terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Rápida do primeiro golo do SL Benfica

Pensei num post a analisar todo o derby, que ainda sairá. Porém, pelos comentários no último post ainda antes da análise completa, fica mais uma provocatória "rápida".

Repare no comportamento do central em foco. Defender zonas de finalização ou verificar onde anda o avançado adversário para definir o posicionamento. Repare na forma como em vez de antecipar o espaço fica a tentar perceber para onde Lima se irá movimentar. Com centrais destes, a melhor estratégia é encostar os avançados na bandeirola de canto para abrir avenidas no "meio".


A bola está no corredor esquerdo e temos um defesa central para lá do segundo poste. Quando "acorda" já chega tarde.

video

P.S. - Péssima a dinâmica defensiva dos centrocampistas leoninos. Lá voltaremos.

28 comentários:

Valdemar disse...

Nada mais que um blog lampião que por algum motivo procura ocultá-lo com verborreia pseudo-futebolística.

Há os treinadores e há os gajos que escrevem num blog. E há diferenças.

É um blog que não vai fazer falta na lista de favoritos do meu browser. Aliás, raramente li as maçudas e aborrecidas "análises".

Parabéns pela vitória de ontem.

Pedro S disse...

Isso já parece bater no homem por prazer. A culpa deste golo é 100% do Capel. Nunca vi tamanha estupidez. Pega na bola à saída para o contra-ataque a meio do meio-campo do Sporting. O Insúa passa por ele (por fora) a sugerir o passe. Capel não passa, enfrenta o adversário no 1x1. Com sorte passa no ressalto e continua com a bola nos pés. Cinco metros à frente a mesma coisa. Insúa à frente dele encostado à linha, e Capel deixa vir o adversário. Com sorte outra vez, passa por ele. Agora já está a entrar no meio campo do benfica. O Insúa vai à frente a abrir uma autêntica auto-estrada e já desesperado por o passe ainda não ter saído. Qual quê? Capel corre o meio campo todo, vai à quina da área adversária, fazer mais um cruzamento sem nexo, com o Insúa, pasmado, à frente dele. Bola para o benfica que é logo enviada para o lado direito do ataque onde não há, evidentemente, ninguém do Sporting. Prajnic e Rinaudo vão tentar cair para lá. Bola para o ataque esquerdo, equipa totalmente desorganizada e depois é o que se vê nesse vídeo. Ainda se vê Insúa, desesperado, depois de correr o campo todo, a tentar chegar à área. Depois de ver isto, não tirar o Capel imediatamente do jogo, é um atestado de incompetência do treinador. Eu não preciso de ver mais. E culpas o Rojo? Já percebemos que é mau jogador. Não é preciso fazeres mais 5 posts sobre ele.

JMM disse...

Está tudo menos o principal culpado, Diego Capel. O movimento ofensivo não me parece que seja alheio a algumas das fragilidades do movimento defensivo do SCP. E o digo porque:

(i) muitas bolas se perdem em zona central do terreno e antes do meio campo

(ii) muitas decisões são tomadas de forma errada mais perto do ultimo terço e os médios não estão preparados para dar resposta ao contra-ataque.

Os erros de Rojo são evidentes e recorrentes mas se os colegas mais adiantados fizessem o seu papel ROjo erraria na mesma mas o faria menos pois estaria menos exposto.

Anónimo disse...

looooooooooooooooooooooooooooool

Anónimo disse...

looooooooooooooooooooooooooooool

M disse...

boa Valdemar, é do modo que nao enches este tasco com a merda que enches o teu...

Anónimo disse...

O Valdemerda, olha que o homem já foi campeão nacional de futebol

JMM disse...

Fiz o meu comentário onde dei a minha opinião e acho que PB tem razão: Rojo tb tem culpa. Apesar de CAPEL ser o maior culpado.

Agora, acho que a maioria dos que comentaram até agora deve ter mais respeito por quem escreve. É um blog pessoal e está no seu direito de escrever sobre o que quiser.

Anónimo disse...

oh valdemar aproveitavas e deixavas de escrevere também no cabelo do aimar. eram menos dois sitios para a tua diarreia mental

Pedro S disse...

Acho que só ali o Valdemar é que faltou ao respeito. Sou "cliente assíduo" do blog, e gosto do que vejo.

Só estou a dizer que não se está a olhar para o principal culpado da derrota do Sporting ontem. Tenho para mim que não sofrendo aquele golo naquela altura, o Sporting conseguia aguentar.

Viu-se, aliás, depois desse golo, o Prajnic a correr para o Capel de braços abertos, completamente incrédulo com o que tinha acontecido. Eu nunca tinha visto um jogador fazer o que Capel fez.

João Mira disse...

Comentários como os do Valdemar só provam que há ainda muitas pessoas que pensam o futebol como há 20 anos atrás.

Sou sócio do Sporting e não é por isso que deixo de ter capacidade de fazer auto-crítica. Os posts neste blog analisam futebol,e apenas futebol. Não há clubes, dirigentes, árbitros ou casos. Infelizmente, há muita gente que ainda não percebeu isso e vem cá discutir outras coisas.

É pena que o Lateral Esquerdo não esteja na lista de favoritos de todas as pessoas que gostam e consomem futebol.

.D10S disse...

Sou um fã do Cardozo, não porque seja um jogador de mão-cheia, porque faça fintas, porque seja raçudo, não! Marca golos, muitos golos. E todos os jogadores que marquem muitos golos (ainda para mais no Benfica) são bons jogadores, são jogadores que aprecio.

Mas neste primeiro golo está evidente aquela que é para mim, a maior pecha do Óscar, a falta de agressividade! Não daquela agressividade que faz um jogador ir a correr atrás de outro, que o faz fazer carrinhos desnecessários para segurar uma bola que vai evidentemente sair de campo, da agressividade nas disputas de bola, nas entradas viris, nada disso!

É mesmo na agressividade de ataque à bola, de saltar/mergulhar/atirar para uma bola que está à sua mercê. Se virmos bem o lance, o cruzamento do Ola John é absolutamente brilhante, vai com conta, peso e medida para a cabeça do 7 Benfiquista mas.. Cardozo, que tem um 'mundo' de espaço à sua frente, espera pela bola, metendo-se a jeito para que um central qualquer (ainda bem que era Rojo...) cortasse o lance. Naquela situação, o Paraguaio tinha obrigação de ser ele, sem sombra de dúvida, a enfiar a bola na baliza. Para isso, bastar-lhe-ia movimentar-se em direcção ao esférico e não esperar que o golo lhe caísse na 'mona'.
Esta é 'A' crítica que penso que se pode fazer ao 'Tacuara', o resto, são 'peanuts'.

Como já li por aí hoje "Óscar Cardozo, a desagradar alguns Benfiquistas desde 2007" :D

Grande Tacuara!

No.Worries disse...

Agora que já consegui parar de me rir com o 1º comentário deste post, só posso dizer que aguardo por desenvolvimentos do "PS". A verdade é que eu também não sou apologista que o JJ use o esquema dos 2 pontas de lança + 2 alas (ficando apenas com 2 médios centros) em todos os jogos, mas ontem os 3 do meio campo do scp duraram 50 minutos, e os 2 do SLB durarm os 90. E foi o próprio JJ na conferência de imprensa a dizer que a forma como o Benfica joga, onde os alas fazem muito jogo por dentro, deram cabo desse tridente de médios do scp. E agora?

Anónimo disse...

Há os Homens e há os Valdegays. E há diferenças.

Anónimo disse...

Que o Rojo é mau central ja toda a gente percebeu.
Mas mesmo assim, este "entendido do futebol" continua a destilar azia por ele ter ido para o Sporting em vez de para o Benfica. É que cada erro que ele comete, é alvo de gozo por aqui, ja as falhas de posicionamento do Super Maxi nunca aqui sao discutidos. Porque sera?

João Mira disse...

Já agora, confirmando a teoria de JJ de que o seu corredor esquerdo está muito mais forte que o direito, o Maxi e o Salvio(?) têm uma descoordenação incrível no ataque do Sporting aos 53:30, finalizado por Elias.

Nestas situações, a quem atribuis o erro? O extremo que sai da linha sem garantir que o lateral se está a aproximar, ou o lateral que vê o extremo a deixar a sua posição e não se aproxima dos centrais?

Jaquesão Martinis disse...

O Cardozo num marcou os 3 golos. A Liga do "nosso" Fernandinho diz que não e pronto. Beja lá se a bola entrava nesse golo ? Penalty não, o Rojo num tentou tirar a bola cum a mãoe.

JR disse...

Concordo plenamente com o Pedro S.

Já agora gostava de ver uma análise ao golo do Sporting. A defesa do Benfica também não fica nada bem na fotografia. O Sporting constrói o golo usando apenas dois homens: Capel e Wolfs.

Também não gosto do Rojo. Mas começa a parecer que ficou algum ressentimento por ele ter escolhido o Sporting em vez do Benfica.

Anónimo disse...

Eu acho que o PB até é Sportinguista...

Pablito disse...

Conseguiste correr com o Valdeboi???
Muitos tentaram e nenhum conseguira...
a não ser as gajas é claro...
Ainda diz o Jazus que é o mestre da táctica ...
Ganda Mister...

Valdi... três palavrinhas de conforto e aconchego para ti... Rennie Supositórios XL

hertz disse...

Já reparei que os sportinguistas não querem admitir o péssimo desempenho que o Rojo tem tido desde o 1º dia. Quando vejo comentários de sportinguistas a dizer que os jogadores x e y deveriam sair do Sporting ou que não estão ao nível do clube, raramente os vejo mencionar o Rojo. Será que isso tem alguma coisa a ver com o Benfica ter estado interessado nele e ele ter acabado por ir para o Sporting? Será que não querem é admitir o fracasso da contratação (ainda por cima por 4M) que no inicio os fez tão contentes?

Na imagem, vê-se ali 2 jogadores do Sporting juntinhos no meio da área e o Cardozo ligeiramente atrás completamente sozinho.
Em relação ao Capel, já não me lembro bem do lance em que ele perde a bola mas já se sabe como é o Capel: pega na bola, encosta-se ao corredor, põe os olhos no chão e corre, corre como se não houvesse amanhã. Chega perto da área e despeja para lá a bola sem sequer olhar para lá para ver se ao menos está lá alguém do Sporting.

Anónimo disse...

a culpa do sporting tar para descer é do PB loooooooooool burro

PB disse...

João Mira, estragaste o próximo post, mas ainda assim vou lança-lo.

E é curioso q reparaste em algo q eu pensei q nc ng repararia. A descoordenação. Vê-se o Maxi c o braço a pedir ao Salvio(!?) q fique, mas a partir de certo momento o Salvio foi embora e abriu ali um buraco.

Rearviewmirror disse...

Rojo (como já disse aqui) tem tudo para ser um grande jogador de futebol.

É alto, tem um corte de cabelo da moda, tem tatuagens, é rápido, argentino.

Então o que falha?

Como já foi aqui dito, parece-me que ele é apenas alguém que assiste ao jogo, de forma privilegiada dentro do campo.
E é a mina do Sporting está ali.

O Benfica criou inúmeros lances de perigo com bolas metidas para a área (lembro-me de uma bola na primeira parte que o Cardozo cabeceia sozinho e que os centrais não tiram as botas do relvado, a bola ao poste do Garay, etc)

Incrivelmente o ano passado com o Polga e o Americano isto não acontecia.
Porque razão se mudou o que estava relativamente bem?

hertz disse...

É mesmo para rir de alguns comentários daqui a dizer que o PB é benfiquista e por isso "fala mal" do Rojo pois este preferiu(???) o Sporting ao Benfica.
Em 1º lugar, não sei se o PB é benfiquista ou não mas acho que qualquer benfiquista não sente o mínimo de azia por o Rojo ter ido para o Sporting. Antes pelo contrário. Sentem um grande alívio e alegria por aquele flop não ter vindo para o Benfica.
Em 2º lugar, se vocês sportinguistas querem continuar a acreditar nessa história de que o Rojo preferiu o Benfica ao Sporting, então acreditem. O Rojo queria era sair da Rússia e quando surgiu o interesse o interesse do Benfica ele já andava a falar e a pedir informações ao Garay e tudo. Entretanto o Benfica achou-o caro e desistiu do negócio. O Sporting pagou os 4M e contratou-o.

Anónimo disse...

Vaudimá ocê é bonito cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

R disse...

Referência é Homem??Ou há uma incoerência total no qu se pede?Se realmente houvesse uma ideia para este momento em questão e essa fosse "marcar o homem" porque raio de razão é que todos os outros dois jogadores da última linha estão com os apoios de forma a apenas conseguirem ver bola??

Geração Espontânea....n sei o q se anda a fazer.....isto já não é PT vs analítico/integrado, ja não é mata vs relvado.....isto é simplesmente não ter uma ideia rica de jogo

Sir Luis disse...

Nao esquecer o deficiente gesto tecnico do Carrilho em missao defensiva a tentar corat a bola com o pe direito em vez de usar o esquerdo!!! Pormenores tecnicos que expoem ainda mais as debilidades tacticas!!