalmente integrado do ponto de vista táctico. Inteligência é a palavra que define o meio campo do FC Porto.

P.S.- Há um erro na imagem 6. Um avançado no corredor esquerdo, outro no central. Assim é que está correcto.

15 comentários:

Pinto disse...

Neste jogo não se viu e nem foi necessário, mas o Jackson quando está a seco sabe vir buscar a bola atrás ou descair nas alas. Pode parecer meio tosco, mas tem um primeiro toque mto bom e sabe guardar muito bem a bola dos adversários.

Esta assimetria na equipa, e com o Mangala a lateral esquerdo, é um convite ao Danilo para fazer o corredor todo tipo Daniel Alves, mas o homem está meio retraído ainda (mais preocupado em não fazer m****).

Joao Rodrigues disse...

Entretanto o Vercauteren começa a mostrar a sua qualidade, o andre martins jogou ontem pela equipa b, incrivel

PB disse...

Pior que isso foi o 442 classico... Se já é uma tactica c pc ocupação central e pouco dada ao trabalho entre linhas, pensar no q é o plantel do Sporting e jogar assim, é um enorme sucidio. 2 extremos e 2 av em simultaneo num 11 de uma equipa q tem tao poucas opções p essas posições. e as opçoes q têm sao p ja de valor altamente discutivel.

O Sporting beneficiaria imenso com um modelo parecido c o do FCP. 4 médios centro! Para as opções q ha no plantel encaixaria que nem uma luva. Há mt q a competência anda mt longe de Alvalade. Veremos como será com o belga. Só q trabalhe a dinâmica já será melhor que o que estava, mas se o 442 vier p ficar, temo o pior...

Hugo Martins disse...

PB, corrige-me se estiver enganado, mas não foste tu que neste mesmo blogue, e na altura em que as escutas (que são como o algodão: não enganam) ao presidente do fcporto foram tornadas públicas, fizeste um post com toda a indignação que qualquer pessoa que gosta de verdade desportiva sente, e disseste nesse mesmo post qualquer coisa do género de que para ti não dava mais para acreditar naquele clube? Já não tenho bem presentes as palavras mas tenho a certeza de ver esse post por aqui, confirmas?

Anónimo disse...

Pa, so houve uma escuta com escolha de arbitros , e foi o LFV , imagina se ele fosse escutado como os outros... Dos outros temos o caso Cardinal bem fresquinho. Tbm nao sobra mais nada que se fale por aqui.

Anónimo disse...

basta ver hoje o jogo da corrupção, qd um jogador corrupto cai, é falta... foras de jogos nem vale a pena falar e depois temos as repetições, oops, repetição apressada com a imagem parada e a bola a "meio caminho", é por isso que não perdem!

Anónimo disse...

Que posição ocupa o apintador nesse modelo tático?

Simão disse...

foda-se, o PB faz um post fantástico por o terem chateado de não falar do porto. Ele faz o favor de perder tempo a ver um jogo e fazer 2 posts e vem para aqui malta xingar com a parte mais feia do negocio.
Eu quase que dou graças por haverem pessoas que gostam de partilhar a sua visão tão pura do jogo. Este blog é ouro e vocês só querem falar do que não interessa!

PB, acho que desde o tempo do Jesualdo o porto tem um meio campo que nas compensações e apoios defensivos é fantástico.
Irónico, pelo contestação que tem sido alvo, é que com o Vitor acho que a equipa trabalha mais os apoios na construção ofensiva; não existe a bengala hulk, que perdoava em alguns jogos a falta de intensidade do estilo de jogo do ano passado, mas que estragava um pouco o que se esta a ver este ano.

Danilo pode ser um jogador mais preponderante no ataque, quando procura espaços interiores desequilibra muito, o golão de jackson contra o sporting foi iniciado por ele.

Anónimo disse...

Ihihih é só fagotes dos orcs aziados...

No.Worries disse...

Momento "what the fuck?!?" do blogue Lateral Esquerdo... que pena dares ouvidos a quem gosta de corruptos, PB.

Anonimo disse...

O Porto joga em losango e já o devia ter feito na época passada, mas penso que Vitor Pereira nessa altura não se sentia confiante para isso.Um erro grave que podia ter custado o campeonato.Com Hulk e jackson em losango o Porto era uma equipa fortissima em 2 aspectos cruciais do jogo, o jogo apoiado (jackson e todo o meio campo) e com hulk a possibilidade de ataque rápido o que contra equipas muito fortes como são os candidatos à champions podia ser uma alternativa visto que todos os jogadores do meio campo excepto Fernando têm uma qualidade de passa acima da média.
Parabéns pela análise muito bem conseguida.
No entanto o Porto tem uma lacuna fácil de identificar.Os melhor laterais podem ser incompativeis visto que Alex Sandro apesar de tecnicamente e fisicamente ser muito forte parece-me que tem dificuldades de posicionamento o que pode provocar alguma dificuldade na transição. O que achas PB?
Cumprimentos

André

Jorge disse...

Excelente post PB...
como e habito.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Por acaso concordo com o Simão.

O Vítor Pereira já me calou há uns meses. Vendo bem a carreira (miserável) do AVB - o Tottenham é muito, mas muito fraquinho, na minha opinião - será que não é mesmo verdade a outra dica? Que dizia que o Pereira era o cara e o AVB o adjunto, na prática?

eheheh Não sei, não! :-P eheh

Anónimo disse...

Aprende com quem sabe jogar muito à bola, aproveita que agora o PB falou da melhor equipa portuguesa.

Rui disse...

O tema destes últimos posts não é dos que mais me agradam (para ser diplomata) mas bem-hajas por os teres feito. Em termos de conteúdo são 5 estrelas (como os outros) e é dos poucos blogs que leio onde se aprende algo.
Saudações benfiquistas