terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ainda o controlo dos pormenores. Cinco atrás da linha da bola.

O exemplo da equipa de Jesus, do post anterior.


E uma sugestão dada em Abril de 2012 aqui:






Porque é durante a semana e não ao fim de semana que se ganham e se perdem jogos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Não há mais nada sobre o 5LB? Mais nada, nadinha? Eu fazia 500 posts seguidos sobre a equipa que ganhou por 3 aquela equipa que levou 4 dos bi-campeões nacionais sem conseguir criar uma única situação de golo.

M disse...

eta comentário estupido fdx....epá, fazias? 500? tantos? entao faz, cria um blog, vai lá fazer essa merda e espera que as moscas assentem e deixa a caixa de comentarios para quem gosta de futebol sem oculos vermelhos ou azuis ou verdes ou o caralho pá...

o homem está aqui a escrever, dar exemplos daquilo que considera ser um movimento, dá exemplos e só lê quem quer..vai fazer o mesmo sua besta!!!

Joao Fernandes disse...

Este senhor anonimo deve ter a roda de scroll do rato estragada. Senao, concerteza que teria visto todos os posts com analises a equipas que nao o Benfica.

Em relacao ao post em si, tenho uma questao em relacao ao posicionamento. Pelo que percebi, na imagem o lateral direito saiu a fazer pressao sobre o portador a bola, com o central mais proximo a colocar-se entre a bola e a baliza e o medio defensivo na contencao. Este posicionamento nao deixa o flanco direito demasiado exposto? Um "overlap" do lateral esquerdo adversario e um passe mais em profundidade poderia potencialmente transformar esta linha defensiva num caos. Qual seria a correccao do posicionamento se isto acontecesse? Saia o central na dobra e o medio compensaria o central?

No.Worries disse...

hehehehe, brilhante, PB.
Agora resta saber se o Jesus anda a visitar este blogue ou se és tu que andas a ver os treinos do Jesus...
Pelo menos com esta semelhança na forma de pensar o processo defensivo pode ser que não aches o Jesus assim tão mau... não te esqueças que é sempre dificil treinar uma equipa num campeonato em que quem decide jogos e competição são os proenças desta vida...

Zdamen disse...

Eixo adversário, bola, baliza...

PB disse...

Joao Fernandes, tudo certo. Saia o central, e o trinco ocuparia o seu espaço.

n deixaria caos nenhum, pq é corredor lateral. ng faz golo dali, têm de voltar ao central p fazer golo

Sao 5 atras da linha da bola. Se há tempo p o lateral contrário aparecer ali, então provavelmente tb daria tempo p ter mais gente atras da linha da bola...


noworries, eu nc neguei imensas qualidades ao Jesus.

Anónimo disse...

O futebol só evolui como espectáculo!
Vivam os Jesus e os Peseiros da Liga!

Fundamental a referência ao verdadeiro trabalho no treino e aquilo que não se vê ou demora a transpor para o jogo. Os treinadores é que deviam despedir presidentes, asseguravam mais receita.

O Rui Vitória diz que é complicado fixar-se nos desiquilibrios atrás, entretanto já fizeram golos.

MN disse...

PB, analisa o segundo golo do Dortmund em Madrid sff. O S.Ramos parecia o Rojo!ehehe

Anónimo disse...

Mas por acaso o Proença decide campeonatos? Sim, eu bem sei que não marcou penalty e expulsão depois do Cardozo dar duas mãos seguidas na área (parecia voleibol)... mas escreveu-se direito por linhas tortas e o fiscal de linha acabou por validar um golo em offside muito menos escandaloso do que este
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=krrWbl4BrhA#t=77s
O Porto acabou por ganhar justamente e foi o campeão indiscutível.
Mas ainda há uns tansos que tentam doutrinar o ódio ao bicampeão...

POC disse...

@PB, mas não é lógico que se defenda assim? Sim, é, sabemos.

Tu que levas esta componente táctica mais a sério diz-me (se conseguires), nos outros clubes não se vê uma abordagem defensiva semelhante? Não falo dos grandes, falo no geral. Parecem-me processos universais para o sucesso.

Abraço.

Anonimo disse...

Sou só eu que vejo seis jogadores do Benfica atrás da linha da bola?
No que toca ao exemplo concordo se a outra equipa não colocar rapidamente 5 jogadores como faz por exemplo uma equipa como o Real,Dortmund ou por vezes o Porto.
Para a liga chega.
Quem ganha campeonatos são os jogadores e a equipa técnica...Nunca vi o Proença a marcar nenhum golo mas já vi os árbitros enganarem-se para todos os clubes...

Cumprimentos
André

PB disse...

Não André, não és o único. O do meio vem a recuperar. O do meio dos médios vem a recuperar. Quando chegar ao seu posicionamento, seria provável que o Matic juntasse à linha defensiva e passaria a 4+2. Pelo menos é o q o Benfica costuma fazer.

POC, nem por isso. A maior parte das equipas defende a correr atrás dos adversários. Nem todas defendem à zona.

Joao Fernandes disse...

Agora que revisitei o comentario, realmente "caos" e uma palavra demasiado forte.

Mas acertei no ajuste ao posicionamento, parece que percebo mais disto do que pensava :)

De qualquer maneira, obrigado pela resposta e continuem o bom trabalho.

Pedro disse...

"Porque é durante a semana e não ao fim de semana que se ganham e se perdem jogos."

Sem dúvida. Mas viste o Mourinho ontem, no Real-Dortmund?

É ali que tb se vê se temos treinador ou não. Podes treinar durante a semana e depois chegar ao jogo e a coisa não resultar. Que fazes? Ficas quieto à espera de milagres ou fazes como Mourinho?

Anónimo disse...

Dois apontamentos interessantes no jogo de ontem entre o Benfica e o Spartak:
- Ao contrário do que muitos blogs comentam (terão visto o jogo na TV), para quem esteve no estádio o André Almeida pareceu sempre desligado do jogo, embora tenha melhorado na segunda parte. Porquê tantas diferenças entre a apreciação no estádio e na TV?
- O mais interessante, que vos pedia para analisar se vos parecer também interessante foi a táctica que o Jesus ensaiou no meio campo: o Maxi subia muito e o André Almeida ocupava a lateral. O problema foi que se o Enzo avançava no terreno o meio campo ficava completamente vazio, chegou a acontecer ter de ser o Rodrigo (e até o Cardozo!) a virem cobrir o meio campo!
Miguel

Vasco disse...

Uma vez disseste "O Benfica golearia o Benfica" Se Sálvio fintasse o Melga ou o Olá joão/Nolito fintasse o Maxi, fosse até à linha de fundo da área e cruzasse atrasado já estávamos fdds... Até choro de pensar em James