segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Messi, melhor jogador do mundo de 2012

O prémio é para o melhor jogador de 2012, certo? 

Não poderia ser mais justa a sua atribuição. E se nos próximos quatro, cinco ou seis anos o prémio seguir noutra direcção, dificilmente terá sido feita justiça. A menos que algum problema físico venha a afectar o baixinho.

Reafirmando. O prémio é para o melhor jogador. Argumentos que usem titulos não colhem. Por cá bem sabemos como foi injusto Paulo Futre ter andado sempre tão longe só porque não estava nas melhores equipas. É que o prémio, é para o melhor jogador! A melhor individualidade! 

Em 2011 já se escrevia assim.

48 comentários:

hertz disse...

Pois, o prémio é para o melhor jogador e não para o que conquistou mais títulos como muito aí argumentam.
A performance do Messi em 2012 está bem à vista de todos e só quem for muito cego é que não admite que este prémio foi mais do que justo.

Há uns tempos o Fergusson disse: "Os jogadores crescem e começam a ficar maduros por volta dos 25 anos. Foi o que aconteceu com Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e outros. Mas Messi ainda não tem essa idade. É assustador pensar no que ele pode vir a ser... tem apenas 24 anos"
Só alguma coisa sobre-natural ou uma lesão prolongada do Messi é que o irá impedir de ser o melhor do mundo e conquistar Bolas de Ouro ano após ano.

Miguel Mourato disse...

Messi é mais que justo vencedor e quem diz o contrário ou é cego ou não quer ver... Basta ver as estatisticas de golos e assistencias e metade fica esclarecido. E pior que não crer ver as estatisticas é não ver os jogos todos os fins de semana. Metade (estou a ser simpatico) das pessoas que dizem que foi injusto o resultado nao viu nem 20 jogos do real madrid e nem 5 do barcelona... Falar sem ver e sem saber... Quem acompanha todos os jogos facilmente vê que o Barcelona não joga tanto para o Messi como este joga para o clube... Messi faz a diferenças em golos, assistências e ainda algo em que não aparece nas estatísticas, destabiliza a defesa adversaria. Ao fintar 2 e 3 jogadores abre espaço para os colegas e depois é meio caminho andado...
So tenho pena do CR7 por ter nascido na epoca errada, pois este na época do figo...

Daniel Martins disse...

São opiniões. Eu confesso que me custa ver um jogador ganhar uma Bola de Ouro sem ter ganho nenhum título colectivo relevante nesse ano. Com esse critério da "melhor individualidade" o Zidane tinha umas 6 ou 7 Bolas de Ouro. Mas também não consigo dizer que o prémio foi mal entregue, porque Messi é indiscutivelmente o melhor jogador do mundo, a uma distância tal dos outros que só alguém que pense com o coração ou que não veja jogos do Barça ou Argentina pode achar o contrário.

Ronaldo pertence ao clube dos fantásticos, como Baggio, Figo ou Romário. Já Messi joga no clube dos lendários, com o Cruyff, Pelé, Maradona e Zidane.

Anónimo disse...

Entao se e para o melhor jogador mesmo que ele parta a perna tem de ganhar pq sabemos que em condicoes e o melhor. Surpreendeu me, mas nos classicos o Ronaldo este ano esteve melhor. O Messi claudicou em momentos decisivos (ate no penalty contra o Chelsea, nesse jgo pouco fez). Já em 2010 foi ridiculo ver Sneijder de fora do top. Nem entra no top 10 na minha opiniao na qualidade, mas nesse ano pelo que fez merecia mais que nenhum outro. Assim, nem tem piada, vai sempre para o mesmo...

PS: e Se o Bruno alves tivesse a sorte do Fabregas e vice-versa?...

Messi e Ronaldo fã disse...

Ou seja PB, o que usaste pra defender o Messi o ano passado este ano é usado por que acha que o Ronaldo merecia mais.
E o que fazes tu?
Usas este ano os argumentos que quem defendia o Ronaldo usava o ano passado.
Curioso, muito curioso.

Anónimo disse...

Ora, se não nos devemos focar apenas na finalização (único momento ofensivo do jogo que, em última instância, depende apenas do jogador em causa), como é que podemos ignorar o trabalho da equipa para o resto?

Messi está (e sempr esteve) numa máquina do mais bem oleado que alguma vez existiu no Mundo.

Ronaldo, não.

Ainda assim, olhemos a alguns dados da UCL deste ano:

Messi - Pass Suc% 85.4
CR - Pass Suc% 85.3

Messi - Key passes 14 (5 jogos + 1)
CR - Key passes 15 (6 jogos)

Messi - Goals 5
CR - Goals 6

Termino chamando a atenção para a diferença de grau de dificuldade entre os grupos de RM e Barcelona e deixando bem claro que Cristiano é, e sempre será, o mais completo extremo / avançado que o Mundo já viu. Por conseguinte, o melhor.

Mike Portugal disse...

Eu até posso concordar contigo, mas então cai por terra o prémio de treinador entregue a Del Bosque. O homem fez meia duzia de jogos com uma seleção já montada do Barça e o Mourinho consegue ganhar um campeonato à melhor equipa do mundo e não ganha. Grande coerência da FIFA.

E o melhor 11? Esse então é para rir? Onde está Van Persie? Rooney?

Mike Portugal disse...

Eu até posso concordar contigo, mas então cai por terra o prémio de treinador entregue a Del Bosque. O homem fez meia duzia de jogos com uma seleção já montada do Barça e o Mourinho consegue ganhar um campeonato à melhor equipa do mundo e não ganha. Grande coerência da FIFA.

E o melhor 11? Esse então é para rir? Onde está Van Persie? Rooney?

Anónimo disse...

eu nao entendo isso assim. Se os titulos nao conta para nada entao o que conta afinal? O premio de melhor treinador tambem nao conta os titulos?

POC disse...

Adoro ver a malta falar do Linic como melhor do mundo. Pergunto-me se vêm o mesmo futebol que eu.

Carrega Messi. A continuar assim, não restarão dúvidas sobre o melhor da história.

Nacionalidades não importam para se saber quem é o melhor. Patriotismo não é isso.

Anónimo disse...

ele foi tão bom, tão bom, que não levou nenhuma das suas equipas a títulos...

POC disse...

E o Futre? Que injustiça... Ele e mais um ou outro.

João disse...

PB, sem questionar a justiça do prémio, achas que houve alguma mudança nos critérios nos últimos anos? Desde que me lembro que o argumento dos títulos colectivos é um critério importante, se não o mais importante (!?) para se ganhar este troféu... É que é sempre o argumento que se usa para justificar os prémios!

Se o Messi ganhou bem, já não consigo concordar com o prémio do melhor treinador. Teria sido bem entregue a qualquer um dos outros dois, ao Del Bosque é que acho uma palhaçada - como acharia se fosse outro seleccionador, a menos que ganhasse um mundial com uma selecção fraca.

Blessing Lumueno disse...

4 no bolso, faltam 6.
DEL Bosque tem uma afirmação interessante que eu subscrevo: "Messi é o melhor mesmo sem Xavi e Iniesta. Porque lhe davam uma bola e ele driblava todos os adversários na mesma."
Claro que é uma metáfora, mas quem a entende como deve ser entendida, subscreve logo.
Não percebo o porquê de alguns ficarem chateados por ganhar o melhor. Deve ser chato, ver ganhar sempre o mesmo. Mas o rapaz não tem culpa de ser melhor que os outros.

Abraço

El pibe disse...

A época de 2011/2012 e, não o ano de 2012 foi de Cristiano Ronaldo. Se o messi fosse assim(UI MELHOR Q MARADONA) tão astronómico provaria noutros campeonatos e não na melhor equipa de sempre onde joga desde criança.
Injustiça, tal como foi a ausência de Pirlo no top11 ou quando Sneijder não ganhou no ano do Inter. "Miss simpatia e não Miss Mundo"

Abc

Hugo disse...

Curioso que eu me lembro do Canavarro ter ganho o prémio. Ou aí o prémio não era para o melhor jogador?
No tempo de outros extra-terrestres como o Zidane ou o Ronaldinho, já ninguém se lembrava disso.
Podiam mudar o nome para prémio simpatia

PB disse...

Daniel Martins

"Ronaldo pertence ao clube dos fantásticos, como Baggio, Figo ou Romário. Já Messi joga no clube dos lendários, com o Cruyff, Pelé, Maradona e Zidane." É isto. E ainda será mais. Messi vai fazer abrir outra categoria...

1o anónimo, é possível q n tenha piada, mas ele foi o melhor jogador do mundo em 2012, e dificilmente deixará de ser o melhor do mundo em 2013. Ele condiciona os jogos todos. Há uns tempos o JJ dizia q a unica equipa do mundo inacessivel era o Messi, pq n há tactica que resista qd se tem um jogador q quebra, contenção, coberturas e mais coberturas em condução. Na opinião do treinador do SLB, só há uma equipa inacessivel e por causa de uma individualidade,

Messi e Ronaldo fã, o meu argumento é sp o mesmo. Messi foi melhor. Este ano e nos últimos 3 ou 4, e dificilmente deixará de ser o melhor nos próximos 3 ou 4 tb. E n precisa de marcar nem um terço dos 90 golos para o ser. A forma como condiciona todo o jogo adversário é e será sp suficiente para o justificar.

Mike, Mourinho, apesar do péssimo 2ndo semestre merecia o titulo. Ser campeão contra este Barcelona é algo q só ele poderia fazer e ser eliminado apenas por penaltys na semi da champions n é nada de desprezar

João, n sei se houve mudança. Sei qual seria o meu critério se votasse. Votaria no que foi o melhor. Se o melhor jogasse no Bilbao, votaria nele.

Isso mesmo Blessing, querem atribuir o troféu a outro só pq ele já tem muitos. Aguentem q se houver justiça acho mt dificil ele n os continuar a ganhar. É q o jogo dele depende do talento e da inteligência. E isso permanecerá intacto por mts mts mts anos.

El pibe, se tu fores um bom funcionário, provarias noutros paises e naõ apenas em Portugal. Emigra para provar que és bom funcionário. Só em Portugal é fácil.

Hugo, eu jamais teria votado no Cannavaro. Foi com base no critério errado que ganhou.

Ricsilva76 disse...

É preciso analisar é quem vota neste premio. São os treinadores e capitães de todas as selecções do mundo. E se analisarmos um a um percebe-se que 60 ou 70% dos votos são condicionados por simpatia pessoal ou patriotica.
Para mim Messi é o melhor jogador do Mundo, mas se analisarmos o ano em si, Ronaldo merecia o prémio pois é o unico que consegue alguma sombra a Messi e conquistar o que conquista existindo Messi é de louvar.
Quanto ao prémio de melhor Treinador é ridicula a escolha do Del Bosque que orientou 10 jogos num ano e faz uma equipa baseada nas duas melhores equipas do mundo.
Para terminar o onze do ano tb tem escolhas ridiculas no meu ver. Só jogadores da Liga Espanhola???? Piquê??? Dani Alves???? Marcelo???? Sergio Ramos???

PB disse...

RicSilva, concordamos c o onze do ano. Mt diferente do meu, que avancei há uns posts atrás. Qt aos treinadores e capitães, acredito que o factor determinante p votar Messi n tenha sido simpatia, mas o perceberem mt melhor q a generalidade das pessoas da coisa...

O onze foi eleito por jornalistas, n foi? n foi pelos treinadores e capitaes. N tenho a certeza

DC disse...

Fala quem sabe e nem é preciso acrescentar nada.
Um blog com esta qualidade e capacidade de analisar futebol nem poderia ter outra opinião!

Anónimo disse...

O 11 do ano salvo erro é resultado de votação na internet

Ricsilva76 disse...

Eu não questiono quando se escolhe entre Messi e Ronaldo, mesmo podendo escolher de maneira diferente, agora quando jogadores e treinadores escolhem três jogadores do mesmo país ou da mesma equipa acho que é por simpatia.
Só entendi lançar para a discussão o facto da escolha ser feita por todos os seleccionadores e capitaẽs de TODAS as selecções do Mundo , a maioria sem expressão relevante. :)
Acho que o onze foi escolhido pelos internautas do site mas n tenho a certeza.
Aproveito para felicitar o blog e o seu autor, que acompanho já há bastante tempo.

Blessing Lumueno disse...

Quanto ao Del Bosque claro que concordamos, porque para dar o prémio a ele o melhor mesmo seria entregar a Guardiola...
Mourinho devia ter ganho fácil.

Messi é Messi... Aqui e na China...
Essa do ter que emigrar para ser bom tem piada, nem parece que ele joga contra equipas, aliás contra as melhores equipas, desses países para onde o querem mandar na champions league. E nem parece que mesmo aí ele é absolutamente decisivo e desequilibrador. Nem parece que é o melhor marcador da competição e nem parece que tem sido sempre o melhor jogador dessa prova, a anos luz dos outros. Messi é incomparável! É jogador mundial mais eficaz desde que me lembro de ver futebol em todas as acções que faz. É estúpida a quantidade de vezes que acerta, mais estúpida ainda é a falta de erros que tem. Para mim, melhor que Zidane ou Ronaldinho ou Fenómeno... Eu procuro eficácia (qualidade de decisão) e ele a isso acrescenta qualidades criativas em doses industriais.
Eu agora digo que Ronaldo para ser o melhor tem de provar durante dez anos no mesmo país. Para perceberem o ridículo do argumento. Ronaldo é bom... Muito bom... Mas o outro é a definição perfeita do que o futebol deve ser, de como se deve jogar, com critério.
Respeito os que gostam de Ronaldo mas mesmo esses dizem que Messi é o melhor só que Ronaldo ganhou o campeonato de Espanha então devia ter ganho o prémio.. .

PedroF disse...

PB, fui dar com esta dissertação. Pareceu-me bastante interessante.

PedroF disse...

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14582/2/6324.pdf

Rearviewmirror disse...

http://estaticos.marca.com/deporte/balondeoro/2012/votaciones-2012.pdf

As votações, quer se queira, quer não se queira baseiam-se em critérios individuais de cada um, porque quem vota são pessoas, e nenhuma instituição de estatística. Vai depender muito da prestação individual ao longo do ano, mas há deles que nem pensam nisso. Na altura do voto vão votar no mais ou menos arrogante, interesses ou jogadores que treinas (Low votou em Ozil e Neur para os 2 melhores do Mundo, Del Bosque em 3 Espanhóis) se têm inveja ou não, se jogas com eles ou não (Vucinic, do Montenegro voutou Buffon/Pirlo/Ibrahimovic) etc. Ao ver a lista da votação, há coisas tão caricatas que só visto.o seleccionador da Costa Rica votou Falcao/Xavi alonso/Iniesta,
O seleccionador de Comoros(?) votou Xavi,Iniesta,Neymar, o capitão Iniesta/Sergio Ramos/VAn Persie.
A minha pergunta é:
Será que em Comoros jogam e percebem (mesmo) futebol?

PB disse...

sergio ramos lol

há sp gente doente em todo o lado... é para serem diferentes. São visionários

Anónimo disse...

PB,
ainda mantens a opinião de que o cristiano é melhor do que o Messi no momento da finalização?

Ricardo Nascimento

PB disse...

sim! pode fazer mts golos de cabeça e de fora da área. Mas Messi é e sp foi suprasumo dentro da área ou nas suas imediações...

POC disse...

@PB, Messi anda desde há tempos para cá a mostrar que marca melhor os livres que o Linic. Tem uma percentagem de êxito melhor nos últimos tempos. E de mais perigo. O homem tem acertado no poste.

Anónimo disse...

mas alguem com uma minima noção do jogo me consegue mostrar que durante 2012 existiu um jogador a se aproximar... aproximar mas longe... disto:

http://www.youtube.com/watch?v=IFLHNpmP4so&feature=share

http://www.youtube.com/watch?v=-V-aWR-XQy0

Ricardo Nascimento

DC disse...

PB mas essa questão dos golos fora de área incluis mesmo em momentos de finalização?
É que se falamos na colocação dos remates que se fazem na imediação da área, Messi é muito superior e quase infalível da zona da meia lua.
Agora remates a 25 metros serão momentos de finalização? Aí a probabilidade da bola entrar é mínima, sinceramente não me lembro de nenhuma jogada em que o Cristiano possa usar um remate em força tornando a jogada mais provável de ter sucesso do que nos pés de Messi (que a resolveria com progressão ou até com um passe para um colega).

Podes explicar para ver se te percebo melhor?

DC disse...

POC e já agora deixa-me referir que o Ozil também tem uma percentagem bem superior ao Cristiano nos livres.

Miguel Mourato disse...

Não concordo com "Ronaldo pertence ao clube dos fantásticos, como Baggio, Figo ou Romário. Já Messi joga no clube dos lendários, com o Cruyff, Pelé, Maradona e Zidane". Considero Ronaldo acima de Figo e Romário e ao mesmo nivel de Zidane, basta pensarmos o que fazia Figo em campo num Real de Galácticos e o que faz agora CR7... Se CR7 jogasse na época de Figo e Zidane, acho que não haveria grandes dúvidas sobre a bola de ouro como agora não o há.

CR7 ao nivel de Zidane e Messi acima desses... Do Pelé, Maradona e Cruyff não posso falar, nunca os vi jogar, nem 1 jogo completo vi, logo...

hertz disse...

Em relação ao prémio de melhor treinador, acho que é quase unânime que quem merecia era o Mourinho mas bem vistas as coisas vemos que há treinadores que ficaram de fora que mereciam pelo menos estar no top: Conte que pegou numa Juve que andava pelo meio da tabela (nem às competições europeias ia) e transformou-a numa equipaça sendo campeão invicto e perdendo apenas um jogo durante toda a época. E depois o Di Matteo que pegou numa equipa desfeita e ganhou a Taça de Inglaterra e a Champions, deixando pelo caminho a melhor equipa do mundo. Tanto um como o outro mereciam muito mais reconhecimento do que aquele que tiveram.

PS: Essa de em Comoros terem votado no Sérgio Ramos, não vale a pena ir tão longe. Basta ver em quem o Casillas votou para 1º lugar. Nada mais nada menos que o Sérgio Ramos.

zdamen disse...

Só há aqui uma questão que não bate certo:

O Real Madrid foi campeão em 2012.

Não tem o melhor jogador do mundo nem tem o melhor treinador do mundo.

No melhor onze de 2012, estão mais jogadores do Barcelona do que do Madrid.

É consensual que o Barcelona, colectivamente, é a equipa mais forte do mundo e logo, melhor que o Real Madrid.

Mas o Real Madrid é que foi campeão.

Não bate certo.

Para bateres a melhor equipa do mundo, numa prova de regularidade, não deverias ter o melhor jogador do mundo e/ou o melhor treinador do mundo e/ou o melhor grupo de jogadores do mundo?

P.S. Concordo com a tua lógica de individualização deste prémio PB, mas há um critério que é o do sucesso individual levar ao sucesso colectivo, e neste particular, em 2012, parece-me que Ronaldo esteve melhor...

Rearviewmirror disse...

E o da Austria que votou em BAlloteli? lol

Ronaldo e Messi fã disse...

Para o PB, se Messi passar um ano sem jogar deve ganhar a bola de ouro porque é o melhor.
Tudo dito.

PB disse...

DC,finalização é remate. De resto concordo ctg em td

Ricsilva76 disse...

Se a votação fosse secreta e "mais honesta" Messi e Ronaldo estariam em 100% dos podios.

PB disse...

Para ronaldo fã, a frase "A menos que algum problema físico venha a afectar o baixinho." é um mistério de interpretação complicada...

POC disse...

@DC, amén.

Messi fã disse...

PB, lê o que dizes além dessa frase e vais perceber.
Tem títulos merece ganhar, não tem merece ganhar, porque é o melhor.
Tem golos merece ganhar, não tem golos merece ganhar, porque é o melhor.
Se não jogar não merece ganhar porque?
Deixa de ser o melhor por não jogar?

Para mim o Messi também é o melhor, mas acho que o tem de provar todos os anos, e há anos em que não tem sido o melhor.

Gempis disse...

Com esses argumentos o Ronaldo deveria ter ganho o ano passado, uma vez que marcou mais golos que o messi, bateu o recorde de golos marcados na liga espanhola, e uma vez que o prémio é de JOGADOR a Champions e a La Liga conquistadas pelo Barcelona não deveriam contar...

DC disse...

Impressionante como há gente tão tapada!
O Messi nesse ano em que o Cristiano bateu o recorde de golos da liga espanhola foi o melhor marcador e melhor jogador da Champions.
E foi o melhor jogador do campeonato espanhol (como sempre aliás) e a única razão para não ter sido o melhor marcador do campeonato espanhol é que com o campeonato perdido, enquanto ele se poupava para as eliminatórias finais da Champions, o Real sem nada para ganhar jogava para o Cristiano marcar golos.

Este pessoal parece que se limita a repetir o que o assessor de imprensa do Mourinho lhes manda dizer, nem sequer pensa no que diz!

Hugo disse...

Adeptos do Barça a acusarem os outros de serem tapados. Lol isto só pode ser para rir.
Vai lá ler o Sport ou a coluna do Farinha e deixa os outros em paz

DC disse...

Grande argumento Hugo, fiquei sem palavras!

Anónimo disse...

Cule DC és triste.
E o teu argumento é que é bom não??
O Messi não foi o pichichi por que não quis?
Como queres fazer os outros acreditar numa coisa que nem tu acreditas?