quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2013

"Neymar não joga na mesma rua de Messi ou Ronaldo" Joey Barton

E de facto não joga. Nem jogará. Nunca.

O seu estilo aproxima-o de Cristiano Ronaldo. Como de Robinho, por exemplo. Muita verticalidade, muita correria, velocidade imensa. Na passada e na execução. Será sempre um jogador vistoso porque de um momento para o outro retira dois, três adversários da frente. Tudo em enorme velocidade.

Todavia, nunca cruzará a rua de Ronaldo porque simplesmente nunca terá a capacidade finalizadora do português. Quando chegar à Europa, é garantido que os seus números estarão sempre muito longe dos de Ronaldo.

E repare que é o golo de Ronaldo que alimenta a discussão sobre quem será o melhor do mundo. Retire o golo a Ronaldo, e a discussão termina.

Não é uma questão de rua, quando se pensa em Messi. Neymar não jogará no mesmo código postal do astro argentino. Partilhar a mesma constelação é tudo a que terá direito. Mais perto do que isso, nunca almejará. 

Não é só o golo. A cabeça levantada, a tomada de decisão, a criatividade, a qualidade de passe associada, sempre associada, à sua tomada de decisão. Alimentar o mito de que Neymar poderá ousar sequer competir com Messi é do mais absurdo que se pode sequer fazer.

Quando chegar à Europa,  porque tem qualidades inatas para o jogo, Neymar adaptar-se-à e gradualmente será um caso de sucesso. Desenvolverá naturalmente outras capacidades que não tem no presente, e que precisará para triunfar nas melhores (porque mais exigentes tacticamente, sobretudo ao nível da solicitação da velocidade de raciocínio) ligas europeias. Tornar-se-à um jogador importante. E quem sabe não poderá mais tarde ser convidado para jantar na casa de Silva, Iniesta ou Zlatan. Não será fácil, porém.

61 comentários:

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, a algazarra com Neymar (que valeu muitos anti-corpos a Dunga) terá provavelmente a ver com a veterania de Ronaldinho e ausência na selecção Brasileira de uma 'grande estrela', chame-se. Talvez seja por isso que o Brasil olhe para ele de um modo que não cola totalmente à realidade. No fundo vêem-no como viram Kaká, Ronaldo, Romário e por aí fora. O nível de esperança depositada é o/a mesmo/a, precisando (Brasil) de jogadores sobre os quais possam (Brasileiros) dizer "é o melhor do mundo". Neymar será como Cristiano Ronaldo: um jogador diferente, especial, fazendo a dada altura coisas que mais ninguém imita. Será como um upgrade mediático de Owen, em 1997. O estilo é o mesmo, embora Neymar seja evidentemente muito melhor.

Hugo disse...

Pois mas o argumento principal para a Bola de ouro do Messi deste ano foram os golos

No.Worries disse...

O Joey Barton tocou num ponto fulcral. Enquanto o neymar andar a jogar no brasil, com aquelas defesas que maais parecem pinos, jamais poderá ser comparado a Ronaldo ou Messi.

Miguel Nunes disse...

Hugo , argumento de quem?

Mike Portugal disse...

"Retire o golo a Ronaldo, e a discussão termina."

Podes ter muita razão em muita coisa mas esta frase é um bocado pateta. Isso é como dizer, bora lá comparar Messi e Ronaldo e retirar aquilo em que o Ronaldo é melhor, que é a fazer golos de todos os feitios e maneiras.

Então eu também te posso dizer, bora lá comparar Ronaldo e Messi e tira a finta ao Messi. Pronto, o Messi sem finta não marcaria tantos golos.

Quanto ao Neymar, enquanto estiver no Brasil será sempre visto como um brinca na areia. O teste fundalmental será quando vier para a Europa (se alguma vez vier).

Miguel Nunes disse...

Mike, a finalização é apenas uma única fase do jogo, de vários momentos. E o Ronaldo é apenas extraordinário numa única fase num único momento do jogo.

O Messi é extraordinário em todas as fases.

Felizmente para o Ronaldo que o q dá mais notoriedade é a fase em que ele é melhor. Mas isso n significa que essa fase seja mais importante que as outras. Porque sem as outras, não chegas a essa.

Não tenho outra forma de te explicar o jogo como da forma que faço. Perceberes o que aqui se trata só depende de ti. Concordando ou não.

Miguel Nunes disse...

e caracterizares o Messi pela finta é de génio...

DC disse...

O Messi sem a finta seria o Xavi :D

Excelente texto!
O que dirão de Ronaldinho as declarações que ele fez a dizer que Neymar será melhor que Messi em 2 ou 3 anos? Será "patriotismo" ou será que ele nunca percebeu realmente o jogo que jogava tão bem?

Manuel Humberto disse...

O problema das comparações é esse, acaba-se sempre em adjectivos como "bom", "mau, "melhor" ou "pior". Na comparação com Messi ou jogadores do melhor que existe como Iniesta, Neymar - tal como Ronaldo - não entra nesse campeonato.

O problema é o outro género de comparações: aquelas que se fazem com os outros jogadores no relvado. Aí Neymar, tal como Ronaldo, é / são capazes de ultrapassar virtualmente qualquer obstáculo. Ou quase todos. De formas diferentes, lógico, mas a sua importância (ou importância que lhes dão) é essa e é por isso que são especiais. De volta às comparações, às primeiras: a imagem de Robinho é excelente. São de facto parecidos, só que Neymar sendo um tanto mais habilidoso e tendo um estilo de cabelo de vedeta Japonesa, concentra mais atenção (tem 'importância' a sério, tal como para Ronaldo tem 'importância' ser o mais forte e tentar ser o mais bonito). Ou é essa a importância que o Mike e tantos outros (também) lhe dá. Regressando às segundas comparações mas ainda com Robinho: o foco de jogadores deste tipo são a bola e o adversário, frente-a-frente ao que estiver mais próximo onde eles fazendo qualquer coisa com a bola usam-se dessa habilidade para superá-los (adversários). O Neymar por exemplo quando joga junto à linha tem frequentemente oportunidade, dada a velocidade e rapidez de processos, estando virado para dentro do jogo de simplesmente "sair dali" deixando o adversário para trás, sem ludibriá-lo e sem entrar em "confronto de competências" com ele, "saindo" rapidamente com a bola daquela zona não na direcção da linha de fundo mas na direcção da área. Neymar raramente procura a linha de fundo. Nunca, aliás. Mas também não procura imediatamente o centro de jogo, quando está junto à lateral. Ele simplesmente mantém-se encarado com o adversário e FAZ QUESTÃO de ludibriá-lo. Neste aspecto tem até tiques irritantes onde tentar humilhá-los, com uma linguagem corporal de gozo. Ronaldo em Manchester, ao início, fazia o mesmo, menos, porque é um bocadinho menos idiota e Ronaldo com o tempo mudou o foco dos adversários para a baliza, nunca perdendo o primeiro mas reduzindo-o muito, tornando-se um jogador muito mais decisivo e ainda mais especial.

Eles querem passar pelos adversários e o problema é esse. É isso que os motiva e diverte. O problema é que para efeitos de jogo tem uma importância reduzida, girando tudo à volta duma relação exclusiva e extraordinariamente hábil com bola da qual se usam para ultrapassar os defesas ou quem estiver na frente. Jogando numa grande equipa Europeia e começando a perder duelos, isso ou fá-los perder a confiança em si próprios passando a ser piores jogadores, ou fá-los mudar de jogo começando a dar uso às qualidades que têm de outra forma.

Miguel Nunes disse...

DC, seria ainda bem superior a Xavi, pq é também fabuloso na finalização!

Pedro Simões disse...

Messi e Ronaldo são completamente diferentes no seue estilo e abordagem ao jogo. Messi é um 9,5, ou seja, é um médio ofensivo puro, por isso a sua visão de jogo é acima da média, e um finalizador nato porque a sua capacidade técnica assim o permite. O que falta a Ronaldo é única e exclusivamente a capacidade de organizar jogo e não a tem porque toda a vida foi um extremo e nunca um organizador de jogo como Messi. Para mim, Ronaldo e MEssi são os melhores jogadores do Mundo e ninguém está sequer perto deles. Ronaldo mereceria vencer o último troféu pela equipa brilhante que fez em termos individuais e colectivos. Acontece é que quando o Barça vence tudo isso serve para afirmar que Messi deveria vencer porque Ronaldo não venceu nada e depois quando Ronaldo vence troféus colectivos e faz um excelente Europeu já dizem que o que conta são as prestações individuais.

Messi tem boa imprensa e que não acontece com Ronaldo!!! Esta é a diferença que vai ditando Messi como vencedor.

Rearviewmirror disse...

"E o Ronaldo é apenas extraordinário numa única fase num único momento do jogo. "

Acho extremamente redutor reduzir Ronaldo a isto.

Miguel Nunes disse...

A diferença do Messi para o Ronaldo, é precisamente a diferença da minha visão do jogo para a visão do jogo de quase todos.

Ver a coisa como um todo, ou ver a coisa valorizando apenas pequenas/grandes coisas.

E custa profundamente. Custa mesmo, porque há já alguns anos que aqui se tenta "educar" para o jogo quem nos lê, que a mesma pessoa seja capaz de perceber o que aqui se escreve e ao mesmo tempo não perceber a diferença que vai de um ao outro.

E é dificil, mesmo que lisonjeador, perceber quem não consegue perceber nada do que aqui se trata, mas ainda assim volta.

Anónimo disse...

Caro miguel nunes diz que o ronaldo é apenas fantastica no momento de finalização e messi é o em todos os outro...quais sao todos esses outros momentos do jogo para perceber se concordo contigo.

Daniel Santos

Miguel Nunes disse...

Rear, agora estamos a fazer sentido. Não concordar é diferente de não conseguir perceber.

Discordamos nesse caso, portanto.

Miguel Nunes disse...

Daniel, construção e criação. Que correspondem a cerca de 95% das acções de um jogador no jogo, aquando do processo ofensivo.

Anónimo disse...

lol nao sou o rear e gostaria mesmo de perceber...é complicado que se ache que a capacidade de decisão resolve quem é melhor jogador ou melhor equipa. sendo o golo o objectivo maximo do jogo como se explica que o real madrid tenha durante 38 jogos contra as mesmas equipas, logo o factor sorte está eliminado e conseguimos assumir que exite um padrao, ter marcado mais golos e feito mais pontos com jogadores com muita menos visao de jogo como sao messi xavi iniesta e companhia?

Daniel Santos

DC disse...

"E custa profundamente. Custa mesmo, porque há já alguns anos que aqui se tenta "educar" para o jogo quem nos lê, que a mesma pessoa seja capaz de perceber o que aqui se escreve e ao mesmo tempo não perceber a diferença que vai de um ao outro."

Para mim o teu blog é há muito tempo uma referência e durante algum tempo tentei explicar também essa diferença entre Messi e Cristiano a alguns amigos, servindo-me muitas vezes do teu blog como ponto de referência.
Desisti, não vale a pena, dá ideia que alguns preferem as capas de jornais ao jogo propriamente dito. Aliás aposto que muitos emitem opinião a ver resumos em vez dos jogos completos na liga espanhola.

Agora em vez de me preocupar com quem não entende o jogo do Messi e o resume a frases feitas como "só joga bem com o Xavi e o Iniesta" ou "Não é um jogador tão completo", prefiro focar-me em apreciá-lo porque no fundo é isso que importa.

Mas felizmente ainda há casos raros como o teu em que podemos ler sobre futebol com a mesma qualidade com que o Messi o joga.

Miguel Nunes disse...

Mas, não nos desviemos do essencial. Que é o Neymar. :)

Anónimo disse...

O que pretendi com isto dizer era que o messi não e superior em todos os jogos embora seja melhor jogador no geral, mas nao era esso o espirito do premio, caso contrario tambem zidane ganhava umas 7 pois era bem superior ao figo e ao ronaldo (gordo).

Quanto ao neymar enquanto nao tiver defesas a jogar com linha, apoio entre os jogadores (cobertura e contenção), e proximas do meio campo, reduzindo o espaça para execuçoes (com os 20 jogadores em apenas 5 metros de profundidade ao contrario dos 100 como jogam no brasil), o seu valor é sempre relativo mas e muito dificil chegar perto dos dois supracitados.

Daniel Santos

Mike Portugal disse...

"Felizmente para o Ronaldo que o q dá mais notoriedade é a fase em que ele é melhor."

O Zidane que te ouvisse a dizer isso. loooool

João D. disse...

num plano infinitamente abaixo, é como tirar o golo ao liedson. a partir daí ele é o quê? o problema é que o golo é visto como tendo mais de 50% de importância num jogo inteiro. toda a gente sabe do golo e praí do último passe, mas ninguém repara na recuperação de bola x, ou na desmarcação y que arrastou 2 defesas para abrir o espaço. e sinceramente? a maioria nunca vai reparar nem querer reparar.

porque é a diferença de quem acha futebol entretenimento (90% da população) ou um desporto. é como qualquer sector de actividade, a maioria das pessoas só o vai conhecer pela rama. a diferença é que neste caso toda a gente tem uma opinião, e é isso que por vezes complica o trabalho de blogs como este (que são do melhor na blogosfera tuga para quem quer saber de bola como deve ser).

Cole disse...

Caros,
Gostava só de levantar uma questão. Quando olho para o Neymar imagino (na melhor das hipóteses) que ele consiga impactar na Europa ao mesmo nível de Ronaldinho. E isso é qualquer coisa de notável. Defendeu-se aqui na caixa de comentários que perante defesas mais organizadas, Neymar deixaria de espalhar o "caos" como faz no Brasil. No entanto, e aqui recupero a comparação com Ronaldinho, relembro um Milan-Barcelona para a Champions em 2006 em que a capacidade de drible do Ronaldinho perante uma defesa organizada acabou por ser uma importante mais-valia. Deixo aqui o link para verem o lance da assistência do Ronaldinho para o único golo da partida (http://www.youtube.com/watch?v=52oP6RDpOhU) e tirarem as vossas ilações.

Miguel, a minha questão surge neste sentido: será que o Neymar, com a sua qualidade no drible, não conseguirá dominar o jogo como o Ronaldinho fez? Dada a proximidade de idades com Messi dificilmente o conseguirá (pelo menos durante muito tempo), mas pelo menos rivalizar?
Cumps

Miguel Nunes disse...

Mike, queres explicar a ultima frase? é q assim solta está ao nível da do caracterizar o Messi pela finta.

É desgastante discutir ctg. Por x parece que tens 15 anos. Desculpa o desabafo. Não tem mal não se perceber nada do que aqui se trata. O problema refere-o bem o João no comentário acima

"porque é a diferença de quem acha futebol entretenimento (90% da população) ou um desporto. é como qualquer sector de actividade, a maioria das pessoas só o vai conhecer pela rama. a diferença é que neste caso toda a gente tem uma opinião,"

Anónimo disse...

Eu acho que o Mike pretende dizer que o Zidane atingiu notoriedade sem os golos.
No entanto, e frisando que para mim o Zidane é a seguir ao Messi o melhor que já vi jogar, eu acho que o Zidane só realmente conseguiu centrar atenções nele com os 2 golos de cabeça na final do Mundial.
Até lá, toda a sua classe na Juventus nunca tinha sido devidamente valorizada. A partir desses 2 golos, meio mundo perdeu a cabeça com ele e o Real finalmente viu que estava ali um galáctico.

Da mesma forma, há por aí muitos talentos fabulosos, que como não marcam golos nunca são realmente valorizados e às vezes acabam até por passar ao lado de grandes carreiras.

Mike Portugal disse...

loooooooool

Não te desgastes homem.
Eu vou-te picando sempre que possivel em assuntos em que não concordamos a 100%, como no tema do Messi. Deves levar a minha picaria um bocado mais light.

O Zidane foi um dos melhores do mundo, sem marcar muitos golos e tendo uma visão de jogo e construção (para mim superiores à do Messi) excelentes. Teve notoriedade suficiente sem ser um finalizador, portanto o que tu dizes não é bem correto. Era isto que queria dizer.

Tal como tu dás mais importância à contrução e não tanto à finalização, eu é ao contrário. Portanto, para mim dizeres "tira o golo ao Ronaldo" é como dizer "tira a finta ao Messi", já que ele a usa como instrumento para ajudar a finalizar e passar a bola.

Ainda podia dizer outra coisa: mete o Messi e fazer remates de longe e de cabeça com o Ronaldo e veremos quantas entram de cada um. E mais uma. Mete-os a jogar 5 jogos de 120m a ver quem se vai abaixo primeiro.

Anónimo disse...

desistam pá... não vale a pena... acham mesmo que serve de alguma coisa tentar falar com pessoas que acham que o cristiano á mais completo que o Messi... acham mesmo que estamos a falar do mesmo Desporto?

porque estamos a falar de outra dimensão... de um jogo completamente diferente...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nwogil_O23Y

Ricardo Nascimento

Anónimo disse...

Engraçado a argumentação por aqui...


"O quê não concordam comigo quando digo que o Messi é o melhor?
Então é porque não entendem o futebol.
Se não concordam comigo são burros!
Eu treino o Vialonga, sou um catedrático!
O Ronaldo é só golos!"

Palavras para quê...

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=3R09NOTRvmc

Ricardo Nascimento

Anónimo disse...

Essa história da "Rama"... Manuel Sérgio, FMH, 2ª feira dia 4, lá pelas 15 ou 16 horas =D

BM

O Bandido disse...

O problema do Mike Portugal é que é fanatático pelo Ronaldo, e com essas palas não consegue ver para além do óbvio, aliás, o patriotismo é mesmo o problema de muitos que não querem dar o braço a torcer, quando se diz que o Messi é 10 vezes melhor que o Ronaldo..

Miguel Nunes disse...

Ricardo Nascimento. É tão isso. Esse video mostra tudo.

Anónimo, treinas o Vialonga? E consegues evitar a despromoção? Duvido...

Pedro disse...

Alto, para tudo. O Ronaldo não é mais completo que o Messi???
Foi mesmo isto que quiseram dizer?
O Messi é mais completo que o Ronaldo?

WOW!!!!!

O Messi é melhor que Ronaldo, Messi é um génio, Ronaldo é o protótipo de jogador atleta. É, provavelmente, o jogador mais completo da actualidade para não ir mais longe. É bom em tudo, força, agilidade, técnica, passe, remate, finta, corrida, cabeça...é completo. Messi? Querem mesmo comparar?
Não é por aí.

Gon disse...

Miguel, concordo plenamente contigo no que dizes sobre Messi e Ronaldo.

Já tantas vezes debati com amigos tentando explicar que o futebol do Ronaldo se "esgota" muito mais depressa do que o do argentino (usando mais ou menos o menos argumento de que sem golo o impacto do CR seria muito, mas mesmo muito menor).

Até acho o que o "Ronaldo de Manchester" era melhor jogador do que o "Ronaldo de Madrid". Fazia menos golos mas era mais desequilibrador e participava mais no jogo da equipa. Concordas?

Por exemplo, no Real parece que ele só passa a bola quando nãp tem hipótese de resolver sozinho, perdendo assim muitas oportunidades de fazer passes e criar jogo que beneficiariam a sua equipa (lá está, é a inferioridade ao nível da decisão).

Anónimo disse...

Acerca do Ronaldo existe outra caracteristica que é tão importante nele como a capacidade finalizadora, a nível físico o Ronaldo é um dos melhores atletas mundiais e fosse qual fosse a sua escolha no mundo desportivo acredito que iria sempre ter sucesso embora apenas brilhasse em alguns, como no futebol. Considero Ronaldo um melhor atleta mas o Messi um melhor futebolista e já que referiram o Zidane para mim não fica atrás de nenhum deles a capacidade deste de meter uma equipa jogar futebol era única.

Tsubasa disse...

Gostei de ler todos os comentários.

Dizer que Ronaldo é mais completo, porque é bom em tudo é que é redutor!
Portanto, à pergunta Ronaldo é melhor que Messi?
Se o futebol for PES ou FIFA e os jogadores forem controlados pelos treinadores durante os noventa minutos (*) concordo.
Se os jogadores continuarem a precisar de pensar por si, penso que todas as características de Ronaldo passam a um plano secundário.

(*) - Acredito que num futuro próximo isto seja possível, com auriculares nos ouvidos dos jogadores, com 11 treinadores a dizer "abre para a esquerda, não remates com o pé esquerdo a 30 metros da baliza porque vai sair fraco!

Quanto a Neymar, partilho as ideias do autor do blog, ou com menos expectativas ainda...
Lanço no entanto, outra questão. O Barcelona tem sido o clube mais falado como destino do brasileiro para chegar à Europa. Será o melhor para ele?
Ou seja, no Barcelona vai aprender o melhor futebol do mundo, vai aprender que a equipa vem antes do indivíduo. Isto não o poderá prejudicar para a sua "mediatização" de craque? Ou terá a capacidade de aprender e crescer nessa base, dando a volta por cima e ficando assim muito mais próximo do topo?
Simplificando, noutro clube, no Real Madrid por exemplo, não seria Neymar uma estrela desde a chegada?

Lembro-me de Alexis Sanchez que passou de um dos extremos mais cobiçados da Europa a suplente de Pedro e Cuenca (jogadores de menores capacidades técnicas e físicas, mas com melhor tomada de decisão), porque aparentemente não aprendeu ainda o ser Barça.

Por fim, um bem haja a este espaço especial, como já disse antes tenho aprendido imenso. Obrigado.

Miguel Nunes disse...

Tsubasa tocas em algo essencial.

Tal como as equipas não são apenas o juntar de 11 individualidades, o individual não é o juntar de caracteristicas. Há algo que forma tudo e que faz as tuas caracteristicas ajudarem ou n servirem para nada. É a tomada de decisão!

Anónimo disse...

Pedro,

sabes que o futebol não se esgota nessas características de que falas,
existem mais umas quantas, de que te esqueces por interesse ou simples ignorância... e em tantas, mas mesmo tantas a diferença entre o Messi e o cristiano é abismal...

Ricardo Nascimento

Anónimo disse...

parece que para alguns aqui o 2º melhor jogador português é o Obikwelu.

Já que correr, saltar, ter força e o camandro é assim tão importante não percebo porque não o contratam...

Fenómeno disse...

Miguel, uma pergunta que o Gon fez à qual gostaria que desses a tua opinião: ronaldo de man utd ou ronaldo do r.madrid?

Num tiro ao lado, para quando uma análise ao trabalho de Paulo Fonseca, o treinador do Paços?

Rearviewmirror disse...

Isto está engraçado.

Antes de mais, eu acho o Messi melhor jogador que o Ronaldo. Basta ver como a bola vai redonda e colada no pé do argentino quando corre. Ninguem consegue isso.

Mas parafraseando o melhor treinador do mundo, "é mais difícil ser Messi que ser Ronaldo".

Ponham o Messi a jogar ao lado de Xabi Alonso, Khedira, Benzema, Ozil e Di Maria.
E o ROnaldo no lugar do Messi no Barcelona.
Irias ser um espectáculo.

Já agora: "ronaldo de man utd ou ronaldo do r.madrid?"

Ronaldo do Real Madrid. Sem qualquer sombra de dúvida.

Blessing Lumueno disse...

Passar do Neymar para Ronaldo e Messi, só mesmo pela magia desta caixa de comentários.

Eu acredito que Neymar vai passar com distinção o teste europeu... Pode talvez não ser num primeiro momento e a adaptação pode ser longa. Mas com as características individuais que tem, pode sem dúvida almejar ao prémio fifa se estiver numa equipa competitiva.
Eu valorizo muito essas características técnicas específicas que ele tem. Porque quanto a mim, ainda não existe o jogador perfeito, e portanto o que faz a diferença neste desporto cada vez mais organizado, são estes marginais, atrevidos que desequilibram quando a organização colectiva falha. Este jovem bem dotado da melhor liderança e dos melhores estímulos, pode chegar lá.

A mim basta pensar nisto desta forma : quando a organização colectiva das duas equipas se torna semelhante, quando o jogo é igual no que toca ao espírito competitivo, agressividade, excelência táctica nos 4 momentos de jogo... O que vai fazer a diferença?
Vai fazer falta um gajo destes, estúpido como o Camano que sai a tentar romper todas as zonas de pressão, todas as coberturas, todas as dobras e momentaneamente, como fazia Ronaldinho sabendo que chamou a si toda atenção, soltar no espaço ou ir para o golo. Claro que isso resolve poucos jogos, mas daí dizer que ele deve andar liderado pelos valores certos e chega lá de certeza.

Blessing Lumueno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Pelos vistos há aqui uma interpretação distinta do que é um jogador completo.

Para mim um jogador completo é aquele que é bom em todas as características necessárias para um jogador de futebol. Messi como Maradona, não precisa de ser completo em tudo o que diz respeito ao futebol para ser o melhor jogador da actualidade. Parece que misturam o ser completo com o ser melhor. Nada disso. E lá por Messi ser melhor a decidir que CR7 não significa que o tuga decida mal. Não decide. O argentino "apenas" decide melhor.

Ajorge73 disse...

Concordo completamente com o post e posteriores comentário do autor e gostava de deixar uma pergunta: haverá mais algum país no mundo onde esta discussão ronaldo vs messi exista?

Sinceramente só mesmo por patriotismo é que esta discussão subsiste.

Anónimo disse...

CR0 além da força, velocidade, penteado, abdominais, além de decidir jogos tanto numa baliza como na outra, tem ainda o poder adivinhatório:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=381352

E ainda dizem que não é o melhor do Mundo. Ele até já sabe quem vai ganhar a bola de ouro em 2013!
Ups... Mas isso já sabemos todos.

Gonçalo Ruivo disse...

O Mike Portugal, como mts outros, dos quais destaco o Pedro do Mágio SLB, para se ver que estas intelectualisses não são próprias de um só clube, tem 3 graves problemas, para quem quer falar de futebol.

1 - Não percebe nada de futebol
2 - não sabe que não percebe nada de futebol
3 - tem a realidade completamente enviesada pelo clubismo

Eu também sou assim, e olha, paciência! Ainda hoje acho que o Rojas era um bom lateral e o Calado fazia boa dupla com o Kandaurov no meio campo! Foram os árbitros e o treinador quando ficámos em 6o, pq o plantel era bom

KARLOS disse...

Blessing Lumueno

"Eu acredito que Neymar vai passar com distinção o teste europeu... Pode talvez não ser num primeiro momento e a adaptação pode ser longa. Mas com as características individuais que tem, pode sem dúvida almejar ao prémio fifa se estiver numa equipa competitiva. "
CONCORDO EM GÊNERO NÚMERO E GRAU!!


Na minha opinião Messi é melhor q Cristiano!!

No Brasil, chamamos de MEIA-ESQUERDA o jogador q arma o time, ele tem q ter visão de jogo e bom passe, e algum poder de conclusão...(EX. ZICO)

Chamamos de ATACANTE (o avançado de vocês) o jogador q tem velocidade, boa técnica e poder de conclusão (EX. RONALDO FENÔMENO)

O Messi é melhor por ser um MEIA-ESQUERDA q joga como ATACANTE e por isso na ESSÊNCIA do jogo ele é mais completo q Cristiano!! (embora nos fundamentos o Cristiano seja mais completo!)

O Neymar ainda precisa saber q:

"O drible é um recurso e não uma prioridade"

Mas pra isso precisa ser treinado por um grande técnico como Guardiola, Mourinho...

Anónimo disse...

Mourinho a treinar Neymar? Que puto conseguiu ele potenciar em toda a carreira?
Não nos esqueçamos que o Cristiano foi bola de ouro com Ferguson e marcou uma carrada de golos com Pellegrini, ou seja, Mourinho não potenciou nada.

De resto, quem? Canales? Morata? Pedro Léon?
Qual foi o jogador, principalmente jogador ofensivo, potenciado por Mourinho? Além do trintão Milito, claro...

Pedro disse...

Amén Gonçalo Ruivo. Evidentemente tu dominas isto.

Adoro a argumentação do "não percebes nada disto". :)

Anónimo disse...

Ajorge73, vá ver quantos votos teve o Ronaldo pra bola de ouro...
Foram todos de Portugal?
É cada génio aqui, farto-me de rir com o seguidismo cego que aqui se faz ao treinador que vai descer o Vialonga...

E quem não concorda é porque não percebe de futebol.
Miguel próximo jogo é aqui em Mafra, vou lá estar a assistir ao mestre da táctica.

Miguel Nunes disse...

Sim! Sou eu! http://www.zerozero.pt/treinador.php?id=9308

Aparece para veres futebol de qualidade!!!!

Blessing Lumueno disse...

És treinador principal? Desde há muito tempo no Vialonga?

Miguel Nunes disse...

Não,Blessing, tou só a gozar c esse anónimo que anda aqui sp a chatear c o Vialonga pq se deu ao trabalho de pesquisar "Miguel Nunes" no zerozero , e está convencido q sou eu.


Mas, sou sim, anónimo. Estou só a a trocar as voltas ao Blessing! Aparece lá em Mafra e leva um cartaz que dou-te a minha pastilha elástica!

Anónimo disse...

por acaso se falarmos só de 1as escolhas, ou seja os votos só em Messi e CR para 1º lugar, Messi arrasaria com um claro 80%-20%.

O que ainda foi safando o CR é que a 2ª e 3ª posição também dão muitos pontos.

KARLOS disse...

Anônimo

Quando falei do Mourinho, quís dizer taticamente...
Pq o Neymar não tem conhecimento tático nenhum, e Mourinho o tem em demasia

Manuel Humberto disse...

Anónimo, se quer denegrir o mister Miguel Nunes crie um perfil para quando estiver nas distritais poder vir dizer que afinal o Vialonga até subiu.

Fui treinador pelo mister M. Nunes no Santa Iria antes dele ir para Vialonga e deixou saudades em todos! Safámo-nos por uma unha negra e com sorte porque na última jornada o Lourel perdeu em casa mas nessa época jogáva-mos o melhor futebol de Lisboa e sem o mister Miguel nada disso tinha acontecido. Foi ele que nos ensinou a táctica do tiki taka e fez-nos ver que há coisas mais importantes do que rematar à baliza e passar. "Movimento, movimento", dizia muitas vezes para que tivéssemos dinâmica e largura às laterais, sem perder consistência nos sectores, e nos jogos punha-mos em prática o que ele ensinava. Na 2ª volta subimos a produção da posse para 65% e o Ramiro (central) teve olheiros do Fofó a ver os jogos que na altura também indicavam defesas ao Sporting e ao Benfica e ao Belenenses e ao Estrela porque o agente era o mesmo. Grande mister, grande futebol que jogámos, grande época que fizemos, grandes saudades. Em Mafra lá estaremos a puxar pelo mister!

Miguel Nunes disse...

he he he

Tudo a mafra apoiar o Vialonga!

Agradeço-vos imenso!

Henrique disse...

Comparar Neymar com Robinho é que não. É tipo comparar o Moutinho com o Xavi: são parecidos mas um é bem melhor.

E não se esqueçam que acabou de fazer 21 anos. Não o podem comparar com o Messi e o Ronaldo. Comparem com jogadores de 21 anos. Especialmente se compararmos com jogadores que estão na América do Sul. Claro está que na Europa vai encontrar novos desafios, tal como todos os grandes jogadores brasileiros e argentinos que depois foram lendas. Agora é pagar para ver, e não vai faltar quem queira arriscar: a recompensa pode ser enorme.

Anónimo disse...

Portugal representa 20% do mundo?
Somos fantásticos.

Anónimo disse...

Estas conversas já enjoam...Messi é futebol puro, o Ronaldo é uma máquina. Agora podem discutir o que quiserem, à pala destas discussões de merd*, o jogador que mais aprecio quando está no topo de forma e o David Silva, tem uma maneira de jogar que me parte todo. Um caga tacos que cola a bola no pé esquerdo e não tem a velocidade e o arranque do Messi, nem a forla e a ginja do Ronaldo mas faz magia.

Quanto ao Neymar, tem futebol que sobre para brilhar na Europa, dificilmente chega aos patamares do Ronaldo e Messi e infelizmente vai ter que perder aquele futebol de pé descalço que tem no Brasil, porque por exemplo numa liga inglesa, só iria conseguir fazer uma daquelas fintas maradas...depois ia ser de tal maneira virado ao contrário que não tentava outra.