terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ghilas


De pé direito, de pé esquerdo, de cabeça, na profundidade, ou já bem dentro da área. Também, e muito a servir, mas sobretudo a finalizar. Vinte e dois anos tem um ponta de lança fantástico que vai alimentando o sonho de uma pequena freguesia. Triunfará.



29 comentários:

Mike Portugal disse...

Só Deus sabe porque raio não o foram buscar em Janeiro para o SCP. Diz-se que terão ficado com o direito de preferência no final da época. Espero que sim, pelo menos.

João Luís disse...

Não há carcanhol e ele também disse que não tem interesse em jogar no Sporting. Sabe que consegue e merece melhor.

Anónimo disse...

n foi o sporting q n o quis, foi ele q rejeitou, diz-se por cá q vai substituir o éder. Queria jogar a champions mas por este andar tb n joga...

Mike Portugal disse...

Sim sim. É que acredito mesmo nisso.

Mesmo sabendo que o SCP está mal e que não jogará a champions do proximo ano, ele rejeitaria a possibilidade de ganhar 5x mais do que pode ganhar no Braga?

Pedro disse...

Este gajo no Braga fará mossa!!
Depois um grande ou estrangeiro. Não engana.

Anónimo disse...

Tiras-lhe os golos e nada têm...

Guerreiro disse...

Lol, mas achas que com as finanças do Sporting neste estado podem pagar 5x mais do que o Braga?

Braga foi o clube que mais lucro deu em Portugal no ultimo ano.

Estás parado no tempo?
Vai ver por quanto saiu o Ismaily e compra co Insua, o Sporting that you use to know já não existe, houve uma mudança de paradigma, os bancos não vos podem sustentar pra sempre.

Miguel Nunes disse...

anónimo,isso significa que não o Ghilas não virá a ser o melhor do mundo?

Anónimo disse...

Quer dizer que não constrói, que apenas finaliza.

Miguel Nunes disse...

Não não. É um tipo que faz bastante mais q só finalizar. O próprio video tem vários momentos em q o vemos a definir bem o passe e o timing e o espaço p onde fazer o passe.

Miguel Nunes disse...

Não não. É um tipo que faz bastante mais q só finalizar. O próprio video tem vários momentos em q o vemos a definir bem o passe e o timing e o espaço p onde fazer o passe.

Anónimo disse...

Então já é mais completo que alguns idolatrados neste pequeno país.

Anónimo disse...

É um tipo que faz bastante mais q só finalizar. O próprio video tem vários momentos em q o vemos a definir bem o passe e o timing e o espaço p onde fazer o passe.

Mas o Ronaldo só tem golo.

lol

Anónimo disse...

Excellent site. Lots of helpful information here. I am sending
it to several friends ans additionally sharing in
delicious. And certainly, thanks on your sweat!
Also visit my web blog ... paperless payday loans

Manuel Humberto disse...

PB, a pessoa "Anónimo" se calhar pensa que achas Ghilas melhor ou mais importante que Ronaldo. Não percebeu que tirar os golos ao Ronaldo significa no fundo elogiar o melhor que ele tem e ao mesmo tempo sugerir por que razão Messi é melhor: tem muito mais jogo e fazendo ou não golos é de facto mais completo e melhor que Ronaldo.

O simples comparar de Ronaldo a Messi é extremamente elogioso para o primeiro e a prova de que está no topo dos topos entre todos os jogadores do mundo. Não está é na mesma montanha de Messi. É uma questão não de quem chega mais alto, mas de quem chega melhor.

Numa analogia que faz sentido seria como tirar os cruzamentos e as bolas paradas a David Beckam. Não significa que Beckam não foi óptimo mas significa que era um especialista nesse acção: cruzar. Da mesma forma que Ronaldo é especialista a fazer golos: decidir jogos. Ainda hoje Neville referiu-o: a missão do Português é decidir jogos e porventura fá-lo melhor que ninguém porque fá-lo numa quantidade superior a qualquer outro jogador do mundo. Emprega todas as suas qualidades (que são muitas) nesse momento (golos), mas qualidades que quase só servem para isso e para outras coisas não fazem muita falta.

Para que lhe serve a força, ambição, determinação, velocidade, extrema habilidade e o carácter destrutivo de todas estas parcelas onde em cada uma de 0 a 100 ele tem 100 em todas, somadas?
Passar pelos adversários e fazer golo.
Cavalgar metros com a bola e fazer golo.
Cavalgar metros sem bola chegar primeiro à área e fazer golo.
Tirar o defesa da frente e bombardear a bola de fora da área para dentro da baliza, fazendo golo.
Bater o livre directo à bojardada e fazer golo. Ao jeito dele, único, mas invariavelmente com violência.

Vai tudo dar ao golo porque a sua especialidade é essa, decidir jogos. Nessa medida sim, tiram-se os golos, sobra um Bolatelli, Italiano que não faz logicamente parte do grupo dos melhores jogadores do mundo. Ronaldo já faz.

Messi é o mais completo e é realmente jogador de futebol. A sua especialidade é essa: jogar futebol. A de Ronaldo não.

Manuel Humberto disse...

Mourinho por exemplo disse hoje na CI que Ronaldo é o jogador mais fantástico que alguma vez treinou e tem razão, mas ao mesmo tempo sabe que fantástico não significa o melhor. Fantástico porque sozinho resolve jogos, resolve campeonatos, vale por 3 dos outros em campo.

Perguntam-lhe pelo melhor ele responde pelo mais fantástico. Sem faltar à verdade, responde bem. O problema é que para muita gente ser-se fantástico é ser-se o melhor, sendo também por isso que Romário e Stoichkov venceram a «Bola de Ouro» e Laudrup não. Venceram pelos golos.

Não tenho qualquer dúvida que Messi só venceu as 4 «Bolas de Ouro» também pelos golos. É um prémio parvo, tal como qualquer prémio atribuído por votação.

Miguel Nunes disse...

"E repare que é o golo de Ronaldo que alimenta a discussão sobre quem será o melhor do mundo. Retire o golo a Ronaldo, e a discussão termina." Miguel Nunes

"Mas o Ronaldo só tem golo.

lol" anónimo

Isto teria graça se pudéssemos apenas rir da falta de inteligência das pessoas. Mas quando nos lembramos que serão os adolescentes de hoje a guiar o país num futuro não muito distante, percebemos que iremos continuar a nadar em merda.

Se bem que com tão elevado q.i. pressupor o que quer que seja para o seu futuro seja extremamente lisonjeador. Para o próprio, claro.

Gonçalo Ruivo disse...

Tudo o q leio por aqui é fantástico, por duas razões: 1) consigo perceber tudo (não é preciso ser-se um génio para perceber a mensagem que o Nunes ou que o PB passan) 2) tudo faz sentido! Vemos exemplos no campo do que afirmam.

Posto isto, é mesmo estranho haver gente incapaz de ver mais além. Se me permitem, vou fazer a minha interpretação da coisa:

MEssi o melhor, pq para além das centenas de golos, constroi
Ronaldo o 2no, pq centenas de golos
e... por exemplo em 3o, David Silva, que tem a parte do criar jogadas mas tem poucos golos.

Eu sei que isto está simples, mas como não percebem de outra maneira. Usando o titulo do vosso ultimo post, se calhar deviam mesmo fazer uma 2nda versão do blog para "dummies"

Oh Mike, então o magnifico plantel já está a lutar pela champions? Não me venhas que já fiquei em 6o pq nós tinhamos uma equipa brutal com o Calado e Kandaourov, 2 intenacionais no meio campo! Cabrão do treinador e dos árbitros!

Anónimo disse...

Pedro, o Ghilas n engana. Como o Deco, portanto, ne?

Pedro disse...

Exacto. O Deco tb não engana!
:)

Gandhy disse...

Um bom reforço para o SLB. Ou engano-me ou temos ai um novo Lima!

Anónimo disse...

Manuel, uma pergunta:
O que é mais importante, jogar futebol ou fazer golos?

Anónimo mete nojo disse...

confesso já ter percebido a diferença.

Sou burro e não tenho vida, por isso passo o tempo a ler blogs de outros, já que não consigo criar nada próprio e a dizer coisas tão estupidas que percebo agora me fazem passar vergonha perante os que são mt mais inteligentes que eu.

É aliás por serem mt melhores q eu, que me dou ao trabalho de vir ler tudo o que escrevem.

Já eu sou um burro incapaz. Ng quer saber de nada do q eu diga ou faça

Miguel Nunes disse...

Ehhhh anónimo. Nem eu diria melhor!

loooooooooooooooooooool

Miguel Nunes disse...

Outro anónimo. E se for as duas coisas? Será melhor q só marcar golos?

dificil, eu sei...

Manuel disse...

Lol, eu sou mais Messi que Ronaldo, mas a história de "sem golo o Ronaldo é 0" é de rir.

Mas há alguem no Mundo que faça o que ele fez hoje em Madrid? Ele parou no ar, só vejo gajos de basquet a fazer uma coisa daquelas, ou aquilo não é considerado futebol? Um dos golos mais impressionantes que vi foi o do Ronaldo de cabeça no Olimpico de Roma em que foi ao terceiro andar mandar uma bomba de todo o tamanho.

O Cruyff foi um dos melhores do Mundo, não pela técnica, era boa mas até o Denilson era melhor em termos técnicos, no entanto tinha uma inteligência a jogar ímpar que lhe dava vantagem sobre os outros.

O futebol não é só golos, nem assistências, nem malabarismos é a soma de tudo isto, do físico, do mental, da técnica. Não resumam um dos mais impressionantes de sempre ao simples golo, porque é muito mais do que isso...e atenção sou fã do Barça e do Messi, mas tambem não gosto que rebaixem outro que pertence ao Olimpo do futebol.

PS: já há um Manuel a comentar, mas este Manuel é a primeira vez nesta caixa de comentários. :P

Manuel Humberto disse...

Anonimo (1'o), depende do sentido da pergunta. Em abstrato e mais importante jogar futebol do que marcar golos. Da mesma forma que e mais importante conduzir do que cortar a meta.

Agora se estiveres a perguntar concretamente sobre Ronaldo e tiveres alguma comparacao em vista, tens de dar o termo de comparacao. Posso dar-te alguns, e usando-me de jogadores bastante diferentes:

Ronaldo e mais importante (na minha opiniao) do que Ozil.
Ronaldo e mais importante (na minha opiniao) do que Busquets.
Ronaldo nao e mais importante do que Iniesta, ou Messi.

Em golos, Ronaldo e mais importante do que Benzema, ou Higuain, e nao e so porque marque mais golos, mas de facto por ser mais importante. Ele dos melhores jogadores do mundo, nao existam duvidas sobre isso. Agora nao e o melhor.

Miguel Nunes disse...

último Manuel, onde é q está essa do Ronaldo sem o golo é 0? Quem foi o acéfalo que o escreveu? ou interpretou...

Anónimo disse...

Sou burro todos os dias. Peço perdão.