terça-feira, 27 de novembro de 2012

Porque é que o Sporting não consegue ganhar a equipas cuja organização colectiva lhe é semelhante, se até tem melhores jogadores? E o derby. Estará perdido à partida?

A questão é que pelo estatuto que tem, o jogo será, mesmo em termos tácticos, sempre mais difícil para os jogadores do Sporting, que para os seus adversários. 

Enquanto que quem defronta os leões encontra sobretudo, ou demasiadas vezes situações contra 5,6 jogadores atrás da linha da bola, o Sporting enfrenta situações com mais adversários atrás da linha da bola. Logo situações mais difíceis de resolver. 

Um a um, individualmente, é seguro que os jogadores leoninos são melhores que os do Moreirense, ou qualquer outra equipa que por agora esteja próxima na classificação. A questão é que os jogos são mais difíceis de resolver para os jogadores do Sporting do que para os seus adversários, e para além de todos os defeitos defensivos do Sporting (individuais e colectivos) que tanto aqui temos abordado, também ofensivamente os jogadores leoninos não se mostram capazes de resolver as situações (com muita oposição) que enfrentam jogo após jogo. 

E esta é a razão pela qual o Sporting, com uma estratégia adequada não tem de entrar perdedor no derby. O jogo será garantidamente mais difícil para o Benfica que para o Sporting. A questão é perceber se os de vermelho, ainda assim, mostrarão mais qualidade enfrentando situações contra dez atrás da linha da bola, que os leões contra apenas quatro, cinco ou seis. 

Basta relembrar o derby de Alvalade da época passada para o perceber. 

14 comentários:

Edson Arantes do Nascimento disse...

Tens razão PB e eu como benfiquista tenho perfeita noção que vai ser uma pedreira do caraças - até porque jogar contra o Benfica é, sempre, o jogo do ano. Para todos.

Agora, acabaste muito mal: porque o derby, em Alvalade, da época passada, foi uma roubalheira... Um nojo. E toda a gente que vem aqui sabe que nunca, ou raramente, falo de arbitragens.

Mas aquele jogo em Alvalade foi um nojo. Sorry.

hertz disse...

Apesar do momento do Sporting, tenho perfeita noção que o meu Benfica não terá vida fácil, até porque eles atingem o pico da motivação no derby.
Mas analisando as coisas, já se viu a mediocridade que é este Sporting a defender e a nível ofensivo também estão muito mal sendo o 2º pior ataque da Liga. Enquanto que o Benfica atravessa o seu melhor momento, está uma equipa mais equilibrada e já se sabe que é uma equipa muito ofensiva.
Se por um lado acho que o Benfica não terá vida fácil, por outro acho que se marcar cedo e não tirar o pé do acelerador (o Porto por exemplo tirou o pé do acelerador) poderá construir ali um resultado pesado para o Sporting.

luis disse...

Precisamente. Além do mais, a componente histórica daquele que é um dos maiores dérbis do mundo faz com que este seja um SCP-SLB como todos os outros.

Se o Benfica está por cima, e está, pouco interessará para o que vai acontecer dentro do campo.

Aí, cabe ao Benfica mostrar por que é líder e por que é melhor do que o SCP. Caso contrário, o SCP pode vencer com toda a naturalidade.

Na época passada o SLB fez um péssimo jogo em Alvalade, quando o SCP jogava um futebol muito defensivo.

É um jogo que o SLB tem de ganhar.

Anónimo disse...

I alwaуѕ spent mу half an hour to reaԁ thіs weblog's articles every day along with a mug of coffee.
Feel free to surf my site - forex demo accounts

J disse...

Pois é, normalmente os árbitros favorecem o Sporting em jogos contra o Benfica. E as imagens provam que o Luisão apenas quis dar um cachaço amigável ao Ricky. Não se admite aplicar as leis do jogo nessas circunstâncias.
http://www.youtube.com/watch?v=_-lVFb3Fqb8

VGS disse...

Há os penaltys, mas fdç oh Edson levámos um banho de bola!!!

Anónimo disse...

A época passada esse jogo foi mais do que uma roubalheira, e nem sequer foi em benefício do sporting, mas sim dos corruptos do porto, a intenção era prejudicar o Benfica para beneficiar os corruptos, o sporting foi apenas um interviniente sem importancia, como o foram, o braga, o olhanense, a académica, o guimarães e o rio ave.

A intenção dos batoteiros é prejudicar o Benfica para dar os títlos da batota, da corrupção e da viciação de resultados aos corruptos do porto.

Quanto a este derby, vai haver roubalheira para beneficiar os corruptos do porto, falta saber se o Benfica não lhes dá hipótese de viciar o resultado e eu acredito que o Benfica não vai dar hipóteses ao árbitro de roubar ao ponto de lhes impedir de conquistar os 3 pontos.

É pra ganhar e mesmo sendo na ressaca da champions e ainda por cima dum jogo com o barcelona na casa deles e precisando o Benfica de ganhar para passar à fase seguinte, acho que o Benfica vai ganhar a alvalade sem dúvida nenhuma.

Count Zaccone disse...

Apesar de tudo PB, a conjuntura é muito mas muito diferente do derby passado, principalmente na mentalidade dos jogadores. O Sporting está a atravessar uma péssima fase, completamente ao contrário do Benfica, que está a aliar bons resultados a boas exibições.

Ricardo disse...

É sempre o terceiro jogo mais difícil da época para o Benfica, depois dos dois contra o Porto.

O Sporting podia estar em último, só com derrotas, 0 golos marcados e 60 golos sofridos que, ainda assim, podia ganhar, sem milagres, ao Benfica em casa.

É um jogo que transcende as lógicas conjunturais. E, mesmo nelas, se calhar é bom que os benfiquistas percebam que o Benfica não joga nada de especial. Basta apanhar uma equipa equilibrada ou uma equipa motivada que pode facilmente perder um jogo. Se nas próximas 10 jornadas o Benfica fizer 20 pontos será muito bom. Os primeiros 10 jogos foram de dificuldade baixa e, ainda assim, no único jogo contra um adversário decente, empatou em casa.

Mesmo com o Sporting de rastos, tenho sempre cuidado quando vou a Alvalade. Isto, claro, apesar de em todas as vezes esperar por uma humilhação aos leões. Que ainda não vi, infelizmente.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Então e que tal cumprir as tais "regras do jogo" quando o Gaitan foi levantado a um metro do chão, dentro da área, num pau épico do Polga?

E já agora, que estamos a falar disto (agora vou até ao fim), gostava que me mostrassem outro penalti igual a esse do Wolfswinkel. Nem no fim do mundo isto é falta. É uma treta. Caso contrário os jogos seriam sempre 6-5, 8-7, 5-9 ou mesmo 7-8.

Entretanto eu nunca disse que o Benfica jogou bem (não jogou, não jogou nada bem), apenas disse que o Benfica foi roubado. E volto a dizer quantas vezes for necessário. Roubadinho.

Engraçado é constatar, porque é um facto indesmentível, que desde que aquela abécula do Paulo Cristóvão saiu do Sporting - praticamente não ganham uma. Coincidências?

No.Worries disse...

Bem, acho que o jogo vai ser mais dificil para o Benfica porque quase que parece existir uma obrigação de ganhar, e nesse sentido o sporting entrará em campo muito menos pressionado, porque o empate será para eles um excelente resultado.
Agora o ultimo parágrafo mostra que continuas a fingir que não são 3 equipas em campo. O derby de alvalade foi decidido por um tal soares dias, ou será que 2 penalties flagrantes contra o scp que ficaram por marcar (além do critério vergonhoso na amostragem de cartões) não tem influência? A sério, PB, quem me dera não ter que falar de arbitragens, mas se são elas que decidem jogos e competições em Portugal, vamos fazer o quê?!? E no jogo de dia 10 sinceramente só acredito que o Benfica não ganhe se mais uma vez houver influência do árbitro nesse jogo.

Anónimo disse...

Respondendo à 1ª pergunta do título que foi o que li, faz falta um bom treinador, à medida de JJ que vai resolvendo da melhor forma os muitos problemas com que se depara, Deus queira que seja Vercauteren. E à 2ª, claro que o SCP vai disputar o derby.

Dar conta de uma curiosidade do futebol, apesar de muito batida, impressionante a quantidade de defeitos que a grande generalidade dos benfiquistas apontava a JJ até há bem pouco tempo em contraponto como é desejado em Alvalade.

Anónimo disse...

Tambem podes bazar, animal

Anónimo disse...

Na época passada o Benfica fez de longe o pior jogo da era Jorge Jesus. Só não foi goleado porque o Wolfswinkel é mais tosco que o Karadas.