quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Da Uefa Champions League ao Brasileirão







A primeira imagem foi retirada de um jogo de equipas de nível médio da Liga dos Campeões (SL Benfica x Celtic), a segunda de um jogo do campeão brasileiro (Fluminense x Cruzeiro).

Sensivelmente no mesmo espaço 20 jogadores na primeira imagem, 11 na segunda. Poderia a exigência ser mais diferente? Espaço é tempo. Mais espaço, mais tempo, mais fácil, mais sucesso. Percebe a diferença táctica de um nível para o outro?

No Brasil joga-se com o talento. E é só. Tacticamente as equipas são inexistentes.

28 comentários:

Vasco disse...

nível médio?
O Benfica é maior do mundo caralho!

" O MAGICO" disse...

Acho que é óbvio,depois o que acontece é que vêm para a Europa a fazer o mesmo... Lembro-me assim de uns quantos só em Portugal e nos "3" grandes:
Benfica-Luís Gustavo/ Paulo Almeida/ Jamir/ Leónidas/Clovis.
FCPorto-Leo Lima/Cláudio Pitbull/ Rubens Jr/Serginho(ex-Nacional Madeira).
Sporting-Gil Baiano/Mota/Mauro Soares/Tíuí "Henry".
Aqui fica esta pequena lista...

Anónimo disse...

o campo tem 100 metros, é pra ser usado todo xDD

deve ser a ideia deles

KARLOS disse...

PB
Incrível!! juro q iria fazer esse cometário contigo... quanto eu assisto o brasileirão não consigo vê as linhas de zaga nesse ângulo, já em jogo europeu eu consigo...

A Linha de zaga dos brasileiros fica sempre perto da grande área, ficando um espaço enorme no meio...

As disposições táticas aqui são: 4-4-2, 4-3-3, 3-5-2... e nunca 1-4-4-2, 1-4-3-3, 1-3-5-2... ou seja os nossos goleiros (guarda-redes) dificilmente ultrapassam a marca do penalty, como é feito na europa...

Mas se colocou esse post pra me convencer q os times portugueses iriam ganhar um campeonato entre os dois países... não me convenceu, disso eu já sabia... e mesmo assim digo:

O talento ainda está sobrepujando a tática, quem foi campeão mundial da sub20? qual a explicação?

Agora se vc vier me falar do Barça q além do talento, joga parecido com vcs (linha de defesa alta, marcação zonal...) aí sim é outra história. Mas esses times atuais q não conseguem ir longe na Champions League, não conseguiriam fazer a diferença...

;)

Joel disse...

Karlos;
sim, o brasil é o melhor campeonato do mundo...

J disse...


PB,
Temos por hábito afirmar que a necessidade faz o engenho, será que neste caso específico não falamos do mesmo? ou seja, como não existe uma necessidade de “renovação” em meia dúzia de equipas brasileiras que provem que o jogo pode ser de outra forma eles vão mantendo assim, visto que é o suficiente para ganhar? Ou, por outro lado, é assim por opção escolhendo dar prevalência à fantasia individual?
O futebol europeu, felizmente, já conheceu vários patamares evolutivos, com os resultados positivos e negativos que lhe reconhecemos, mas, questiono, será que o futebol total será o modelo do Barcelona, de profunda integração das equipas de formação, concluindo num esquema técnico-táctico, estrutura-individuo, ao que parece equilibrado?

No.Worries disse...

Até parece outro desporto... mas por isso é que eu tenho algumas reservas de que (por exemplo) o Neymar fosse na Europa a "bomba" que é no brasil.

M disse...

parece-me que o Brasil, como seleção sénior, só voltou a ganhar campeonatos do mundo (e a estar em finais) quando a esmagadora maioria dos seus jogadores jogavam e jogam na Europa...

será coincidência (ou não) que estes jogadores, sujeitos a muito maiores níveis de exigência tática e física, evoluíram do típico jogador brasileiro para outro patamar, patamar de competitividade semelhante ao europeu podendo assim, deste modo, a ter o tal talento natural disponível para fazer a diferencça...

LMGM disse...

Lá recuei eu no tempo até uma entrevista que vi no Canal 2 de Marinho Peres (antes de ir treinar o Belenenses)...

Nunca aprendi tanto de futebol como nesse dia a ver um programa desportivo.

Sobre o facto que as imagens representam dizia Marinho, "No Brasil eu não consigo subir a linha de zaga porque os zagueiros têm medo do liner. O conceito de fazer campo grande/campo pequeno não existe."

DC disse...

O Gil Vicente lutaria pelo título no Brasil.

Joel disse...

Dc, ate o Fabril do Barreiro lutaria pelo acesso a Libertadores...

Anónimo disse...

O Paulo Sérgio com o Rui Pedro inspirado era campeão no Brasil, fónix, sem qualquer espécie de dúvida!

bancada16 disse...

PB,
não deixando de estar de acordo com o teu post,pergunto:
Tirando o Real e o Barça, jogando o Fluminense com qualqer outro clube europeu perdia de caras, por não ter uma componente táctica tão elaborada?

Anónimo disse...

Karlos, queres mesmo comparar a qualidade da seleção do sub-20 portuguesa como de sub 20 brasileira??

Passado mais de um ano desse campeonato apenas o Nuno Reis (Cedric perdeu agora o lugar) é titular indiscutível na sua equipa.

Dessa geração portuguesa do mundial da Colombia nenhum jogador jogaria na selecção do Brasil, pois a diferença de talento é enorme.

Aquele jogo ter ido pra prolongamento mostra bem a superioridade tática europeia.

Já com os nossos clubes não é bem assim, pois além de superioridade táctica temos também muito talento, basta veres os titulares de Porto ou Benfica e constatares que quase todos são internacionais pelos seus países e quase todos sul americanos, pelo que a questão do talento não se coloca, aliás jogadores que se destacam ai tem vindo para cá, como Danilo, Alex Sandro, Bruno César, Elias etc, isto só pra citar os brasileiros.

Anónimo disse...

Bancada16, não perderia de caras com qualquer time europeu, mas perderia de caras com qualquer time europeu com jogadores de igual talento aos do fluminense.

Anónimo disse...

Karlos, ganharam o sub 20 pq nas seleccoes, tatica ha pouca. O Ilidio Vale era o seleccionador portugues, e ainda é do tempo em que na frente mete os ciclistas por si, e no meio os pitbulls armarios de 1,90 que so sabem dar pau... A doutrina Jaime Pacheco.

Para não ir mais longe, um Sporting de Carvalhal era campeão no Brasil.

Anónimo disse...

O anónimo das 15h46 não é o mesmo dos 2 anteriores comentários.

KARLOS disse...

Anônimos
Por favor coloquem seu nomes, apelidos, nick, sigla...

Desculpa!!! eu achei q pelo fato do técnico da sub 20 ser português ele teria conhecimento táctico!!

O Benfica de Aimar, Saviola, Ramires, Davi Luis, Di maria, Coentrão... Era um grande time, mas esse de agora eu não acho.

O Porto de Falcão, Hulk, Villas boa... Era também um grande time, o de agora é bom, mas não acho q seja do mesmo nível...

Quando eu "propus" o campeonato eu disse os quatro melhores de Portugal e os quatro melhores do Brasil...

Nem sempre Benfica e Porto estão com times maravilhosos, e foi baseado nisso q falei.

"Aquele jogo ter ido pra prolongamento mostra bem a superioridade tática europeia."
EU NUNCA DISSE Q SOMOS SUPERIORES TÁTICAMENTE, NEM TÁTICA TEMOS... GANHAMOS APENAS PELA QUALIDADE TÉCNICA DOS JOGADORES, E EU NÃO FICO FELIZ POR ISSO, MUITO PELO CONTRÁRIO...

"aliás jogadores que se destacam ai tem vindo para cá, como Danilo, Alex Sandro, Bruno César, Elias etc, isto só pra citar os brasileiros." ALEX E ELIAS TERIAM VAGA NOS 4 PRIMEIROS COLOCADOS, BRUNO E DANILO, LUTARIAM POR POSIÇÃO, DO NÍVEL DELES TEMOS MUITOS...

"ate o Fabril do Barreiro lutaria pelo acesso a Libertadores..." O FIGUEIRENSE TAMBÉM LUTOU, MAIS CAIU PRA SEGUNDA DIVISÃO, LUTAR É FÁCIL, DIFÍCIL É CONSEGUIR...

Afinal!! só saberiamos se houvesse.

;)





Litos disse...

Karlos, o Ilidio Vale é um treinador muito fraquinho, mas aquela geração portuguesa nem co Mourinho a treinador em condições normais ganharia ao Brasil.
O que Ilidio fez até foi bem feito, apercebeu-se das nossas limitações e jogou feio mas certo.
Bloco baixo, 3 trincos fortes no meio e pontapé pra frente pra corrida do avançado.

A diferença de talento era enorme.
A nossa estrela nesse campeonato foi o Nelson Oliveira, que é agora suplente no Deportivo da Corunha que luta pra não descer em Espanha, o Oscar por exemplo é titular no Chelsea.


Quanto a Porto e Benfica terem planteis maus comparados com os do Fluminense só podes estar de brincadeira.

Citei apenas os Brasileiros pra veres o exemplo de jogadores que se destacam ai virem pra cá.
Mas os 11s são mesmo muito fortes, ou achas que jogadores como Helton, Luisão, Garay, Otamendi, Maxi, Fernando, Lucho, Moutinho, Salvio, James, Jackson, etc etc não seriam estrelas ai?

De falta de talento não nos podemos queixar.
Num Sporting ou num Braga a coisa já é diferente, aí já acredito que pudessem equilibrar, agora com as outras duas podes ter a certeza que não.
E isto não é só pras equipas portuguesas, equipas de médio alto plano europeu seria a mesma coisa, pois contra um Malaga, um Valência, um Nápoles, etc, também poucas hipóteses teriam, pois essas equipas também aliam muito talento à capacidade táctica.

Rearviewmirror disse...

Bom, vi esse jogo do Benfica ao vivo, e esse lance resulta de um momento especifico do jogo, que era o pontapé-de-baliza por parte da equipa do Celtic, e não uma qualquer transição ofensiva/defensiva por parte de uma das equipas.
Acho injusto estar-se a comparar dois momentos de jogo que nada têm a ver um com o outro, embora perceba e concorde com a finalidade.

Abraço

PB disse...

vai dar ao mm. ve a imagem 3 do post do fluminense. é um pontapé de baliza. ve a profundidade q há para jogar. ve onde está o ultimo jogador

KARLOS disse...

Litos
"Quanto a Porto e Benfica terem planteis maus comparados com os do Fluminense só podes estar de brincadeira." EU NÃO COMPAREI OS TIMES COM O FLUMINENSE, EU DISSE Q NEM SEMPRE BENFICA E PORTO ESTÃO COM TIMES MARAVILHOSO (POIS SÓ ASSIM GANHARIAM! NA MINHA OPINIÃO!)

" ou achas que jogadores como Helton, Luisão, Garay, Otamendi, Maxi, Fernando, Lucho, Moutinho, Salvio, James, Jackson, etc etc não seriam estrelas ai?" ESTRELAS?! DESCULPE A IGNORÂNCIA EM RELAÇÃO AO CAMPEONATO PORTUGUÊS (TALVEZ SEJA A MESMA SUA EM RELAÇÃO AO BRASILEIRÃO), MAS DESTES CITADOS SÓ CONHEÇO HELTON E LUISÃO...
TEMOS PELO MENOS 7 GOLEIROS MELHORES Q HELTON.

MELHOR Q LUISÃO NOS TEMOS, DO MESMO NÍVEL DELE TEM MAIS...

A DUPLA DE ZAGA DO FLUMINENSE É UMA BOSTA! MAS TALVEZ FIZESSE SUCESSO AÍ, JÁ Q UM ZAGUEIRO QUASE NUNCA JOGA SOZINHO (1X1). NÃO ESTOU COM ISSO DIZENDO Q A FORMA DE JOGARMOS É CORRETA, MAS É MAIS FÁCIL ENSINAR UM ZAGUEIRO A SE POSICIONAR DO Q ENSINÁ-LO A MARCAR!! (1X1)


EU ESTOU ME BASEANDO PELOS HISTÓRICO DE VCS, EM FINAIS DE CAMPEONATO, Q É FRACO!!!

NELSON RODRIGUES (ESCRITOR BRASILEIRO) DIRIA Q VCS SOFREM DE COMPLEXO DE VIRA LATAS (O BRASIL JÁ SOFREU DISSO...)

MAS ISSO É SÓ MINHA OPINIÃO!!

Litos disse...

Mas que histórico?
A evolução táctica em Portugal se deu nos últimos anos...
Queres comparar o quê? Não se percebe.
O Benfica contra o Santos do Pelé...
O Porto do Gomes co Penarol?
O unico confronto mais recente ganhamos que foi co Once Caldas da Colombia em 2004...
Se falas da seleção então deves saber que nunca a seleção brasileira ganhou à portuguesa em jogos oficiais (1D1E) apesar do talento muito superior.
Se é isso não vale a pena continuar a conversa porque não a estás a entender, pois não se pode misturar alhos com bugalhos.

Que desconheces o campeonato português eu já tinha percebido, bastou ver os teus elogios ao Elias e o desprezo por jogadores infinitamente superiores como Helton ou Luisão.
Não custa procurar informação na internet.
Porto e Benfica não estão mais fracos do que quando tinham Falcão, Hulk, Di Maria, Ramires, vê uns jogos e percebes.
Brasileirão não é a minha especialidade, mas vejo os jogos que passam cá e acompanho as noticias pela Internet, claro que têm jogadores talentosos em quantidade, mas também não precisas exagerar, 7 goleiros melhores que o Helton? Loool, isso nem na europa existe, vai ver as suas médias de golos sofridos em jogos europeus por exemplo.
Quem são então aí as estrelas?
Alecsandro e Deivid jogadores que passaram cá sem impacto? Esse tipo de comparação é desonesta.
Entrarmos por aí não leva a lado nenhum e faz-nos desviar do essencial.
O que eu quis dizer é que em clubes como Porto e Benfica a diferença de talento não se coloca, penso que não é difícil perceber isso, até porque nesses clubes quase não jogam portugueses, são feitos há base de internacionais brasileiros, argentinos, colombianos, uruguaios etc.
Não havendo diferença de talento, a diferença tática seria suficiente para em condições normais Porto e Benfica ganharem a qualquer clube brasileiro.
Essa é a questão essencial, tudo o resto é misturar alhos com bugalhos.

Complexo de inferioridade por falta de referências, nós??
LOOL
Antes fosse verdade, pelo contrário, na maioria das coisas achamos-nos bem melhores do que aquilo que somos.
Mas se há algo em que apesar da diminuta base de recrutamento (milhares de vezes menos jogadores federados do que o Brasil) somos bons é no futebol, basta ver a lista da Bola de ouro da Fifa deste ano quer em jogador quer em treinador.
3 espanhois, 2 Portugueses e 1 Argentino.


KARLOS disse...

Litos
"O unico confronto mais recente ganhamos que foi co Once Caldas da Colombia em 2004..." TU ACHAS RECENTE?! PRO POTENCIAL Q VCS TEM, ERA PRA ESTÁ SEMPRE DISPUTANDO TÍTULO, NA PIOR DAS HIPOTESES CHEGAR EM QUARTO NA LIGA... (MAS O COMPLEXO DE VIRA LATAS NÃO DEIXA!)
DÃO DE FRENTE CONTRA UM GRANDE E NÃO SE IMPÕE (perdem!! e acham normal)...

" ...bastou ver os teus elogios ao Elias e o desprezo por jogadores infinitamente superiores como Helton ou Luisão..." EU NÃO DESPREZEI,VC Q SUPERVALORIZOU OS DOIS,São de posição diferentes, não há como comparar...

"...mas também não precisas exagerar, 7 goleiros melhores que o Helton?" NÃO ESTOU COM ISSO DIZENDO Q ELTON É RUIM, MAS GOLEIROS TEMOS QUASE UM TIME DE BONS GOLEIROS... (NINGUEM COGITA HELTON NA SELEÇÃO)

FLUMINENSE (CAVALIERI)

BOTAFOGO (JEFFERSON)

VASCO (FERNANDO PRASS) único q não tem passagem na seleção.

SÃO PAULO (ROGÉRIO CENI)

CORINTHIANS (CÁSIO)

ATLETICO MINEIRO (VICTOR)

CRUZEIRO (FÁBIO) Facilitou a ida do Helton para portugal, já q tinha colocado ele no banco de reservas no Vasco.

Talvez ele tivesse vaga no Palmeiras, mas aí eu não sei se ele ira querer disputar uma segunda divisão!!

"... vai ver as suas médias de golos sofridos em jogos europeus por exemplo!" ISSO NÃO DIZ SE UM GOLEIRO É BOM. O JULIO CESAR (Queens Park Rangers) ESTÁ TOMANDO MUITOS GOLS ISSO Q DIZER Q ELE É RUIM?!

O Fluminense tem a defesa menos vazada, e o goleiro q mais faz defesas no campeonato, em outra palavras, a defesa é uma bosta e o goleiro é bom!!

"Antes fosse verdade, pelo contrário, na maioria das coisas achamos-nos bem melhores do que aquilo que somos." CONCORDO kkkkkkk


Eu procurei um site, um blog Portugues, justamente pq tenho visto a evolução de vcs no q diz respeito a tática, pela quantidade de bons técnicos q existem aí em Portugal... e posso lhe dizer q tenho aprendido muito com PB e com outros aqui, inclusive vc... Mas o q escrevo é só minha opinião pode não ser oorreta, mas é o q penso, se um dia eu vê q me enganei... tenha certeza q mudarei de idéia, até lá continuo pensando assim...

Raul Seixas (cantor) dizia:

"Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo"

Abraço
;)

Litos disse...


Achas que as equipas Portuguesas deviam ganhar a champions sempre??
Portugal tem 4 champions, pouquíssimos países tem mais, e todos os que ganharam mais foi com orçamentos 3,4,5 vezes superiores.
Tens alguma noção da dificuldade que é ser campeão europeu?
Um jogador se destaca no Benfica ou no Porto vem logo um Chelsea, um Real, um Barça buscar, sempre foi assim e sempre será.

Além de que não ha dinheiro pra ir buscar jogadores quando já são muito bons, temos de os encontrar antes disso, senão já são muito caros.
O Real pode ir buscar Ronaldos, o Man Utd Van Persies, o Barça Fabregas etc etc.
As equipas portuguesas nunca terão dinheiro pra isso por o seu mercado ser diminuto em termos de direitos tv, patrocinadores etc.
Portugal tem somente 10 milhões de habitantes!
O que é difícil perceber aqui?

Não disse que era recente, disse que era o mais recente, foi há 8 anos, todos os outros foram há mais tempo...

Claro que são de posições diferentes, mas dá pra perceber a diferença de classe, Elias não está nos 10 melhores médios da liga, Helton é o melhor GR e Luisão está nos 3 melhores centrais, preferia esses 2 a 20 Elias.

Não cogitam porque joga em Portugal e não têm conhecimento do que ele cá faz, desses todos que disseste nenhum tem feito o que faz o Helton, vai ver os seus números e chegarás a essa conclusão. E não é só números, a serenidade que dá à equipa, as grandes defesas, a liderança.
Acredita que os adeptos do Porto estão muito contentes dele não ir á selecção, pois assim não se desgasta em viagens e jogos fora do clube nem se valoriza demasiado de maneira a o Porto não o conseguir segurar.
Helton tem estado a nível muito elevado ano após anos, mudam as defesas do Porto e ele sempre em alto nível.

Julio César é bom, aí o problema é a equipa que apesar dos bons jogadores não consegue jogar bom futebol, mas um mau guarda redes, mesmo numa boa equipa não ia conseguir enganar toda a gente durante 8 anos...

Grande Raul, mas prefiro esta:

Este caminho que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
por não ter onde ir

Controlando a minha maluquez
misturada com minha lucidez

Vou ficar
ficar com certeza
maluco beleza
Eu vou ficar.....

Anónimo disse...

Joel, é o contrário, se pegar jogadores da 4ª divisão brasileira, já é o bastante para o 4º lugar em portugal

Litos, o Helton não é ruim, mas enfrentando times como Paços de Ferreira, Rio Ave ou Sporting, e jogando pelo Porto, não é difícil ter bons números, se ele sofre mais de 10 gols por ano, ou a defesa do Porto é horrível ou ele não é tão bom assim

Anónimo disse...

"Helton jogando contra o Sporting n é dificil ter bons numeros"

AHAHAHAHAHHA MORRI

Anónimo disse...

Os dois últimos comentários são ridículos demais pra ser comentados.