sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fifa Puskas Award. O golaço de Neymar.





A análise não pretende de forma alguma desvalorizar o enorme golo que o brasileiro obteve. Apenas tecer algumas considerações sobre o grau de dificuldade que enfrentou Neymar, relativamente ao grau de dificuldade que teria de enfrentar num contexto diferente.

É uma situação de 1x5, da qual apenas o defesa na imagem mais à esquerda parece descartado, pela distância a que se encontra de Neymar.

Com cinco jogadores atrás da linha da bola será normal que Neymar finalize a jogada, depois de apenas driblar um adversário? Tal seria possível em qualquer liga europeia? Muito dificilmente.

A primeira abordagem, do defesa mais à direita, é absolutamente ridícula. Nem sequer chega a incomodar o prodígio. Não lhe tapa o corredor central e corre à toa. Não chega sequer a colocar-se entre Neymar e a sua própria baliza. E se percebe que não daria tempo para tal, então deveria ter vindo a recuar no terreno para trás do defesa, oferecendo cobertura. O médio centro corre atrás, mas sem nunca ajudar em nada. Se o defesa já estava em contenção, o centrocampista não tinha nada de continuar a correr atrás de Neymar procurando pressioná-lo. Deveria, e dava mais que tempo para isso, correr para trás do defesa, para que quando este fosse driblado, estivesse numa situação de cobertura, pronto a sair à bola



O próprio central livre, e ainda antes de perceber que o médio não iria ajustar correctamente o seu posicionamento face ao que a situação de jogo sugeria, deveria ter recuado um pouco mais para uma posição de cobertura, em vez de continuar unicamente preocupado com o adversário directo sem bola.



Acredite que numa equipa que defenda com qualidade, numa situação de 1x5, o portador da bola para ser bem sucedido numa jogada individual, terá de passar pelos 5, e mais do que uma vez, porque após o drible, quem ficou para trás, poderá ter tempo para recuperar para uma posição de cobertura, dependendo da abordagem do colega que ficou agora com o portador da bola.

Neymar tem um potencial tremendo, e num bom modelo de jogo numa boa equipa europeia será bem sucedido. Tem todas as condições para ser um jogador importante na Europa. Porém, se espera vê-lo a ter a notoriedade de Messi ou Cristiano Ronaldo, desengane-se. Será apenas mais um excelente jogador no continente europeu. A anos luz dos candidatos à bola de ouro, porém.

17 comentários:

MM disse...

'I love to score goals after passing all the defenders as well as the keeper. This is not my specialty, but habit."

'You can't find a player like Ronaldo anywhere in the world. He is so sensational that always knows when to pass, shoot, drop back 40 yards, win the ball, go off runs and taking a whole defence on his own'

O melhor de sempre. O fenómeno, claro.
As palavras são de Sir Bobby Robson.

(As primeira são do próprio.)

POC disse...

De acordo.
Quanto mais cedo vier, mais irá evoluir e aproximar-se dos grandes jogadores.

João disse...

Quando revi este golo, após o anuncio das escolhas para golo do ano, relembrei-me dos posts que fizeste sobre o campeonato Brasileiro... Muito bom o trabalho que fazes aqui no Blog!

No.Worries disse...

Isto é ridículo! É uma situação de 1X5, mas 5 pinos, só pode. Acho impensável uma equipa da europa sofrer um golo destes, só se for o clube cuja claque vai fazer greve menos no jogo contra quem lhes tira o sono.

J. disse...

Como em todo e qualquer prémio existe uma parte significativa de desvio se não tivermos em conta todos os factores que devem ser considerados como, neste caso, o PB muito bem chama à atenção. É como os DVD que são feitos pelos agentes para enviar aos clubes, escolhem o melhor e, muitas vezes, o melhor é muito pouco mas, com a montagem e um contexto apropriado, todo o jogador pode parecer um fenómeno (isto nada tem a haver com o caso de Neymar, é apenas um exemplo).
Como nos ensina tantas e tantas vezes a vida e, neste caso particular, os grandes treinadores por vezes o que nos sabe melhor não é o golo espetáculo é o golo espetacular, aquele arrancado a ferros que exige que toda a equipa seja envolvida. Mas isto seria outra conversa e, para o caso, pouco importa porque aqui a avaliação é feita para o melhor golo, ponto final.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sim. E até acho que o Neymar tem golos bem melhores do que este...

Constantino disse...

PB,

Penso que a tua excelente explicação poderia ter começado logo com. O medio centro e o "defesa mais à direita" na Europa teriam logo feito falta, o mais tardar a meio do seu meio campo defensivo. Pelo menos eu quando estou a ver um adversario avançar a esta velocidade em direcção à baliza da minha equipa grito logo 2faz falta, faz falta~"

Abraço

Anónimo disse...

É por isso que considero que ele não terá tanto sucesso na Europa..
No campeonato brasileiro não se sabe defender..

KARLOS disse...

PB
"A análise não pretende de forma alguma desvalorizar o enorme golo que o brasileiro obteve" UFA!! ATÉ Q ENFIM!

"Acredite que numa equipa que defenda com qualidade...após o drible, quem ficou para trás, poderá ter tempo para recuperar para uma posição de cobertura..." CONCORDO!! NESSE CASO, DESDE DE Q QUEM FAÇA A COBERTURA TENHA GRANDE VELOCIDADE...

Como eu já te disse:
"Não é o q ele vem fazendo, é a forma como ele vem fazendo" EU NÃO IMAGINO O CRISTIANO FAZENDO UM GOL DESSE AQUI, O MESSI EU JÁ IMAGINO...

"Porém, se espera vê-lo a ter a notoriedade de Messi ou Cristiano Ronaldo, desengane-se..." EU ACHO Q VC ESTÁ ENGANADO.

Tudo é questão de adaptação, o Messi está na europa desde os 12/13 anos, o Cristiano já nasceu na europa. Esperar q ele chegue arrebentanto (embora haja essa possibilidade), é até covardia!! é uma cultura totalmente diferente da dele, com um futebol muito tático...

Ensinar tática é fácil, difícil é ensinar a jogar, mas jogar ele sabe.

Rui Monteiro disse...

Caro PB,

O seu "post" é muito pedagógico, sobre isso não tenho dúvidas. Só que é só isso.

Também ninguém sabe como o Neymar reagiria se os defesas se posicionassem de outra forma. É essa dúvida que fica em todos nós e foi essa dúvida que, porventura, também estava na cabeça dos defesas.

Um abraço.

PB disse...

Rui, não sabemos. Mas sabemos q se tivesse de fintar 3 ou 4 seria mais dificil do q se tivesse de fintar apenas 1, que foi isso que ele fez. Certo?

Karlos, golos desses o Ronaldo faz às dezenas... O Messi faz desses e dos outros em q finta 3,4 ou 5.

PB disse...

Olha Constantino, está qs a concretizar-se aquilo que me proporcionaste. E não fui nada meigo a pedir :). Fico a dever-te não uma cerveja mas um molho de grades delas!

KARLOS disse...

PB
Realmente o Ronaldo Fenômeno fez muitos (o Cristiano eu não vi fazer!), o Messi também faz muitos...

Anónimo disse...

Karlos, vai ver compilações de golos do Ronaldo.
Até no Sporting fez golos assim, golos de só fintar um e marcar tem às dezenas, não custa nada procurar...
Com a internet só é ignorante quem quer.

André Cruz disse...

Só um detalhe para acrescentar à discussão. Este golo foi contra o Internacional de Porto Alegre. Um clube muito forte, com jogadores internacionais brasileiros e argentinos, incluindo na defesa. Campeão da Libertadores, e do Mundo de clubes há uns 4 anos, tendo ganho a final contra o Barcelona (aquele do Messi).
Com isto não quero dizer que a defesa esteve bem. Obviamente que que esteve muito mal nesta jogada, e que podia e devia ter feito muito mais. Mas quantas defesas de clubes fortes, como o Real Madrid, Barcelona, Milan, já meteram buracos tão grandes ou maiores que estes? E isso torna o golo menos bonito? Podia-se fazer também uma análise ao golo do Falcão, nomeado para o Puskas, com um golo num amigável contra o America de Cali: como é possível ninguém marcar o Falcão na grande área, num lance de bola parada(!!), no canto em que ele marcou aquele golão? Culpa somente da defesa, que foi fraquíssima e não marcou o melhor marcador do Atlético de Madrid? Ou magia somente ao alcance de poucos predestinados, que sabem aproveitar as fraquezas dos adversários para brilharem ainda mais?
SL,
André Cruz

Joel disse...

Karlos, primeiro golo da carreira do Ronaldo em senior:

http://www.youtube.com/watch?v=2IQ3_mNdgGY

KARLOS disse...

Anonimo
Não seja ignorante, Tenha a hombridade de colocar o seu nome para q haja diálogo...

Joel
Vc foi infeliz com a escolha do gol, q golzinho xôxo, a defesa desse time gigante (q eu nunca houvi falar) não joga nem no meu bairro... e falo sério!!