quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Qualidade, velocidade e critério no corredor esquerdo do SL Benfica. Organização defensiva, e o porquê da oportunidade de golo do Spartak na primeira parte

Primeira parte do SL Benfica x Spartak.









34 comentários:

Anónimo disse...

é isso, mais um post do 5LB.
O bi-campeão invicto na Champions não jogou nunca, não vale a pena ver... vamos ver antes a equipa que vai ficar pelo caminho.

JMM disse...

Excelente.

Pergunta relativa à primeira imagem, e quando o lateral não vem atrás? Quando se joga contra bloco baixo que só pressiona mais atrás (no seu 1/3).Ai o espaço só aparece se a própria equipa forçar a saída de posição do adversário? Qual a solução?


Olhando para a forma como funciona ofensivamente o Benfica, podemos concluir que o treinador é mesmo muito importante e que Jesus é particularmente bom nesse papel. O que Jesus fez de Melgarejo ou Ola John em pouco tempo foi o que, por exemplo, Sá Pinto não conseguiu em substancialmente mais tempo. No entanto quando referes CEDRIC, até que ponto achas que é mais dele como jogador do que da falta de treinador? É que Arias, no pouco que jogou antes de se lesionar, mostrou-se mais "certinho" com os posicionamentos que o Cedric...

Vai na volta e Oceano sabia o que fazia com Arias enquanto que o Sá só queria um lateral que desse profundidade enquanto Boula fechava no lado direito defensivamente.

Gostava muito de ver um post hoje ou amanhã relativo ao jogo do Sporting a apontar eventuais melhorias e também falhas. Gostava porque de facto é fantástico ver estas imagens e comentários. Parabéns pelo trabalho realizado no blog.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Muito bom jogo da ala esquerda, sem dúvida. Foi por ali que o Benfica ganhou o jogo. Acho que a falta de critério em relação ao Maxi aplicava-se na perfeição ao jogo do Salvio - foi péssimo, na minha opinião.

Sem assertividade, sem procurar as melhores opções, sempre a jogar na linha e sempre na linha. Logo o Salvio que é fortíssimo quando aparece enquadrado com a baliza (potência, explosão e capacidade técnica).

Sinceramente, PB, eu gosto cada vez mais do Jesus. É um homem de ideias fortes, sem medo das palavras, com convicções, altamente competente, que põe as equipas a jogar um futebol ofensivo, mas trabalhado ao pormenor, e com uma qualidade incrível a desenvolver e melhorar as capacidades de quem quer aprender.

Ola, Melga, Jardel, Enzo, Matic, André Almeida e André Gomes - quem eram estes jovens até há três ou quatro meses atrás? Uma mão-cheia de nada.

E agora? Uma mão-cheia de belas perspectivas, pelo menos...

Mike Portugal disse...

Pensei que ias analisar o posicionamento do Maxi também.

hertz disse...

O Melgarejo a nível defensivo tem estado impecável: bem posicionado e muito concentrado. No entanto ainda o considero um bocado preso no que toca ao ataque. Por exemplo, quando vejo o Luisinho a jogar gosto de ver as suas movimentações no ataque, parece-me que ataca com mais fluidez do que o Melgarejo. Talvez o Melga como teve de trabalhar e preocupar-se muito em defender aquando dessa adaptação a lateral, se tenha "esquecido" de atacar. Agora que ele já aprender a posicionar-se na defesa, talvez vá ganhando cada vez mais confiança para atacar e cada vez da melhor maneira. Nessa altura teremos um enorme LE.

O Bandido disse...

"é isso, mais um post do 5LB.
O bi-campeão invicto na Champions não jogou nunca, não vale a pena ver... vamos ver antes a equipa que vai ficar pelo caminho.", come fruta, que andas muito tenso.. tanso!

PB disse...

Mike, o MAxi Pereira qd está, n falha um posicionamento, e isso é visível nessas imagens. A questão é que mtas vezes n está lá, e isto é um problema do modelo do Jesus. É ele q quer q ele suba demasiado.

Ve por exemplo a imagem 4. O Cédric ai estava lá encostado ao lado em cima do adversário.

PB disse...

qt aos textos sobre o FCP, n percebo as criticas. Isto é um blog pessoal, n tiro rendimento daqui, portanto escrevo o q quero. Qd obtiver rendimento daqui posso ter de dar satisfações.

Sou de lisboa e os meus amigos são todos Benfica e Sporting. É essa a razão q me leva a ver e analisar os seus jogos. Tentarei ver o Porto tb. Mas n é uma prioridade para mim. A menos q isto passe a ser algo sério

d.gomes disse...

excelente. 1º vez que visito o blog e depara-me com isto! muito bom!

PB disse...

obrigadissimo d.gomes

PB disse...

aproveita e segue-nos no face! Assim vais espreitando sp q sair algo novo!

VaideMota disse...

De facto leio o blog há demasiado tempo para nunca ter comentado dando os parabéns pelo trabalho efectuado. Parabéns pelas análises, sujeitas a erros como qualquer outra, mas com critério, justificação e explicação. Claramente devias começar a receber pelo trabalho que tens e pela qualidade das análises.
Bom trabalho.

xirico disse...

Vou começar a seguir-vos no face.

napster disse...

sou visitante assíduo deste espaço (que também sigo no fb) sempre a esperar que haja novos tópicos, muitos parabéns pela análise e trabalho realizados! Dá gosto para nós, os mais leigos, compreender um pouco do trabalho de casa (ou falta dele) que se faz e as repercussões no jogo!! um grande bem haja

No.Worries disse...

Mais uma vez excelente, PB.
Claro que se o Matic não é nenhum Javi, o André Almeida muito menos, e por causa dos necessários euros perdeu-se aquela qualidade que o espanhol vinha espalhando nos ultimos 3 anos. Mas isso só vem valorizar o trabalho de Jesus, que continua a extrair o melhor dos jogadores que tem em prol do colectivo. Já não é surpresa para ninguém que este esquema táctico com pouca gente no meio obriga a um esforço quase sobre-humano aos 2 do meio (ontem Almeida e Enzo), mas a verdade é que estes se têm portado muito bem, e ainda no jogo de ontem foi fantástico ver o Enzo já nos descontos a correr com a bola de àrea a àrea até sofere falta junto à area dos russos.
Uma última palavra para os amantes de corruptos que andam sempre a mendigar por um bocadinho de atenção: ssscccchhhhhiiiiuuu.

lp22 disse...

Já acompanho o blog há muito tempo, mas nunca comentei, tenho estado bastante atento principalmente aos posocionamentos do Melgarejo que tem estado muito bem. Eu já joguei a lateral, e nunca nenhum treinador me ensinou estas noções de posicionamento, quando sair, quando ficar... Nunca... Claro que com a maioria dos treinadores a mandar correr à volta do campo nunca apareceram grandes valores.

Parabens pelo blog, sinceramente, com tanto conhecimento, conseguirias ser treinador de topo... mas sem qualquer duvida!

PB disse...

Obrigado Lp22. abraço

Anónimo disse...

PB, são as tuas opcoes "editoriais" e há que respeitar. Mas tal como o Entredez que nos ultimos anos foi sempre para bajular o Guardiola (deitando sempre abaixo o Mascherano), com intervalos para elogiar o Postiga/ criticar Liedson (isso há mais tempo ainda), também já enjoa para quem procura mais variedade. Vê-se o teu sportinguismo nas várias alturas em que há mudança de treinador (desta vez nao, ja perdeste a esperanca) consegues sempre pegar em qq coisa para dar a entender que vem ai qq coisa boa, chama se a isso wishful thinking. Depois tens também o fascínio pelo Jesus, ok... Mas bem que podias ver uns joguitos do Porto nem que seja para ver o Jackson jogar. Fica bem e até sempre, cumprimentos

No.worries, cepo, reduz-te a tua insignificancia. Es o tipico "fabio" aziado incitador de violencia, frustrado na vida pessoal e obviamente na desportiva pois sao varios anos a ver o FCPorto superiorizar-se. Chega de lenga lenga do Proenca e offside do Maicon, o Proenca nesse jogo nao viu foi a manchete do Cardozo (penalty e expulsao), o fiscal de linha e que escreveu direito por linhas tortas. O nsalta ao menos era um adversario de respeito que sabia articular uns pensamentos sem ser por cassete...

Anónimo disse...

Pb gostaria que falasses/esclarecesses como é que no treino se pode operacionalizar estas situações, pois penso ser um défice na maior parte dos treinos/treinadores das equipas portuguesas não conseguirem operacionalizar este tipo de pormenores. E mais uma vez parabéns pelo excelente post, como sempre...

PB disse...

viva anónimo. Nas etiquetas "treinos" há algumas sugestões

Edson Arantes do Nascimento disse...

"Fascínio pelo Jesus" »» Dois posts abaixo: "Benfica patético"

(a criação de blogues é livre e não custa dinheiro nenhum)

Anónimo disse...

Para quem não esteve no estádio no jogo entre o Spartak e o Benfica pareceu que o André Almeida jogou bem, mas para quem lá esteve não pareceu jogar nada de especial, embora tenha melhorado na segunda parte. Talvez tenha a ver com uma invenção táctica do Jesus que ensaiou: o Maxi subia muito e o André Almeida ocupava a lateral. O problema é que se o Enzo avançava também no terreno o meio campo ficava completamente vazio, chegou a acontecer ter de ser o Rodrigo (e até o Cardozo!) a virem cobrir o meio campo!
Perguntas:
- Porquê esta táctica do Jesus? Não é contrária ao empenho de posicionamento táctico de aqui falam?
- Acham que o André Almeida tem qualidade para vingar no plantel principal do Benfica?
Mike

DC disse...

Eu como admirador dos teus textos também gostava bastante de te ver a falar sobre o Porto.
Até porque, tenho a certeza, ias encontrar matéria para análises bem interessantes, por exemplo à mudança de comportamentos da equipa de Hulk para Jackson.

E acho também que o comportamento defensivo da equipa te deve agradar especialmente andando o Porto a jogar com uma defesa com média de 22 anos de idade. Fala-se muito da valorização de jovens por parte do JJ, pois eu vejo o Porto com 3 crianças a jogar em Kiev e a não sofrer golos.

Mas obviamente tens todo o direito de escolher sobre o que escreves, agora acho que era interessante não só para o blog mas também para ti como estudioso do futebol essa análise (que até podia ser comparativa face aos outros grandes). Outras equipas sobre as quais gostava de te ouvir falar eram o Barcelona e o Real.

Pedro disse...

"Ola, Melga, Jardel, Enzo, Matic, André Almeida e André Gomes - quem eram estes jovens até há três ou quatro meses atrás? "

Ola era alguém que tinha acabado de custar 9 milhões de euros.

Melga, um ala esquerdo que foi o melhor jogador do Paços de Ferreira na época anterior.

Jardel, um central que sempre foi o que é agora.

Enzo, um argentino que custopu 5/6 milhões de euros e que sabe-se lá pq foi emprestado a meio da época passada.

Matic, um bom jogador.

Os Andrés, eram putos com esperança de jogarem e se afirmarem no SLB.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Oh Pedro, nem tu acreditas nisso... As palas são um problema do caraças. Uma coisa é certa: contra factos, não há argumentos.

Eu apenas me limitei a referir factos. Outros preferem navegar na maionese. Tá-se cool.

Pedro disse...

" contra factos, não há argumentos."

Exacto. O que eu disse foram factos.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ok (tu não falaste de factos: o Matic, e só falo deste porque chega para te desmentir, podia ser o melhor jogador do mundo mas nunca tinha sido um 6 - ele e o empresário disseram-no publicamente várias vezes) Ok, dizia, então queres discutir o mérito do Jesus em desenvolver o melhor que há em diversos atletas?

Quer dizer, na verdade queres discutir tudo (porque tu é que sabes; os outros apenas olham), mas não queiras discutir que o sol é azul. Porque não é. E todos sabemos que não é.

O JJ pode ter muitos defeitos (e tem-nos, como eu tenho e tu também e nós todos também) mas de certeza que potencializar qualidades alheias não é um deles.

Todos os jogadores que eu referi (e a lista é maior, como sabes) estão claramente, repito: claramente, num nível superior ao que estavam há três meses atrás.

Se queres continuar a discutir isto, tudo bem: a parede é já ali.

Pedro disse...

Caríssimo, como sei que vais de vez em qd ao Mágico sabes que até considero o Matic um bom jogador pelo que, repito, Matic é hoje o que era à 4 meses, um bom jogador. Não é o 6 que tu queres fazer crer q ele é.

Se é por aí que me desmentes...LOL

Abraços.

PB disse...

DC, saquei um jogo desta época do FCP, só que depois pediu-me um código p abrir o jogo...

tens sites onde dê para baixar os jogos?

Pinto disse...

https://www.rapidshare.com/files/510652168/Liga.Zon.Sagres.12.13.Jornada.8.FCPorto.Maritimo.WEBRip.Xvid-UpPTMSNM.part1.rar
https://www.rapidshare.com/files/702828593/Liga.Zon.Sagres.12.13.Jornada.8.FCPorto.Maritimo.WEBRip.Xvid-UpPTMSNM.part2.rar

Podes comecar pelo FCP Maritimo

PB disse...

falta a pass...sabes qual é?

Anónimo disse...

a password é "orangeone"

Anónimo disse...

Experimenta orangeone

Edson Arantes do Nascimento disse...

Desculpa, Pedro, mas estás a ser ridículo...

Não reconhecer os méritos dos outros descreve bem as pessoas que o fazem.

É evidente que o Matic é hoje um jogador diferente de quando chegou ao Benfica. Não percebo como alguém pretende discutir isto. Eu também sempre gostei do Matic (em todos os blogues há comentários meus a dizê-lo) - mas o ponto não é esse... A evolução é óbvia e em funções que o jovem nunca tinha desempenhado. Trabalho. Trabalho. Trabalho de casa.

O Jardel tem estado a um nível que eu pessoalmente não lhe reconhecia. Sempre o achei muito abaixo do exigível - e agora tenho de me calar. Tem feito jogos com muita segurança. É um gajo que vem do Olhanense, depois de uma lesão grave e de uma época no Estoril (na II Liga). Aprendeu sozinho?

Aquilo que dizes do Melga é de uma desonestidade incrível. Fico sem palavras. Nunca foi lateral na vida dele e os melhores jogadores do Paços são, quase sempre, de nível médio ou médio-baixo. Dificilmente teria espaço no Benfica. Um tal de Ronny quase foi o melhor marcador do campeonato. De repente, e em apenas três meses (numa posição que parecia arriscada, no mínimo), temos ali um diamante a brilhar. Aprendeu sozinho?

O Ola John na pré-época... Era risível. Quero lá saber dos 9 milhões. Há uma série de malta que custa muito mais do que isso e nada joga. E vice-versa. Olha o caso do Elias. Um jogador interessante, sem ser maravilhoso. Agora vamos imaginar o Elias nas mãos do Jasus! - e compara com o que ele joga actualmente no Sporting...

Mas eu sei, já percebi há muito tempo (e por isso é que visito às vezes, mas deixei de participar no teu blogue), que gostas é de contratar o Freddy Adu com 18 anos - para depois lançá-lo a titular, numa eliminatória decisiva da Champions, com apenas dois dias de treino.