domingo, 31 de março de 2013

Diogo Rosado. O talento.


É isto.





Em Janeiro, quando era apenas uma possibilidade o seu ingresso no SL Benfica, escrevia-se aqui

"Apoiados por uma forte equipa de certeza que terão sucesso" Daniel Carriço sobre Insua e Izmailov.

Por equipa, Carriço não pretende dizer clube. Não há razão para se melindrar. É uma verdade universal. Jogadores pouco mais que banais parecerão competentíssimos num colectivo que os proteja. Outros, mais talentosos e com melhores qualidades parecerão menos bons em contextos complicados. Em contextos em que cada um se vê forçado a jogar por si, porque colectivamente a equipa (não o clube) é inexistente.

"Tecnicamente é muito forte. O último passe por norma sai sempre, tem inteligência acima da média e uma visão de jogo enorme" Quim Machado sobre Diogo Rosado.

E é precisamente a opinião de Quim Machado a que mais importa. Foi o único treinador de Rosado na primeira liga. Mais do que o que todos puderam observar nos jogos, Machado seguiu o talento de Diogo dia a dia, treino a treino. À data ninguém melhor que Quim Machado saberá o que poderá dar o enorme talento. 

Os relatos que em surdina se ouvem são unânimes. Há demasiado de culpa própria no rumo que a carreira de Rosado tem seguido, e pouco de culpa de treinadores ou clubes. 

Talvez hoje, aos vinte e dois anos, perceba que há muito para mudar na sua vida para além do campo, se pretende voltar a entrar na galeria dos que pretendem e têm potencial para serem notáveis. Foi assim com Fábio Coentrão. Pode, garantidamente, ser assim com Rosado. 

Classe e mais classe. É um dos melhores jogadores formados em Portugal na última década. Aproveitar o seu talento e potencial depende em primeira instância, sobretudo de si, e depois do contexto onde se vir inserido.

Não é tarde. E mesmo que nunca alcance o potencial que tem, é uma aposta que urge fazer. O possível retorno é demasiado grande para deixar esquecer tanta qualidade.

P.S. - O último jogo que fez no Estádio da Luz, onde passeou toda a sua classe como poucos, não terá passado despercebido a Jesus. Tão pouco aos seus possíveis futuros colegas de equipa."

Ontem, depois de mais uma demonstração de que continua a ser um dos mais talentosos jogadores portugueses, todos devemos estar optimistas. Que Rosado ainda cumpra o seu destino e que o Benfica o ajude. A selecção precisa desesperadamente que Diogo volte a entrar na linha do que seria expectável na sua carreira.

11 comentários:

José Lemos disse...

Nem mais!

A Seleção agradeceria sobremaneira, e o Benfica só teria de ir buscar um médio ao mercado no Verão, ao invés de dois

Contratando um defesa direito de qualidade, e um médio competente em tarefas defensivas, mais Rosado e Djuricic, o Benfica será um caso ainda mais sério na Europa do próximo ano.

Difícil vai ser minimizar a perda de Garay.

Miguel Nunes disse...

Sim, José.

O Miguel Rosa vai fazer parte do plantel se o JJ continuar, e creio que o Rosado tb deveria ser integrado. Em algum tempo tornar-se-ia um jogador mt importante em Portugal. É um verdadeiro talento. Como n recordo nenhum nos últimos anos em Portugal. Mas n sei como tem sido o seu rendimento. Se constante ou se teve apenas estes momentos geniais.

hertz disse...

Miguel Nunes, achas mesmo que se o JJ ficar o Miguel Rosa fará parte do plantel? É que a julgar pelo que se tem passado esta época, parece-me que o M. Rosa só terá uma oportunidade se o JJ sair.
Quanto ao Diogo Rosado, há muito que o quero ver jogar mas infelizmente não consegui ver nenhum jogo do Benfica B desde que ele chegou.

masterzen disse...

Miguel Nunes,

Tens um insider que te garantiu que o Miguel Rosa vai fazer parte do plantel se JJ continuar?
É que todos os sinais que vou vendo ao longo da época me dizem que não conta para o totobola.

Será o teu desejo a falar mais alto? Que me dizes da final do torneio da pontinha entre Benfica e Sporting?

Miguel Nunes disse...

master e hertz, é esperar para ver...

N vi o torneio da Pontinha...

B Cool disse...

para mim era emprestá-lo ao belém

Mike Portugal disse...

O Rosado sempre foi assim. Altamente irregular no seu génio. Daí o SCP não lhe ter renovado o contrato.

Anónimo disse...

O zebording optou por ficar só com os irregulares ou regulares na merda que fazem em campo. A parte do génio contrastava com os coxos que há por alvalade.

Vão acabar!

Anónimo disse...

Para o palhaço do 12.02 - A puta da tua mãezinha é que não acabou... e por isso, nasceste, monte de estrume...

Anónimo disse...

Para o palhaço do 12.02 - A puta da tua mãezinha é que não acabou... e por isso, nasceste, monte de estrume...

Tiago disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=415306