segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Último minuto dos descontos na Choupana

O clube grande precisa desesperadamente de vencer. Há um livre, naquela que será a última oportunidade para aproximar a equipa da grande área adversária. Em campo estão vários jogadores internacionais. Vários jogadores bem pagos e com estatuto importante. Enquanto em fundo parece ouvir-se o canto do cisne-branco, o treinador da equipa que desesperadamente procura os três pontos ordena que a responsabilidade do último lance do jogo saia dos pés de um miúdo que afinal ainda é júnior. Um miúdo ainda com pouca experiência. Um miúdo ainda mal pago perante os demais. O que é que isto diz da personalidade/qualidade de Dier? 

A época está perdida. Só alguém sem noção da realidade poderá crer que o terceiro lugar é um objectivo realista. Os habituais titulares no centro da defesa são uma tragédia. Há um miúdo que começando a jogar desde já pode até tornar-se bem cedo numa referência do futebol europeu. Aparenta mais qualidade, mais classe, num dedo do pé que todos os outros no corpo inteiro. Há alguma razão para adiar o futuro de quem promete tanto? Se crê que há, é seguro que também fez parte do lote dos que teriam adiado o futuro de Patrício. Pois acredite que o guarda redes leonino não seria hoje o jogador que é, se não levasse já uns anos "disto". 

Patrício jamais poderá esquecer Paulo Bento. Que Eric recorde Vercauteren. A última decisão do treinador leonino no jogo na Choupana, assim o parece indiciar. Só com muita experiência de jogo o inglês atingirá o patamar que o seu potencial adivinha.

P.S. - É notável a capacidade de se reinventar do Sporting. Tudo pela sua academia. Que as opções tomadas para a presente época e futuro (?!) na formação leonina não estraguem o que de melhor o Sporting teve na última década.

36 comentários:

Mike Portugal disse...

Que façam com que Eric jogue sempre no centro da defesa e não o desperdicem a lateral.

jose guinote disse...

Os próximos jogos dirão se Veracuteren percebe que o melhor central que o Sporting possui no seu plantel é a anos luz o Eric. Ou se volta a insistir numa das duplas de terror que já experimentou com destaque para a sinistra Boularouz-Rojo. Eric, como aqui se disse, garante solidez e eficácia defensiva e uma voz de comando no momento em que sai a jogar e galga metros obrigando a equipa a subir e fazendo recuar o opositor. Não se via nada assim no Spoting à muito tempo.
A academia é a única razão pela qual o Sporting ainda não acabou. Fosse apenas o mérito de quem tem gerido o clube a determinar esse desfecho e o Sporting seria hoje apenas uma recordação de um tempo passado. Olhando para a qualidade da equipa B para a superior qualidade dos juniores - vi o jogo com M. United em Singapura e é um prazer ver a equipa esmagar o adversário com uma superioridade indivvidual e colectiva notável - espanta como é que no passado recente se gastaram dezenas de milhões em jogadores que nada acrescentaram ao clube e se pretendeu desvalorizar a importância da Academia com o discurso criminoso de que o clube não se podia fundar nos seus jovens. Como se sabe quem mais se tem fundado na Academia tem sido o Porto, a Selecção Nacional, o Manchester United, o Barcelona e o Real Madrid, umas equipazitas assim de segunndo plano.

JMM disse...

Não me parece que passe tanto de Vercauteren como passará pela reestruturação feita em Janeiro e já com influência de Jesualdo.

O Sporting provavelmente terá de empreender numa pequena revolução que dará, esperemos, o devido foco à formação.

O que resta da época, isolando-a, resume-se a cumprir calendário. Mas o que resta da época não a isolando é tudo... Na verdade, esta época pode ser aproveitada para dar minutos a jogadores que podem ser mais valia no futuro e, mais concretamente, na próxima época.

Dier, Pedro Mendes, Arias, Adrien, André Martins, Zezinho, JOão Mário, Labyad, Carrilo, Betinho ou Rubio.
O Sporting pode, este ano, ganhar a próxima época desde que seja inteligente em Janeiro e saiba definir prioridades.

A entrevista ao Jogo de Jesualdo pode, em grande medida, descansar os Sportinguistas. Jesualdo terá plenos poderes e isso aplica-se ao campo. Jesualdo compensará aquilo que é o desconhecimento futebolístico do presidente e aquilo que parece a incapacidade de Vercauteren.

Para terminar, PB fala dos centrais pois bem aqui vai quem eu acho que devem ser os centrais a partir de janeiro: Dier, Pedro Mendes, Rojo e Nuno Reis.

Assim é pois tenho alguma esperança na evolução do Rojo se houver competência técnica para isso. Para mais a minha sugestão implica a saída de Xandão e Boula e o retorno de Nuno Reis.

MM disse...

PB, sobre David Luiz Gary Neville escreveu, reescrevo palavras exactas, 'joga como se fosse um defesa central de PlayStation controlado por um garoto de 10 anos', e já há muito Alan Hansen (ex-Liverpool, possivelmente o melhor defesa-central do futebol Inglês nos últimos 30 anos) no estúdio da BBC no 'match-of-the-day' havia dito que David Luiz era 'horrível' e usou adjectivos como 'errático', 'inepto', um 'pesadelo de central' que deixa 'toda a equipa com dúvidas'.

David Luiz sabe jogar com a bola no pé. Sabe tratar a bola. Mas eles têm razão nas críticas.

Dier é o oposto. Não tem estilo e mesmo a saída de bola ou os passes 'a rasgar' com Nacional foram atributos muito bons mas a oposição não era grande coisa. Recordo um dia teres dito sobre Garay que fazia alguns 10 por jogo, tendo pela frente equipas bem organizadas, e que um central desses é ouro. E é, são também os meus preferidos, motivo pelo qual adorava o Aloísio - classe pura.

O extraordinário é que Dier tem 18 anos não é? E defende tão bem. Como aprendeu? O sentido posicional, critério, até o perfil como dizes, personalidade. Deverá ser um jogador muito inteligente que pensa o jogo, medita sobre aquilo que o próprio faz, exibindo tanta maturidade. Os bons jogadores não têm realmente idade, experiência ou falta dela. Se são bons têm de jogar e tudo o mais acontece com naturalidade. Espero por isso que Vercauteren continue a apostar no central e que a melhor exibição de Cédric - nada a ver com golo - a defender tenha também dedo do treinador. Pode não ser um treinador perfeito mas tem para já pormenores muito agradáveis. Não deve ser fácil, nem fala Português ... de certeza que não transmite nos treinos tudo o que gostaria.

O que dizes sobre a Academia. Há 1 mês estava com o Pedro e disse-lhe que no dia anterior tinha folheado uma daquelas revistas género «Caras» e vi um rectângulo com o Pedrosa descrito como 'o treinador de juvenis no Sporting' numa daquelas peças de treta sobre quem namora com quem. Enfim.

No.Worries disse...

"O clube grande precisa desesperadamente de vencer." - clube grande?!?

Joel disse...

MM;
David Luiz? é comparável ao Rojo não?

JMM - o Pedro Mendes está em final de contrato e foi maltratado pelo Sporting (treinar sozinho, Suiça...) não sei se ele quererá renovar.

PB - e o melhor de todos está ainda na B...

MM disse...

Enfim = mexeu Sporting (se calhar) onde não deveria ter mexido. Os próximos 10 anos dirão se sim ou não mas mas que deixes um 'reparo' no fim do «post» é talvez indício que não há fumo sem fogo já que mais gente sugere-o: talvez tenham metido as mãos na única coisa que deveriam ter deixado quieta, e nesse particular Sá Pinto terá decerto responsabilidades. Não sei se as maiores mas alguma necessariamente tem.

Mike Portugal disse...

Sim NoWorries, ou o SLB deixou de ser grande quando ficou 2x seguidas em 6º lugar?

MM disse...

Joel, David Luiz não é um central horrível. O conteúdo da crítica tem sentido mas a linguagem e retrato são exagerados.
Rojo não faço ideia. Eu gostava dele mas depois de ler tudo o que o PB diz naturalmente acredito mais na sua (PB) avaliação do que no estatuto de internacional Argentino.

Joel disse...

não, o David Luiz não é horrível, nem o Rojo...têm é graves deficiências futebolísticas, culpa dos treinadores que os treinaram e permitiram que as mesmas se mantivessem... Mas que têm mentalidades parecidas...

PB disse...

MM, falas no Garay. No último post do Dier, cheguei a ter o nome do Argentino embrulhado lá para o meio, numa espécie de comparação. Depois retirei-o pq achei q podia cair mal nos adeptos do Sporting. Ainda bem que foste tu o 1o a mencioná-lo aqui.

PB disse...

Sobre o David Luiz, creio que será um exercício engraçado consultar as etiquetas.

Teve a felicidade de ter tido um grande treinador, e transformou o seu potencial em habilidade. Não será nunca o melhor defesa central do mundo, mas aproveitou as suas qualidades individuais para se tornar milionário. E muito justamente, pq tb teve mtas responsabilidades no titulo do Benfica.

B Cool disse...

Mike, falas mesmo de que épocas ?

Mike Portugal disse...

B Cool,

2000/2001 e 2001/2002. Não ficou em 6º nesta última, ficou em 4º. Pensei que tinha ficado em 6º por não ter ido às competições europeias nesse ano, mas afinal o 4ºlugar não deu acesso.

Anyway, same shit. Não deixou de ser grande por causa disso.

Fenómeno disse...

porque será que os sportinguistas gostam tanto de falar do 6º lugar do Benfica?! que obcessão...

Mike Portugal disse...

Porque será que os benfiquistas gostam tanto de falar que o SCP já não é clube grande?! Que obsessão...

DC disse...

Parece-me que estás a exagerar bastante, ou no mínimo acho que faltam dados para tantas afirmações categóricas.

O Dier tem 18 anos? E daí, que idade têm os defesas do Porto e do Benfica?

Eu vi algumas coisas interessantes no Dier mas também vi por exemplo jogadas dentro da área em que ele ficava parado a olhar para os avançados do Nacional sem pressionar e sem agressividade nenhuma.
Vamos dar tempo ao tempo, no meio de jogadores tão medíocres ele até pode parecer fantástico, mas ainda não provou absolutamente nada.

Relembro que também achavas (tu e eu) o Kléber uma contratação muito boa e agora vê-se que não tem nível para um grande.

Anónimo disse...

LOL, a lagartada esquece que teve montes de 5ºs lugares, quartos e até terceiros tem muito mais que o Benfica.

Façam as contas ás vezes que o Benfica tem esses lugares.
Tem um 6º e dois 4º o Benfica, já o Sporting ficou mais de uma dezena de vezes fora dos 3 primeiros, tendo ficado fora da europa em 56/57, 57/58, 59/60, 60/61, 76/77, e vamos lá ver se pro ano não ficam também.

masterzen disse...


O que a internet têm de bom é a democracia da opinião.
Li todos os comentários com interesse, e há duas ideias que saltam à vista entre todas.

1 - Dier é o profeta da defesa do Sporting.

2- David Luiz é uma espécie de maluco a central.

A minha opinião sobre o ponto 1 é, que o miúdo é engraçado de facto, mas ainda não jogou na sua posição que é central contra ninguém de jeito. Andamos aqui a navegar na maionese porque o puto tem uma excelente capacidade de passe e personalidade a jogar.
Prever um futuro de tão forma fantástico, estando o miúdo no Sporting que vive momentos de autêntico desvario é o mesmo que irmos jogar poker e ganhar 4 ou 5 mãos de seguida com cartas de probabilidade média/baixa.
Quem vai ser o parceiro do miúdo na defesa? Quem vão ser os seus parceiros na linha defensiva? Quem será o guarda-redes ( parece-me que Patrício está em fim de ciclo e vai dar a ganhar uma bela quantia), quem vai ser o treinador?

O ponto 2 sobre o David Luiz é ainda mais fantástico, há aqui leitores que pelo que escrevem trocariam já de caras um pelo outro. Amigos o David Luiz joga no actual campeão da Europa ( coisa pouca?!!), e está a meio da viagem em breve estará noutro clube e cheira-me que será o Barcelona. Porventura será que já pensaram que desde que subiu a elite do futebol Europeu ainda não se encontrou com nenhum mestre? Será que o dia que se encontrar com esse mestre não iniciará outro ciclo de desenvolvimento igual ao que teve quando estava no Benfica, numa especie de remake do Pepe que desde que chegou ao Madrid subiu outro patamar?
Não vejo no miúdo do Sporting nenhuma característica superior ao David Luiz do que a maturidade no jogo por estranho que pareça no confronto das idades,não estaremos a confundir talento vs maturidade?
Vocês falam como se isto fosse tudo linear, com esse pensamento onde estariam hoje Matic e Melgarejo? O primeiro emprestado a algum clube da suiça e o segundo seria o 6º extremo do plantel.
Será que não percebem que mais do que 2 miúdos ao mesmo tempo na equipa principal do Sporting a titulares aquilo cai que nem um baralho de cartas? Uma coisa é ocupar um papel onde ninguém te pede nada outra é assumires responsabilidades e teres que ganhar sempre. Deixem lá o Ajax do Van Gaal que aquilo foi uma vez na vida...

Abraço

Edson Arantes do Nascimento disse...

Opiniões vindas de comentadeiros ingleses - não valem nada. Eu vejo a maioria dos jogos (Premier League, Espanha, Itália, Champions, Liga Europa) pela Sky Sports.

O David Luiz pode não ser o melhor do mundo, agora, mas para lá caminha. O Dier já veremos se chega a ser o melhor do mundo - da sua rua. Potencial tem. E bastante. Mas a lista dos potenciais-melhores-do-mundo-que-nunca-chegaram-a-ser-os-melhores-da-sua-rua é fantástica. E interminável.

Quanto ao Vercauteren: está despedido e ainda não o avisaram.

Anónimo disse...

Caro Fenómeno,

A resposta à tua pergunta é óbvia e simples - Falam do 6° do Benfica como se n houvesse amanhã pq esta é bem capaz de ser a última época em q o poderão fazer.

PS - Obcessão pá??? A sério?... Vem do verbo Obceder?

Mike Portugal disse...

Anónimo das 15h41,

O SCP é o único clube dos 3 grandes que nunca falhou a entrada em competições europeias, portanto o resto do teu comentário não vale nada.

Anónimo disse...

Essa do Sporting nunca ter ficado fora das competições europeias é engraçada, como a dos 15mil titulos.

patanisca disse...

Como a dos 10 milhões de adeptos.

Anónimo disse...

Mike, o que foi escrito são factos, basta pesquisar, se quer permanecer na ignorância é problema seu.
Vá ver que jopos europeus teve o Sporting nessas épocas, não vai ver porque têm medo e prefere permanecer ignorante a encarar a verdade.
Não acredite em tudo o que lhe dizem lá no núcleo...

Paulo Jorge Martins disse...

Mike Portugal, essa do Sporting nunca ter ficado fora das competições europeias é mentira. Ficou de fora quando apenas existiam a Taça dos Campeões e a Taça das Cidades com Feira e voltou a ficar em 1976/77 depois de ter ficado em 5º no campeonato, se tivesse ficado em quarto como o Benfica em 2002 tinha-se qualificado.

Anónimo disse...

Mike Portugal, em que competição europeia participou o SCP em 76/77? E foi eliminado por quem?

Anónimo disse...

Mike Portugal, diga-me qual foi a prova europeia que o Sporting disputou em 1976/77. Se me disser, o seu comentário valerá alguma, como não vai conseguir, ficamos pela nulidade do seu comentário.

pedro oliveira disse...

«Será que o dia que se encontrar com esse mestre não iniciará outro ciclo de desenvolvimento igual ao que teve quando estava no Benfica, numa especie de remake do Pepe que desde que chegou ao Madrid subiu outro patamar?»

O Pepe subiu um patamar?
Na minha opinião desceu vários...
A primeira descida de patamar terá sido a pontapear, animalescamente,um companheiro de ofício caído no chão.
A segunda terá sido a esmagar,ostensivamente,a mão de Messi,assentando bem os pitons de alumínio na mãozita do menino argentino.
Por último e mais recente, a patética reposição de linha lateral,assumida por Pepe e que terminaria com a bola dentro da baliza de Casillas (que é um pobre coitado,num manicómio orquestrado por Mourinho).

Rearviewmirror disse...

DAvid Luiz não é o melhor central do Mundo, mas está no lote restrito dos 10 melhores.

Agora porem aqui comentários, como esse da playstation, que foi feito quando o David Luiz tinha uns 2 meses de Premier League, com aquilo que ele está a jogar agora, com o respeito que já ganhou em Inglaterra, é crime.
Manchester City e Barcelona estão de olho nele, e até poderá sair para um desses destinos.
Com a visibilidade que o Barcelona lhe daria, ele poderia fazer com Pique a melhor dupla de centrais do Mundo.

Quanto a Dier, já o disse antriormente: é um miudo, e por ter 18 anos os seus erros são desculpáveis porque joga no Sporting, onde o nivel de exigencia é reduzido.
No golo do Nacional ele não sai ao homem, tem vários erros ao longo do jogo de posicionamento e de entrada ao portador da bola, mas é como tudo, só tem 18 anos.

Coloca a bola em profundidade, faz bons passes. Para o Sporting chega.
Para o Benfica, Porto e até Braga, não.

Anónimo disse...

Não era prediso esperar pelo minuto 90. Aos 20/25 mins de jogo, tudo a fazer um jogo horrível, tudo cabisbaixo, o fdp do Elias com a braçadeira de capitão!!! sempre a esconder-se do jogo, qual é a voz de comando que se houve a puxar as orelhas a todos os outros?!

Eric Dier um puto de 19 anos vindo da B. Quando vi aquilo só pensei, "Fdx este gajo vale mais do que os outros palhaços todos juntos".

Tsubasa disse...

Eric Dier, tem qualidades para ter futuro, mas parece-me que ainda está longe de ser daqueles "que é impossível não dar jogador"... E mesmo esses, por vezes não dão nada de jeito, por razões várias.

O que eu defendi (ainda antes do outro post do PB sobre o Dier) é que pela personalidade que apresenta e pelos conhecimentos tácticos (que faltam aos outros...) penso que pode com Boularouz formar uma dupla razoável. Ou até Carriço, não sei, teria de os ver jogar juntos.

As capacidades de liderança incutem-se e desenvolvem-se com o tempo, mas os verdadeiros lideres são-o de forma natural, faz parte da sua maneira de ser. Eu vi Dier a esbracejar, gritar e a corrigir os colegas. Ele também cometeu erros? Sim, foram visíveis, mas mostrou vontade de levar a equipa para a frente, mudar as coisas. Elias, por exemplo, não é um líder.

Também me pareceu que Cedric foi melhor neste jogo. Cometeu um erro crasso, daqueles de marcar o extremo e abrir o meio, mas de resto pareceu voltar a mostrar que o lugar merece ser dele.

J disse...

Gosto muito de ler este blog e os comentários, quando escritos por racionais. Não era suposto discutir-se o Dier, jovens jogadores, o que deve ser um central et cetera? Os benfiquistas não deveriam estar ocupados a preparar as comemorações das conquistas da época? Ou da década? Ou das décadas?
Posto isto, afirmações conclusivas sobre o Dier correm o risco de ir para o mesmo livro do Morato, do Venâncio, do Beto, do Caneira, do Carriço... Creio que é mesmo muito prematuro classificar um defesa central em tão prematura idade. Parece-me mais fácil descortinar um craque num avançado, que é obrigado, pela natureza da função, a explodir mais cedo, a expor todas as duas qualidades (ou insuficiências) não se podendo esconder atrás de de um colega mais velho. Há excepções, lembremo-nos de um Fernando Couto, mas são muito raras.

Anónimo disse...

http://www.redcafe.net/f7/why-do-chelsea-keep-playing-david-luiz-358392/index4.html

Top10? Pffft. O ser campeão europeu não me diz nada, o Fyssas e o Seitaridis não eram grande coisa ;)

Rearviewmirror disse...

Anónimo
link aqui de um forum do Manchester United com um tópico a falar do David Luiz.

Genial.

Em relação aos centrais, lembro-me que Ricardo Carvalho apareceu em grande no FCP aos 23/24 anos, salvo erro. E o Bruno Alves foi mais ou menos a mesma coisa, lembo-me de o ver no Farense, e depois foi apra a Grécia jogar.

Pedro disse...

"O SCP é o único clube dos 3 grandes que nunca falhou a entrada em competições europeias, portanto o resto do teu comentário não vale nada."

FAIL!!! hahahahahaha