sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Melgarejo e a notoriedade no futebol

Muito se tem discutido nos últimos textos na notoriedade que o golo dá, e na forma como justamente alimenta a discussão.

Para um defesa, quando se pensa em fama e notoriedade nada mais interessante que cortar uma bola na linha de golo. Se no último minuto, assegurando uma vitória, tanto melhor.

O lance que protagoniza Melgarejo não define de todo a competência / qualidade do interveniente. Todo e qualquer jogador independentemente do nível poderia ter tido sucesso naquele lance. Assim, como qualquer um poderia ter sido incapaz de o resolver. Inclusive Melgarejo.

Em tempos Jesus deu a entender que o paraguaio não tinha o que era preciso para jogar na frente no seu SL  Benfica. Muitos se indignaram, porque o carimbo que Melgarejo trazia ao pulso continha a posição Extremo/Avançado. E todos sabemos como a generalidade de quem vê futebol valoriza os carimbos, ignorando que mais fácil será para um jogador com qualidade cumprir com êxito qualquer lugar no campo, que para outro sem qualidade, fazer as coisas bem, mesmo que na sua posição de origem. Hoje é fácil perceber o porquê das afirmações de Jesus. Melgarejo não é um jogador talentoso. É muito veloz, inteligente e responsável, sem ser criativo. Noutra era talvez entrasse como extremo no plantel encarnado. Mais difícil na actualidade, ainda que Urreta tenha características próximas.

A solução inventada por Jesus não poderia ter corrido melhor. Ou talvez pudesse. Mas para que tal fosse possível o paraguaio precisaria de ter um pouco mais do talento que não tem. Ofensivamente joga com muito critério, e isso é determinante para quem vem de trás. Desequilibra pouco e percebe-se hoje que será difícil dar o salto para uma equipa de nível ainda superior. Todavia não parece crível que o SL Benfica consiga encontrar melhor. Jesus "criou" um defesa com uma competência defensiva extraordinária. Muito forte posicionalmente. Sabe sempre quando precisa de ser agressivo, não deixando enquadrar, ou quando precisa de ser rápido a fechar, e como assegurar as devidas trocas posicionais, em função da situação de jogo.

Luisinho solto num jogo de dificuldade superior com uma exibição catastrófica, e um corte em cima da linha de golo de Melgarejo. Dois acontecimentos em pouco espaço temporal. Tudo o que foi preciso para finalmente a imprensa lhe dar o crédito que merece desde há longos meses. 

Matic, Melgarejo e Lima são individualmente os enormes upgrades do SL Benfica relativamente à época transacta.

23 comentários:

zdamen disse...

"Desequilibra pouco e percebe-se hoje que será difícil dar o salto para uma equipa de nível ainda superior."

Frase muito curiosa porque paradoxal.

Desequilibra pouco à frente, mas também pouco atrás.

E há muitos treinadores em grandes equipas que não aderiram à moda dos laterais "rasgados".

Acho que tem condições para dar o tal salto e quiçá até maior que o do seu antecessor. Não esqueçamos que é a primeira época naquela posição e numa equipa com a exigência do SLB.

P.S. Completamente off-topic: Porque é que o JJ não engraçou com o Mora? Depois de Saviola, não vi mais um avançado com aquele feeling para estar entre linhas e ao mesmo tempo a capacidade para a profundidade que o Mora tem. Além de que como cereja no topo, tem (muito) golo e um QI futebolístico assinalável. Um jogador à JJ...

Miguel Nunes disse...

pa, o Mora é fabuloso! Gostava de o ver no Benfica, pq fiquei do q já vi dele, c a sensação de que seria ainda melhor q o Lima!

Acho q o Melgarejo está bastante bem onde está. É muito bom para o Benfica ter o MElga e é mt bom para o Melga estar no Benfica.

Vitor Oliveira disse...

Nos primeiros tempos foi um jogador que não me fascinou minimamente. Mas de à uns meses para cá é incrível a segurança que me dá vê-lo jogar. Não extraordinário, mas sinceramente face ao Coentrão, acho que dá muito mais segurança defensiva.

Se podíamos ter melhor? Talvez. Mas acho que estamos muito bem servidos.

http://notjustarun.blogspot.pt/

Miguel Nunes disse...

Vitor, vi a tua semana de treinos. Não fazes força?

Vitor Oliveira disse...

Bem ia a pedir desculpa ao autor do post pelo off-topic, mas já vi que estou a falar com ele :)

Sim faço (normalmente à quinta), mas como tinha prova sábado, não fiz para não sobrecarregar!

Anónimo disse...

Mas olha que se fores ao serbenfiquista, o homem é vcriticado. O grande problema e´que onde ele é bom é naquelas coisas que não se vê, Os posicionamentos como tu dizes. E como a malta pesca zero de bola... Portanto, enquanto não pegar na bola e não fizer uns truques, vai sempre haver quem não perceba a qualidade que ali está. A diferença para o ano passado ou para os poucos jogos deste ano em que não jogou só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

Agora é o Mora... temos 3 excelentes avançados... mas foda-se, o Mora é que era.

É isso... é o Mora. Puta que pariu, o Mora!

Vão levar no cú, seu bando de idiotas!

Miguel Nunes disse...

gente incapaz de interpretar português cansa! cansa mt! quem falou mal dos outros 3?!

Aposto que és um dos que falou assim do Lima também.

Anónimo disse...

Há uns tempos atrás, foi dito neste blog que Melgarejo seria a próxima grande venda do Benfica...

Hoje, o autor já indica que Melga não conseguirá dar um salto para uma equipa ainda maior! Ficamos em quê, afinal?

Para mim, que permaneça muitos e bons anos no Benfica, sempre a crescer de época para época!

Miguel Nunes disse...

Pensávamos que era mais talentoso. Não o conheciamos tão bem. Está ao nível deste Benfica (e isso já é mt!)

É mt novo e pode ainda crescer mt ofensivamente. Mas para sair p uma equipa melhor, precisa mesmo disso. Tal como está, está óptimo p o SLB e o SLB está óptimo para ele.

Cole disse...

Caros,

Relativamente à questão do Melgarejo sair para voos mais altos, isso dependerá sempre do sucesso desportivo do clube. Melgarejo faz-me lembrar bastante o Paulo Ferreira, que depois de importantes conquistas teve a notoriedade merecida e hoje ainda continua no Chelsea.

Cumps

Miguel Nunes disse...

essa comparação é interessante. Já tinha pensado nisso na forma como ele se protege em algumas situações defensivas. O Paulo Ferreira ng o driblava. Recordo dos duelos c o Simão, em q qs nc mm era ultrapassado. Não porque fosse especialmente forte nessas situações, mas pq era super inteligente e vinha recuando (sem dar espaço) e conduzindo o adversário para o espaço que pretendia, com uma cobertura próxima. A inteligência de jogo do Paulo Ferreira valeu-lhe contratos fabulosos, e claro, contribuição importante nos troféus dos seus clubes.

Jadson disse...

Miguel Nunes, fizeste uma comparação interessante e gostava que levasses mais a fundo. O que distingue Urreta de Melgarejo a extremo? Urreta sempre foi uma esperança para os benfiquistas.
Já agora, para ti quem é melhor lateral o Fábio Coentrão ou o Melga?

Abraço
Saudações encarnadas

Miguel Nunes disse...

Coentrão! O Melgarejo nc terá aquele toque de bola, aquele talento do Coentrão. Estando bem fisicamente, o Coentrão estará sempre no topo.

O Melgarejo finaliza melhor q o Urreta (seja de pés ou cabeça, exceptuando as bolas paradas, que pelos zunzuns que ouvi, aquilo na Madeira não foi nada casual), de resto são mt próximos. Inteligentes, responsáveis, rápidos, com técnica. Jogadores interessantes para o Benfica, mas nem por isso cheios de talento e/ou criatividade.

Aquele Rojas que se fala poder tb vir p o SLB é mais ou menos igual. Talvez ainda mais rápido.

Pedro disse...

Outro Rojas??
Ui...
:)

Pedro disse...

E o que achas do Sulejmani? Do que observei, pode-se tornar um excelente reforço. Versátil, qualidade técnica, capacidade de finalização e inteligência.

Miguel Nunes disse...

n conheço...

Cole disse...

Miguel,

O Venis, na caixa de comentários do post anterior colocou este vídeo do golo do Benfica de um ângulo bastante interessante para uma análise tua.

Coloco aqui o link agradecendo a partilha do venis:

http://www.youtube.com/watch?v=kdY-me0K5w8

Aspetos que me chamaram a atenção:
- o controlo da defesa do Benfica com os jogadores a manterem a linha e a subirem quase pé ante pé
- Luisão mais subido que o Garay e o André Almeida para apoio de cobertura uma vez que a bola estava no lado esquerdo da defesa do Benfica
- Melgarejo junto à lateral porque a bola estava do seu lado
- André Almeida a fechar junto a Garay
- E a leitura do espaço vazio do André Almeida para atacar

Cumps

fernando disse...

Eu penso que a maior qualidade do Melgarejo é a velocidade de decisão.

Ontem naquele corte era o defesa mais longe do lance (dos 3 mais próximos) e começa a correr para a baliza antes do adversário rematar.

Pode-se comparar com o 1º golo do Nacional e a acção do Luisinho, a velocidade de reacção e inteligência são muito importantes a este nível.

E nisso o Melgarejo é bom.

Diogo Laranjeira - Victor Silva disse...

Penso que existe outro aspecto a ter em conta. A forma de jogar do Benfica, alterou-se ligeiramente.

Quando Coentrão era lateral esquerdo, os laterais eram bastante importantes, e assumiam papel decisivo. Coentrão (e Maxi) conduzia bola, aparecia no último terço para cruzamento quando a equipa se movimentava para isso.

Hoje em dia o Benfica é ligeiramente diferente. Procuram muito mais ligar os dois corredores laterais, para o extremo que recebe ter condições facilitadoras de 1x1 (por ventura, este ano os extremos andam menos por dentro em zonas precoces da construção que antes). Vemos hoje muito mais os laterais por dentro a contribuírem para a movimentação colectiva.

Logicamente poderemos argumentar que esta "inversão" de papéis se deve à qualidade dos jogadores. Ou seja, se Melgarejo tivesse o mesmo "talento" (isto para te citar) de Coentrão, o Benfica estava organizado de outra forma

Diogo

Edson Arantes do Nascimento disse...

Desde o início do Melga na esquerda que eu pensei sempre: a diferença para o Coentrão é que o Melga não é talentoso.

O Fábio tem 143 soluções para todas as fases do jogo e para decidir quando em posse de bola. O Melga tem duas ou três (digamos assim).

No entanto, para mim ontem foi o melhor em campo. O Matic é espectacular. Mas confesso que tenho um gosto especial pelos jogos do Melga. É um jogador à Benfica.

DC disse...

Só acho que exageram um pouco no valor do Coentrão. Na minha opinião Coentrão ou está em forma ou é um defesa mediano (enquadrando-o obviamente no meio em que está, ou seja no Real Madrid). Se não lhe saem aquelas arrancadas, se não consegue recuperar em velocidade acima dos adversários, comete erros atrás de erros. E acho que esta época tem sido uma boa prova disso.

Faz-me lembrar o Bosingwa por exemplo.
Prefiro muito mais jogadores como o Paulo Ferreira que passa meio ano no banco, entra contra o benfica a titular e ninguém passa por ele.

Rearviewmirror disse...

A corrida do André Almeida de um lado ao outro do campo é impressionante