domingo, 27 de janeiro de 2013

Alan fora do jogo e trocado de corredor aos 62 minutos

Não terá corrido tão bem para a sua equipa, a última vez que Jorge Jesus havia dado tanta importância a uma individualidade. Geralmente Hulk. E geralmente mal sucedido. Em Braga, porque Alan não está a ficar mais novo e porque Melgarejo naquilo que lhe foi pedido fez um jogo verdadeiramente assombroso, pela reactividade e inteligência, que lhe foi seguida pela reorganização da equipa em função do espaço para o qual o paraguaio era atraído, e pela muito boa exibição de Jardel (não fantástica porque alguns erros técnicos poderiam ter mudado o jogo) sempre autoritário a cair no espaço que Melgarejo abandonava, sempre sem deixar Éder receber, muito menos enquadrar, a estratégia resultou. 

Alan neutralizado e fora do jogo, nunca foi capaz de, enquanto extremo direito participar no jogo. Éder caía no espaço aclarado, mas Jardel esteve no processo defensivo a um nível extraordinário. 

Aos 62 minutos Peseiro, bem, procurou confundir o SL Benfica dando Alan a Maxi. Já foi tarde.






23 comentários:

B Cool disse...

Vi várias vezes o Jardel a recuar em relação à linha e a deixar os avançados criarem desequilíbrios e não só no golo. noutra jogada o Mossoró enquadrou só que rematou mal, isso sem contar a oferta de Jardel logo de início ou a vez em que deixou éder enquadrar. Desta vez não concordo contigo PB, acho que Jardel não fez assim um jogo tão bom como isso tudo.

Quanto ao Melga, foi papado pelo Ruben numa jogada que poderia ter dado golo e desde que entou o João Pedro este fez-lhe a cabeça em água.

Rearviewmirror disse...

O crescimento de Melgarejo tem sido impressionante, e ainda só tem meia época a jogar na lateral esquerda.
Ontem foi anulando calmamente quem ia aparecendo pelo seu flanco.

Aliás, durante esta época, é difícil arranjar um jogo em que o paraguaio tenha sido batido sistematicamente pelo seu adversário directo.

Miguel Nunes disse...

Sim, já tendo jogado c FCP, SCP e Braga parece-me óbvio q há 3 enormes upgrades em relação ao ano passado.

Melgarejo (o ano passado bastava direccionar o jogo p aquele corredor e o Benfica estava em apuros. Este ano, já os treinadores adversários até dão prioridade aos ataques pelo outro lado. Isto diz tanto...)

Matic (muito melhor que Javi)

Lima (muito melhor que Rodrigo para aquilo q JJ idealiza de um 2ndo av)

Bcool temos formas diferentes de analisar os jogos. Para ti todos os laterais do mundo terão de ser fracos se usares sp o mesmo critério, uma x q nenhum no mundo inteiro tem uma percentuagem mt elevada de sucesso em situações de 1x1 c cobertura longe. Como para mim isso interessa para ai 5% do q deve ser um lateral, temos apreciações diferentes ao mesmo desempenho.

A forma como o Mossoró tira o Jardel do caminho no lance q falas é genial. O Mossoró é genial e o Jardel foi "bem partido" ali. sem dúvida.

O golo foi sobretudo fruto de uma perda inaceitável do Maxi (tb aqui no lado oposto o SLB está mt mais forte. o Melga joga sp com critério, ainda q a malta ache q ele deva subir À bruta e mandar balázios lá para cima). Ou melhor ele tb teve azar, pq fez um passe, há um ressalto e a bola pára mm redondinha nos pés de um adversário. A partir daí o q acontece é q o Melgarejo está com posicionamento ofensivo (aberto e profundo, como devia obviamente de estar), e recua a grande velocidade para re-ocupar a posição (fechado) mas já era humanamente impossível chegar àquela bola.

Talvez a experiência de Garay lhe tivesse permitido analisar mais rápido o lance e talvez tivesse conseguido atempadamente descer e cortar aquela bola (ao Jardel faltou-lhe um ou 2 cm).

Miguel Nunes disse...

atenção q o faltou um ou 2 cms, n sugere q devia ser mais alto. é como quem diz, era um passo mais atrás e já dava.

Anónimo disse...

Obrigado pelo vosso blogue, têm-me ajudado tanto no Monday e Saturday Football

Nc

B Cool disse...

@Miguel Nunes,
A perda foi do Salvio e não do Maxi, que ao contrário do habbitual fez um jogo muito contido e como tal não abriu muitos buracos.

Ao Jardel acho que lhe faltou subir no campo para manter na linha em vez de acompanhar o movimento do João Pedro, mas além disso logo no início perdeu uma bola e deixou já não me lembro quem foi em boa posição.

O Melga esteve bem enquanto teve o Alan pela frente e não ponho isso em causa, acho que foi mal papado pelo Ruben naquele lance e acho que o João Pedro, fosse porque estava mais fresco ou porque é mais rápido que o Alan, criou mais problemas ao Melga que o Alan.

Quanto ao golo, à semelhança do primeiro golo do Porto, o Melga tem o hábito de recuar pondo os adversários na zona central em jogo, mas desta vez o erro maior foi o do Jardel, além de que o trabalho do João Pedro é de grande qualidade.

Acho que uma defesa Jardel-Luisão tem o contra de ter 2 jogadores mais ou menos semelhantes e portanto não complementares, pelo que se os pontos fortes são exponenciados, os pontos fracos são acentuados.

Claro que isto é a minha opinião, eu que sou um leigo na matéria.

Miguel Nunes disse...

Tens a certeza absoluta q foi do Salvio? eu tou a ver o lance agora mm e a imagem n tem mta qualidade, mas parece mm mm mm o Maxi. Q recebe do Luisao e tenta passar para o Salvio mas o passe é interceptado.

Só n digo 100 por cento seguro q é o Maxi q perde o passe, pq as x é o Maxi q ta la em cima e o Salvio é q vem ca ao Luiso buscar a bola.

MAs tenta ver, para ver se consegues ver melhor q eu.

no lance em causa, subir n é uma opção. pq já estao pertissimo da linha da bola. E nc colocariam o JP fdj pq ele até vem a correr de tras da linha da bola. Fizeram o q tinham de ser feito, mas demoraram um centésimo de seg.

Sem deixar de elogiar o magnifico passe do Èder. mais um milimetro e era do Artur. Menos um e era do Jardel.

qt ao Melga ou qq outro lateral se num jogo inteiro só é ultrapassado no 1x1 por um adversario, qd os extremos sao sp os mais velozes e mais habilidosos adversarios, entao a exibição mm desse ponto de vista é perfeita.

uma vez,talvez exagerando um pc expliquei a um amigo, q o melhor defesa do mundo provavelmente perderia um jogo no 1x1 com um extremo da distrital... n sendo linear espero q dê para perceber o q pretendo passar

abraço

Miguel Nunes disse...

o q é isso do monday e saturday football, nc?

Miguel Nunes disse...

acho q tens razão. É o Salvio. Percebe-se pela forma como corre enquanto se desenrola o c.ataque

Anónimo disse...

Jogos entre amigos, mas até para isso é óptimo

Parabéns

Nc

jorge disse...

PB, onde vais buscar as imagens dos jogos? Fazes download dos jogos e depois editas?

Miguel Nunes disse...

Sim, Jorge. Isso mesmo. qd dão em canal aberto, gravo e tiro foto à tv :)

mas qs já n dão...

Anónimo disse...

E uma análise ao Sporting de Jesualdo Ferreira?

Ricardo Galeiras disse...

já assinas miguel nunes???
quer isso dizer que temos novidades?

abraço

hertz disse...

PB, gostava de saber a tua opinião sobre a maneira como o Benfica abordou a 2ª parte.
O Freitas Lobo não parava de dizer que não está no ADN do Benfica controlar o jogo e que se estava a pôr a jeito mas a verdade é que o Braga não criou perigo junto da baliza do Benfica e chegou ao golo fruto de um erro do Jardel (grande jogo) que falha o tempo de salto.
Depois o Braga moralizou com o golo como é normal e aí o Benfica tremeu um bocadito.
A mim pareceu-me que o Benfica tinha o jogo controlado na 2ª parte mas há quem diga que jogou a medo. Qual é a tua opinião?

Riks disse...

Por acaso discordo grandemente que o jardel tenha feito uma boa partida.



um resto de bom trabalho.

Riks disse...

Por acaso discordo totalmente que o Jardel tenha tido uma boa intervenção no jogo.

Onde é que posso fazer o download do jogo?

Pedro disse...

PB, que me dizes do Melga no lance do golo do Braga?

El Pibe disse...

PB, tu que acompanhas a formação e o futebol nacional, qual é a tua opinião sobre o Diogo Rosado e o Vítor do Paços de Ferreira?

Com os melhores cumprimentos

Miguel Nunes disse...

Pedro, está aqui na caixa de comentários

"A partir daí o q acontece é q o Melgarejo está com posicionamento ofensivo (aberto e profundo, como devia obviamente de estar), e recua a grande velocidade para re-ocupar a posição (fechado) mas já era humanamente impossível chegar àquela bola. "

N é omnipresente. Se queres jogar c laterais mt abertos e profundos (e é das coisas q mais sentido fazem no SLB), n podes querer q eles estejam ao mm tempo mt subidos e qd perdes a bola se teletransportem p o posicionamento defensivo. O Melga faz todo o percurso a acelerar e por pouco chega a tempo. N podes pedir mais.

Por exemplo, o SCP do SÁ Pinto n sofria este golo. Os laterais estavam sp posicionados ao lado dos centrais qd tinham a bola...

Tb só marcavam era 1 golito por jogo e qd calhava...

Hertz, a minha opinião é q o SLB defendeu de facto bastante bem, mas n foi capaz de sair mais vezes para o contra.ataque. Logo foi um pc insuficiente...

El Pibe, o Diogo Rosado supostamente era (é?!) a grande pérola do fut português da sua geração. É novo, se assim for, ainda vai a tempo. O Vitor conheço bastante mal, mas foi eleito pelos colegas o melhor jogador do Paços. Eu gosto mt de eleições feitas dentro do mm plantel. Ng melhor q eles sabe. Se dá p o Benfica n sei.

zdamen disse...

A mim, o que mais me saltou à vista deste jogo do SLB, é a confirmação que o modelo de jogo do Jesus, apenas com a saída de Sálvio e entrada de Enzo para o lugar de médio direito, com a entrada de mais um médio centro, permitiria ao SLB dar um enorme salto qualitativo e competir talvez com as melhores equipas europeias, algo que neste momento, em Portugal, apenas o FCP tem (com limitações) capacidade para fazer...

Blessing Lumueno disse...

Boas Miguel.
E não achas esse tipo de preocupação individual, resolvido de forma individual um regresso ao passado?
Lembro que Platini disse uma vez que Trapattoni o tinha conseguido anular sem recorrer a marcação individual...
Normalmente esse tipo de acções causam desequilíbrios na equipa, que o jardel compensou... Mas a movimentação dele causa outro e assim sucessivamente...

Abraço

Miguel Nunes disse...

concordo ctg. Blessing.

Dai ter dito, "desta x resultou". Mas contra Hulk falhou qs sp!

Até pq para além de precisares de compensações atrás de compensações, tens de esperar q o teu jogador sozinho anule o melhor do adversário. O que só por si já n é sinal de q correrá bem.

Correu bem pq o Melgarejo foi enorme. E correu bem pq o JJ tinha bem preparadas as sucessivas compensações. E se calhar pq o ALan tb já n tem 28 anos...