domingo, 10 de fevereiro de 2013

Curtas

- "Estes são os jogadores que temos. Agora é com estes jogadores que temos de trabalhar" Jesualdo Ferreira. Que quererá isto dizer? Por aqui até sabemos. Basta recuar dois ou três posts;

- "Se for preciso deixo cair a Liga Europa" Jesus. Entretanto joga Luisinho. Aos seis minutos de jogo, três maus posicionamentos de Luisinho. Um golo e duas ocasiões clamorosas de golo para o Nacional. Estranho o discurso de Jorge Jesus, se pensarmos que voltou a jogar com uma lateral esquerda defensivamente bastante débil;

- Ghilas novamente a mostrar poder vir a ser muito útil num clube importante, num futuro não muito longínquo. Incompreensivel porque não chegou ao Sporting em Janeiro, quando entraria facilmente e desde logo no onze. A menos que financeiramente seja inalcançável;

- Artur vai somando erros atrás de erros. Em pontos, para já foram apenas quatro. Metade dos perdidos, todavia;

- Rio Ave com vários jogadores interessantes com uma candidatura muito forte à Europa. Por ora, não parece crível que perca os nove, que são dez, pontos de vantagem para o Sporting. Todas as outras que estão mais próximo, não parecem regulares o suficiente. Há, porém vários pontos em disputa. No imediato, para além da vantagem pontual, o Rio Ave tem Diego Lopes, Ukra, Bebé, Tarantini, Hassan e sobretudo Filipe Augusto. Um leque de jogadores interessantes para um clube de parcos recursos;

- SL Benfica volta a sofrer dificuldades perante uma equipa capaz de ultrapassar a primeira pressão encarnada, após a perda da posse. Defender com poucos é mais difícil. Quando dos poucos, um revela graves dificuldades posicionais (Luisinho), tende o jogo a complicar-se;

- Jogo muito interessante de Urreta. Não é propriamente um talento. Todavia, tem boa qualidade técnica, é muito rápido e muito responsável. É um jogador interessante, sobretudo a jogar no corredor esquerdo;

- Suk. Há que o observar. Exibição muito interessante em Alvalade;

- Moreirense com alguns jogadores interessantes, finalmente a somar os prometidos pontos;

- Estoril. Ainda mais que bem orientado, também com um leque de jogadores importantes, para a realidade do clube. Anderson, Jefferson, Licá, Carlitos, Steven Vitória, Luis Leal e Gonçalo Santos, acima daquela que seria a média normal num clube da sua dimensão.

- Imparável na segunda Liga o Belenenses. Um grupo muito jovem com qualidade. Saiba manter o seu núcleo e poderá ser uma agradável surpresa na primeira Liga. No imediato a promoção não fugirá e é tão candidato ao Jamor quanto o Vitória de Guimarães. E tal não é pouco para quem reduziu de forma tão acentuada os custos. Um caso concreto da importância do saber escolher. Treinadores e jogadores. Não são as internacionalizações / estatuto / salário que definem quem tem qualidade e quem não tem. É o que se produz no relvado.

- Cristiano Ronaldo tem golos e golos e golos. Nunca se esgotam. Merece indubitavelmente que o considerem uma "sombra" ao melhor de sempre. 

29 comentários:

Germano Bettencourt disse...

Muito bom.

Eu sei perceber metade do futebol que tu percebes, ou que pelo menos dás a entender perceber, cheguei à mesma conclusão que tu no lance do primeiro golo do Nacional. Mais do que ter Luisão a coloca-lo em jogo, é de arrepiar o mau posicionamento do Luisinho. É que já antes aviam sido 2 maus posicionamentos a dar lances de perigo. E a segunda parte? Sabes explicar porque é que Luisinho se junta tanto aos centrais quando o ala do nacional jogou praticamente encostado à linha?

Miguel Nunes disse...

A questão no golo n é o Luisão estar a meter em jogo ou não. O Garay sai e o Luisão movimenta-se p trás dele para a cobertura. Portanto, sem o Garay (q definiria a ultima linha c a bola a sair daquele corredor, é o Luisão q define a última linha). O Luisinho é q recupera mt devagar. Se fosse rápido tinha chegado ao lado do Luisão.

hertz disse...

O Melgarejo só não jogou pois não estava bem fisicamente (nem jogou pelo Paraguai por causa disso) e não por uma questão de poupança. Não foi por acaso que veio o Bryan e o JJ o pôs logo a jogar naquele jogo particular para o integrar rápido na equipa.

Emanuel Guerreiro disse...

O Jesus tem muitas qualidades, mas uma que não tem de certeza é gratidão.
Ninguém o demove de se mostrar na Europa e relegar para trás todos os objectivos do clube que lhe paga e que lhe trouxe para outro nível.
Se tiverem dúvidas visionem todos as segundas metades de época desde que é treinador e vejam as opções que toma quando tem jogos nacionais e internacionais nas mesmas semanas.
Tenta disfarçar ao dizer que o objectivo é o campeonato e se for preciso deixa cair a competição internacional mas o seu fraco poder de comunicação demonstra o contrário.
É muito bom treinador mas a sua personalidade e o seu nível intelectual geral destrói tudo. O Benfica no fim da época só tem que escolher o que quer, ter um empregado que luta pelos objectivos que o clube estipula ou ter os seus objectivos reestabelecidos por um empregado para o bem e para o mal.
Este gajo do defesa esquerdo hoje é apenas um de muitos outros.
Miguel Nunes o que me dizes que gerir equipas por hierarquias como o Jesus faz? Hoje saiu o Urreta e o Sálvio ficou pela hierarquia.
Abraço

hertz disse...

Emanuel Guerreiro, vai ver o 11 que o JJ escolheu para o jogo da 2ª mão contra o Liverpool na sua 1ª época no Benfica e vai ver as substituições que ele fez em Londres contra o Chelsea.
Quando o JJ diz que a prioridade é o campeonato, tenho a certeza que para ele é mesmo essa a prioridade.

Germano Bettencourt disse...

Recupera devagar? O gajo ficou foi parado com o braço no ar.

Rearviewmirror disse...

"- Artur vai somando erros atrás de erros. Em pontos, para já foram apenas quatro. Metade dos perdidos, todavia;"

Artur fez a primeira época a titular como sénior COMPLETA aos 31 anos pelo Benfica.
Acho que isso quer dizer alguma coisa.

São frangos atrás de frangos (contra o beira-mar conseguimos dar a volta), mas este Artur é protegido pela "boa imprensa".

O futuro deveria ser já o presente: Oblak.

Miguel Nunes disse...

Ainda antes disso Germano. Qd deixa de estar atrás da linha da bola, vem um pc devagar. N é por maldade. É tal velocidade de interpretação dos lances. Uns têm, outros não.

Germano Bettencourt disse...

Miguel Nunes, eu acho que tu falas, é de falta de visão de jogo. A meu ver, não é só quando se ataca que se deve falar de visão de jogo, como frequentemente vejo pelos blogs. Aquilo que todos falam que Garay é exímio, no poder de antecipação, não é mais do que excelente visão de jogo. Conseguir ao mesmo tempo, olhar a bola tendo noção de onde estão os adversários, e antecipar os seus movimentos, mas numa perspectiva defensiva.

O Nacional atacou sempre da mesma forma, e mesmo assim Luisinho caiu sempre na armadilha.

DC disse...

Miguel, viste este jogo do Belenenses contra o Porto B?
Sinceramente não achei o Belenenses nada de especial.
O Porto dominou o jogo do início ao fim e teve muito mais situações para marcar. Não ganhou tranquilamente porque tem avançados fracos, porque teve baixas importantes (Sebá, Tozé e Pedro Moreira) e porque não teve "pinheiros" para conseguir defender o jogo directo do Belenenses na fase final (que por sua vez tinha uns 6 gajos com mais de 1,90m na área).

Só vi este jogo do Belenenses, mas pelo que tinha lido aqui estava à espera de bem melhor...

Pedro disse...

A sorte do Artur acabou. É um bom gr mas é apenas isso. AO contrário de Roberto as falhas de Artur não deram golo e por isso os benfiquistas puderam centrar-se nas suas boas defesas (lembro-me de de duas rapidamente: uma contra o Twente em que larga uma bola que tinha agarrado num cruzamento e o adversário tenta marcar de calcanhar e sai ao lado e outra contra o sporting que permite q eles recuperem a bola cruzem e cabeceiam ao lado). Infelizmente para o SLB agora as falhas de Artur resultam em golo.

Artur é bom mas não tem o potencial q Roberto tinha. Se o espanhol não tivesse sido massacrado...

Miguel, que opinião tens da forma como Jesus mexe na equipa durante o jogo?

Hertz, que tem a equipa em Liverpool? David Luiz à esquerda? Vai ver como jogou nos 5-0 no Dragão...será q tb quis abdicar do campeonato aí?

PP disse...

Queria apenas deixar o seguinte comentário:

1 - Falam mal do posicionamento do Luisinho, mas são incapazes de falar da má exibição do central que deveria proteger as suas costas: Garay!

Luisinho, até pela dinâmica que o Urreta tem na esquerda (sendo destro, procura sempre o apoio central e não tanto a linha), acaba por ser o lateral mais ofensivo da equipa, pois é responsável por dar profundidade ao flanco.

Não podemos querer exigir que ele esteja em duas posições ao mesmo tempo. O que podemos e devemos exigir é um sistema de compensação defensiva que o proteja.

E neste encontro esse sistema deveria ter sido o Garay. A verdade é que o central argentino apresentou-se "roto" na Madeira. Nem sequer deve ter treinado esta semana com os restantes companheiros encarnados. Apenas deve ter feito trabalho de recuperação na quinta e sexta e no sábado foi a viagem.

Com um Jardel a exibir-se espectacularmente esta temporada, não entendo o porquê de não ter utilizado o brasileiro e ter poupado o argentino?


2 - Artur continua a ter falhas de comunicação com o restante quarteto defensivo. Logo no início, disse ao Luisinho que a bola era dele e depois deixou-se antecipar pelo avançado do Nacional... vá lá que falhou.

O segundo golo foi algo consentido, mas... enfim, quando um guarda-redes começa a sofrer muitos golos, se calhar é melhor passar um tempo no banco.

Mais a mais, Artur a jogar com os pés não faz a diferença. O passe longo para os avançados sai sempre mal. Neste capítulo já vi nesta temporada o Paulo Lopes a fazer melhor... porque não apostar no "tuga"?

PP disse...

Miguel Nunes,

Por acaso não concordo com esta tua análise:

"A questão no golo n é o Luisão estar a meter em jogo ou não. O Garay sai e o Luisão movimenta-se p trás dele para a cobertura. Portanto, sem o Garay (q definiria a ultima linha c a bola a sair daquele corredor, é o Luisão q define a última linha). O Luisinho é q recupera mt devagar. Se fosse rápido tinha chegado ao lado do Luisão."

É que para mim, o problema começou logo na "subida" tardia do Garay, que em vez de estar na espectativa, deveria ser ele o central de marcação, ou o que está sempre a jogar em antecipação.

Para mim, claramente faltou pernas ao argentino.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Luisinho foi tenebroso - só que agora os iluminados e entendidos da bola não aparecem aqui a falar do Melga.

Foi pena não ter jogado porque estava incomodado. Provavelmente com o Melga o Benfica teria ganho o jogo.

De resto não tenho mais comentários, o que se passou ontem na Madeira foi por demais evidente. Um nojo. Uma merda. Qualquer dia deixo de seguir este campeonato nojento, já faltou mais, onde nada é feito de forma clara.

Como eu de certeza que há outras pessoas que o fazem. Mais vale ver o Rayo Vallecano-Atlético Madrid. É uma perfeita palhaçada. Uma intrujice.

Anónimo disse...

PB, achas que o Mangala tem culpa no golo do Olhanense no Dragão?

Cumprimentos

Miguel Nunes disse...

Ha ali duas coisas q se podem apontar ao Mangala. Primeiro n estar a jogar c a linha do meio campo. Depois, ele num 1o momento pensa q consegue interceptar o passe e faz um deslocamento lateral para isso. é por isso q depois ja n apanha o Targino. Se assim q sai o passe ele viesse a acelarar p trás, talvez o apanhasse. Mas há sobretudo um grande mérito de quem faz o passe.

Já aqui tinhamos falado daquele tipo de passe.É fabuloso pq cria no defesa a expectativa q o pode interceptar e por isso não ajusta o seu posicionamento em função disso. Qd percebe q n lá chega já n vai a tempo de "bascular"

Pedro M Magalhães disse...

pb, off-topic.

rio ferdinand acerca de raúl:

«Era muito difícil defrontá-lo. Estava lá na frente e perguntava-te: «Queres vir aqui marcar-me? Se vieres aqui vai haver alguém pelo espaço que deixares, ou então eu pego na bola, dou a votla e jogo no espaço que deixaste.» No que diz respeito a fazer-nos pensar, era definitivamente o jogador mais inteligente contra quem já joguei.»

El Pibe disse...

Curioso e delicioso off-topic, recordo-me de uma vez em que ele(Ferdinand) disse que o ponta de lança mais difícil de marcar era o Adebayor.
PB, se para ti messi é o melhor de sempre(LOL), o cr7 é o segundo melhor de sempre?

Abraço

Anónimo disse...

o luisinho foi de facto muito mau, mas o que me surpreendeu mais negativamente foi o artur (não terá sido "endeusado" cedo de mais? será assim tão superior a quim, por exemplo?) e o completamente inexistente rodrigo que está a fazer uma época horrível.

pela positiva, matic continua um rei, e a sua expulsão foi muito esquisita, e o gaitan a 10 que me parece ter encontrado uma alva nova.

o urreta fez um golão, mas não me parece com capacidade para chegar ao top. muito longe, por exemplo, de um ola john.

Miguel Nunes disse...

Pedro, o Raul era tudo isso e depois tecnicamente era tb monstruoso. Que jogador, meu Deus! Adorava-o!

Anónimo disse...

Melga estava lesionado...
Que tal informa-se antes de comentar??

Miguel Nunes disse...

O Melga estava no banco...
Que tal informar-se (e não informa-se) antes de comentar??

Anónimo disse...

Estou contigo, va la que ontem as agressoes gratuitas dos vermelhos nao passaram impunes pela primeira vez!
Os gajos tao tao mal habituados que nem escondem, e pontapear adversarios por da ca aquela palha...

Rearviewmirror disse...

Estorial do "rei" Artur esta época:

- Beira-Mar (2-1)
- Estoril (3-1)
- Porto (2-2)(-2 pontos)
- Nacional (2-2)(-2 pontos)

4 frangos daqueles, em 14 golos sofridos.
2 penaltys inventados contra a Académica.

Apesar do jogo com a Académica, só nos podemos queixar de nós mesmos.

Roberto deu frangos também, mas fazia defesas impossíveis. Foi massacrado. Este nem isso faz.
É apenas o "rei" Artur...

António Gomes disse...

"Rio Ave... Um leque de jogadores interessantes para um clube de parcos recursos;
.."

um clube de parcos recursos? Como se o investidor é o Jorge Mendes...

Miguel Nunes disse...

nesse caso é o JMendes q tem mts recursos :)

Paulo S disse...

Encontrei este artigo q compara alguns lances do luisinho c o melgarejo. Axo porreiro http://www.tacticzone.com/?p=494

Miguel Nunes disse...

está mt bom, Paulo

Edson Arantes do Nascimento disse...

Muito interessante o vídeo, Paulo. Boa dica.