segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013

O regresso do 442 Losango. Lúcio Antunes. Cabo Verde também deverá estar muito feliz por teres nascido cabo-verdiano.

Grande organização da selecção de Cabo Verde. Muito difícil encontrar na CAN equipa com processos tão bem definidos. Ocupação do espaço defensivo bem pensado e movimentação ofensiva sempre a procurar "apoios" com "rupturas". Opções nos corredores laterais com opções no corredor central. 

Lúcio Antunes é o treinador da melhor equipa, colectivamente, da CAN. Dificilmente com as individualidades que dispõe poderá almejar o titulo. Fica no ar a pergunta. O que seria desta selecção se à organização aliasse mais talento (apenas presente em Ryan Mendes) ou apenas mais qualidade técnica que permitisse cometer muito menos erros técnicos? 








19 comentários:

Anónimo disse...

Não esquecer. Para além destes, CV ainda tem: Stopira, Kay, Ricardo, Semedo, Brito, Odair Fortes, Kukula, Lerin Duarte, Michael Pereira e Zé Luís.

Michael grande jogador. Zé Luís tem potencial para top10 mundial.

Cabo Verde ainda vai surpreender mais nesta CAN.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Oh Anónimo... o Zé Luís tem potencial para "top 10 mundial"? Mas em que mundo pá? Não me façam rir. Esta equipa cabo-verdiana tem muito valor. Não vamos agora entrar em axiomas do outro mundo.

Também sou da opinião do Miguel Nunes (tchau PB eheheh). CV é, de longe, a melhor EQUIPA (o sublinhado é meu) do CAN. A única coisa que a difere de um candidato ao título é mesmo a falta de qualidade da maioria dos seus jogadores.

Este Lúcio Antunes surpreendeu-me muito. Bom trabalho. Raríssimo encontrar equipas africanas com tanta sabedoria táctica. Com tantas ideias próprias. Há até equipas neste CAN que não lembram ao diabo: Angola, Etiópia, Mali, Burkina Faso, África do Sul (o jogo dos Bafana é assim: bola no meio, bola na linha, centro; bola no meio, bola num dos flancos, centro; bola no meio, bola na linha, cruzamento)... Um horror!

O Lúcio Antunes vem, mais uma vez, provar a razão de ser deste blogue: um treinador que sabe como fazer as coisas, que tem ideias próprias e que é tacticamente valioso... faz toda a diferença. Toda.

Anónimo disse...

Miguel Nunes?
Do Via?

RSP disse...

Nem mais. Só não concordo em relação ao Ryan Mendes, pelo que se tem visto na CAN, é péssimo a decidir - a assistência para o Platini foi uma excepção - e individualmente não tem desequilibrado.

Leão de Alvalade disse...

"O Lúcio Antunes vem, mais uma vez, provar a razão de ser deste blogue: um treinador que sabe como fazer as coisas, que tem ideias próprias e que é tacticamente valioso... faz toda a diferença. Toda."

Acrescentaria como complemento uma verdade lapalissiana: vale muito mais um bom colectivo com valores medianos - que só pode ser conseguido com um bom treinador - do que um conjunto de jogadores geniais.

Faço também justiça ao LE ao ter-me ajudado a mudar a forma de observar e entender o futebol.

Anónimo disse...

Top10 (de pontas de lança obviamente) é uma previsão muito arriscada, sim, mas com qualquer jogador seria. Há dois anos parecia uma aposta fácil dizer que o Leandro Damiao chegava lá e hoje é o que se vê.

Mas se o disse é porque não é assim tão descabido. Vamos ver se tem cabeça...

Mário Torres disse...

Fui treinador do Peck´s e tenho a certeza que num futuro próximo vamos ouvir falar dele!!

Mário Torres disse...

Fui treinador do Pecks e de certeza que num futuro próximo vamos ouvir falar muito dele!!

Miguel Nunes disse...

Leão, pelo lateral esquerdo, obrigado.

e acrescento tb que sobretudo este ano, mas n só, o Sporting tem servido para mostrar como isso é verdade (importância de um grande treinador para fazer a equipa jogar como equipa).

Assim como o salto qualitativo q o SLB deu c JJ n tem comparação com nada!

Joel disse...

Cabo Verde é a equipa mais organizada de África porque Cabo Verde nao é bem África... Ve-se em todas as áreas que estão mais perto da Europa que o resto de África (política)... Se os jogadores cabo verdianos jogassem por cabo verde(rolando, Nani, Nelson) limpavam a Can fácil...

HerrKommandant disse...

Alguém sabe o que aconteceu ao PB? É só uma questão de curiosidade, até porque os posts do Miguel Nunes em nada ficam a dever aos do PB.

Rearviewmirror disse...

Alguém sabe o que aconteceu ao PB? É só uma questão de curiosidade, até porque os posts do Miguel Nunes em nada ficam a dever aos do PB.

lololol

Edson Arantes do Nascimento disse...

Joel esse é um argumento de merda... Sorry. Merdalhoca total. Dispenso (falo por mim) comentários de cariz sociológico de trazer por casa, a roçar a xenofobia e a superioridade cultural-moral. Vá de retro, satanás.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Duas vezes justiça ao Lateral-Esquerdo porque eu também me junto ao grupo dos que mudaram a forma de ver o jogo através do que se vai aqui escrevendo! Oye!

Miguel Nunes disse...

O PB tá morto e enterrado! :)

Mas podem continuar por cá que a ideia é manter o mm nível!

Joel disse...

Edson, nao tinha intenção de ofender ninguém, apenas referir que os cabo verdianos estão mais perto da Europa que de África, pelo menos em termos mentais... Nao tenho nada contra os africanos, mas que os países de África sao corruptos ( assim como os outros países com a diferença dos da Europa serem menos corruptos) e que os lideres das nações africanas tiranizam o povo, é verdade...
Nao precisas de ficar abespinhado porque nao tenho nada contra uma cor em particular, apenas que as selecções africanas valorizam o físico, ao passo que as asiáticas valorizam outras coisas e as europeias outras...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Opá Cabo Verde não é nada no futebol africano, é zero, zerinho, o mesmo é válido para as outras modalidades. É a primeira vez que participam numa grande competição.

Por isso esses teus argumentos preconceituosos nem sequer verdade são. São argumentos de merda. São argumentos de quem não sabe o que está a dizer. Desculpa lá o mau jeito.

Joel disse...

Sim, Cabo Verde não é nada no Futebol Africano porque os jogadores que podiam jogar pela Selecção de Cabo Verde preferem (e com razão) jogar por outras Selecções...
Não sei o que estou a dizer acerca de que assunto? Da riqueza mal distribuida em África? não é verdade? e que há ditadores? não me venhas com as tretas que os africanos são coitadinhos..são iguais aos outros..valorizam é coisas diferentes.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Fonix... Mas quem é que disse aqui que os africanos "são coitadinhos", oh rapaz/rapariga? Se alguém quis levar a argumentação por aí foste tu!

Aqui fala-se de desporto, de futebol, de treinadores, de bolas a bater na rede, ou na trave, e de homens e mulheres a brincar com uma bola. É apenas isto.

Ou então qual será a tua argumentação, por exemplo, para o domínio total dos quenianos e dos etíopes no fundo e meio-fundo no atletismo?

No Quénia e na Etiópia a "riqueza" é por acaso bem distribuída? E qual é a tua justificação para o domínio argentino e brasileiro no futebol? Também é porque "não são bem" sul-americanos? Ou nestes países a "riqueza" é bem distribuída?

Queres que continue o jogo de perguntas e respostas? Ou preferes que te apelide de babaca ou, no limite, de racista? Desculpa lá mas nestas coisas não consigo encontrar meias palavras. Os teus argumentos são uma merda. São preconceituosos e, pior ainda, não são verdadeiros. Demonstram desconhecimento - para não lhe chamar outra coisa. Sorry.

Afinal ainda consegui encontrar meias-palavras.

P.S. Desculpa, Miguel Nunes, por não estar a falar de bola mas há certas coisas que mexem comigo... Não consigo evitar.