quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Experimenta isto, Neymar. Depois saberemos em que patamar te colocar.


39 comentários:

B. disse...

Ouvi críticas a este movimento defensivo mas só os calhaus é que não percebem que foi genial... o Garay deu a partida para a pressão e a equipa toda ao subir dixou o Messi sozinho... qualquer passe e a jogada era interrompida com fora-de-jogo.

Resultado? Perdeu a bola, zero perigo.

Realmente, se o Jesus defendesse com mais homens devia ter uma das defesas mais fortes da Europa, mas como os sabe colocar, faz por ter o mínimo de intervenientes para se poder "perder" no ataque.

PB disse...

sim. perfeito. É o futebol europeu. E é isso mm, envolvesse mais um, n era preciso mais, era só mais um jogador atrás da linha da bola, preocupado c o processo defensivo e o Benfica seria poderosissimo. A critica ao jogo do Spartak foi mm por isso.

MC disse...

este momento foi maravilhoso, especialmente porque aqui do lado esquerdo, fora da imagem, estavam uns 5 jogadores do barcelona ao monte

Carlos Alberto disse...

ao monte mas fora de jogo, MC

Bujix disse...

Muito bom, é isto que penso do Neymar. Parabéns

Jaime disse...

Adoro esta imagem. Grande Benfica.

Joel disse...

não havia para ai um frame do Sporting com a mesma coisa, mas ao contrário?

ag disse...

10 galinhas atrás dum galo

Anónimo disse...

E o que um calhau ainda tem de melhor é que tem sempre razão. Calculo que na actualidade já comece a enfrentar certos problemas com as crianças.

Um dos melhores espectáculos que a natureza tem para nos oferecer é precisamente a evolução e de qualquer espécie. Onde eu aprecio particularmente o movimento dos olhos, infelizmente ainda não está ao alcance aqui no lateral esquerdo.

Anónimo disse...

Afinal quem é que está à rabia? alguém percebe?

lp22 disse...

Momento defensivo brilhante! Fechou todos os espaço a Messi, acabando por perder a bola, e todos os colegas de Messi ficaram offside...

Anónimo disse...

Joel, o 10º jogador do campo do Benfica está a marcar o árbitro. O JJ pensa mesmo em tudo, precisava de ganhar como se pode ver na imagem, não ia arriscar que ficasse um fora de jogo por assinalar, como dizem vários utilizadores ou até mesmo um penalty. Brilhante! Foi pena o árbitro em Glasgow e o Samaras.

PB disse...

sim, o Benfica cria ali uma situação de 1x8 (um pq retiram da jogada todos os colegas de Messi) e num espaço ultrareduzido. Melhor, se desse tempo, pq n dava, só se o Ola John tivesse atrás da linha da bola na segunda linha, do lado direito de quem tá c o Messi!

O do lado esquerdo já n ta la a fazer nada, mas está lá, pq é de la q o Messi vem c a bola em condução.

Mesmo brilhante pelo encurtar do espaço e transformarem a situação num lance cuja probabilidade de sucesso seria pouco maior q zero, mesmo sendo o Messi. E dai (o encurtar do espaço) a referÊncia a Neymar.

No Brasil estaria um com mEssi, um dava cobertura a 5metros de distancia e os outros estariam todos cada um com o seu. Se fosse preciso encostados à linha lateral...

Enquanto o Neymar não experimentar quem a europa os lances q enfrenta são sp de uma facilidade mt superior aos q os europeus têm p resolver...

Anónimo disse...

Eu também gostei especialmente do titulo, nem me lembrei de outra coisa para além de Neymar, nem percebo muito bem porque é que enfatizam tanto que o Messi perdeu a bola.

E comigo os calhaus também têm sempre razão.

Anónimo disse...

Está bem eu explico o que se passa na figura:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=368743

PB disse...

Curiosidade. Num daqueles treinos q passaram na tv do benfica (n sei se ainda passam) um dia o JJ fez um exercicio para suscitar este tipo de comportamento.

Ele (qual Messi) tinha a bola na mão e corria com ela (na mão...), mtas vezes tb em linha horizontal como fez o Messi, e os jogadores iam saindo um a um da linha de cobertura para a contenção, qd eram ultrapassados, saía o seguinte e quem tinha sido passado voltava p a linha. Tal e qual a equipa replicou aqui.

As suas equipas, p o bem ou mal, são equipas. Os jogadores movem-se em conjunto e têm principios colectivos. Não anda um para trás, outro para a frente, ou desalinhados. Muito por esta competência colectiva é q qq André Almeida entra na equipa e parece logo melhor q o q realmente é...

Anónimo disse...

Penso exactamente o mesmo de JJ e há muito tempo. Atá já cheguei a apontar aqui para outra curiosidade, a forma distinta como sportinguistas e benfiquistas avaliam o trabalho de JJ. Sobretudo agora que o SCP não consegue estabilizar um treinador, mais ou menos como o Benfica antes de JJ e depois da tranquilidade que foi poder contar com Paulo Bento.

A curiosidade do treino não conhecia, até porque não tenho por hábito sintonizar o canal em questão. Então o PB também aponta para um reflexo condicionado de tal forma que os jogadores desta vez não perceberam que não se tratava do treinador? Se sim não deixa de ser uma fragilidade a aproveitar pelos adversários daqui para a frente. Já vamos ver o que o jogo de segunda-feira reserva aos dois lados da barricada.

Muito obrigado e boa noite.

PB disse...

não percebi a da fragilidade. n é fragilidade. Estão treinados para defender assim naquela situação. é assim q o jj quer q eles defendam na situação em q o jogador c bola vem em condução (na horizontal) passando por uns atrás dos outros.

conseguiram replicar em jogo exactamente o q fazem em treino. logo foi o contrário de fragilidade.

N era o treinador, mas em treino, o treinador simulava ser um jogador...


abraço

Averapina disse...

PB faz la ae um desenho ké pró rapaz ou raparigo,sei lá, entender essa forma de treino com a ekipa no global

Pedro Ribeiro disse...

Engraçada a referência a esse tipo de exercício em treino. Quando JJ passou por Braga, na pré-temporada, tive a oportunidade de assistir a vários treinos (bons tempos!). Esse tipo de exercício era obsessivo. Vi-o (com variantes) repetido milhentas vezes. Entrada de um adversário de fora para dentro, a definição de quem sai à bola (reagindo à zona), o ajustamento posicional colectivo subsequente na cobertura do espaço, mantendo o alinhamento defensivo - tudo era treinado à exaustão. Até me recordo de um episódio engraçado. Um desses treinos prolongara-se bastante (umas duas horas, creio), já ia anoitecendo, até que o Wender se vira para alguns adeptos e diz: liga aí para a Telepizza que o cara esqueceu a hora! O Wender sairia ainda antes da época começar, em conflito com JJ...

Anónimo disse...

PB tens de por a foto toda em que mostra os 5 jogadores do Barça fora de jogo, senão os antis não percebem.
Brilhante jogada do Benfica, Messi ou fintava 8 jogadores ou voltava pra trás, não voltou, perdeu a bola.
Tivéssemos feito isto em Lisboa nos 2 golos do Barça e a historia do grupo seria outra.

PB disse...

Pedro Ribeiro, mt obrigado pela partilha

Anónimo disse...

Deixem-se de merdas ou então façam-no em privado, numa palavra pânico! Já cá comeram um assim, a diferença foi que cá Messi só enrolou meia equipa, desta vez ficaram todos hipnotizados e tiveram sorte. Imaginem 90'! O exercício do treino é real e depois?

Não vão ver o que anónimo das 21:46 quis dizer com reflexo condicionado que não vale a pena. Isto parece uma conversa de surdos, um sportinguista a brincar e um benfiquista bem educado, como é normal, logo a abrir. Santa ingenuidade. Só faltou dizer que JJ está muito orgulhoso desta foto! E a do Neymar foi de mestre, eu também não me lembrei de mais nada.

PB disse...

tens um português muito bonito, mas infelizmente para a discussão percebes zero de futebol, portanto não posso manter uma discussão contigo.

Talvez se soubesses a melhor forma de defender, ou as referências para o fazer, ou talvez se soubesses o que é encurtar espaços, ou talvez se tivesses visto os posts que ficaram para trás (sobre o brasileirão e neymar) que mostravam a facilidade para chegar ao golo em jogadas individuais no brasileirão, contrapondo com a dificuldade das ligas europeias, talvez tivesses percebido um pouco que seja do post.

Assim, apenas passas por menos esperto aos olhos dos que percebem o que se está aqui a passar/falar.

Sobre a melhor forma de perceber como defender cada situação de jogo, não me darei ao trabalho de te explicar, mas posso garantir-te que se perderes tempo com todos os posts que foram ficando para trás, vais entender. Concordando ou não, vais entender. E concordando ou não, porque no brasileirão,por exemplo, não fazem assim... provavelmente também nao concordam!

Gonçalo Ruivo disse...

Gabo-te a paciência PB. Os conhecimentos já gabei mts x, mas tb é preciso mta paciência para te dares ao trabalho de explicar estas coisas aos leigos, especialmente qd a demonstram um nível de burrice e vontade zero de aprender tão acentuado.

Anónimo disse...

tb há mta gente que cai aqui de páraquedas, e sem ter visto tudo o que tá para trás, e as tuas ideias, etc, fica mais dificil perceber! Eu se n acompanhasse isto há tanto tempo provavelmente também axaria que os gajos do Benfica deixaram 10 gajos do Barcelona sozinhos e q isso era um disparate!

hertz disse...

PB, não tens aí a imagem que mostra os outros jogadores do Barça todos em fora de jogo? Eu ontem vi essa imagem em algum lado mas agora não me consigo lembrar onde. É que assim alguns adeptos perceberiam melhor o que se passou naquele lance.

PB disse...

não tenho. Essa tirei do jornal A Bola, mas entretanto já me prometeram mandar a essa foto amanhã.

Ainda que e como quem lê isto há mt tempo saiba, para mim e sei q o JJ o posicionamento dos adv é irrelevante. Interessa a bola, os colegas (p o alinhamento) e a baliza. Ai só n mostra a baliza mas, sabe-se onde está.

Jorge disse...

só há uma pequena falha na teoria. os movimentos de ruptura. basta um, apenas um jogador do Benfica falhar o posicionamento (e no meio de 8 é mais provável falhar um do que se estiverem apenas dois ou três) e a zona-press desfaz-se. se aparecer um lateral a romper pelo flanco...está o caldo entornado.

kudos para a snapshot. boa imagem.

abraço,
Jorge
Porta19

Anónimo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=451157018253882&set=a.197990850237168.42109.196741823695404&type=1&theater

José Alvito disse...

ahahah deixa-os PB. Deixa-os ficar co Rojo, Boulodarouz, Cédric e o Xandão e a dar os buracos que tu aqui mostras. A culpa é do árbitro! Eles sabem defender! Marcam mm em cima, mas os malandros dos árbitros...

Sabes como tá o somatório dos pontos das equipas A com B que eles andam a fazer lá nos blogs deles? Para saber se já são campeões loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

PB disse...

viva Jorge, mas o Messi está impossibilitado de meter a bola na profundidade. O caldo estava meio entornado pq enquanto a bola percorria o seu percurso daria tempo ao Maxi de se colocar entre a bola e a sua baliza.

Já vi a imagem completa. Lembro-me do lance, o Messi vem da dta p a esq a deixar para tras sucessivamente jogadores do benfica. Pela imagem completa, suponho que tenha havido um canto antes (pelo invulgar nº de jogadores do barça na área).

Está realmente soberbo, de uma competência colectiva enorme. É comparar com as imagens que trouxe na altura do Sporting x Genk, em que uns sobem, outros descem e ficam buracos em todo o lado.

Para ajudar a perceber quem ainda não entendeu, a subida da defesa em conjunto do SLB faz a situação passar de 6ou7 (neste pc n tenho acesso ao facebook, a imagem não abre, n consigo confirmar qts do barça ai estão)x 8 em determinado espaço, para 1x8 num espaço mt mais reduzido (com menos profundidade)!

No.Worries disse...

Fantástica imagem e feenomenal forma de defender! Se nem o Messi consegue ali entrar ninguém consegue. E garanto que dá muito trablho preparar a equipa para um momento defensivo destes. Todo o mérito para JJ. O Neymar nem é o melhor jogador do brasileirão, quanto mais...

Anónimo disse...

Bom dia caro PB,

Começar por esclarecer que só fui responsável pelo comentário das 23:30 de ontem, pela falta de registo, admito incómoda, embora não seja muito diferente de um nick qualquer.

Depois dizer que apesar de ter sido a 1º vez que comentei, venho cá habitualmente, o que penso que me dispensa dos elogios habituais à capacidade pedagógica do blogue e ao caro PB.

Para mim nunca esteve em causa o derby, como é notório que já está para outros e muito menos a total falta de organização que a equipa do SCP demonstra há muito tempo, mas tão só um simples lance de um grande jogo que na minha opinião o SLB realizou em Nou Camp. E também sou um grande admirador de JJ e há muito tempo.

Paralelamente a isto tudo também acho que o mais importante ainda é o grau de civismo com que discutimos o que quer que seja, no caso no "Lateral Esquerdo", ou seja, os calhaus comigo também têm sempre razão.

Já no que diz respeito ao caro PB é evidente que tem sempre todo o direito de defender o que bem entender, ainda para mais aqui. Onde não passando eu de um utilizador visitante e até por uma questão de educação mais uma vez, não era justificável que o fizesse por sistema, mas desta vez solicito ao caro PB um esforço na diferença de opiniões.

Mesmo levando em linha de conta que já foi dito que "... o posicionamento dos adv é irrelevante. Interessa a bola, os colegas (p o alinhamento) e a baliza."

As minhas dúvidas sobre se se tratou efectivamente de uma tentativa de pega de caras ou 4 tentativas simultâneas de cernelha mantêm-se tal e qual. E sobretudo depois de confirmar os 5 jogadores do Barça efectivamente deslocados, o que faz com que fiquem a faltar outros 5. Claro que também imagino que devem estar a ser controlados pelo "olho" do Ola, que deve ser totalmente impossível que lhe apareça algum pelas costas.

E isto tudo por uma razão muito simples, uma coisa é a linha defensiva, outra coisa é a baliza ou a bola e outra ainda e completamente diferente é a obsessão generalizada que todos os jogadores do Benfica e num espaço mesmo muito pequeno evidenciam e de que maneira por Messi, um adversário! E é só este o comentário também generalizado que a fotografia tem merecido por todo o mundo. Imagino que só por ignorantes.

E desta vez sou eu que digo muito obrigado pela atenção dispensada.

PB disse...

olá anónimo, lamento dizer isto, mas o comportamento teria sido igual se fosse outro jogador a conduzir a bola. É isto que o Benfica faz nesta situação. A tal situação de treino c o JJ a fazer c a bola na mão o q o Messi fez c ela no pé que vi, já tem mais de 2 anos. Só se há mais de 2 anos atrás, o JJ já estivesse a preparar um confronto c o Messi...

talvez o post acima ajude mais um pouco a explicar o meu ponto de vista. Se n ajudar, encerro a discussão, pq n tenho mais forma de explicar o q se passa aqui...

Unknown disse...

A todos os que têm falta de memória (ou selectiva) segue aqui um post com a sequência de imagens relativas a este lance (obrigado B.)

http://gordovaiabaliza.blogspot.pt/2012/12/o-treino-defensivo-do-jesus.html

PB disse...

as imagens foram retiradas do post ai em cima lol ele explica lá isso :)

KARLOS disse...

PB
VC já colocou o PATAMAR do Neymar
"...Porém, se espera vê-lo a ter a notoriedade de Messi ou Cristiano Ronaldo, desengane-se. Será apenas mais um excelente jogador no continente europeu. A anos luz dos candidatos à bola de ouro, porém."

Na Libertadores exitem times com esse tipo de marcação, e como todo time, uma hora erra a marcação!!É nessa hora q ele faz o gol. Se não houvesse erros ninguem nunca faria gol...

Gonçalo Teixeira disse...

PB,
já deves estar farto da jogada. De qualquer das formas fiz upload para o youtube porque quis discutir o lance com um colega meu que não viu a segunda parte e fiz-lhe o favor de fazer o upload para o youtube de forma a que ele também pudesse ver o lance.
Tens aí, mesmo que não queiras postar no blog: http://www.youtube.com/watch?v=FzgvG-vaVQ0
Cumprimentos.