terça-feira, 6 de novembro de 2012

O fantástico Lima, Ola John, Luisinho e o controlo dos pormenores, mesmo num modelo vertiginoso














22 comentários:

Ricardo disse...

Excelente trabalho.

Escrevi há pouco que estou bastante satisfeito com a forma como o Ola John foi integrado. Na pré-época via-se que o rapaz não estava minimamente preparado para constituir-se como opção válida. Agora, devagar e com critério, está a crescer e a demonstrar o talento que tem. Espero que continue a ser utilizado com método. Ele e outros putos vindos da B.

Não sou tão crítico em relação ao Luisinho. Acho-o mesmo muito pouco individualista. Para mim, é a solução evidente para a lateral-esquerda, embora tenha cometido erros neste último jogo que não podem acontecer. Mas nisso Melgarejo é assíduo desde o princípio da época.

Lima tem estado excelente. Acho que compará-lo - como o fazes e bem - ao Saviola chega para entender o que ele tem feito. Mais: está hoje melhor jogador do que alguma vez foi em Braga. Mérito do Jesus, claro.

Pedro disse...

Percebo o que dizes no posicionamento defensivo mas, como se tem visto, não chega pq a equipa é demasiado vulnerável à investidas de adversários de mais valia. Basta defrontarmos equipas com jogadores tecnicamente mais evoluídos e sofremos golos pq apesar de os nossos defesas estarem bem posicionados o meio campo não serve de tampão e os jogadores ficam frágeis a erros individuais ou a mais valias do adversário.

Para mim não chega.

Constantino disse...

PB,

isto até pode estar tudo errado, mas se estiver, a mim enganas-me muito bem. Poucas coisas na blogosfera me prendem tanto como estas fotos explicativas que fazes... acima de tudo porque eu sempre pensei que percebia de bola e afinal... não.

Para mim o penultimo momento que incluis neste post, foi o melhor momento do jogo e a afirmação de que Ola JOhn é muito superior ao que mostrou na pré-época. 98% dos jogadores aproveitava o espaço entre os defesas para meter balão na área. Ele meteu passe tenso no Luisinho, que diga-se, recebeu bem e decidiu bem. Mérito tanbem para oc entral vimaranense que conseguiu cortar o cruzamento sem fazer auto-golo, que no caso era o final mais provavel.

Abraço

zdamen disse...

Hum, desta vez não concordo.

Lima é trabalho, treino e instinto. Saviola é cérebro. Do princípio ao fim.

A grande maioria dos adeptos e até dos jogadores, esquecem-se que o futebol não se joga com os pés...

Quanto ao Luisinho, serve para os Guimarães desta vida, mas neste momento, Melgarejo é muito mais jogador.

Assim que se soltar mentalmente das amarras dos treinos, elevará o seu jogo a um plano muito mais completo e confiante.

PB disse...

Estamos de acordo aqui, Zdmen

H. disse...

Adoro vir a este espaço.
Como já alguém disse anteriormente, também eu pensava que percebia alguma coisa de bola...

Estas acções não terão sido facilitadas pela fragilidade do adversário? Quer o Vitória, quer o Gil pareceram-me demasiado frageis para o habitual. Ou terá sido a acção do Benfica que que os condicionou?

Abço e continuem com o excelente trabalho.

ricnog disse...

PB,

Não achas que o Benfica ganhou mais, com a saída do Enzo do meio campo?

Gostava de uma opinião tua sobre isso! Continua a dizer, que não faz dele mau jogador, apenas está na posição errada, pois parece-me uma mais valia numa ala.

ped.ribeiro disse...

Que maravilha de post. Mais destes por favor. Entretanto só gostaria de perceber o que mudou (se é que mudou) entre o post "SL Benfica patético" de 23/10 e este actual. Categoria do adversário, alguns ajustes promovidos pelo Jesus, circunstâncias do jogo? Ou manténs tudo o que disseste no anterior? (se bem percebi, que o tempo do Jesus no Benfica já se esgotou e que qualquer treinador competente, pegando no trabalho de fundo desenvolvido por Jesus, punha esta equipa a jogar muito mais).

ped.ribeiro disse...

Que maravilha de post. Mais destes por favor.

Entretanto só gostaria de perceber o que mudou (se é que mudou) entre o post "SL Benfica patético" de 23/10 e este actual. Categoria do adversário, alguns ajustes promovidos pelo Jesus, circunstâncias do jogo? Ou manténs tudo o que disseste no anterior? (se bem percebi, que o tempo do Jesus no Benfica já se esgotou e que qualquer treinador competente, pegando no trabalho de fundo desenvolvido por Jesus, punha esta equipa a jogar muito mais).

PB disse...

Constantino sao este tipo de acçoes do Ola John que me estão a fazer olhar p ele de outra maneira. n é o jogador basico de futebol q pensei q seria. só correr. Começa a parecer-me q está ali um jogador de potencial enorme

ricnog, vi pouquissimos jogos do Enzo no meio, pelo q n consigo emitir opiniao

ped.rib obrigado. Sim, mantenho tudo o q disse. Os jogadores do Benfica, graças a Jesus, há q dize-lo são muitissimo cultos tacticamente. Se agora viesse outro treinador interessante, c um modelo mais equilibrado, c estes jogadores q JJ ajudou, o Benfica seria mais forte, pq defensivamente mais equilibrado.

O FCP n sofre golos em casa ha 8 meses! É disto q se fazem os campeões!

ped.ribeiro disse...

Já que falas em FCP, encontras diferenças entre o deste ano e o do ano passado? Achas que o V. Pereira afinal não é assim tão mau? E qual a principal razão que encontras para não sofrerem golos? Não vejo que a linha defensiva seja assim tão boa. Será mérito do excelente meio-campo?

Pedro Malaquias disse...

Também me parece que o Ola John decide sempre bem, mas, ao mesmo tempo, parece-me que lhe falta tanta intensidade...

No.Worries disse...

Fantástico trabalho, PB!
De facto, apesar dos riscos que se correm ao jogar com 2 pontas-de-lança + 2 alas, vê-se claramente nas acções defensivas uma preocupação em proteger o meio. Mesmo os defesas laterais já sabem que fecham no meio se o adversário estiver a atacar pelo lado contrário.
Estes desiquilibrios que o Lima provoca quando se desmarca entre o lateral e o central fazem mesmo lembrar Saviola. Só acho que o argentino tem mais técnica e o Lima tem mais "cabedal", mas é mesmo quem está melhor dos avançados. E a continuar a jogar com esta táctica ganha de certeza a "corrida" ao Rodrigo, o que pode fazer atrasar a evolução deste último. Mas o Rodrigo de certeza que seria o melhor se fosse o único ponta de lança e o jogador mais adiantado da equipa.

Keysoz disse...

LOL... só mesmo um bando de toupeiras nojentos para imaginar coisas no meio duma defesa do Guimarães completamente desorientada. E não foi por conta das movimentações dos jogadores do Benfica. Foi por em quase todas as situações apresentadas nascerem de lances de contra ataque. Continuem a delirar seus palermas. Ganharam porque o arbitro viu penalties imaginários que aniquiliraram qualquer esperança de recuperação ao Guimarães e mesmo assim, não fossem sofrer no final foi perdoando faltas atrás de faltas... porque não falam dos desiquilibros que são criados através de bolas recuperadas de forma ilegal? Não dá jeito não é?

Jorge disse...

PB

Mais uma vez, muito obrigado por este blog. Aprendo muito a ler os teus posts e comentarios.

Eu raramente vejo jogos do Benfica por isso nao tenho grande conhecimento do que o JJ faz mas pelo que dizes parece-me que ele seria um excelente treinador adjunto numa equipa tecnica que desse mais controlo a esse elemento, ja que tem grande competencia no trabalho especifico mas nao faz boas opcoes em termos de modelo de jogo e escolha de plantel... e discurso.

Anónimo disse...

Adoro visitar este blog, principalmente pelas lições de futebol que aprendo!

Vejo enes de autores de blogs e de comentadores a rasgarem por completo a competência do Jesus e a falar mal da equipa do Benfica! Fico contente por alguém demonstrar, com factos e imagens, que afinal existe alguma mais valia na equipa do Benfica e no trabalho do Jesus! Bem como alegra-me o facto de explicar os problemas e defeitos do risco que Jesus corre nos seus jogos!

Com posts deste calibre, trazido à liça por quem tem conhecimento de causa e de facto sobre futebol, verifica-se que a demagogia não traz nada de benefico para se discutir Futebol.

Continuação de um excelente trabalho PB.

Pedro Rodrigues disse...

Keysoz vê-se que percebes imenso disto...tudo lances de contra-ataque? bastava olhares para as imagens e reparares que estão sempre 4 ou 5 defesas do guimarães.

PedroF disse...

PB, se amanhã assumisses o cargo de treinador do Benfica, que fragilidades identificarias e como as resolverias?

Fica o desafio!

xirico disse...

PB:se o JJ utilizasse o Enzo na ala direita(em jogos de maior dificuldade) não daria mais consistência defensiva?

PB disse...

n é uma questão de nomes, mas do espaço que pisa. Estando aberto na ala, após a perda demorará sp uma eternidade a recuperar. Seja o Enzo ou outro qq. é uma questão de modelo e não de individualidades

PB disse...

PedroF esse é um desafio q dá demasiado trabalho :) n me leves a mal...

POC disse...

@PB, parabéns. Grande trabalho como de costume.

Mas deixo a pergunta: tal como identificas aqui grandes trabalhos, não encontras os mesmos jogadores a fazerem "borrada" noutras jogadas?

Dentro de campo não se consegue mecanizar assim tanto as coisas. Sim, treina-se e algumas vezes vai resultar. Mas muitas vezes é fruto do momento. Parece-me.

Quero com isto dizer que se Luisinho fez mal ali, talvez tenha feito bem x vezes.
Se Ola John fez bem x vezes, fez mal y. Tudo isto claro, nas mesmas condições.

Talvez não me estarei a explicar bem (e não estou), mas é tarde meu...

Resumo: o Catedrádico percebe umas merdas, mas parece-me que continua a ter uma equipa que fica demasiado exposta.
Ramires (e depois Axel) ajudavam muito...


Abraço, grande trabalho mais uma vez.