quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Treino pós Barcelona

Forma: 2x0+Gr
Objectivo: Tomada de decisão em superioridade numérica
Critério de Êxito: Golo
Tempo: Indeterminado. O exercício só terminará quando os atacantes conseguirem 30 golos consecutivos.
Atletas seleccionados para o exercício: Rodrigo, um atleta da formação e Paulo Lopes.

Todas as perdidas são toleráveis. Desde a terrível recepção de Cardozo que resolveria o apuramento, aos remates de Lima e Ola John. A de Rodrigo, não. Nunca. Nem num jogo de amigos.

59 comentários:

Anónimo disse...

Grande amigo do brasileiro Lima.

Mike Portugal disse...

Situação de 2x0?? Estás a gozar?? Isso em treino dava 60 golos consecutivos. O problema é que em jogo a pressão é diferente.

PB disse...

60 ainda é poucos. E n é uma questão de pressão. Embora, como é óbvio tb haja. É de decisão. Se sente a pressão, mais uma razão para dar a bola...

PB disse...

pressão talvez tenha sentido o Cardozo no último lance. O do Rodrigo foi mm decisão.

Mike Portugal disse...

Sim, mas o que queria dizer é que em treino tenho a certeza que o Rodrigo iria dar a bola ao colega, sempre. Ou seja, esse treino era desnecessário porque me parece que o Rodrigo terá aprendido a lição (e deve ter levado um puxão de orelhas).

PB disse...

O treino era uma lição :) Não era p o fazer evoluír. Exercícios desses nem os benjamins do Benfica fazem...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Fogo estava a ver o jogo e pensei assim: "Se este gajo estivesse a jogar comigo, mesmo entre amigos, não lhe falava mais durante o jogo todo".

E ao intervalo tinha ido logo xingá-lo de cima abaixo. Por mim estava vendido - 15 a 20 milhões e está despachado. Tem feito os jogos todos a jogar para si, a tentar fazer golos de todas as formas e feitios. Uma palhaçada. Aparece nos sítios certos, tem soluções na recepção para quase tudo e depois decide sempre mal.

Porque quer marcar golo de qualquer forma.

Mesmo nos jogos entre malta amiga não tolero este tipo de gente. Começo logo a disparatar. Quanto mais em Nou Camp contra o Barça! Burro!

POC disse...

Foi um imbecil.
Tal como Nélson Oliveira em Stamford Bridge, com Yannick para fazer golo. Mas aqui ainda foi mais grave.

Ou é golo ou tem de se sujeitar. E o problema é que não foi repreendido, quase "aposto".
Para a equipa, tinha sido MUITO MAIS FÁCIL dar no Nolito, era só encostar.

Constantino disse...

PB,

Sou smepre muito minimalista na apreciação destas coisas, mas para mim o problema do rodrigo não foi não ter passado, foi mesmo ter falhado o remate. Na Liga dos Campeões ninguem (repara que ate repito... ninguem) falha uma coisa daquelas. Se fosse treinador (e felizmente nao sou) rodrigo era substituido no momento. Futebol profissional não é para crianças... por mim fez bem em ter rematado, esta isolado, só guarda redes na frente e tal... mas falhar dali e naquela situação... nunca.

Abraço

PB disse...

A do Cardozo é a q decide tudo. No último min dos descontos. Isoladissimo e tem uma recepção e atrapalhação daquelas?! Agora, essa é tolerável. acontece, paciência. pior para ele, foi um nabo. acontece. A do Rodrigo n tem desculpa. Foi um fdp...q todos sabemos é pior que ser um nabo...

POC disse...

Fico contente por saber que não fui o único a pedir a substituição imediata do Rodrigo naquele momento.

PB disse...

"Tal como Nélson Oliveira em Stamford Bridge, com Yannick para fazer golo"

Olha a dupla ofensiva com que o Benfica terminou o jogo nos quartos de final da Liga dos Campeões. Um suplente do Deportivo e um jogador do Toulouse.

Com todos os seus defeitos, JJ tem ou n tem tb excelentes virtudes?

POC disse...

Tem, como é óbvio.

Mas convém aprendermos com os erros. Não só no futebol, mas em tudo na vida.
Felizmente parece que já está a perceber melhor a questão da rotação dos jogadores. Mas continua a falhar muito.

Basicamente encarou a Champions como sendo garantida. "Ganho em casa aos merdosos, empato fora com eles. O resto é Barcelona. Somos segundos".

E fodeu-se.

PB disse...

sim, eu sei. Mas, outro treinador. Quique Flores, por exemplo, com este plantel, n teria feito nem 3 ptos na Liga dos Campeões inteira. E n é exagero.

Isto não é meter o Enzo e o Matic no meio campo e eles por magia começam a perceber o jogo (ocupar o espaço, etc etc etc) e a render. Não é meter um extremo a defesa esq e ele por magia torna-se fabuloso a defender. Não é meter jogadores vulgares como os Andrés e eles por magia parecem enormes...

Com outro treinador, se calhar c este plantel (sabendo q só o JJ "invetaria/criaria" determinados jogadores) o Benfica estaria agora a passar por algo próximo do Sporting.

POC disse...

Tens razão em muita coisa. Mas com este plantel temos de ser sempre superiores ao Sporting. Passar por algo semelhante seria complicado.

Jesus fez uma 2ª e 3ª épocas absolutamente vergonhosas. E depois junto-lhe a basófia (como ontem) e só o quero ver longe.

Mas tem qualidade. Não para 70 mil contos.

Anónimo disse...

pb, tens uma relação de amor-ódio com o jesus nunca antes vista!!!

sobre o rodrigo, se me permitem, penso que o problema vem de longe e é mais psicológico do que técnico ou táctico. o rapaz, este ano, ainda não deu uma para a caixa. o seu rendimento é um zero absoluto. não sou particularmente apreciador das qualidades de nélson oliveira, mas se era para isto, mais valia ter vendido o espanhol para ganhar uns bons milhões (de certeza que o benfica conseguia vendê-lo, deve ser um dos jogadores com mais mercado) e ficar com o português como 3ª opção. até porque o nélson, como já disseste, está praticamente parado. 10 minutos aqui, 25 ali.. então e o roderick??? quem terá tido a triste ideia de os emprestar ao deportivo? enfim...

já várias vezes referiste que ele é 9 e não segundo avançado. isso não me parece desculpa porque na época passada ele jogava na mesma posição e fez jogos muito bons.

de onde virá o problema? não faço ideia. será que pensava que ia ser titular indiscutível e a chegada do excelente lima trocou-lhe as voltas? não sei.

Anónimo disse...

só mais uma coisa.

que o andré almeida seja vulgar, ok (eu acho que até vai dar jogador, mas isto, para quem é apenas adapto, é como jogar no totobola!!!) mas o andré gomes é muito bom. não é nada vulgar. anda por aí muito micael a enganar a malta que não vale metade!!!!! é aproveitá-lo, "valorizá-lo" e "potenciá-lo".

PB disse...

anónimo, a minha "raiva" em relação ao JJ, é a de saber q ele podia ser um dos melhores do mundo (e já penso assim desde os tempos do Belém, em que o seguia com mta atenção), e não o é por defeitos(?!) na personalidade (?!)

Anónimo disse...

não achas que jesus já perdeu definitivamente esse comboio? é que ele teima em não mudar. sabe tudo sobre bola, mas é teimoso que nem uma mula.

com jesus o benfica é extraordinário contra o paços de ferreira, bom contra o sporting, mediano contra o sporting de braga, e fraco do fcporto para cima (barças, chelseas, etc..)

POC disse...

@Anónimo 12:55, touché.

MM disse...

PB, o principal defeito nem é a personalidade porque - passe o preconceito - ele lida com tipos que têm a 4ª classe. O problema é que Jesus além de treinador é um homem que faz negócios. Mas o problema é sobretudo de quem está acima dele e deixa-o fazê-los. Porque também os faz.

Ao meio está Rui Costa que é candelabro.

O principal problema é esse, motivo pelo qual se Jesus estivesse integrado numa estrutura que construísse plantéis e limitasse Jesus àquilo que é estupendo - treinar, o SLB seria hoje tri-campeão.

MM disse...

Ou melhor não seria tri-campeão mas quase porque pelo meio houve Villas-Boas e Hulk.

"Mas com este plantel temos de ser sempre superiores ao Sporting. Passar por algo semelhante seria complicado."

Este adepto nasceu depois de Toni e o Roger terem deixado o SLB em 6º.

POC disse...

@MM, este adepto tem nome. Podes referir-te a mim sem problemas.

Este adepto viu Roger fazer o seu melhor jogo de sempre na Amadora, num 0-0. Outro que não quis ser um génio.

Lembro-me bem do passado. E este plantel é melhor que esse plantel do 6º lugar. E aí existiam muitos factores extra-futebol das 4 linhas a marcarem presença. Hoje não é assim. Portanto mantenho, sem Jesus e com um qualquer Vercauteren, Sá Pinto, Oceano ou Sá Pinto, muito dificilmente estaríamos como o Sporting está hoje. Mal podíamos estar. Assim tão mal, acho que não.

MM disse...

POC não foi por mal, li os comentários de enfiada. Não apontei o nome. Este plantel não é também muito muito superior ao de Quique que tinha Luisão, David Luiz, Maxi, o excelente Katsouranis, Rúben Amorim, Carlos Martins, Di Maria, Aimar, Reyes e Cardozo. Está aqui muito bom jogador para fazer um 11 forte e outros que não lembro.

Este plantel fez 1 ponto na Liga Europa e foi goleado em Atenas. Não é que seja saudável a comparação com coisas muito más mas o Sporting já tem 2 e pode hoje fazer 5.

.D10S disse...

JJ é um treinador que me deixa verdadeiramente sem saber o dizer.. o que pensar.. desde que ele está no Benfica já o quis fora dezenas de vezes, e no entanto já lhe reconheci méritos centenas de vezes..

O jogo de ontem é paradigmático: achei o 11 inicial uma escolha muito feliz e, até, me pareceu que o jj tinha, pela primeira vez (ou das primeiras) escolhido um onze que fazia sentido. Quer seja pela possibilidade de 'desabrochar' de uma jogador das camadas jovens (se corresse mal era o barça; se corresse bem então podiamos ter ganho um novo elemento), quer por ter posto Nolito (ex-jogador da casa, familiarizado com o futebol catalão, e com vontade de mostrar serviço) e, PRINCIPALMENTE, porque assim o b.césar não jogava..

Gostei muito do onze mas depois, durante o jogo as substituições são nada menos que catastróficas: altura do jogo em que não se justificava Cardozo, naquele momento as suas características não eram as ideiais, e muito menos, sem nenhum avançado ao lado.. E andré gomes (por falta de jogos) e Ola John estavam completamente com os 'bofes de fora'.

JJ tem muitas coisas boas, o saber ensinar jogadores é talvez a maior de todas. O homem sabe muito de treino mas.. além das deficiências de carácter, discurso e de gestão desportiva tem outro que muito influencía os resultados da equipa: é fraco a ler o jogo do banco, e fraco a fazer alterações durante a partida.

Abraço

Quanto ao jogo de ontem:
http://benficacompaixao.blogspot.pt/2012/12/modo-caganca-total-on.html

Bruno Rocha disse...

"sim, eu sei. Mas, outro treinador. Quique Flores, por exemplo, com este plantel, n teria feito nem 3 ptos na Liga dos Campeões inteira. E n é exagero".

"Com outro treinador, se calhar c este plantel (sabendo q só o JJ "invetaria/criaria" determinados jogadores) o Benfica estaria agora a passar por algo próximo do Sporting".

Caro PB, depois de ler atentamente todos estes elogios a Jorge Jesus, pergunto: És o mesmo PB que em Outubro escreveu isto?

http://lateral-esquerdo.blogspot.co.uk/2012/10/sl-benfica-patetico.html

É engraçado ver como os resultados mudam a opinião das pessoas. Sempre o foi e sempre o será. Atenção, não condeno quem pensa assim. Apenas achei curioso, nada mais.

Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

PB,
compreendo o que dizes..... e só estamos a ter esta discussão pq a bola não entrou.... ok

Se tivesse sido golo, jámais estariamos aqui a comentar o lance do rodrigo...

Acho que JJ mexeu mal na team....

Não percebo como é possivel já virem dizer que contra o scp alguns jogadores não vão recuperar....não percebo!

.PS O maxi n pode ter férias de verão...não dá!
Desde que teve férias de verão nunca mais foi o mesmo, e foi a 1 vez que as teve ao serviço do benfas

Abc Duarte

Anónimo disse...

Uma figura para o PB ilustrar.

Se precisar da acessoria de algum pastor é só pedir, para as linhas infelizmente morreu hoje Niemeyer e o Mundo ficou mais pobre.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=368811

Pedro disse...

"se calhar c este plantel "

Por este plantel estás a falar do plantel que tem ao seu dispôr: Artur, Paulo Lopes, Luisão, Garay, Jardel, Maxi, Melga, Luisinho, Matic, Enzo, Martins, Aimar, César, Ola, Nolito, Sálvio, Gaitan, Cardozo, Lima, Rodrigo ?? Estamos a falar deste plantel mesmo?

PB, gostava de saber a tua opinião sobre o que perguntei lá acima. ☺

Anónimo disse...


"...com jesus o benfica é extraordinário contra o paços de ferreira, bom contra o sporting, mediano contra o sporting de braga, e fraco do fcporto para cima (barças, chelseas, etc..)"

O SLB de JJ ainda há dias fez um grande jogo na Luz contra a melhor equipa do Mundo.

"Mas com este plantel temos de ser sempre superiores ao Sporting. Passar por algo semelhante seria complicado."

E é muito fácil perceber onde é que está o problema, na cagança e não é do treinador. Este plantel depois do mercado ficou com duas espécies de playmakers coxos no meio campo!

JJ inventou um trinco de um médio de transição que ninguém reconhecia e recuso-me a continuar. JJ com o plantel do SCP ganhava na segunda-feira 3-0 ao SLB e não sou eu que o digo é JJ! E é só uma questão de o conhecer! O SCP não tem só 1 avançado como parece. Na defesa tem só um homem que já foi dos centrais preferidos do Mou. O meio-campo é um luxo! Querem para a troca?

SL

Bruno Pereira disse...

Caro Pb,
Faço exatamente a mesma análise desse lance em http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/12/2-enormes-pessimas-decisoes-individuais.html

Para além disso, JJesus também não esteve bem... enfim...

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Anónimo disse...

PB não é por nada mas acho que o Quique não teria perdido em Moscovo. Se calhar não marcava, mas também não sofria.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Pois, oh POC e restantes Deuses da bola, lamento informar mas a cabine de som acabou agora mesmo de dizer assim: vozes de burro não chegam ao céu.

Mas podem sempre tentar!

Anónimo disse...

Patrício/ Cedric, Boulahrouz e Rojo, Insua/ Rinaudo/ Elias, Izmailov e Carrilo/ Jeffren e Wolfswinkel.

Um 4x1x3x2 mais ou menos como o que foi campeão na Luz! Ou já evoluíram da vertigem da velocidade das transições e preferem agora outro modelo?

Anónimo disse...

E se gostarem menos de um ou outro jogador do SCP também podemos falar de quem eram o David Luiz, o Di Maria ou o Coentrão antes do JJ. O Ramirez acho que já fazia o mesmo que o Elias no Brasileirão e na Canarinha.

Anónimo disse...

Essa do Jesus também fazer negócios já dura desde a 1ª época, surgiu mais ou menos na mesma altura dos plasmas e actualmente já ninguém compra plasmas, vejam lá. Já está um bocado desactualizada, é melhor começaram a arranjar outra, ainda se suporta pior que um disco riscado. 400 MIL/ MÊS não chegam? Porque estes têm sido bem actualizados, já nem são em contos.

E Jesus evoluiu muito desde Belém PB.

Anónimo disse...

Questão: Paulo Lopes por alguma razão especifica?

Abraço,
Sérgio

Count Zaccone disse...

Pessoal, não casquem no JJ nas substituições ontem. O Lima e o Rodrigo não fizeram NADA na 2ª parte porque estavam completamente cansados da enorme pressão que fizeram na 1ª. Eles já não funcionavam!!!Só acho que as substituições deviam ter sido aos 60 minutos logo.

Anónimo disse...

Fónix, está lançado o derby no lateral esquerdo. A mim parece-me que só muito dificilmente se voltarão a repetir os 7-1 mas nunca fiando, mesmo com o Sporting mais fraco...

Pedro disse...

"quem eram o David Luiz, o Di Maria ou o Coentrão antes do JJ"

Coentrão aceito agora David Luiz e Di Maria?!?!?! A sério???

LOL

PB disse...

"Caro PB, depois de ler atentamente todos estes elogios a Jorge Jesus, pergunto: És o mesmo PB que em Outubro escreveu isto?" Bruno Rocha

Não tem nada a ver com resultados. É procurar as etiquetas e perceber que a opinião sobre Jesus foi qs sp a mesma. Só mudou qd o JJ no seu 2ndo ano de Benfica alterou o sistema táctico. De resto n mudou nada na opinião.

O JJ sempre foi fabuloso na construção de um modelo de jogo único. Os elogios de hj sao os mesmos desde os tempos de Braga (nao desde os tempos de belém, pq n havia blog), as criticas começaram no 2ndo ano de SLB, depois de um novo sistema táctico, e continuam hj.

O Matic e o AG fizeram na catalunha qs 30kms juntos. Isto é de uma irresponsabilidade total e fruto de um modelo de jogo louco.

PB disse...

Pedro, estou a ver mal ou n ha nenhum comentário lá em cima?

PB disse...

Sérgio, Paulo Lopes pq é um bom gr, mas não o principal. Só por isso. Ia lá fazer o favor :)

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=368811

Alguém acredita que vai aparecer um frame como este em mais algum jogo esta época? Não, nem em mais nenhum jogo contra o Barça! Não pode mesmo ser legendado? Nem acabar de ilustrar? Como é que vamos todos compreender que raio de coisa afinal andam os jogadores do Benfica a fazer dentro do campo? Será que correspondem da mesma maneira a outro estimulo qualquer? Valerá mesmo a pena passar a incluir Pavlov na formação dos técnicos e dos jogadores? Será que o SCP irá tentar alguma coisa parecida já na próxima segunda-feira?

PB disse...

anónimo, n sei como te explicar que aquilo está perfeito...

Anónimo disse...

Muito obrigado na mesma PB.

Também me atrevo a alvitrar porque é que JJ mudou de sistema táctico no 2º ano de SLB e desta vez nem preciso de lhe ir perguntar pessoalmente.

Porventura até ele percebeu que o 4x1x3x2 é provavelmente a variante do 4x4x2 mais desiquilibrada, até suicida contra equipas mais a sério na Europa, onde ele também pretendia passar a disputar jogos, sem depois chegar a casa com as calças sempre a cheirar ao mesmo.

Porventura também porque não há muitos box-to-box no Mundo como o "queniano" que acabou por perder ou até extremos como o Di Maria, que quando ele chegou ao SLB ainda se entretinha a fintar a bandeirola do canto, mesmo que nem todos tenhamos a mesma opinião. E até um central como David Luiz, que antes alternava com o fabuloso Sidney.

Concordo que nunca mais teve ninguém tão inteligente como o Saviola a jogar entre linhas.

Mike Portugal disse...

"anónimo, n sei como te explicar que aquilo está perfeito..."

looooooooooooooooool

Estão ali um bocado de jogadores a mais, não?

PB disse...

a defender nc estão jogadores a mais. Podem estar é a menos...

PB disse...

MM sendo o melhor jogador da história do futebol, seria impossível nesta situação fazer melhor do q o q fez.

PB disse...

e sao tantos, mas bastava o A.G ou o Maxi n estarem alinhados c a equipa e seria logo possível chegar ao golo. Está brilhante e reflecte o trabalho fabuloso de JJ no momento defensivo. Se ele se lembrasse de defender sp c mais gente era imparável

Anónimo disse...

Eu também julgava mesmo que era mais a natureza dos jogadores ao dispor, o que mexe sempre com muito dinheiro na actualidade, que ditava o sistema táctico, cabendo ao técnico a sua implementação através do treino diário.

Bruno Rocha disse...

Mas continuo sem perceber. Achas que o Jesus continua a ser parte da solução ou parte do problema?

É que não percebo como é que um treinador é tão maravilhoso como tu o descreves mas ao mesmo tempo tão louco e tão mau, ao ponto de o achares um treinador sem qualidade para o actual Benfica.

Já agora aqui fica a minha opinião. Só há dois treinadores no Mundo que, hoje por hoje, me faziam abdicar do Jesus: Mourinho e Guardiola. Creio que isto é o melhor exemplo para descrever aquilo que sinto por Jesus e a utilidade dele.

PB disse...

ou isso, ou já ajudou o q tinha para ajudar e agora a equipa precisa de alguém menos "louco" para atingir algo mais...mm q esse "louco" venha a beneficiar e mt do trabalho anterior do JJ e mm q esse louco perceba um terço de bola do q o JJ percebe...

Gonçalo Teixeira disse...

PB,

o principal defeito que apontas ao modelo de Jesus é defender com uma unidade a menos que aquela que seria aconselhável. Achas que ele nunca pensou nisso? Prefere ter mais uma unidade a atacar em vez de defender? Lembro-me curiosamente de num jogo contra o Sporting em que o Benfica ganhava por 1-0 e a 20 ou 30 minutos do fim, não sei precisar, ficou com menos 1. O Benfica fechou-se cá atrás e recuou bastante as linhas. Jesus na conferência pós-jogo disse que não gostou que a equipa descesse tanto, uma vez que deu toda a iniciativa ao Sporting de atacar. Ele é mestre a defender bem e com poucos, está visto. O facto de ele não defender com mais um, não tem relativamente a ver com o facto de ele querer manter uma equipa bastante ofensiva?
Cumprimentos

PB disse...

Sim,tem. Mas eu não concordo. Acho que n deixaria de ser ofensivo...

Pedro disse...

PB, foi no post abaixo. Sorry

"PB, tudo muito bonito mas e durante os 90 minutos? Achas assim tão irrelevante o papel de um treinador durante os 90 minutos? Achas que o acerto nas substituições e mudanças tácticas não podem virar um jogo a nosso favor?"

PB disse...

acho mais irrelevante do q qq outro. mas n diria totalmente irrelevante. Acho é que é totalmente subjectivo. Tu ou eu dizermos q ele n acerta nas substituições ou no 11 inicial, tem exactamente o mm valor dele dizer q acerta num e noutro. N significa q tu, eu ou ele estejamos certos.

MM disse...

6 de Dezembro de 2012 15:35, Anónimo

Salários nada com isso até certo ponto, por ser uma relação contratual (presume-se) transparente.

Sobre o resto é possível: disco riscado, coisas que se dizem mas não têm fundamento, reconheço tudo isso. Mas posso estranhar a quantidade de transferência dos clubes que serve. Aliás devo (se fosse benfiquista), mais do que poder. E mesma coisa para Belém e Braga quando lá esteve: porquê tantas transferências?, entradas e saídas de jogadores que às vezes chegam em Julho e são dispensados em Setembro.

Mas mesmo que o argumento não sirva, entre aspas, porque nem é argumento mas simples insinuação sem fundamento (reconheço-o) o quadro geral não muda: podemos pressentir que Jorge Jesus com as qualidades que tem se estivesse integrado numa estrutura que fizesse o seu trabalhinho bem feito, o nível seria melhor do que é no Benfica.

Conde de Vimioso disse...

Vim aqui para por um link e do meu desconhecimento, de um tão comentado blogue peço desculpa.

Mas, depois de ler tamanha caterva de comentários, conclui-se que jj é um paradoxo.

Poderia ser mais exaustivo mas deixei de perder muito tempo com a personagem porque penso hoje o mesmo que pensava há 3 anos e tal.

NUNCA DEVERIA TER ENTRADO NO BENFICA.

Razões já as deu todas pois sendo o responsável pelo maior aumento de passivo da história do Clube, depois de entre mais de uma centena de jogadores ter acertado em 2 dúzias, depois de, pelas suas qualidades terem sobressaído uma dúzia vulgarizou dezenas.

Depois de tudo isto ganhou o quê.

Um campeonato pela embalagem fisica que a equipa tinha adquirido na epoca anterior com o preparador fisico de um tal Quique que depois foi pegar numa equipa remendada e até ganhou a Liga Europa.

Enquanto muitos adularem aqueles que à falta de inteligência se servem da chico espertice usando sempre a fuga para a frente continuaremos a viver o paradoxo que é hoje o SLB.