quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Galatasaray x Schalke 04


















10 comentários:

Cole disse...

Obrigado por mais uma lição. Consegui cimentar mais as ideias que fui construindo aqui no blog acerca da organização defensiva através destes exemplos.
Cumps

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, um bocadinho off-topic mas a 8ª imagem fez lembrar Jesus e alguns «posts» do Benfica. Talvez pudesses explicar o que leva Jesus a optar tantas vezes pelos 2 médios. Porque vantagens na opção hão-de certamente existir, da mesma forma que uma equipa (pelos vistos) bem trabalhada como o Shalke escolhe a solução. Quais são os positivos do modelo? É que 99% de quem contesta / questiona Jesus limita-se a não concordar mas não se preocupa em querer saber os porquês: não sobre os perigos porque esses já os dissecaste muitas vezes, mas aquilo que Jesus procura. "Vertigem" é um bocadinho vago.

Em concreto ele deseja o quê?

masterzen disse...

Miguel Nunes,

Este Schalke que permite tudo no corredor central, que defende com apenas 5 jogadores atrás da bola em organização defensiva é aquele que faz parte do campeonato mais forte do mundo segundo o meu treinador Jesus?
Ou haverá outro Schalke para o campeonato?

Não pares de escrever e ensinar-nos.

Abraço

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, "vertigem" foi o termo usado por André Villas-Boas numa conferência de imprensa para descrever / resumir o futebol do Benfica de Jorge Jesus.

Miguel Nunes disse...

Manuel, a minha opinião em relação aos pqs do JJ fazer assim é a seguinte:

Ele quer bloquear logo os dois centrais (há quem faça c o av a fazer uma parede evitando o passe entre os centrais) p nc deixar o adversário sair a jogar pelo chão. Daí joga logo com 2 avançados (e tem nas suas equipas 2 centrais e 1 trinco geralmente mt mt mt fortes no ar, para ganhar logo essa 1a bola e manter o adversário encurralado lá atrás). A malta fala por exemplo de que ele muda qd joga a táctica com Gaitán ou Aimar naquela posiçaõ, mas não muda nada. Continua a ser 442 igualzinho em termos tácticos. A diferença é que o tal 2ndo avançado tem mais disponibilidade (em termos individuais e não de ideia colectiva) para correr e vir p trás da linha da bola ajudar a defender, do que qd jogam 2 avançados de origem. pouco habituados a isso) Ou seja é uma (boa) mudança que um individuo promove no mm sistema táctico e não uma mudança táctica.


E depois eu acho que ele como sabe que é extraordinário ao ensinar/treinar os seus jogadores a defenderem c menos atrás da linha da bola q outros, arrisca um pouco mais. Sabe que mesmo com apenas 2 no meio, consegue maior qualidade a defender que quem o faz com 3, mas sem qualidade de posicionamento.

Há n muito, ele disse q 433 era tactica de clube pequeno. Acho q disse isso pq gosta de atacar c mais jogadores. Mas tb só o faz pq confia q defende mt bem mesmo com menos.

Depois ele tem outras nuances. NA mm táctica, faz coisas difrentes. Por exemplo com Leverkusen os extremos defensivamente estavam onde estavam laterais adversários. Mas tb ja vimos o Benfica a defender c 2 linhas de 4. ou seja os extremos preocupados com o alinhamento c os colegas médios e não com os adversários.

Ou seja, ele sente que aumenta a produção ofensiva (e aumenta) c mais gente e defensivamente sente que n precisa de defender c tantos como os outros pq o seu método defensivo é melhor q o dos outros.

Acho que é isto que lhe passa na cabeça.

Mas ele tem mudado algumas coisas ao longo dos anos. Esta época são os laterais que jogam como interiores qd a equipa tem a bola e está no corredor do lado contrário. Acho que tem corrido bem, tem sofrido menos golos e menos ataques.

Miguel Nunes disse...

Master, obrigado! O FCP seria favorito perante qq um destes 2 adversários! Mt favorito mm!

Miguel Nunes disse...

Ahhh e considero o LEverkusen mais forte q o Schalke!

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, quem sabe sabe. Torna-se repetitivo mas à semelhança do que tantos escrevem: obrigado.

Miguel Nunes disse...

Obrigado eu, Manuel

Edson Arantes do Nascimento disse...

Interessante a justificação sobre o JJ...