sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Perfeição defensiva. Ainda o post que "pedia" a Neymar que experimentasse a forma de defender europeia (que não a de Sá Pinto).




Um agradecimento muito grande ao Filipe Silva que se deu ao trabalho de nos enviar as imagens do lance em questão para o mail. Não tecerei mais comentários, porque se as imagens por si só não forem capazes de demonstrar a qualidade ímpar COLECTIVA da equipa de Jesus a defender as diversas situações, é certo que qualquer palavra produzirá ainda menor efeito. Este lance é apenas mais um dos que vêm sido trazidos aqui que ajudam a perceber o porquê de uns ganharem mais jogos do que os outros. Trabalho de Jesus! E ainda há quem pense que é nas substituições ou a escolher os 11 que se fazem campeões...

70 comentários:

Joao disse...

Bastava um dos 5 que estão em fora de jogo estar ali bem à esquerda e o Messi teria um gajo para passar a bola. Rapidamente a defesa do Benfica teria de se reposicionar...

JMM disse...

Creio que já deu para perceber na imagem anterior. O movimento é perfeito. E só dá para ver quem defende mal com um contraste como este.

Contudo o FCP, que defende com mais gente, parece ser muito mais eficaz nos vários momentos do jogo.

Mas é por estas e por outras que acho que quem conseguir o Jesus para a próxima época fica bem servido (não pagando os 4 milhões que ele recebe, quero-o no meu SCP)

Tenho uma pergunta e já que falas no Sá creio que a posso fazer aqui:

Afinal quanto tempo demora um treinador a impor as suas ideias a uma equipa? Vercauteren parece ser bastante razoável e honesto no seu discurso, contudo quando achas que se pode avaliar o que faz no campo? Sá Pinto destruiu a equipa na pré época sendo que agora não se sabe bem quando começa este novo treinador a ter, de facto, responsabilidade no estado de coisas. Tens opinião a este respeito?

PB disse...

pois tinha. O Maxi tinha de sair à bola rapido, e todos os outros teriam de voltar p linha de cobertura. Fazem isso mt bem, todos coordenados. É por isto q sp gostei mais do JJ do q da maior parte dos oturos treinadores. Nele percebes q há trabalho. concordando ou n, e eu n concordo c algumas coisas como vou sp referindo.

PB disse...

JMM, os bons jogadores como são os profissionais aprendem rápido... Depois claro q com mais tempo será sp melhor, mas p sair do caos n é preciso mt tempo...

JMM disse...

Ok, obrigado pela opinião. Deduzo portanto que achas que Vercauteren não está a ter o impacto que deveria ter.

Para o confirmar esperarei por mais um dos teus fantásticos posts, talvez por ocasião do derby de Lisboa.

Anónimo disse...

O 5LB defende bem, é certo, mas convenhamos, os putos ficaram todos plantados a ver o que o Messi ia fazer. Apesar de todos os méritos da movimentação colectiva da defesa a situação em termos visuais é completamente caricata, na versão titular do Barça isto jamais aconteceria.

PB disse...

sim. c o tempo q tem de trabalho, já não se pode admitir aquele comportamento da linha defensiva... admite-se que falhem alguns pormenores, mas q já se perceba q se tentem mover em conjunto...

JMM disse...

Não concordo Anónimo,

O movimento é feito em resposta a uma situação concreta.

O 11 titular do Barcelona coloca OUTROS problemas mas aquele movimento do Messi conheceria a mesma resposta do SLB se fosse com o 11 titular.

Talvez a diferença existisse na medida em que o 11 titular provavelmente possibilitaria a Messi um passe para trás...

Agora, é evidente que o discurso de Jesus não é razoável. Ninguém faz o que o SLB fez em Camp Nou porque também ninguém joga contra este barcelona em Camp Nou.

PS: Rodrigo bem que merecia sentar durante uns jogos. Vi hoje num jornal que ele "não viu Nolito"... só podem estar a gozar...

PS2: PB, tenho a mesma ideia. Se Vercauteren inovou pelo modo honesto como fala, não fez o mesmo em campo. O Sporting está igual. SE bem que com o SLB talvez não dê para avaliar porque o SCP vai jogar todo atrás da linha da bola.
Vercauteren, mesmo na remota hipótese de conseguir os seus objectivos, não fica para a próxima época.

PB disse...

Diz q n viu? Então n é egoista, é mau jogador... venha o diabo e escolha!

Mike Portugal disse...

Essa situação defensiva é de facto muito boa, mas também resulta da burrice daqueles jogadores todos do Barça que não se mexem.

PB disse...

lamento sinceramente n conseguir explicar a toda a gente que o comportamento dos jogadores do Barcelona é indiferente.

Pego aqui no comentário do JMM

"Talvez a diferença existisse na medida em que o 11 titular provavelmente possibilitaria a Messi um passe para trás.."

O posicionamento. O bom, não depende do dos adversários, pelo contrário, quem faz assim, é atraído para espaços onde não defende a sua baliza. Basta ver como defende o Rojo, e há ai um milhar de imagens a explicar o meu ponto de vista. N perderei mais tempo a explicar isto, pq n tenho capacidade para tal...

Mas, a maior parte das vezes parece-me que só não aprende quem não quer, e isso é um bocado desgastante

Gonçalo Ruivo disse...

PB, deixa-me q te diga q és brilhante. E és brilhante mm qd falas mal do Benfica. Mas, só és brilhante pq percebes mt disto e pq tens uma forma clara de explicar. E sim, quem não aprende, não é que seja burro, é pq não quer enxergar mm.

É fodido, pq as desculpas de arbitragens e essas merdas todas q ajudavam os fracos a sentirem-se fortes vão com o #%#$#$ com as imagens q aqui trazes.

Mais claro e mais fácil de perceber o q aqui dizes é impossível. os comentários em sentido contrário sao apenas de quem tem dificuldade em lidar c coisas boas em equipas adversárias. Não é q sejam burros, é ainda pior q isso! Estão onde estão pq de facto merecem estar onde estão.

POC disse...

Grande trabalho defensivo. Falta tudo o resto. E fechar aquela boca que só tem dito merda.

Rearviewmirror disse...

Eu já vi o Sporting a fazer isto.

Com o Rojo 2 metros mais atrás que todos os outros a pôr toda a gente em jogo.

Gonçalo Ruivo disse...

shiuuuuu não digas isso!

O Rojo é bom! looooooooooooooooooool
A sério, chega a meter pena que nem por desenhos lá cheguem.

Pedro disse...

Muito bem explicado...

Abraço
Pedro

KARLOS disse...

PB
Realmente
"Na vida nada se cria, tudo se copia"

A medida q o Messi se afasta da linha de fundo, a linha defensiva avança em direção a ele!!!(deixando o ataque do barça em impedimento)

Guardadas as devidas proporções é MAIS OU MENOS o mesmo q o Milan do Arrigo Sacchi fazia...

É só pra constar, pq tem muito gente q só lê o q está aqui, e vai assim acha q JJ é o novo "MESSIAS"... (embora eu o ache um grande treinador)

"A CÉSAR, O Q É DE CÉSAR..."
***********************************
Nesse mesmo jogo o lance do Messi (onde ele se machucou) foi um lance de "linha burra" (eu não acho burra) não houve pressão no Piqué e o Messi quase faz o gol...

Ou seja toda equipe comete erros, e é nesses erros q acontecem os gols, e é nesses erros q o Neymar fará os gols...

Se não há solução para o Messi (melhor do mundo, blá, blá, blá...) pq haveria para o Neymar?!

Tudo é questão de adaptação, vamos esperar!!

No.Worries disse...

Tens toda a razão: se estas imagens não são suficientes para se perceber o trabalho do Jesus no posicionamento defensivo da equipa então há malta que pouco ou nada percebe disto. Mas se calhar há quem prefira um treinador bem falante, como o era o Quique Flores... haja pachorra...

Mike Portugal disse...

"comportamento dos jogadores do Barcelona é indiferente"

Isto é a ideia mais errada que se pode ter à face do planeta, ou então exprimiste-te mal.

O comportamento duma equipa deverá sempre depender do comportamento da outra equipa. Se os jogadores do Barça tivessem vindo todos para trás ao mesmo tempo que os jogadores do SLB, o Messi começava a ficar na mesma linha que os colegas, logo, deixava de existir o problema do fora-de-jogo.

Piqué disse...

os jogadores do barça estão impedidos de movimentar todos? atrás e na frente da bola

já cá foi a mesma merda
Jorge Jesus dixit

PB disse...

não, não me expremi mal. Defesa à zona é assim. Interessa unica e exclusivamente a bola, os colegas e a própria baliza. Portanto o único adversário que importa é o que tem a bola.

MAs, tb há quem prefira defender com as referencias adversárias. Por exemplo, o Sporting...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/04/cinco-atras-da-bola-defender-em-duas.html

por exemplo, achas que só pus um adversario aqui porquÊ? pq os outros hibernaram...? ou pq o posiconamento dos outros todos n influencia o posicionamento qd se defende à zona? Já tivemos uma discussão parecida com a barracada do Rojo. Se fossemos treinadores, defenderiamos de forma diferente, não tem mal nenhum. O JJ faz diferente do Sá Pinto, por exemplo, e são ambos treinadores...

PB disse...

Portanto a ideia mais errada q se pode ter à face do planeta é a ideia de jogo do Mourinho, Guardiola e tantos outros. A certa é a do Jaime PAcheco, Sá Pinto, etc...

Pedro disse...

"E ainda há quem pense que é nas substituições ou a escolher os 11 que se fazem campeões..."

PB, acuso o toque mas acho que estás a ser muito injusto. Não disse nada disso. O trabalho semana faz campeões sem dúvida mas, por vezes, o que é planeado e treinado não funciona naquele jogo específico pelo que é necessário uma intervenção do treinador para mudar. Ou não concordas?

O Real Madrid contra o Dortmund em casa fez uma primeira parte péssima. Mourinho ao intervalo faz mudanças tácticas e faz duas substituições. É verdade q não venceu mas deu a volta ao jogo da equipa positivamente. É isto que eu peço a um treinador durante os 90 minutos de um jogo. Q não seja um mero espectador, que tenha interferência no rumo dos acontecimentos.

LMGM disse...

Só uma brincadeira ainda na onda do post anterior.

Neymar ao ver estas imagens diria:

"Nossa, o Messi está muito mal colocado! Eu já estaria do outro lado desses pinos vermelhos. Que droga de melhor do mundo esse!"

PB disse...

Pedro, não era para acusares o toque. Tu sabes disso :).Foi mm porque noventa e cinco porcento das pessoas pensam que assim. Pensam q isso é algo q realmente faz campeões ou q é extraordinariamente importante p ganhar jogos. Se calhar os melhores treinadores já levam as substituições pensadas (minuto e quem sai por quem) desde casa. Pq os melhores sabem q a relevância disso é mt reduzida...

Qd é o contrário, 99 por cento do trabalho para se ser campeão é durante a semana.

Desde um exemplo, mas sabes se n mudando nada tacticamente ou tecnicamente(subs), o Real n viraria e até ganharia? n sabes. nem tu nem eu. O real está a perder em casa. é natural q com o adiantar do relógio as coisas tendam a mudar.

O benfica teve a perder c o braga, c a academica e se calhar outros jogos q n me lembro e recuperou. Isso n faz do jj o suprasumo das substituições. se calhar se n tem mudado nada em x de empatar até ganhava. sabemos lá nós...

agora manda 11 gajos p o campo aleatoriamente, Sporting style, tudo sem coordenação e depois vai lá ver se é c substituições q ganhas os jogos e os troféus...

Anónimo disse...

Por mais q lhe expliques ele nunca vai entender looooooooooooooool lagartos. têm um qi tão baixo, como se espera q algum consiga reerguer o clube?

Anónimo disse...

Na altura lambias o cu ao Quique, tudo porque tens complexos com o FCPorto, vale tudo para não ver que somos os melhores.

Anónimo disse...

Karlos, acho que ninguém pensa que foi o JJ que inventou esta maneira de defender, e ainda bem que falas no Arrigo Sacchi, vai ver com quem Jesus esteve a estagiar enquanto se formava.

Mike Portugal disse...

"Interessa unica e exclusivamente a bola, os colegas e a própria baliza. Portanto o único adversário que importa é o que tem a bola."

Portanto, se todos os jogadores do Barça tivessem recuado com os do SLB e ficassem na linha do Messi acabava a possibilidade do fora-de-jogo, certo? E se o que interessa é o jogador que tem a bola, todos os jogadores do Barça poderiam ficar do lado contrário e o Messi passava-lhes a bola, mas como não estava lá ninguem porque o que interessa é o jogador com bola, ficavam isolados para correrem para a baliza só com o GR pela frente.

PB, algo está errado aqui, não achas? O que dizes não faz sentido nenhum e o meu exemplo mostra isso. Tem que haver preocupação com os adversários TODOS que estiverem perto da zona e não só o que tem a bola.

PB disse...

n te consigo explicar... só com um papel e caneta na mão. ou entao explica-me tu a mim. pega na imagem e faz ai um circulo do sitio onde o tal colega recebia a bola isolada do Messi, para eu te explicar q é impossível alguém ficar isolado nessa situação. é completamente impossível! qq passe c a bola a correr dentro da área seria sp intereceptado, para fora dá sp tempo suficiente p o Maxi bascular, fazer conteção esperando q a restante cambada aproxime e forme novamente a linha de cobertura.

Isto n tem nada a ver com o ficarem fora de jogo ou não. Tem a ver com o formar uma barreira de vários jogadores entre a bola e a baliza (contenção) e os equilibrios (jogadores prontos p sairem à variação da posição da bola.

Ou na tua cabeça depois do passe do messi ser feito os jogadores do benfica deixavam de correr? :S A movimentação defensiva dá-se durante o percurso da bola e estando o Maxi entre o penalty e o 2ndo poste, dar 3 passos chegariam p tapar a baliza.

Fogo, não sei como n entendes isto :S

Mike Portugal disse...

Eu percebi o que querias dizer, só não concordo. Porque para mim os jogadores do Barça foram tanto burros como os do SLB foram espertos.

Se os do Barça fossem mais lestos a movimentarem-se perante a armadilha dos jogadores do SLB, aquela barreira toda de jogadores não servia para nada.

Repara na 2ª imagem que tens neste post. Aquele nº 7 do Barça que está nas costas do Maxi e os outros 2 colegas. Estão os 3 em fora-de-jogo, certo?
Então se tivesse 1 deles recuado com o Maxi, e o Messi lhe passasse a bola (tinha angulo para isso), como é que o Maxi sozinho dava conta?
Ficava isolado perante o Artur.

masterzen disse...

Olá PB,

Em qualquer campeonato onde haja equipas com treinadores de valor e jogadores competentes cujo nível seja equilibrado sabes melhor que eu que os 11 escolhidos, as substituições e a dinâmica de grupo são importantes para ser campeão.
Em campeonatos como o nosso onde não existe nível nenhum, saber de futebol chega para tudo.

Mais um grande post.


Abraço e não pares de escrever

xirico disse...

Em relação a estas imagens é incrível como um jornalista,em um editorial do CM,goza com o Benfica e com JJ ao dizer que o ET levou toda a equipa atrás dele.Porra eu posso ser ignorante mas um jornalista,num editorial,não pode nunca dizer tamanha asneira.

Anónimo disse...

PB, concordo com tudo aquilo que expões, tenho apenas uma dúvida.

Caso um dos jogadores do Barça tivesse subido para a linha de cobertura, colocando-se à frente do jogador ao lado do Luisão (não consigo identificar quem é), em determinado momento esse passe é viável. Não deverá haver nesse instante uma adaptação do posicionamento do Luisão ou do outro que está ao lado?

Abraço,
Sérgio

Pedro Ribeiro disse...

Relativamente à ultima frase, concordo que é no treino que se fazem campeões. Não é com substituições que as equipas "ganham" princípios de jogo ou ordem táctica. Mas há jogos que se ganham no banco. E não acho as questões estratégicas do jogo inócuas. Para não ir mais longe, tenho o exemplo da derrota em casa do Braga frente ao Galatasaray, um jogo claramente ganho por Terim no banco, perante a inacção de Peseiro. Estou convencido que nenhum dos adeptos nas bancadas do AXA teria perdido este jogo...

Gonçalo Teixeira disse...

Podes apagar o resto dos comentários anteriores.
Último link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3BwEeWYBmvQ
A qualidade não é grande coisa mas foi o melhor que arranjei.
Cumps

PB disse...

Mike, mas ficava isolado como?! A sério n consigo perceber o q estás a dizer. se n for pedir mt pega na imagem e faz uma bolinha onde ele ficava isolado. É q n podendo meter a bola nas costas dá sp tempo do Maxi se colocar entre a bola e a baliza. Para n falar de ignorares q isto n é Pro evolution, e q qd vais a correr p tras n ficas por magia virado para a frente e q isso demora tempo. Os q iriam a recuperar a posição de fora de jogo entao, pq vêm num movimento em sentido contrário jamais teriam hipotese neste lance de receber tranquilos.

E mesmo que, e esta questão é a q podias colocar, pq faria mais sentido, aparecesse alguém de trás para a frente, como o passe é absolutamente impossível de fazer para tras da linha de defesas do benfica, dá sp tempo do defesa sair à bola.sempre!

pegando no 1o comentário do João

"Bastava um dos 5 que estão em fora de jogo estar ali bem à esquerda e o Messi teria um gajo para passar a bola. Rapidamente a defesa do Benfica teria de se reposicionar..."

é isto, teriam de se reposicionar! Ng nc em momento algum tem hipoteses de ficar isolado c o Artur! é q farto-me de olhar p a imagem e n sei mm como consegues encontrar um espaço onde a bola chegue q fique alguém sozinho e q n dê tempo do Maxi dar 3,4 passos e estar entre a bola e a baliza. E se for preciso mais q os 3 ou 4 passos do Maxi, entao a bola sai da zona de finalização e menos perigoso ainda é.

PB disse...

Sérgio de q lado do luisao? n tou a visualizar a coisa...

PB disse...

Gonçalo T., isto n é nada de mais. Todas as equipas fazem isto. Isto ganhou proporções pq os gajos do barcelona n se mostraram e parecia o Messi tava sozinho contra todos. Já fui espreitar à meobox se tinha jogos do SLB cá para trazer lances iguais, só q ja n ca tenho nenhum jogo deles gravado.

geralmente isto está assim, mas há mais adversários de outros lados...

Samuel Ramos disse...

Concordo com tudo o que dizes e, mesmo sendo Sportinguista, concordo que o Sporting e', de longe, a equipa que pior defende na primeira liga.
No entanto, gostaria apenas de fazer um comentario: a "defesa 'a JJ" tambem tem algumas falhas...se olhares para a primeira imagem, vez que estao 3 homens do benfica a defender 5 homens do barca e que se a bola fosse metida atempadamente pelo messi, a coisa tambem poderia ser diferente.
Agora, com isto nao quero retirar qualquer merito, nem 'a tua analise, nem 'a qualidade do JJ.

Cumprimentos

PB disse...

Viva Samuel, voltamos à mesma história q tenho tido c o Mike. É indiferente o nº de jogadores do Barça na área.

Tb ai está perfeito. O Benfica tem os 3 onde têm de estar e n precisa de mais p responder ao cruzamento. 1o poste, meio da baliza e 2ndo poste. 3 jogadores a defender 3 espaços.

Desce um pouco e vê o plano de treino do Mourinho. ve q nesse aspecto ele, como o JJ como qs todos os grandes treinadores têm a mm definição. atacar os espaços. P aqueles espaços bastam 3 p defender.

Espero ter conseguido explicar o ponto de vista de quem defende à zona e não ao homem.

São conceitos. há quem prefira defender olhando p os adversários, há quem procure (como o Benfica e o FCPorto, por exemplo)defender espaços, ignorando por completo o posicionamento dos adversários. A zona é mais exigente em termos de inteligência mas acaba por ser menos exigente fisicamente.

O Cruyff por exemplo tinha uma frase famosa. qq coisa do tipo quem marca ao homem é caçador que vira presa, pq é arrastado p onde a presa quer. qq coisa assim.

abraço

Piqué disse...

Neste caso as fotos até são melhores que o video, da 1ª para a 2ª a equipa sobe bem, da 2ª para 3ª senão fosse num treino logo víamos quem tinha razão. Não havia motivo nenhum para tanto magnetismo. Tem razão o Mike e qualquer um que veja para além do condicionamento que tem na cabeça.

PB disse...

mt bom lol

Piqué disse...

Por acaso as imagens para quem não tinha visto o Messi soltar a bola como eu ainda acrescentam mais drama à coisa ou à espécie de tourada como alguém já referiu, bastava a bola ter batido num defensor encarnado como bateu e ter ido parar a 1 jogador do Barça mesmo deslocado para o árbitro não considerar fora de jogo e lá se ia "como anular um extraterrestre". Assim lá tive que fazer uma chapelada.

João Mira disse...

PB, mais um excelente post. Concordo com tudo o que disseste, mas tenho que dar alguma razão ao pessoal que diz que os jogadores do Barça podiam ter feito mais.

2ª imagem: Se o Puyol (que está atrás do Garay) tivesse acompanhado a linha do Benfica e ocupasse o espaço entre o Garay e o Luisão, Messi poderia ter tentado a tabela com ele.

Resta dizer que, devido às excelentes coberturas do benfica, seria um movimento complicadíssimo. A linha de passe para o Puyol não seria assim tão óbvia e, com tanta gente ali, parece-me que o Messi seria facilmente bloqueado, mas é o Messi e por isso não se pode dizer que seria impossível.

PB disse...

João, difícil. Esticando a perna um e outro, e tocavam um no outro e se a bola vai c velocidade suficiente p eles n chegarem à bola tb seria impossível n chegar ao Artur ou ir p fora, em x ser apanhada pelo Puyol. E lá está, se o jogador está a recuar p n cair no fdj nc vai conseguir receber a bola nas costas. p isso tem de ir a fazer o movimento contrário.

PB disse...

bem Piqué qd os argumentos são se o árbitro n visse o fdj. Isso realmente rebenta com qq conceito defensivo. Não é só o da zona. até o do homem. Acho q n foi um exemplo feliz...digo eu... lol

Rearviewmirror disse...

Tenho o jogo gravado e o comentário do Pedro Henriques 2 segundos depois da jogada foi (literalmente):

"Muito bem organizado o Benfica, sempre um jogador a sair ao Messi, ninguém a entrar á queima, e quando o GAray saiu, saiu para dividir o lance"

É a diferença entre ter-se jogado á bola e ser treinador de sofá.

Piqué disse...

PB,

Não é uma questão de não ver, é uma questão de não ser. E para isso bastava ter tabelado como tabelou num jogador encarnado. Quando sai dos pés de 1 jogador adversário não há lugar a fora de jogo. A mim como a outros, pelos vistos, faz sobretudo confusão a não admissão que os jogadores do Barça podiam e deviam ter feito muito mais. Como até podia entrar alguém nas costas do Ola. Essa que bastava o Maxi dar 3 passinhos?! Grande concentração é o que é! Mas ok

PB disse...

epa o piqué enganaste-me bem. Como é que tentei debater táctica com quem nem as regras conhece?! Por amor de Deus, poupem-me a isto!

Jorge disse...

PB

A unica duvida que tenho em termos da cobertura refere-se a primeira imagem. O Maxi esta dentro do segundo poste e tem dois jogadores nas costas (suponhamos que estao os dois em jogo). Nao me parece dificil nesta situacao colocar uma bola na entrada da pequena area para o jogador mais afastado com o outro a "bloquear" a resposta do Maxi.
Face a acumulacao dos jogadores no segundo poste achas que a distribuicao dos jogadores do Benfica e a mais adequada? Nao deveria um dos medios ter caido para a linha da defesa?

PB disse...

percebi. mas o maxi mm bloqueado de chegar a bola chegaria sp ao 2ndo poste pelo q a finalização teria de ser para lá do 2ndo poste. Não seria uma finalização c excepcional probabilidade de fazer golo... um cabeceamento para lá da linha do 2ndo poste...

Acho que tá optimo assim. mas, ao contrário do q dizem os brasileiros, eu n acho q se ng errar n ha golos. Por vezes é o ataque q é tão competente q mm sem erros de maior da defesa chega ao golo. Chega é menos vezes se se souber defender.

Rearviewmirror disse...

Pique

O Messi podia chutar a bola, ela poderia tabelar nos 10 jogadores do Benfica, e mesmo assim teria de ser marcado fora-de-jogo.

Saber Sobre o Saber Treinar disse...

De forma a reforçar o que o PB defende, pode ajudar o seguinte link:

http://www.slideshare.net/SaberSobreoSaberTreinar/defesa-zona-distncias-entre-os-defesas#btnNext

É apenas um dos muitos sub-princípios do Princípio Defesa Zona da Organização Defensiva defendida no nosso Modelo de Jogo, que por coincidência tinha partilhado no passado mês de Julho. Serve para reforçar a aprendizagem destes comportamentos junto da equipa. Não ilustra a situação concreta discutida mas traz alguns comportamentos adjacentes.

Anónimo disse...

tá mal defendido! imagina que o messi prendia a bola entre os dois pés e dava um salto por cima da barreira toda de jogadores do slb,ficava isolado!

e mm q o luisão no ar conseguisse dar um toque e a bola fosse bater no poste e o Villa em fora de jogo marcava golo, mas o árbitro nao assinalava?

eu creio q a tua teoria cai por terra PB!

Anónimo disse...

Ao lado direito.. Penso que é o Puyol que pode subir e receber a bola entre o Luisão e esse outro (André Gomes?). Mas mesmo assim, observando, seria um passe muito sortudo e uma recepção muito exigente para poder criar perigo.

Abraço,
Sérgio

Sandinando Sófacles disse...

loooooooooooooooool

PB disse...

Já percebi Sérgio. A cena é q p o passe levar a "tensão" necessária p n ser interceptado, acabaria sp por chegar ao Artur. é impossível fazer um passe q pouca velocidade pelo meio dessa muralha e esperar q ele passe. se for c velocidade, perde-se no Artur ou para fora

Filipe Silva disse...

Epá há aqui comentários que enervam um santo.
Mas é assim tão difícil de perceber que um jogo não é um conjunto de jogadores ESTÁTICOS?!?!
Vejo aqui malta a falar 'se os do Barça fizessem isto, se os do Barça fizessem aquilo'. Mas os jogadores do Benfica são o quê? Pedras? Quer dizer, os jogadores do Barça mexiam-se, e os do Benfica ficavam paralisados, como que por magia. Valha-me a santa. Isto de tentar explicar princípios defensivos do século XXI a gente que só sabe ver futebol do século IXX é hilariante.

E outra coisa. O Puyol podia ter acompanhado o Luisão. Esta é só mesmo uma conclusão que alguém pode tirar sem ver as imagens corridas. Ide ver a porcaria do lance. Os jogadores TODOS do Barça fazem o movimento em direcção à baliza e são apanhados TODOS em fora de jogo porque a defesa Benfiquista faz precisamente o movimento contrário. Ou seja, na segunda imagem, quando se vê a defesa a subir toda, ainda dá para perceber que os jogadores do Barça estão ainda a caminhar na direcção da baliza. Como raio é que iam conseguir dar meia volta automática e fazer o movimento contrário?!

Meu Deus, este lance é tão óbvio que nem sei como chegou a este ponto.

Anónimo disse...

PB: do que conheces dele achas que Rui Faria com estes jogadores (e este ordenado) era capaz de fazer isto mais consistentemente?

PB disse...

acho! acho q fazia isto, jogando c mais um médio centro... se assim o benfica ja ganha qs os jogos tds, qd perde é por estar desequilibrado, só posso pensar q equilibrado ganharia ainda mais

dezazucr disse...

Com todos os seus defeitos, continuo a achar o JJ de longe o melhor treinador que passou no Benfica nos últimos 20 anos. E não estou a ver onde vamos trocá-lo por um melhor. Basta ver a lista que saiu dos mais bem pagos. Quem dali sería mehor que JJ? Apenas alguns que estão acima deles em termos de $$$ e nem todos.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Meu amigo PB - estás com uma paciência de santo! Deves tar de férias eheheeh :-)

Só tu mesmo para responder, de forma consecutiva, a certos comentários que demonstram uma enorme falta de compreensão das ideias que defendes no blogue. E, diria, uma falta de compreensão acerca do jogo em si.

Sobre o caso em análise, deixo aqui o comentário que fiz no dia a seguir ao jogo, num post de um amigo, no facebook, com esta imagem. Ele escreveu algo como: "O que têm a dizer sobre o Benfica e o Messi?"

Respondi assim: "Neste caso, demonstra a organização quase perfeita da equipa do Benfica. Nem o Clark Kent passaria naquele muro".

Anónimo disse...

Então e se o Messi depois do passe lançasse uma teia de aranha ao Maxi impossibilitando-o de dar os tais passos para o lado para se meter à frente da jogada? Nessa não pensaram vocês !

TMAT disse...

LOL, que paciência que tu tens PB! O Pique eh uma gaja de certeza(sem ofensa para as gajas), só assim se explica que depois de tanta discussão manda uma bordoada que demonstra que afinal nem sabe as regras do fora de jogo! LOL ! No entanto acho que não tens razão PB, bastava o puyol na altura da 2a foto ter recuado em moonwalk e o messi conseguia fazer o passe em desmarcação(tinha de ser com forca e pelo ar) e depois era só parar a bola com a sua farta gadelha e claro, concluir a jogada com pontapé de triciclo! Um abc

PB disse...

loooooooooool o q vale é q alguns de vocês animaram isto e ainda deu p rir!

PB disse...

epa n consigo parar de rir c o sair do fora de jogo em moonwalk, mas realmente era uma optima solução, para estar a andar p tras receber uma bola na frente ahahahaha

RSP disse...

LOL muito bom. O melhor é acabar com o fora-de-jogo, como defende um iluminado nos comentários do post sobre o Fluminense.

Ricardo Perna disse...

O primeiro que o Messi marca este fim-de-semana é igual a esta jogada, sem o facto de ter meia equipa em fora de jogo, porque eram os titulares a sério que estavam a jogar. A abordagem defensiva do Bétis é que é péssima. Não viram claramente este jogo, ou não têm uma linha defensiva tão competente...

Henrique disse...

Sim senhor PB. Quando estava a ver o jogo fiquei todo contente com este momento defensivo...mas depois li os comentários nos jornais desportivos e percebi que a imprensa especializada ainda tem muita papa cerelac para comer. Abraço