domingo, 4 de novembro de 2012

Vercauteren acerta com a posição de Rojo. É defesa esquerdo!



Olha ali ele, todo encostadinho à linha lateral a apertar o adversário. Isso de defender a baliza está demasiado sobrevalorizado. É apertar com eles todos até ao tutano! Se Vercauteren não mudar a linha defensiva, o Sporting fará a pior classificação da sua história.

Marcos Rojo está no lote dos piores centrais que já passaram pelo futebol português. Na verdade ele nem joga a central. Só no papel. No campo anda à deriva e já esteve mais longe o dia em que o veremos a sair do campo atrás de um qualquer adversário substituído.
 
Xandão deveria ter aproximado e atenuado o facto do central ter ido embora. Cédric acaba por ficar ligado ao golo por colocar Meyong em jogo. Uma distração que até pode ser compreensível. Ninguém está preparado para ter um colega que aparentemente abandona o barco.

Defensivamente este Sporting é a pior equipa de que há memória. Cinco jogadores atrás da linha da bola e um buraco deste tamanho no corredor central? Isto são jogadores de futebol?

34 comentários:

João Martinho disse...

Inacreditável como no 2º golo, numa saída do Sporting, os DOIS CENTRAIS estão fora do seu raio de acção !! Nem em transição defensiva isso seria admissível ...enfim, eu gosto do Rojo como jogador mas começo a achar que tens razão, ou então veio da falta de método do anterior treinador pq no inicio não me lembro de tanta asneira por parte do Rojo...ou então é falta de memória

Mike Portugal disse...

Neste caso especifico culpo muito mais o Cedric que não respeita a linha de fora-de-jogo do Xandão e mete todos em jogo.

Tu que te queixaste tanto que o Cedric não vinha preencher a zona central para compensar quando um colega seu saía de lá, agora que o fez, criticas o central que saiu para pressionar um adversário que poderia receber um passe?

MM disse...

PB, tens razao. Demonstraste-o e o jogador infelizmente da-te razao. Mas o treinador do Sporting sabera percebe-lo, nao? Ajudara o jogador a mudar de comportamento, ou prescindira dele, dando o lugar a outro(s).
Em qualquer dos casos nao sera o maior problema que o treinador do Sporting tem para resolver. Problema que mais penaliza a equipa, sem duvida, mas um que tem facil solucao.

Anónimo disse...

A falta de qualidade existe, mas não é individual, é colectiva. Vejam os jogadores um a um, internacionais portugueses, argentinos, espanhois, holandeses..Agora, é necessário trabalhar a organização defensiva e ofensiva, sem estas a qualidade individual parece não existir.

Anónimo disse...

Mas porra Cedric também e dos piores laterais a nivel de posicionamento que tenho visto e Xandão muito limitado...Mas concordo contigo PB o problema do Sporting são os processos defensivos em que os jogadores andam a marcar e atras dos adversarios, em que sao facilmente batidos entre linhas ou no espaco nas costas...

Mas este novo treinador deixa-me logo de pé atrás do que possa dar de novo, pois demora uma eternidade a fazer substituições onde verdadeiramente se nota as mexidas de um treinador no jogo e isso é mau sinal, e nao falo no trabalho que possa fazer porque nao se pode fazer muito em pouco tempo e nao conheco o seu trabalho, mas em pequenos pormenores se pode comecar a perceber o que traz de novo!!!

Coach Pete

Metralha disse...

PB, para que não se torne verdade de tantas vezes repetido. O Meyong não está em jogo, está fora de jogo como é demosntrado na imagem que colocaste.
Quanto ao Rojo, fui o primeiro a baptizá-lo de novo Polga, não estava à espera que fosse bem pior...

Metralha disse...

PB, o Meyong está fora de jogo. O Cedric não está alinhado com o central mas isso não faz com que o avançado deixe de estar off-side. Sobre o Rojo, baptizei-o de novo Polga mal ele chegou, ainda diziam maravilhas desta ave rara...

No.Worries disse...

"No campo anda à deriva e já esteve mais longe o dia em que o veremos a sair do campo atrás de um qualquer adversário substituído." - hahaha, de chorar de tanto rir. Ainda bem que foi parar ao scp...

PB disse...

Mike, esta acção do Rojo acho q foi a pior de todas. e n é fácil ,pq todos os jogos há duas dezenas delas para contar.

Ele n está a fazer nada encostado à linha. Ele tem de defender a sua baliza q fica no corredor central, n é cair em cima de quem tenha um equipamento de cor diferente. É absolutamente ridiculo o q ele faz, saindo da sua posição atrás do adversário sem bola.

Tinha de estar no local onde a bola passou, deixando sozinho o jogador do setubal q foi para a linha. Era até um convite a q o portador da bola lhe passasse a bola, a ele q estava encostado à linha. E é no momento em q o passe é feito, durante o percurso da bola, q o Rojo tinha de ir encostar no gajo.

Não há em qq equipa da formação do Sporting (dos 9 aos 17 anos) nenhum central com tão pouca qualidade na leitura dos lances, nem há golos destes em qualquer uma dessas equipas.

É absolutamente ridiculo. Se o Sporting tivesse 10 Rojos, sabes qual seria a minha estratégia p jogar c o Sporting?

Pedia a 9 jogadores p se encostarem todos em fila indiana à linha, puxando 9 rojos ali para o cantinho e depois jogava 1x1 com o meu melhor jogador a campo inteiro. Dava 40 a 0!

Anónimo disse...

O Rojo não tem de ir à linha??, Não tem de fazer a cobertura da subida do lateral?? A sua deslocação não tem de ser compensada?
Quem quebra a linha de defesa não é o Cedric?
O Avançado não está fora de jogo (jogada, aliás, validada pelo mesmo fiscal de linha que na primeira parte tirou um fora de jogo ao Volfs quando este estava 2 metros atrás do último defesa)?
Ou o problema do Rojo foi ter assinado pelo SCP? De facto na Luz precisam de um Lateral Esquerdo.

Joel disse...

PB; não concordo contigo em relação ao Rojo... Ele não está a marcar ninguem com um equipamento de cor diferente, porque não há ninguém perto dele...não há nenhuma razão para ele estar ali...

Mike Portugal disse...

LOOOOL

Vítor Marcelino disse...

Não houve também o factor sorte, e esse factor também faz parte do jogo. Mas realmente o sector defensivo está uma lástima...

Pulha Garcia disse...

O Sporting defensivamente simplesmente está mal trabalhado. É uma herança do Sá Pinto, juntamente com uma preparação física de Liga Orangina e baixos níveis de concentração (importante é mesmo o coração de leão, right?). O Sporting tem levado golos em quase todos os jogos, incluindo de adversários fracos (Rio Ave, Videton, Moreirense, Setúbal, etc). É caso para dizer que não há ninguém que não bata neste Sporting e os adversários já entram em campo conscientes de que podem perfeitamente chegar à baliza do Patrício. Este Sporting está sem rumo.

Tobias Minus disse...

internacionais espanhóis?!de futebol?!quais?!

e não me venham falar de internacinais sub-qualquer coisa

ahh e o 'bolodarroz' ou lá como se chama o marroquino dos países baixos

é tão bom, diria enormíssimo jogador

como o caboverdiano 'rolandebol', nascido em Portugal aos 18 anos

PB disse...

"O Rojo não tem de ir à linha??, Não tem de fazer a cobertura da subida do lateral?? A sua deslocação não tem de ser compensada?"

é isto. O Rojo pensa o jogo como um adepto que não percebe nada do jogo.

Não. O Rojo tem de defender a sua baliza,que está no corredor central. Se a bola entrar na linha e ele for o jogador mais perto do adversário COM BOLA, ai sim. Tem de ir fazer contenção ao adversário.

No fundo é isto mesmo. O Rojo percebe tanto do que anda a fazer no campo como a maioria dos adeptos

PB disse...

Joel, a foto tem má resolução. Mas está ali um tipo do Setubal,sim. Ele tb não assim tão alucinado. No video vê-se o Rojo a correr atrás dele, abandonando o corredor central

Zé da Mouraria disse...

"PB, para que não se torne verdade de tantas vezes repetido."

Nem o Góis Mota da salazarista Legião Portuguesa, diria melhor!

"O Meyong não está em jogo, está fora de jogo como é demosntrado na imagem que colocaste."

Vês que o Meyongue tem adiantada a unha do dedo grande do pé pequeno, em relação à unha do dedo pequeno do pé grande do Cédric, e não consegues "ver" que a bola já vem a caminho.

O que fica demonstrado é o bom posicionamento do fiscal de linha, e sem qualquer sombra de dúvida a tua "cegueira".

Com o futebolzinho praticado pelo vosso conjunto de matraquilhos, sois dignos de dó!

Os culpados?! Pois, são sempre os 'apafes'.

Mike Portugal disse...

PB,

Agora mais a sério. Dirias o mesmo se o jogador do Setubal fosse, por exemplo, o Quaresma ou o Hulk? Jogadores que se não forem marcados antes de receberem a bola tornam-se perigosos.

PB disse...

Sim, claro. Abomino marcações individuais precisamente por isto, abrem avenidas na defesa. é mt fácil enganá-los. é só chegar perto para eles pegarem na marcação e levá-los para o canto. E digo-te que o faço em equipas minhas (desmarcações só para arrastar defesas para aparecerem outros colegas no espaço q ficou livre).

E neste momento qq treinador q ja tenha visto o Sporting jogar já deve preparar estratégias deste tipo. Passa perto do Rojo, e depois foge p o levares ctg.

Não vais dar o meio para marcar o corredor lateral! Nem que seja o Messi sózinho no corredor lateral. Qd a bola lá chegar, logo vais pegar nele. E se lá chegar é melhor q chegar a outro jogador no corredor central, enquadrado c a baliza. Sendo que durante o percurso da bola dá tempo mais q suficiente para pegar no adversário. Mtas x n dá p o impedir de enquadrar depois de receber, mas dá sp p te colocares entre ele e a tua baliza

PB disse...

Tipo, consegues imaginar o que seria um Barcelona X Sporting neste momento, contra esta defesa? a equipa que fura pelo meio mesmo lá estando 10 adversários enfiados, contra uma que oferece o meio?

Mike Portugal disse...

A questão que quero deixar é se isto é mesmo falta de qualidade do Rojo, ou se lhe foi dito para marcar homem a homem. Eu sei que nós temos jogadores que não sabem bem como foram convocados para a nossa seleção, mas um internacional Argentino titular ser assim tão mau como descreves????

PB disse...

eu acho q ng disse nada a ng. nem treinou. há quem jogue c central dto e esq, há quem jogue c um a marcar outro a sobrar.

Este Sporting reinventou o futebol. É um central direito e outro a marcar quem aparecer (não necessariamente o av, que como vimos estava sozinho no corredor central,tal como estava o da academica no post anterior...)

Mike Portugal disse...

Eu acho que daqui a uns anos vamos descobrir que afinal o Rojo é que estava certo e o resto do mundo é que estava errado. lol

Anónimo disse...

Desta vez PB tem toda a razão. Uma coisa é estar atento ao corredor para eventualmente compensar a subida do verdadeiro lateral esquerdo mas não lembra ao diabo correr atrás de um extremo sem bola. Sem bola que ficava fora de jogo! Rojo é lateral na selecção.

Cedric está a dormir. Nem há palavras para tanto desposicionamento. Nem percebo a admiração, tem sido sempre cada um por si nas transições rápidas. Boulahrouz sai logo para ir à queima. O melhor é começar a pintar linhas na relva.

Já não ter capacidade para reconhecer o que era o SLB antes de Jesus... E falar assim de um colega...

PB disse...

O Rojo não tem escola de central. Primeiro o q se faz na américa do sul, se calhar nem é bem futebol,em termos de principios de jogo. Experiencia tb n tem, pq segundo me disseram jogava a central mas numa defesa a 3, e ele era o da esquerda.

Na europa pelo q me disseram nunca foi opção no Spartak, e n fez mais de meia duzia de jogos (se alguém o poder confirmar,agradeço. n me dei ao trabalho de confirmar). E n sei q tipo de treino tb tinha pela Russia

Portanto é claro q tem de evoluir. Isto passa mt pelas experiencias anteriores (q devem ter sido nulas...)

Anónimo

"Já não ter capacidade para reconhecer o que era o SLB antes de Jesus... E falar assim de um colega.."

queres explicar-me isto?

zdamen disse...

Há conceitos básicos que nunca se esquecem (depois de apreendidos):

O eixo baliza-baliza, que deve ser sempre a referência principal em momento defensivo (para todos os jogadores, e não apenas os defesas) e a linha adversário-bola-baliza (nossa).

Bola, adversário, baliza (nossa).

PB disse...

pois zdamen

por isso digo q posicionalmente qq defesa da formação do Sporting (dos 9 aos 17 anos) é infinitamente superior ao Rojo

hertz disse...

Oh anónimo (5 de Novembro de 2012 11:23) é por causa de adeptos como tu que me dá gozo ver este Sporting. Então está-se aqui a discutir a inexistência de organização defensiva do Sporting e tu vens com frases do género "Ou o problema do Rojo foi ter assinado pelo SCP? De facto na Luz precisam de um Lateral Esquerdo."? Enfim.
E até eu que percebo pouco de tácticas e movimentações de jogadores consigo ver que a movimentação do Rojo é ridícula. É só pensares um bocadinho: o que é que é pior? Deixar o jogador junto à linha sozinho ou deixar o correr central completamente descoberto e estendendo uma passadeira ao Meyong até à baliza?

Mike Portugal, realmente o Rojo tem sido titular na Argentina, onde joga a LE, mas também tem feito exibições muito fracas e tem sido muito criticado na Argentina. No jogo contra o Peru, foi incrível a facilidade como os jogadores passavam por ele.

Tsubasa disse...

Dei-me ao trabalho de ir rever o golo e noto isto:

- Por toda a movimentação percebe-se que Rojo não faz ideia do que é defender. Não foi um erro que acontece, ele simplesmente não sabe o que fez de mal.
(Posso estar enganado, mas o comentário de Vercauteren no fim do jogo era principalmente para Rojo: "Fiquei desiludido com alguns jogadores".

Na 1a vista pareceu-me que Xandão também tava ás aranhas, mas desta nem foi tão grave. Ele sabia que Meyong estava muito para lá dele. Não viu foi o Cédric.

Rinaudo ainda estava em campo. Parece-me que também podia estar posicionado de outra maneira. Não tendo ninguém para marcar, perde-se...

De resto e sou sincero, espero que o Sporting recupere terreno e volte ao seu lugar. A verdade é que é um histórico e é pena a situação.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Essa coisa do Rojo ter estado a caminho do Benfica... Eu conheço uma pessoa que garante que isso é mentira. E vendo o rapaz jogar todos percebemos que era impossível o Benfica ter contratado este gajo.

A mesma coisa é válida para o Labyad, que também chegou a ser dito que o Benfica queria desviar o jogador. Mas para quê o Benfica iria contratar o Labyad? Para quê?

Ou seja: o Freitas e o Duque têm a mania que são espertos (mas não percebem nada disto) e como se mexem bem no seio dos jornalistas - o Freitas era jornalista de desporto e os assessores dele também - tentaram usar estas coisas a favor do Sporting. É ridículo.

Anónimo disse...

'internacionais portugueses, argentinos, espanhois, holandeses.'

eheheh

és capaz de teres um que pode dizer que é realmente internacional (patrcío), o resto é tudo internacional suplente dos suplentes, internacionais de jogos particulares, internacionais pq alguém se lembrou, internacionais das comissões, internacionais pq x é primo de y e é filho do maradona, internacionais tipo RUBEN MICAEL, internacionais pra aumentar o preço, internacionais tipo ROJO que é TITULAR da seleção Argentina, são os internacionais que vocês têm, tipo CÁPÉLLLLLLLLLLLLLLLeeeee

Anónimo disse...

Claro que o SLB não estava interessado. O SCP é que estava interessado no Shafter e no Carole.
Já agora era o SCP que queria o Eliseu, porque o SLB nunca pensou em contratar um LE!!
O título diz tudo quando refere o nome de um treinador que está no clube há menos de um semana....

Anónimo disse...

Ridículo és tu Pélé, já cá havia poucos a falar de borla, faltava mais um que conhece muita gente que assegura...

Bem disse o Romário, calado és um poeta!