terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O momento em que o Sporting podia ter mudado o seu destino

O video completo, porque a linguagem corporal de Maxi deixa a entender a descoordenação com Salvio. Repare no gesticular de Maxi. Possivelmente pedindo a Salvio que ficasse. O argentino acabaria por ir embora e a habitual falta de preocupação / rigor defensivo de Maxi poderia ter mudado o jogo. 

video


Independentemente de Maxi ter mesmo sugerido a Salvio que ficasse no seu lugar, não o deveria ter feito. O Sporting está  mudar o corredor de jogo, e dava tempo mais que suficiente do uruguaio voltar a ocupar a sua posição. Não deixa, todavia, de ser um pormenor interessante para perceber as pequenas dinâmicas que se estabelecem dentro do campo.

Enorme mérito o de Ricky, numa das suas melhores exibições em Portugal, mesmo que tão desacompanhado. O movimento de ruptura do holandês, arrasta Jardel e sem tocar na bola é Ricky o principal responsável pela enorme oportunidade que Elias desperdiçaria. 


E Jardel? Ficar ou ir atrás de Ricky? O desequilibrio foi criado pela competência de Carrillo a conduzir a bola na direcção da baliza adversária (compare com a decisão de Capel no post anterior), e com a incompetência de Ola John. Dá cobertura, mas preocupa-se mais com o corredor lateral do que em fechar a progressão para o meio. Sem pressão sobre a bola, só um Ricky parado impediria que um jogador leonino se isolasse. Se Jardel não sai atrás do avançado, seria Ricky a isolar-se perante Artur


Um posicionamento correcto de Maxi poderia ter anulado a situação. Ainda que, chegar aquele espaço de frente para a baliza com a bola dominada seja sempre garantia de jogada de enorme potencial.

28 comentários:

hertz disse...

Uma dúvida. Nesse lance o André Gomes não deveria ter acompanhado o movimento do Elias para evitar que ele recebesse a bola isolado?

PB disse...

podia tê-lo feito, mas seria a corrigir um erro. Por norma, no modelo de JJ ng teria de correr atras de ng. Basta estar onde é devido. Como correcção ao erro de Maxi podia de facto ir atrás dele...Mas os jogadores do Benfica estão sp preocupados a ver outra coisa q n os movimentos adversários. É preciso é q todos pensem/executem de igual forma.

João Mendes disse...

Luisão nunca faria o que fez Jardel. Com a coordenação devida entre centrais a minha opinião continua a ser que Jardel deveria ter parado a perseguição a Ricky e não abrir aquela clareira.

Maxi é isto, e nada mais do que isto!

PB disse...

talvez luisão gritasse um sobe e com garay entalavam o Ricky. N sei. Sei que se o Jardel n acompanha, o Ricky recebia isolado e sei q se o Maxi estivesse, o Jardel já o podia ter acompanhado. Mas o Ola a dar o meio tem mta responsabilidade tb

João Mendes disse...

Eu numa equipa minha não queria que Jardel fosse para tão perto do outro central, é a minha opinião. Queria que ele cobrisse o espaço. Se a bola entra do lado esquerdo de Garay, Jardel não me parece que vá chegar na mesma. Teria de ser sempre Garay a fecha-lo.

Não tinha reparado no movimento de Ola a primeira vez que vi, e de facto comete um enorme erro a tentar adivinhar que a bola vai entrar na lateral, primeiro de tudo está sempre fechar o meio.

Luis Santos disse...

O comentário em slow-motion mais parece tirado de um filme de terror lol

Quanto à pergunta sobre a reacção do Jardel, também me parecia boa ideia a tentativa de pôr o RVW em fora-de-jogo juntamente com o Garay, mas se a dupla não reage com o timing certo abria espaço para o RVW (porque o deixava em jogo) e para o Elias (porque continuava a faltar o Maxi...).

Cumprimentos!

Remy ZambrotA disse...

Falharam tantos...

1. Melgarejo entra á queima e permite que Carillo faça o desequilibrio

2. Maxi por aquilo que já foi dito.

3. Jardel por ao ver Wolkswinkel a movimentar-se para o lado onde Garay está, automaticamente põe-se a correr atrás dele (fez-me lembrar o Rojo)

4. Por ultimo André Gomes, embora perceba que o erro depende da falha de Jardel.
Em teoria, Jardel ficaria com Elias, e seria o português a sair ao Carillo.
É nestas jogadas que Luisão raramente falha. Mas por isso é que Luisão é Luisão e Jardel é Jardel.

Luis Santos disse...

Já agora (e desculpa lá ter feito os comentários separados), o que achas do Matic e do Melgarejo nessa jogada? Na minha opinião, o Matic demora muito a recuperar (se reparares, no momento em que a bola chega ao Carrillo, Melgarejo, John e André Gomes fazem uma linha e Matic está mais à frente, se ele recuperava mais rápido fechava o espaço de entrada pelo meio ao Carrillo, mesmo que o Ola John cometesse o mesmo erro). No caso do Melgarejo, acho que ele "ataca" o Carrillo muito cedo. Se ele dava mais algum espaço/tempo e só pressionava quando tinha o Ola John por perto podia cair numa situação de 2x1 defensivo. Assim, com 1 toque, o Carrillo tirou-o da jogada.

B Cool disse...

Ao ver o vídeo desde o início noto que houve um gajo que tinha compensado o maxi para restabelecer a linha de 4. Porém esse gajo em vez de continuar a compensar avança no terreno e cria o buraco onde o maxi deveria estar. Não achas que é daí que surge a falha PB ? Já agora, quem foi visto não ter conseguido perceber

B Cool disse...

E sobe porque está a fazer uma marcação invidual (wtf???) ao médio do sporting que recua criando o buraco.

PB disse...

João, esta do Maxi ainda é pior. Ele por norma nem está. Mas ai parece-me q faz parte do modelo, ne? é um risco q o Jesus gosta de correr. E qd n está a equipa já sabe com o q contar. Esta é pior pq ele está,mas está mal.

PB disse...

Bcool, é o Salvio. E no video percebe-se q o Maxi o manda ficar. Acabou por ser "traido", mas independentemente disso o Maxi n tinha de mandar ng, pq tinha tempo de ser ele!

B Cool disse...

agora que li o texto desde o início percebo, a falha é do salvio, que tinha recuado para fazer a compensação e cagou porque a bola deixou de estar no flanco dele não esperando que o maxi trocassse com ele. aposto que o jesus lhe vai mandar uma grande piçada apesar do remate que deu o penalty e bem merecida.

B Cool disse...

Se calhar essas posições do salvio e do maxi têm a ver com o contra-ataque anterior em que o salvio chegou antes e o compensou

Centro de Jogo disse...

A verdade é que existem vários erros. Para mim, o de Maxi é clamoroso, até porque Melgarejo está em pressão. Salvio podia até não ter saído mas concordo que maxi tenha tido tempo mais que suficiente para alinhar e fechar aquela zona. Depois Matic não cobre o espaçoç atempadamente, Ola Jonh fez o que tinha de ser feito, está até virado para a linha, pois Matic (à semelhança de Maxi) tinha mais que tempo de ter reagido. Por fim, a falha dos centrais. Ricky é o jogador mais avançado, recuaram em demasia, subir 2 metros era mais que suficiente para o colocar em fdj (não esquecer que o propósito da ultima linha subir não se prende apenas com o roubar de espaço - o dito fora de jogo - ao(s) jogador(es)mais próximos da baliza). Não foi um erro em sim, foi o encadeamento dos mesmos e a incapacidade de os interpretar para reagir posicionalmente. No fundo, só Artur teve bem! Mas claramente o de Maxi, Matic e Centrais foram os mais estranhos.

Abraço, Jorge D.

Anónimo disse...

RELEMBRO O RESULTADO: 3-1 PARA O BENFICA.

METE MAIS UM RENNIE.

A LAGARTAGEM NUNCA TEVE HIPÓTESES.

GBC disse...

O destino do Sporting é o mesmo de há 106 anos, PB. Não é preciso mudá-lo, é preciso mudar o meio para o atingir. Para o fazer todas as semanas, todos os jogos. Não apenas nestes momentos - sozinhos não servem. São precisos mais.

O desfecho acabará sempre por ser outro, porque não há momentos suficientes capazes de derrotar o destino.

Rui Santos disse...

São óbvios os erros apontados a todos os jogadores e concordo com o aqui escrito mas pergunto, jogando a equipa do Benfica como um bloco e em compensações não será a acção do Salvio a mais condenável estando ele na minha opinião na melhor posição para fechar ao meio?

PB disse...

Matic à frente da linha da bola...

Mike Portugal disse...

Para mim quem cometeu o maior erro nesta jogada foi, o Elias. Não se pode falhar só com o GR pela frente, ainda por cima num derbie.

SLBfan disse...

Na minha opinião erra o "Alan John" e o Salvio.

O Salvio não tem nada que se desposicionar enquanto o maxi não está. Os jogadores cumprem funções em detrimento da posição que devem ocupar em campo, ele é que está a ocupar a posição, não pode sair assim, mas no Salvio e no Gaitan é normal estas "paragens cerebrais".
Por isso defendo que o Enzo é indicutivelmente a melhor solução para a direita.

Mais um jogo em que o GR foi decisivo para o Benfica. Penso que tem sido dado pouco valor papel decisivo que o Artur tem tido em alguns jogos.

PB disse...

Mike, n te preocupes q o Elias ainda vai ser aqui mt falado. Mas não por erros técnicos...

J disse...

O Elias falhou ou o Artur defendeu? Também detesto a displicência do Elias mas desta vez não se trata de um erro clamoroso, repare-se como o Carrillo mete a bola um metro à frente do que devia, obrigando-o a rematar em esforço. Claro que se pode sempre argumentar que o Elias devia ter acelerado mais cedo ficando de frente e não de viés para a baliza.
Mas este movimento revela treino, o que tem sido raro em Alvalade...

Pedro disse...

PB,

Perdoa-me, mas sou um pouco mais leigo...naquela situação há mesmo falha do Ola John e do Matic?

Percebo o que queres dizer mas vendo bem o lance o Ola John movimenta-se para um provável passe ao lateral adversário, seria preferível entregar o corredor ao lateral adversário? Para mim Melgarejo é que aborda mal o lance deixando o Ola John apanhado em contrapé, mas que tenta corrigir de imediato pela má intervenção do colega...quanto ao Matic vem a recuar de uma saída em pressão o lance acontece quando a equipa está em desvantagem, a bola é que é colocada atrás dele, não?

Abraço
Pedro

PB disse...

Pedro, sim. O Ola devia ter dado a linha lateral. Independentemente de estar lá alguém sozinho, esse alguém n está em posição de fazer golo.

Mas, o Jorge tem razão qd diz q o Matic tb erra. Alias, o Ola só erra já ao compensar o desposicionamento do Matic. O Matic tinha mais do q tempo de se colocar atrás da linha da bola, e ai o Carrillo teria de o enfrentar

PB disse...

e J, sim, n e´uma finalização tão fácil assim, pela forma como o Elias está um pc desenquadrado. Mas como só tinha gr à frente, se Artur n é competente teria sido golo

Pedro disse...

PB,

Obrigado pelo esclarecimento!

Abraço
Pedro

Ramiro Lopes disse...

O lance em slow motion... é de arrepiar.

- O Melga é comido sem dificuldade e ainda deixa um jogador (Dier?) no seu corredor completamente isolado;
- O Ola vai na tentação de marcar o Dier e deixa o Carrillo passar à-vontade;
- O Matic também deixou o Carrillo passar à vontade numa zona que deveria ser sua;
- O Jardel acompanha o Wolfs que já estava a entrar nas costas do Garay;
- O Maxi está, como de costume, fora do seu lugar;
- O André Gomes não acompanha o Elias.

No meio de tanto erro, safa-se o Garay e o Artur, que aparentemente eram os únicos que sabiam o que estavam a fazer.