domingo, 4 de novembro de 2012

SL Benfica. De quem se fala. Take II.

André Gomes. Talvez os minutos que tenha passado em campo no jogo com o Vitória de Guimarães, agora sem golos, tenham dado para perceber a quem o endeusava tão precocemente o seu real valor actual. Sim, tem uma personalidade incrível. A propósito, o árbitro decidiu bem, mas percebe-se que é um jogador leal e que foi apenas, manifestamente infeliz no lance. Para além da perseverança que se percebe, a sua morfologia física poderá ajudá-lo a ser aposta dos treinadores que for encontrando. Tem potencial, sim. Todavia, é um jogador a anos luz da qualidade do plantel do Benfica. Talvez, nas últimas décadas desse. Na actualidade, o nível individual é tão grande no Benfica, que um jogador que erre percentagem tão elevada de passes, e que ainda denote dificuldades em algumas recepções de bola, não tem nível para entrar na equipa. Talvez um dia cresça. No momento, está muito longe de poder ser uma opção interessante na equipa A.

Luisinho. A mesma impressão do jogo anterior. Desta vez com alguns desleixos defensivos também. Tem excelente qualidade técnica. Porém, essa qualidade fá-lo tomar demasiadas más opções. Joga para "se mostrar", e ter uma percepção errada das suas capacidades também não ajuda. É um jogador ofensivamente interessante. Pode melhorar bastante, assim que sinta que não tem nada a provar.

Ola John. Novamente o melhor. Não solta uma bola sem uma ideia, como ficou bem visível no lance do golo de Lima. Explora sempre o corredor central quando há espaço e colegas para receberem dentro. Temporiza e define com grande qualidade, partindo unicamente para as soluções individuais, onde também vai tendo algum sucesso, quando escasseiam opções. A técnica de recepção (excelente ontem) e passe pareceu francamente melhor que em outras ocasiões. Ainda vai a tempo de ser uma das revelações da temporada. Os seus dois últimos jogos fizeram crescer a expectativa.

Lima. Fantástico! É o Saviola do novo Benfica. Não tem toda aquela classe do argentino, mas é rápido, forte e excelente na movimentação. As suas desmarcações em diagonal de dentro para fora para receber nas costas da defesa vão fazendo imensa mossa. Em Barcelos ofereceu assim o golo a Luisinho, e na partida de ontem várias foram as vezes em que o mesmo movimento aproximou o Benfica do golo. Foi uma contratação notável. Lima é um dos grandes responsáveis pelos bons momentos da equipa de Jesus.

12 comentários:

PedroF disse...

Em tudo o resto continua uma equipa sofrível. Demasiados jogadores em situação de finalização, a equipa vive de rasgos individuais. Enfim, não chega para o Porto.

PB disse...

Mas ontem foi um jogo mt fácil do 1o ao último min. Talvez se aquela desatenção do Luisinho desse em golo, o jogo mudasse, pq de resto, foi demasiado fácil. Desde o início q a duvida era perceber qts iria o Benfica ganhar

POC disse...

André Gomes ainda é novo, pode melhorar :)

Rearviewmirror disse...

"equipa sofrível"

lol

Válter disse...

pareceu-me um jogo análogo ao do Porto. Com a excepção do porto jogar com a primeira linha e o benfica jogar com 11 que o jesus decidiu por a jogar.

Válter disse...

Esqueci-me de dizer que o ola john não tem condições de vingar na presente temporada. Com Jesus ao comando, pelo menos não. Foi por "descuido" de Jesus que Gaitan não é hoje o melhor jogador da liga, ou então jogador de um United. Gaitan motivado seria um monstro.

Vejam só o menino James desde que saíu hulk e passou a ter o condão de estrela....

Já agora digo também que este porto é o melhor porto desde mourinho,e talvez de sempre. Este sem hulk e já com jackson e (finalmente) lucho integrados.

Anónimo disse...

parece-me é evidente que o Benfica, tendo médios (andré gomes ou carlos martins ou aimar) pode ser muito mais equipa, do que jogar com o enzo lá......isso parece-me obvio...!!!! Sem desvalorizar a qualidade do enzo

No.Worries disse...

Claro que o André ainda tem que crescer muito, e essa conversa de o "endeuzar" só enfia carapuça quem quer.
O Luisinho é um jogador interessante, tem um belíssimo pé esquerdo e muita entrega ao jogo. pode não ser como titular indiscutivel (no futebol corrupto do porto e scp seria de caras), mas é uma boa opção para o lugar.
Mais um muito bom jogo de Ola John, que parece mesmo estar em crescendo. Continuo a achar que pára muitas veses o jogo, quando pensava que era mesmo daqueles jogadores explosivos que iam em velocidade para cima do adversário. Vamos ver o futuro próximo.
Também eu fiz essa comparação do Lima com o Saviola. Tem demonstrado muita inteligência em tudo o que faz, e como dizes foi mesmo um contratação notável.
Nesta análise penso que só faltou referência ao Sálvio, que talvez seja o melhor jogador desta liga, uma vez que Aimar continua de fora.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ya e ainda temos por aí grandes visionários da bola que dizem que a contratação do Lima foi uma má opção porque "custou 4,5 milhões e três dispensas" (Mora, Saviola e N. Oliveira)...

Estou a rir à gargalhada. O Lima tem estado simplesmente fantástico. Perfeito.

Pedro disse...

Luisinho titular no Porto?

Mas agora somos um qualquer livro de banda desenhada?

Trata-te animal. Os visitantes do Zoo, andam a dar-te demasiados amendoins.

Anónimo disse...

Concluindo, os melhores da liga em cada posicao sao os do clube do regime, ja que ate os suplentes jogam de caras em qualquer equipa. Até se podem dar ao luxo de deixar o melhor da liga de fora.

... E no entanto, levam sempre no rabinho do bicampeão. Sem espinhas.

Anónimo disse...

Com Proença o crime compensa!