domingo, 25 de novembro de 2012

Luisão. Um dos centrais mais rápidos da Liga.

Há uns bons textos atrás comparávamos Bruno Alves a Marcos Rojo. De forma bastante simples, afirmámos que um não tem a mínima noção do que faz em campo, enquanto que o outro sabe o que deve ser feito, mas é demasiado lento a reagir mentalmente.

"...Bruno Alves é diferente. Tem imensas virtudes, mas tem também um defeito grave que o impede e por muito, de entrar na galeria dos grandes defesas centrais europeus. É demasiado lento. Não lento na passada, mas lento no que mais importa ser rápido. Na leitura das situações de jogo, o que naturalmente lhe retarda as acções. Bruno Alves demora a perceber o que o jogo pede. Ele sabe, ocupa o espaço, mas perante situações que fogem ao padrão normal as suas respostas são demasiado tardias." Aqui.

Hoje, apresentamos por video, o exemplo de um central que sendo lento na passada, é rapidíssimo naquilo que mais convém ser rápido. Nas respostas posicionais a dar a cada situação de jogo. Mesmo nas mais inesperadas. 

video


Repare como quase de forma intuitiva, pela velocidade extraordinária a que o faz, Luisão anula um ataque de enorme perigo do adversário. Pense. Qual seria o comportamento da maioria dos centrais da liga perante tal situação? Defender o adversário mais próximo da baliza, ficando uma situação de 2x2, com o avançado do Olhanense a poder receber a bola bem próximo da baliza adversária. Num centésimo de segundo, Luisão transforma a situação em 1x2. Bastante bem também Garay a adaptar o seu posicionamento à decisão do seu capitão. Assim que Luisão pega no portador, Garay baixa um pouco para cobertura. E de repente o jogador mais avançado do Olhanense passa de uma situação de poder receber a bola em excelente posição, para não a poder receber de todo. E ter de voltar para trás, para sair do fora de jogo, acaba por impedir até que seja possível uma desmarcação de ruptura.

Pequenos pormenores no comportamento de uns e outros jogadores que fazem a diferença e que explicam, tantas vezes, resultados.

17 comentários:

Laranja disse...

Quando puderes vê o golo do guimarães contra o beira-mar, ontem, o que deu o 2-2, mais um exemplo do que são os centrais em portugal.

MM disse...

PB, por acaso o video da a entender que depois de fazer a borrada, da grossa, Luisao primeiro congela, e depois da uns passos em frente meio tonto na direccao para onde atirou a bola (entregou ao adversario). No melhor das hipoteses propositadamente deixou o adversario fora-de-jogo (nao teria naquela situacao capacidade para tanto), e a linguagem corporal nao faz parecer que o fez. Ve o video com atencao. Ele nao reage a nada. Errou, congelou, e depois deu passos em frente ainda a pensar na borrada que tinha feito, e sem querer deixou o adversario fora-de-jogo.

Acertou sem querer. Mas nao foi o unico, que aquele penalty foi bem sacado e veio mesmo a calhar. Nisso sim sao eles "extremamente rapidos e intuitivos" ...

MM disse...

PB, este comentario palerma que deixei acima e o prototipo do tipico comentario benfiquista sempre que mostras / explicas lances de outras equipas que nao o SLB.

90% deles, pelo menos.

Don Andrés disse...

Pensei exactamente o mesmo quando deu esse lance. É nisto que o Luisão tem a sua maior arma. Bem-vindo de volta patrão.

venis disse...

MM tu ainda andas por aqui? pensei que já te tinhas mudado prá Suiça...

Vasco disse...

Pensei exactamente o mesmo quando vi esse lance. Formidável, apesar daquele passe de MERDA!

Anónimo disse...

Agora este blogue dá destaque a caceteiros que agridem arbitros do clube do regime, por lances contra a equipa B, contra avançados do regime com medo de chutar à baliza? Vais lá vais PB... Analisa aí o comportamento do Maxi e do Vasco Fernandes. Depois de um lançamento nada melhor do que embrulhar-se com o caceteiro Maxi de costas para a baliza na quina da área... O Djaniny depois dá-lhe uma fatia!

Abel disse...

De referir que o Luisão é um homem extremamente bonito, quase tão bonito como o anónimo aqui em cima e como o MM.

zigofrigo disse...

E pronto, um post interessante porque chama a atenção para o futebol e só o futebol, mostrando aquele futebol que passa despercebido a quase todos, serve para que uns, quais nazis, aproveitem para descarregar o seu ódio nos apoiantes de uma equipa de futebol! Realmente, a estupidez deve andar pelos 90%!

No.Worries disse...

De facto parece quase mecanizado o comportamento do Luisão, encurtando o espaço e fazendo contenção para o resto da defesa se recompor. Mas o Garay não é deste campeonato. Está num fantástico momento de forma, raramente perde um lance, e com ele e com Luisão em campo o SLB fica com 2 líderes da defesa. Penso que é o melhor central a jogar em Portugal, e não acredito que fique mais do que esta época a jogar por cá.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Garay é classe, é intuição, é saber tudo sobre o jogo. O M&M's deve se recordar que foi uma promessa eleitoral do Godinho. ahahahahahah

Mas PB desta vez vou-te picar um bocado: o Benfica bateu o recorde (com Jesus) de jogos sem sofrer golos... E está em primeiro.

Hate to say "told you so"

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior_premium.aspx?content_id=790431

Achas que mudou alguma coisa?Parece-me, por exmplo, que este cenário tem a ver um pco mais com a mudança para 2 avançados e a entrada do ola john.....será?

Ou será que o Benfica tem apanhado equipas mm mais fracas?

PB disse...

Os adversários têm sido claramente mais fracos. Já c o Beira Mar n devia ter sofrido golos. No Rio Ave n mereceu de forma alguma n sofrer golos. Esteve perto de o sofrer uma mão cheia de x, algumas das quais em lances inacreditáveis (destaco o cabeceamento do JTomas ao lado, qd esta so e na pequena área)... umas x entra, outras n entra.

Mas o Benfica sabe defender como ng. Defende é com menos q os outros

Anónimo disse...

A única coisa que vejo do Luisão é asneira da grossa. Depois corrige com a única coisa que tem a fazer ali... Não estou a ver o que há de tão formidável. Acho bem mais importante a rapidez com que o resto da equipa recuperou (a defesa ficou rapidamente em superioridade numérica) e fechou os espaços.

Treinador Adjunto disse...

Vamos a uma parceria amigos?

Somos um blogue novo sobre futebol português e europeu no geral.

http://treinadoradjunto.wordpress.com/

Passem por lá e deixem o vosso comentário que imediatamente vos adicionamos à nossa blogroll.

Um abraço!

DC disse...

Digamos que o Luisão já tem idade para saber estas coisas.
Na minha opinião há que valorizar isto muito mais em centrais com 20 e poucos anos.

HC disse...

Luisão e Garay, é uma dupla muito sólida e com 2 dos melhores centrais da Liga (sendo que acho que Garay é o melhor).

Não consigo compreender esta acefalia que agora anda aqui nos comments para falar de árbitros, regime, enfim...