quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Se tu fores, eu também vou


"Casaria a minha irmã contigo, Román.


As cinquenta e uma internacionalizações por uma das mais encantadoras selecções do futebol mundial, quase o dementem. A falta de troféus na Europa, como que o confirma.

Riquelme, um dos mais brilhantes futebolistas da última década passou pelo jogo sem que lhe reconhecessem um terço do mérito. Sozinho deu expressão a um pequeno município em Espanha. E ainda que em 2000 tenha ganho o Mundial de clubes, ou que em 2008 tenha almejado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, nunca teve a notoriedade que fez por merecer. A notoriedade que se adivinhava quando em 1997, no maior Estádio da Argentina, o Monumental de Núñes, casa do River Plate, substitui Maradona no seu último jogo.

Quando se retirar, Riquelme saberá que o seu nome não fará parte do almanaque do futebol europeu. Todavia, pela inteligência que demonstra em cada acção, pelas suas mil e uma soluções para ultrapassar os adversários, pela sua técnica assombrosa, pela classe que sempre passeou em cada relvado a que subia, pela sua criatividade ímpar que tanto nos fez sonhar, Riquelme precisa de saber que perdurará eternamente no coração daqueles que sempre perceberam com exactidão o que ofertava, e oferta a cada minuto que passava e passa num campo de futebol.

Para ti Riquelme, um obrigado."

O texto aqui, data de 2011 e o sentimento continua presente.

Se o tricolor juntar Riquelme a Deco, mudo-me para o Rio de Janeiro.


12 comentários:

PedroF disse...

Nunca teve o crédito merecido. Fala-se no Atlético de Mineiro. Será que ainda dava uma perninha na Europa?

POC disse...

Esta finta foi qualquer coisa de inacreditável.

ricnog disse...

Sem dúvida....!!!!!que jogador....e os anos foram passando, sem que lhe tenham dado o merecido mérito

Guilherme disse...

Riquelme é Deus, classe, classe e intelecto a rodos, e apesar das más línguas, um senhor, dentro e fora do campo. São jogadores diferentes mas impressiona-me ainda mais que o Xavi e o Pirlo, talvez pela (dúbia) qualidade dos companheiros que o rodeiam, mas assim o 4-3-1-2 com enganche dos argentinos ajuda.
Porque será que os melhores jogadores são sempre argentinos: Di Stefano, Bocchini, Maradona, Redondo, Riquelme, Aimar, Messi ;)

Creio que este link vem a propósito:

http://www.martiperarnau.com/historias/retratos/juan-roman-riquelme-el-epilogo/

El Pibe disse...

http://www.youtube.com/watch?v=2sxw4Gez4RY

O último segundo até dói

Manuel Humberto disse...

Quando se vêem imagens como no link de El Pibe, enquanto se está a ver o vídeo é impossível não pensar que estamos a recordar o melhor jogador de todos os tempos. É difícil fazer melhor. Riquelme é / era um jogador da Velha Guarda e também por isso nunca se importou (talvez) de passar tantos anos no Villareal: o interesse é / era o jogo, só. A forma de jogar era / é igualzinha à de Stojković - sim, o quarda-redes do Sporting. O estilo, zona do campo, toque, é o mesmo. Mesmo futebol.
O melhor de todos os tempos, pelo menos durante 04:49. O Deco está um tudo ou nada mais abaixo.

B Cool disse...

vê-lo naquele futebol argentino onde parece que o objectivo é descobrir velocistas até mete dó. Acho muito bem que saia do Boca. Na América do Sul gostava de o ver na U ou no Atlético Nacional, pois são equipas mais interessantes, ou pelo menos eram-no durante a última lbertadores

Pedro disse...

E agora a pergunta obrigatória: pq é que um jogador destes não vinga na Europa?

KARLOS disse...

PB

Quando o Zidane era do Real madrid ele era o melhor meia-armador do mundo e o segundo era o Riquelme na minha opinião!! jogava muito esse Riquelme, sofremos muito com ele no Boca juniors...

Pedro

Realmente pq não vingou na Europa?


Guilherme

DJALMA SANTOS, NILTON SANTOS,DIDI, GARRINCHA, PELÉ, GÉRSON, JAIRZINHO, RIVELINO, TOSTÃO,CARLOS ALBERTO TORRES, ZICO, SÓCRATES, FALCÃO, TONINHO CEREZO,MOZER, CARECA, RICARDO GOMES, ALDAIR, BRANCO, CAFU, ROMÁRIO, BEBETO, RONALDO FENÔMENO, RIVALDO, RONALDINHO GAÚCHO... Todos argentinos???!!!

"A Cezar o q é de Cezar..."


Anónimo disse...

"That is a gift from the gods, he always has been, I've said it for a long time, for me, I said it at the start of this game the greatest footballer in the world. I'll go to my grave defending that man. He splits his country down the middle, some people love him, some people hate him. Who couldn't love this? This is a Bernini sculpture of a goal, Pablo."

http://www.youtube.com/watch?v=gS6Np-g_h5w

O Ray Hudson sabe! Rei!

Unknown disse...

"Si bien no trascendió el nombre del equipo en cuestión, podrían ser Benfica de Portugal, Atlético Madrid o Levante de España, todos ellos en los 16avos de final de ese certamen europeo.
El conjunto luso se acaba de desprender del enganche Pablo Aimar, quien fue transferido a Al Ahly de Emiratos Árabes y dada la gran amistad que tienen desde las selecciones juveniles el "Payaso" y Román, el primero de ellos pudo haber recomendado al crack argentino.
Asimismo, el manager de Benfica, Rui Costa trabó una gran amistad con Aimar e incluso estaría dispuesto a escuchar alguna recomendación suya."

http://playfutbol.infobae.com/notas/692375-Juan-Roman-Riquelme-podria-seguir-su-carrera-en-Europa.ht.html

Anónimo disse...


Riquelme queria... o FC

Portohttp://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3014214