quarta-feira, 13 de março de 2013

É por aquilo que não percebes que ele é o melhor de sempre. Ontem há um golo que o define.

Não há palavras. Todas as jogadas com potencial são transformadas em jogadas de golo nos pés do jogador mais brilhante da história do futebol. 

Messi é o que está à vista e o que não está. É nas coisas simples que se revela o mais completo jogador de sempre. Mais completo porque ser completo é ser fenomenal em todos os momentos e fases do jogo. Citando Pelé que comenta neste espaço "é um meia que joga no ataque". Pois é. O mundo nunca viu nem voltará a ver nada igual. Messi é Riquelme, Aimar, Redondo, Maradona e Ronaldo num só. Quem não o percebe, não percebe nada de futebol. Lamento informar. 

Temporiza, temporiza, temporiza. E... já foste!


97 comentários:

Andre R disse...

e por uma simples temporizaçao já é melhor que uns tantos outros todos juntos.

Rídiculo, lamento informar.

Miguel Nunes disse...

A maior parte dos jogadores rápidos só sabem jogar rápido. Os lentos só sabem jogar lento. Depois há um extra terrestre que sabe jogar sempre com o que o jogo pede. Sabes o q faria o Bale ou tantos outros como ele em 10 lances destes? Ia para cima. Em 3 ou 4 passava e fazia golo fenomenal. O Messi em 10, faria 10x o q fez. Em 7ou8 terminaria em golo. Sem golo para ele, nem assistência.

O Messi n é o melhor de sempre pelos golos. Porque isso também outros o fazem (mesmo que não na quantidade absurda que ele o faz) É o melhor de sp pq faz sempre o q aproxima a sua equipa do golo.

Volta sempre. Faz ai o registo no site do tostão. Já que perdes o teu tempo com coisas ridículas, mais 20 seg e dás-nos dinheiro a ganhar :)

DC disse...

O Barça estava partido, não conseguia ter bola, sai em contra-ataque e o Messi pára, abranda, pensa.
Isto parece pequeno mas é de génio. O 1º golo é qualquer coisa de fabuloso, mas estes pormenores mostram que o Messi é dos jogadores que mais sabe sobre o próprio jogo.

É o melhor de sempre, desculpa lá Diego.

Corrupção? NÃO disse...

"Mais completo porque ser completo é ser fenomenal em todos os momentos e fases do jogo." Humm, mas isso inclui o momento de defensivo, o defender nas bolas paradas e ajudar a equipa nas transições defensiva? Not... Dizer que Messi é um juntar desses fenómenos todos isso sim é estupidez. Mas onde é que Messi alguma vez faz de Ronaldo assim como o Ronaldo alguma vez faz de Messi?

JMM disse...

É fácil entender porque não há unanimidade na atribuição do "melhor do mundo". É que o futebol como desporto amado por todos é subjectivo. Os critérios de que Miguel Nunes (MN) fala pouco interessam perante a subjectividade do jogo.

Cada um tem o seu "melhor do mundo". MN diz que quem não o reconhece não percebe de futebol, contudo mesmo a maioria que gosta de Messi não gosta de Messi pelos critério apresentados, gosta de Messi como muitos gostam de Ronaldo e outros de Iniesta: "é, para mim, o melhor do mundo".

O "melhor do mundo" é o que faz cada um sonhar. E é legítimo haver diferentes opiniões pois o futebol não seria o que é se não dessem todos as suas opiniões. Todos se preocupam com o futebol mesmo que dele nada percebam. E o que faz o futebol grande é os que não percebem porque são eles que tornam o futebol algo mais que o Andebol.

Dando o meu exemplo, admiro Messi, Ronaldo, Iniesta, Busquets, Pique, Modric, Kaka, etc. Acho que há mais que um extra-terrestre, Messi é um mas Ronaldo também o é e Iniesta é injustamente tratado nestas contas.

Agora, qual é o meu jogador preferido de sempre? Zidane. Ronaldo porventura é mais orientado para o GOLO, é uma máquina. Messi é mais "tudo" em comparação com todos mas Zidane é que me fez ficar com um brilho nos olhos colado à televisão.

E como o melhor do mundo sou eu que escolho então o melhor do mundo é Zidane.

JMM

Corrupção? NÃO disse...

Mais uma coisa... Qualquer jogador com dois palmos de testa temporizava nessa jogada. Talvez houvesse outros exemplos mais elucidativos, mas sem duvida que Messi é brilhante.

Germano Bettencourt disse...

Miguel Nunes,

Como consegues definir um jogador como extra-terrestre, quando este passou toda a sua época num mesmo clube. Um clube onde se sente confortável, e onde é fácil jogar bem.

Um extra-terrestre para mim, define-se como um jogador, que é de TOP, jogue em que equipa jogar. Enquanto o Messi não sair daquele sofá, nunca o considerarei um extra-terrestre.

Até lá, não passa de um Kaká no Milan.

Abraço

JMM disse...

Uma alteração: A objectividade é relevante e é por isso que muito gosto deste blog. O que quero dizer é que isso não entra na discussão do melhor dos melhores.

Messi é fabuloso, para mim é o jogador perfeito. Certamente mais completo que Ronaldo. E atenção orgulho-me por um jogador como CR ter saido da formação do meu clube pois CR é brilhante. Mas nenhum passa Zidane, nenhum.

Mindfuck disse...

Ainda no domingo o aimar fez uma jogada igual

Miguel Nunes disse...

Mindfuck, Messi é Aimar. Mas é tb Ronaldo. Para além de ser Aimar na criação é Ronaldo na finalização. É incrível.

JMM, Messi é Zidane na criação, mas é também Ronaldo o Fenómeno na finalização.

É como disse. Há os lentos que são lentos, há os rápidos que são rápidos e há um rápido que é lento quando tem de ser lento e rápido quando tem de ser rápido.

Se não marcasse mais de 60 golos por ano seria o melhor do mundo pelo que dá à equipa a cada vez que toca na bola. Como marca, é o melhor de sempre.

Pedro S disse...

Esta disputa de quem é o melhor de sempre leva as pessoas a dizer coisas idiotas. Vocês que tentam justificar o Messi como melhor de sempre utilizam uma jogada em que ele temporiza? Melhor nesta jogada estiveram os outros dois jogadores, o passe para o Alba é muito bom e a correria que este faz é de outro mundo.

Para mim Messi é o melhor de sempre, e não é preciso justificar, basta ver, apreciar. Cada toque, cada rasgo, cada movimentação. O primeiro golo é absolutamente soberbo. Nasce porque está numa equipa fantástica? Claro que sim. A bola chega-lhe apos uma sucessão de passes de outro mundo. Mas e daí? Só ele fazia aquilo que fez.

Depois dizem que Ronaldo só se compara na finalização. Errado. Compara-se e é melhor em muitas outras coisas. Não chega para ser melhor, mas chega para ser um génio que não deve ser contestado, apenas apreciado.

Não entrem nesses jogos de retórica, só vos leva a dizer parvoíces.

Brinca na Areia disse...

Comecei a ver o blog ha pouco tempo e agora esta frase "Quem não o percebe, não percebe nada de futebol. Lamento informar. "...

Miguel Nunes espero que tenha sido apenas um mau momento. É que foi um pouco arrogante.


E a parte da temporizacao é uma opiniao. Será que o Messi nao estava cansado e nao podia ir para cima deles como faz tantas e tantas vezes.

Brinca na Areia disse...

Outra coisa que acho engraçado e a expressao "Melhor de sempre" Ja nem falo do Messi. Falo por exemplo da selecao espanhola. Como podemos comparar esta selecao com a do Brasil de 70 ou com outras quando nessa altura o futebol era totalmente diferente.

Que faria hoje Pele se tivesse o tipo de treino que tem o Messi, as chuteiras q tem o Messi, a bola que usa o Messi, o relvado que tem o messi. Acho que o Messi é o melhor do mundo mas melhor de sempre é dificil de dizer. Alem do mais hoje vemos todos os jogos do Messi. Quantos vimos do Eusebio e do Pele?

Mike Portugal disse...

Miguel Nunes,

"é Ronaldo na finalização"

Não, não é. O Messi não consegue chutar como o Ronaldo, nem à distancia que muitas vezes o Ronaldo chuta. O Messi "coloca" a bola dentro da baliza quando já lá está perto, coisa que o Ronaldo, por exemplo, não consegue fazer tão bem. Mas o Ronaldo continuará a ser o melhor rematador entre os 2.

Mas eu continuarei sempre a defender esta ideia: mete o Ronaldo a jogar no Barça no lugar de Villa, por exemplo e aí verias a quantidade absurda de golos que marcaria por aparecer na cara do GR mais vezes.

Bubbles disse...

Diz lá a verdade!

Ele viu o Aimar fazer EXACTAMENTE o mesmo no quinto golo contra o Gil no Domingo, MAS, o ídolo do Messi ainda tirou a bola a um adversário!

Miguel Nunes disse...

Mike, é sim. Sabes pq? Pq marca tanto ou mais q o Ronaldo. Como os marca não importa. Que interessa se é do meio campo ou de cabeça? Vale o mesmo. É Ronaldo na finalização, como é Jardel na finalização e como é Zidane ou Aimar na criação e construção.

Uma coisa que me deixa curioso é como é que os adeptos do SLB que adoram Aimar, não percebem o valor total de Messi. Então o que gostam em Aimar? Na verdade, não percebem o seu jogo, apenas gostam dele pq é do Benfica e é porreiro dizer que se gosta de Aimar.

Brinca na areia, perceber a diferença do Messi para outros é a diferença de perceber de futebol ou pensar que se percebe. É diferente. Lamento se é arrogante.

Pedro S. não é uma jogada em que ele temporiza. Isto é o Messi. Não precisa de golos ou assistências para ser fabuloso e decisivo. Esta jogada é isso. É o lado que não se vê do jogo, onde ele, tal como nos que se conseguem ver (golos e assistências) continua a ser o melhor.

Miguel Nunes disse...

Ah e Brinca, ele não estava cansado. Ele teria feito igual ao minuto 1. Ele joga com a cabeça. Com a tomada de decisão. Não é com o físico.

Cumprimentos

Miguel Nunes disse...

Bubbles, aquele comentário sobre os adeptos do SLB n era para ti. Tinha escrito antes de ler e aprovar o teu.

Mike Portugal disse...

Miguel,

Mete o Ronaldo a jogar no Barça e depois é que podes comprar o nº de golos. Imagina o que era ter uma equipa que colocava constantemente o Ronaldo na cara do GR para finalizar (coisa que o Real não consegue fazer). É só isto que digo.

Miguel Nunes disse...

De forma mt simplista pergunto-te.Mas existe algum modelo de jogo no mundo mais centrado que o do Real no Ronaldo?! Até o Ozil vai para extremo para o Ronaldo jogar como avançado...

O Messi está lá, como estão outros 10. Jogam como equipa. Sobra para um, sobra para outro. O Ronaldo tem 10 a jogar para ele.

Segundo a wikipedia o MEssi tem mais 2 golos na carreira que o Ronaldo (n sei se está totalmente actualizado ou n). Ronaldo tem qs o dobro dos jogos e mais 2 anos e meio.

Se o Messi não é Ronaldo a finalizar... E ambos são Jardel.

No.Worries disse...

Por acaso (e como muitos dos comentários o referem) esta temporização é muito parecida com a que o Aimar fez contra o Gil no passado domingo. Só que o lance do Aimar foi mais perto da àrea adversária.
Esta eliminatória provou que ganhar 2-0 em casa a este barcelona afinal não é um bom resultado... se calhar nem 3-0 seria!

Miguel Nunes disse...

N é à toa que digo que ele é Aimar. Mas Aimar não é Messi. Pq Aimar não marca mais de 60 golos por ano :)

Valter Correia disse...

Gostava de saber quais são os critérios que avaliam um jogador para ele ser o melhor do mundo.

Para mim, um deles é a fama do jogador. Ronaldo, ao temporizar e a jogada não acabar em golo, seria uma desculpa para muitos antis com a estúpida ideia que um contra-ataque deve ser sempre rápido(ah e tal, parou em vez de aproveitar espaço e não sei que)

Messi, temporizou a jogada, mas como é hábito dele e do Barça temporizar, foi apenas mais uma jogada. No estilo de jogo do Real, Messi dificilmente arrancaria um golo ao temporizar desta forma. Ronaldo, no Barça, dificilmente conseguiria faturar golo nesta jogada.

Cada jogador encaixa num estilo de jogo. Números não definem a qualidade do jogador. Messi em outras equipas nunca seria o melhor do mundo. apenas mais um jogador de qualidade. Ronaldo, a mesma coisa!

RV disse...

Para aqueles que acham que o Messi não ajuda a equipa na organização defensiva ou nas transições defensivas, aqui fica o resgisto...

http://www.youtube.com/watch?v=Yl5BGlpKZbA

Sobre o Messi ajudar a equipa ou não nas bolas paradas!...para quê retirar um jogador duma zona para onde a bola pode sobrar e onde ele pode sim ajudar a equipa com a sua tomada de decisão (como por exemplo no 4º golo do Barça), para o ir colocar numa zona cheia de jogadores altos e fortes fisicamente, onde em 10 bolas ele se calhar não vai ganhar nenhuma!?

A conversa do X ser melhor que o Y, ou vice-versa, já cansa!
A conversa do X marcar mais golos, ou do Y ser mais completo, já cansa!
Ambos têm muitas qualidades, e ambos já marcaram uma época no futebol mundial. Num mês um pode ser melhor, no mês seguinte já é o outro.
Mas uma coisa eu tenho a certeza, naquilo que é o mais importante no futebol (TOMADA DE DECISÃO), ai o melhor é claramente um!

Abraço a todos!

Miguel Nunes disse...

"Para mim, um deles é a fama do jogador. Ronaldo, ao temporizar e a jogada não acabar em golo, seria uma desculpa para muitos antis com a estúpida ideia que um contra-ataque deve ser sempre rápido(ah e tal, parou em vez de aproveitar espaço e não sei que)"

Quem pensa isso não percebe verdadeiramente o jogo. Tem conceitos que ouve no café. E depois usa-os. Por exemplo, um dia estava eu no café a ver um jogo de futebol e há um canto. Marcado de forma curta, cruzamento e golo. Quem faz o golo estava fora de jogo. Comentário de uns velhotes lá no café "No canto não há fora de jogo". Ya, pois não, pq n dá para passar para a frente. Mas se for marcado curto...

É a mesma conversa do "contra-ataque aceleras".

Não, não aceleras. Aceleras se deves acelerar, seguras se tens colegas a chegar para aproveitar a superioridade numérica (Lá está, princípio geral do jogo. Os princípios explicam tudo, ajudam até na tomada de decisão. Interpretá-los é que não está ao alcance de todos)

Ele n temporizou pq é habito dele ou do Barça ou de quem quer que seja. O Barça e ele aceleram qd é para acelerar, temporizam qd devem temporizar. É a situação de jogo que define o que fazem e não o estilo que têm.

O MEssi temporizou n pq o seu estilo é temporizar. Temporizou pq é uma potencial situação de 3x2 e é assim que se resolve a situação. Esperar pela superioridade numérica e soltar a bola nas costas do 1o defesa.

O Ronaldo, como o Bale se calhar ia para cima, passava os 2 e fazia golo. Mas em 10x a decidir assim, fazia 2 ou 3 golos. Se o Ronaldo decidisse 10x temporizar esperando pela superioridade numérica e depois soltar, nas 10x a sua equipa se calhar marcava 7,8 ou 9 golos.

Isto n tem a ver com estilos. Tem a ver como tomada de decisão (melhor forma de ter sucesso em função da situação de jogo).

No Utd x Real trouxe um lance em que bastava uma tabela e o Ronaldo ficaria isolado. Ele rematou, como remataria sp em 10 lances iguais. Em 3 ou 4 faz golo (o q é optimo, pq dali acho q mais ng teria aquele aproveitamento), outros nos 10 lances iguais fariam a tabela e em 10 fariam 6,7 ou 8 golos. A tomada de decisão é isto.

Diário de um Dragão disse...

Quando vi o Messi a receber a bola, lembrei-me logo deste blog e pensei "espera, espera, espera, solta".

Neste contexto, o que é que a defesa poderia ter feito melhor? Deveria o defesa ter começado a correr mais cedo e com isso ceder algum espaço no meio para Messi avançar, mas pelo menos ganhar tempo para chegarem mais colegas?

Miguel Nunes disse...

isso mesmo, Diário! A defesa no fundo devia ter feito o que fez o Messi... baixar baixar baixar, esperando pela ajuda. Acho q n o fez pq o jogo ia acabar e tinham de arriscar

Gonçalo Ruivo disse...

"É a situação de jogo que define o que fazem e não o estilo que têm.

O MEssi temporizou n pq o seu estilo é temporizar. Temporizou pq é uma potencial situação de 3x2 e é assim que se resolve a situação. Esperar pela superioridade numérica e soltar a bola nas costas do 1o defesa."

O que dás aqui são verdadeiras lições. O meu obrigado.

Anónimo disse...

Não à volta a dar. Desde há 2 anos cedi à evidencia!

Péle não vi jogar. Messi é melhor que Maradona, logo Messi é o melhor de sempre!

O pior para os que não têm a mesma opinião é verificar repetidamente que Messi é incomensuravelmente melhor que todos os seus contemporâneos. E isso cria anti-corpos.

E no entanto o meu jogador "brilhozinho nos olhos" é Iniesta. Há coisas que não se explicam!

RC

Miguel Nunes disse...

Já agora, fora disto do Messi. Pensando só na assistÊncia, e indo buscar o lance do Carrillo com o FCP, vou buscar uma resposta ao Manuel no post do SCP x FCP

"é um lance q num jogo do Real, 18 em 20 é golo. Aqui nem chegou a ser oportunidade. O q me leva para algo q catalogo como potencial perigoso. Jogadas com maior possibilidade de dar golo que tantas outras que foram oportunidades mas q se percebia q dificilmente dariam golo."

O Barça teve 1 deu 1 golo. E era incomparavelmente mais difícil pq havia um defesa atrás da linha da bola que podia interceptar o passe. O do Carrillo n havia ng q o pudesse interceptar se fosse feito para a frente.

Há tantos lances que nem chegam a oportunidade que têm mt mais potencial de chegar a golo que outros que são oportunidade. É sp a tomada de decisão (saber o q deve ser feito naquela situação) e a qualidade técnica (claro) no gesto a fazerem a diferença.

DC disse...

"Uma coisa que me deixa curioso é como é que os adeptos do SLB que adoram Aimar, não percebem o valor total de Messi. Então o que gostam em Aimar? Na verdade, não percebem o seu jogo, apenas gostam dele pq é do Benfica e é porreiro dizer que se gosta de Aimar."

Agora é que disseste tudo!

"Mete o Ronaldo a jogar no Barça e depois é que podes comprar o nº de golos. Imagina o que era ter uma equipa que colocava constantemente o Ronaldo na cara do GR para finalizar"

O Miguel explica-te que o Messi é fabuloso na finalização mas também na construção e tu respondes com "ele era melhor se tivesse o Messi a construir para ele"?
Realmente há pessoal que não percebe mesmo o que dizes, Miguel.

Miguel Nunes disse...

Mesmo DC! Há cenas que sei que se conseguisse explicar melhor compreenderiam. Mesmo havendo tantos conceitos errados da "sabedoria popular" do futebol enraizados.

Miguel Nunes disse...

Mike, provoquei a malta do SLB, agora provoco-te a ti e ao SCP.

Sabes como definiria quem é a tal lista da "continuidade" ou não?

Perguntava aos responsáveis pelo futebol de cada uma das listas. Quem é melhor:

A) Messi
B) Ronaldo

A) Izmailov
B) Capel

A) Pereirinha
B) Miguel Lopes

Ficava logo a saber quem seria a continuidade

ricnog disse...

Miguel, tudo o que dizes tens imensa razão....Messi é do outro mundo! Sem dúvida.

A mim continua a haver uma dúvida, que ainda não me foi tirada, pelas razões que mourinho falou na celebre entrevista da bola (claro que com algum fanatismo, que ele tem que ter). Mas a grande dúvida é porque com o Messi, não se consegue ir buscar jogadas da selecção argentina? E lá tem jogadores, ou poderia ter, como Aimar, Riquelme e outros com muita qualidade namesma.

De resto, concordo com tudo o que falas.....ele é do outro mundo!

Quanto à tomada de decisão, a tabelar poderia fazer mais golos, por certo que sim, se o gajo com quem tabelas entrar nessa jogada, se ele for "autista" como qualquer avançado, não vai dar a bola e lá se perde o lance também. Pensar como equipa, têm que ser todos. E agora questiono, não será o treinador que diz ao ronaldo, para rematar quando chegar ali À zona, em vez de tabelar? Porque será que temos um ronaldo com menos fintas com mourinho e com mais remates?

Brinca na Areia disse...

Messi, Izmailov e dps entre Pereirinha e Miguel Lopes...fuck...essa é lixada. O Pereirinha é um coninhas e o outro tem a mania. Qual é a opcao c ?

Joel disse...

Miguel...não piques o clube do Mike...na realidade se algumas pessoas do Clube do Mike tivessem dois dedos de testa a Selecção do Mike e do Miguel Nunes Estaria de momento a lutar com a Espanha pelo título de melhor selecção do mundo...

Rui Patricio
Cédric Soares
Daniel Carriço
Miguel Veloso
Adrien Silva
João Moutinho
André Martins
Bruno Pereirinha

E ainda teria como adição Fábio Coentrão (jogador considerado caro na época pela direção do Sporting), Nani e C.Ronaldo...

Miguel Nunes disse...

Ricnog, eu tenho uma opinião mt própria sobre o Carrillo, que vai um pouco ao encontro daquilo que falas. Todos acham o Carrillo burro. Eu não acho. Acho q é como o Ola John mt inteligente. Invulgarmente até para quem tem tanta velocidade. É que a maior parte dos velocistas não desenvolvem mt a tomada de decisão. Então pq se comporta como um burro o Carrillo, ignorando linhas de passe e melhores decisões? Porque sabe que se der a bola o colega não vai ser capaz de retribuir. Tenta forçar individualmente pq sabe que n vão lá de outra forma. E portanto, isso poderia ser aplicado ao Ronaldo. Mas n é. Não é porque o Ronaldo está rodeado dos melhores jogadores do mundo. O Mourinho tem qs os 3 melhores "10" do mundo, e quem joga no espaço do 10 é o Ronaldo. Gira tudo à sua volta. Eu acredito que o treinador diz ao Ronaldo para rematar, mas não acredito que o diga quando há opções melhores. Ou seja, entre passar para trás ou rematar, o Mourinho pode dizer-lhe "epa, dai rematas. a ver o q dá". Agora se há uma opção tão melhor que te coloca ou ao teu colega na cara do golo,de certeza que o Mourinho ou qualquer outro quer que ele tome essa decisão. Até pq como disse, os colegas dele estão à altura. O Ronaldo não está a jogar no arrentela. NEm o Bale. Que tem um lance inacreditável neste jogo com o Inter que eu trouxe aqui.

E olha que o Messi consegue ir buscar jogadas na selecção da Argentina. Não tão frequente como no clube pq a equipa colectivo tem mt menos qualidade. Mas isso acontece com ele, acontece ainda mais com o Ronaldo, que por não marcar tanto como no Real(onde tem mais golos que jogos.Na selecção marca 1 a cada 3 jogos, mais ou menos, média inferior a Messi na selecção por exemplo) q é onde ele faz a diferença, tantas vezes é nulo na selecção, e com todos os outros futebolistas. Ng sai beneficiado de jogar em colectivos q n são verdadeiramente colectivos.

DC disse...

Ricnog, eu vi o Argentina-Bolívia da Copa América na Argentina e posso-te dizer que foi dos jogos mais impressionantes que já vi do Messi.
http://www.youtube.com/watch?v=nrccmHx8mSc

O Messi é o melhor mas o futebol continua a ser um desporto colectivo. Se tens um grande jogador mas tens mais 10 gajos perdidos em campo, por muito bons que eles sejam individualmente, não vão haver resultados. O Messi pode decidir sempre bem, se os outros decidirem sempre mal de que adianta?

Miguel Nunes disse...

Joel, esqueceste-te do Quaresma. É egoísta, toma mtas decisões erradas, mas num modelo que o potencie é mt bom. Como o comprovou no FCP, onde foi por mais de uma vez um dos melhores em Portugal.

Miguel Nunes disse...

E claro: Hugo Viana e Custódio.

Bubbles disse...

PS:

Para mim o Ronaldo é melhor do mundo, de longe, mas o Messi é o melhor do Sistema Solar!


Benfiquista Tripeiro disse...

Gostava de ver Messi noutra equipa. Não é qualquer um que é campeão do mundo "sozinho", ou é campeão por um nápoles, por exemplo. Enquanto ele não fizer as duas coisas, nunca vai ser o melhor de sempre.

Anónimo disse...

não consegues ir buscar jogadas do Messi pela Argentina...
Miguel continuas a tentar explicar o jogo a gente que acha que usar a cabeça é dar cabeçadas...

http://www.youtube.com/watch?v=3R09NOTRvmc

Ricardo Nascimento

Anónimo disse...

não remata de fora da área e não consegues mostrar jogadas pela selecção...

http://www.youtube.com/watch?v=-qIwtkTZPJM

Ricardo Nascimento

Miguel Nunes disse...

Ricardo Nascimento, essa jogada do Messi é das coisas mais bonitas e mais bem feitas de sempre. Isto é Messi. Mais do que os 80 golos num ano.

Miguel Nunes disse...

Ricardo Nascimento, essa jogada do Messi é das coisas mais bonitas e mais bem feitas de sempre. Isto é Messi. Mais do que os 80 golos num ano.

Miguel Nunes disse...

referia-me ao golo do Di Maria

TaKuara disse...

Para mim o melhor do Mundo é o gajo do Galatasaray que fez o passe para o 3º golo.

Miguel Nunes disse...

pq Takuara?

Ajorge73 disse...

Só um aparte para quem falou no Nápoles. O Maradona não foi campeão no Nápoles a jogar comigo e o pessoal lá da rua...isso é uma história muitas vezes repetida mas
a não ser que achem que Careca, Carnevale, Zola, de Napoli, Alemão, Ciro Ferrara (e outros mais esquecidos) são coxos, é uma grande treta.

LaCulebra disse...

" TaKuara disse...
Para mim o melhor do Mundo é o gajo do Galatasaray que fez o passe para o 3º golo.
13 de Março de 2013 à0 15:15

Miguel Nunes disse...
pq Takuara? "

Porque fez o mesmo que o Messi nesse lance que só está ao alcance dos predestinados...

Benfiquista Tripeiro disse...

Não são coxos, mas sem o Maradona não tinham ganho.

Joel disse...

Miguel, mas eu só falei de gajos que até a bem pouco tempo estavam no Sporting e que foram mal vendidos (o que apesar de tudo, não aconteceu com Hugo Viana, Custódio, Quaresma) mas sim, nem me lembrei desses. E daqui a cinco ou seis anos vamos estar a fazer o mesmo com o Esgaio, Betinho e tantos outros..

Miguel Nunes disse...

MAs tb marca aos 60/70 golos por ano? e deixa 2 e 3 adversários para trás em condução para em seguida isolar os colegas? E isola os colegas mesmo com 10 adversários atrás da linha da bola? Sabem que é difícil ter paciÊncia para burros, não sabem...?

"A maior parte dos jogadores rápidos só sabem jogar rápido. Os lentos só sabem jogar lento. Depois há um extra terrestre que sabe jogar sempre com o que o jogo pede"

Miguel Nunes disse...

é q nem era preciso ir buscar o gajo do Galatasaray. Ia buscar o Chano e dava à mesma.

LaCulebra disse...

Miguel:

Eu não sou o Takuara.

Apenas respondi (referi o lance) por que me pareceu ser essa a linha de pensamento dele (o takuara). Terá sido alguma ironia?

É que eu nem consegui sequer perceber qual foi o jogador que fez a assistencia (Altintop?)

Não deixa de ser uma temporização perfeita.

Não chames "burro" aos teus leitores. Fica mal. Eu sei que as vezes a paciencia não é muita, mas não fica bem ao professor chamar isso aos alunos.

Gosto muito de vir aprender a este tasco.

Mas sim, gostava que o Takuara justificasse realmente a afirmação.

Miguel Nunes disse...

não fica bem. Mas eu não sou professor de miúdos de 10 anos...e se a ideia era essa... então não pode ter mm mais de 10 anos.

De qualquer das formas, como percebeste... n era para ti. E se calhar nem para ele, se a intenção não era essa.

Abel Cop disse...

"Quem não o percebe, não percebe nada de futebol. Lamento informar."

Com essa afirmação tu queres é encher a caixa de comentários.

O Bandido disse...

Melhor do mundo, o resto são nacionalismos bacocos que toldam a visão.. Dito e mais que dito.

Miguel Nunes disse...

Abel, ganho o mm. Ganho mais se clicarem no tostão e inserirem o vosso mail.

A Afirmação reflecte exactamente o q eu penso. Quem não percebe que ele é o melhor, é pq n percebe ou conhece os momentos e sobretudo as fases do jogo.

É que nem quero parecer arrogante. Isso para mim é um facto. Logo não posso ser arrogante ao afirmar factos.

Cumprimentos

jose guinote disse...

Claro que é o melhor jogador desempre. Claro que o é pelas razões apontadas no post. Pela capacidade única para modelar os ritmos do jogo. A jogada do quarto golo é soberba. Antes de ceder a bola a temporização feita, com a expressão corporal de um abrandamento deixa a defesa sem saber o que fazer.Ao mesmo tempo convida o Adriano e o Alba a juntarem-se à festa. Quando liberta a bola docemente convida Adriano a dar de primeira a desafia Alba para um último esforço para não falhar na recepção. Pode-se fazer isso num jogo de computadores mas num jogo desta intensidade aos 90+3m não está ao alcance de mais nenhum jogador actual ou de outros tempos. O primeiro golo é fabuloso. Antes de chutar dá dois ou tres pequenos toques na bola e cria o espaço mínimo para fazer aquele soberbo remate sem defesa. O segundo golo é igualmente bom mas é mais comum em Messi.
O melhor de todos os tempos, para nosso previlégio.

DC disse...

Não percebo porque é que dizem que o Miguel é arrogante por dizer aquilo.
Se ele dissesse que o céu é azul era arrogante? Se ele dissesse que quem diz que o céu não é azul é daltónico seria arrogante?

Miguel Nunes disse...

DC, é exactamente isso. Eu percebo que os miúdos fiquem todos entusiasmados com a quantidade infindável de golões de fora da área, de cabeça, de pé esquerdo. E achem que isso é que é ser completo. Agora em adultos não perceber a diferença de um para os outros todos... é mesmo não perceber de futebol. Não há aqui arrogância nenhuma.

Podemos discutir o Ronaldo com o Iniesta. O Iniesta é fabuloso na construção e criação, mas n faz golos! O Ronaldo faz muitos golos! Não merecerá mais que o Iniesta? É com golos que ganhas!

Agora qd tens um que junta o melhor dos dois mundos...

Dizes tudo aqui:

"O Miguel explica-te que o Messi é fabuloso na finalização mas também na construção e tu respondes com "ele era melhor se tivesse o Messi a construir para ele"?
Realmente há pessoal que não percebe mesmo o que dizes, Miguel."

Daniel Melo disse...

Brinca na Areia, estou totalmente de acordo contigo. Pelé é Pelé, e o resto está abaixo. O homem foi considerado melhor jogador do mundo com 17 anos (alguém se lembra de uma coisa assim?), participa em 4 mundiais e ganha 3 (!), venceu tudo pelo Santos (infelizmente o mundial contra o meu Benfica). Porra, comparar o quê? Se fosse hoje em dia imaginem, como afirma o Brinca na Areia, com as condições e os métodos atuais. Pelé sempre será o melhor. O resto vem por acréscimo.

Pedro Marques disse...

E esta recorrência de marcar golos, em remates colocados por entre o meio das pernas do adversário, que pensa ir barrar-lhe o caminho?
Com outro, diria, teve sorte.
Com o ele,digo, temos sorte...

Bruno disse...

Tem o jogo de cabeça do Ronaldo? A força física? Leva uma equipa ás costas ou jogam todos para ele? Porque razão os jogadores do Milan não encostam? Será que sobreviveria numa Premier League onde o contacto é mais do que permitido?
Lamento, mas para dizer com toda a certeza que é o melhor de todos os tempos, precisa de sair da zona de conforto que é esta maravilha de equipa. Basta olhar para a selecção da Argentina e do pouco que conquistou com ela. Maradona por exemplo levou a Argentina às costas e jogou em Espanha e em Itália. Na minha opinião é mais fácil dizer que Maradona foi o maior MVP de todos os tempos.

Bruno disse...

Saia da zona de conforto que é o Barcelona e jogue em campeonatos de contacto (Premier League) e em equipas onde precise de ser a referência e levar uma equipa aos títulos sozinho...e aí sim podemos falar dele como melhor de sempre.
Por estes factos é que a comparação com Ronaldo tem razão de ser e é um assunto sempre em voga.

TaKuara disse...

Não sei quantos golos o jogador do Galatasaray marcou, nem acho que isso seja importante para o caso.
Já li aqui que o golo não interessa. Ou só interessa ás vezes. Quando calha. A transição ataque-defesa também só interessa ás vezes.
Como é normal o melhor do Mundo só aparecer em alguns jogos.
Por acaso (ou se calhar não) este é o primeiro jogo (em 10) que Messi consegue marcar golos sem ser de penalty a equipas italianas.
Acho isso completamente normal, porque quer se queira, quer não se queira, em Espanha, onde o 4-2-3-1/4-4-2 está enraizado em 80% das equipas, os jogadores simplesmente defendem mal e sempre da mesma maneira. E é normal que jogadores fora de série como são Messi e Ronaldo (e outros) batam records de golos

Vejo todos os jogos do Barcelona.
O jogo contra o Sevilha é sintomático daquilo que é a Liga Espanhola.
É impossivel uma equipa tentar ter sucesso contra este Barcelona, se começa o jogo a querer fazer pressão a campo inteiro, não baixando o bloco. E incrivelmente muitas equipas vão jogar a Nou Camp assim.

Se calhar até a Académica que foi á luz teria mais hipóteses de obter um bom resultado no Nou Camp que grande parte das equipas espanholas.

Vi os jogos do Messi em Milão e os dois contra o Real Madrid. E aí não apareceu o melhor do Mundo. Ou se calhar até apareceu. Mas isto sou eu a pensar, que acho é impossivel colocar rótulos de "melhor do mundo" em quem quer que seja

Abraço

Anónimo disse...

Começo por dizer que Messi é INEQUIVOCAMENTE o melhor jogador do mundo, uniververso, extratosfera, o que quizerem. Tem batido todos os recordes com apenas 25 anos.
Ronaldo? Excelente jogador, mas já terminou a carreira.
Quanto ao mariconço. jogador um pouco acima da média que vive essencialmente da imagem de metrossexual, qual Beckam e que se não fosse portuga ninguém o defendia neste país de azul corrupto.
Tomara eu que os grandes jogadores fizessem toda a sua carreira no meu glorioso Benfica, e ganhassem os titulos que o Barça ganha.
Estou farto de ouvir palhaços dizer mal do Messi por não saír do Barça, e no entanto venerarem o Fegusson com 26 anos de Man. United.
P.S. O Ronaldo excelente jogador é o brasileiro, para os falhos de inteligência.
Eu como indefectivel benfiquista gostaria muito de ter um dia Messi no Glorioso, como O mago Aimar. Quanto ao mariconço nem coberto de ouro.
Henrique Cordeiro

KARLOS disse...

CONFIRMADO!!

DEUS continua sendo Brasileiro.

Pelé continua sendo o melhor de sempre.

Mas o papa agora é Argentino!

kkkkkkkkkkkkkkk

Abraço a todos
;)

Miguel Nunes disse...

kkkkkk

já n ganhas o Mundial! Papa n vai deixar nao looool

Pedro disse...

"e no entanto venerarem o Fegusson com 26 anos de Man. United."

Mas ninguém diz que o Fergunson é o melhor do mundo.

TaKuara disse...

Miguel

Disseste que o FCP era um clube de classe Mundial.
Acho que este jogo veio mostrar que a coisa não é bem assim, pois não?

Abraço

Miguel Nunes disse...

pq tu n queres? qd o SLB empatou c o Nacional significou q n é um clube de classe nacional?

abraço

TaKuara disse...

Porque uma equipa de classe Mundial (penso eu) nunca seria eliminado pelo numero 64 do ranking europeu.
Mas isto digo eu que não percebo nada de futebol.

Abraço

Miguel Nunes disse...

futebol. tudo pode acontecer. A Académica está qs para descer e tirou 2 ptos ao Benfica.

O Málaga está nesse ranking pq construiu uma grande equipa mt recentemente. o 54 n reflecte a sua qualidade.

DC disse...

O Porto hoje foi ridículo. Não sei se viste mas achas que o Porto não construiu jogo a partir de trás hoje por causa da pressão do Málaga ou por opção do treinador?
Hoje o Moutinho foi inexistente a partir dos 20 minutos.

Rocky Balboa disse...

O Pedro Henriques estava a comentar o jogo, e queixava-se que o Messi só jogava devagar, parado.
Prefiro eu ver o Messi parado que o PH a comentar.
Nem o Barcelona era mau antes nem é muito bom agora. É o mesmo Barça de sempre. Fez o jogo que costuma fazer, explorando mais largura para aclarar espaços em cc. O primeiro golo é exemplo disso. E tivesse o Milan Ronaldo e Di Maria, nos contras que meteu por El Sharway, era golo certo.

Miguel Nunes disse...

DC n vi. Vi só a partir dos 70 para ai, já só tinha 10 em campo.

Gonçalo Teixeira disse...

O saviola hoje merecia um post. Como jogando a 9 consegue ser sempre dos jogadores mais importantes da equipa, não sendo na finalização onde se destaca mais. Em 78 minutos fez 10km. Tinha um colega que dizia q ele estava acabado para o futebol quando estava no Benfica.

venis disse...

pa aquele golo do maicon é LIMPO, LIMPO pá! consta que eles querem repetir o jogo, querem o árbitro que arbitrou o jogo da 1º mão e eu acho justíssimo! e expulsarem jogadores? onde é que já viu isso? assim não vale! uma equipa que era candidata a ganhar a champions a ser roubada nos dois jogos?!!

Anónimo disse...

ehehe que azia do miguel, só viu um pouco do jogo, só pra não ter que fazer um post ahahahah mt bom!

venis disse...

o porto não cria oportunidades de golo, onde é que eu já vi isso?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Bem, se em Espanha as "equipas defendem mal" (eu entendo esta expressão como estando mal colocadas em campo e/ou não são organizadas o suficiente para dificultar a entrada da bola nos espaços mais perigosos - que para mim é o corredor central mais concretamente o espaço entre as duas linhas laterais da área, digamos assim): então o que poderemos afirmar de 95% das equipas inglesas?

Na minha opinião, nem o Man Utd, dirigido por um dos melhores treinadores do mundo e da história do futebol - mesmo sem saber o que é um triângulo, como alguém um dia escreveu por aqui - consegue controlar de forma eficaz a zona mais perigosa do campo.

TaKuara: usas um nome demasiado bonito e importante para tanto disparate. Daqui a bocado estás aqui a tentar nos dizer que o Miguel Vitor é um bom jogador. Tem lá paciência...

TaKuara disse...

O 11 inicial do Málaga custou-lhes 24M€.
Só a defesa do Porto custou cerca de 50M€.

O Málaga é uma equipa mesclada com jogadores na curva descendente da carreira, deles emprestados, e outros que vieram a custo zero, salpicada com a classe de Isco, mas que chegou para empurrar a tal equipa de classe Mundial para trás.

Como teimas em falar do Benfica, nesse jogo a Académica fez 2 remates de penaltys inventados, como unanimemente a critica referenciou. Foram os 2 remates da Académica no jogo. Mas é futebol.

Abraço

Pedro disse...

O futebol bem jogado é tão simples... Aimar e Messi sabem-no melhor que ninguém.

http://www.youtube.com/watch?v=gaZOeAlz_FI

TaKuara disse...

Edson, disse alguma mentira?

Pedro M Magalhães disse...

só um pequeno aparte, num jogador que admiro imenso.

david silva.

considero que se estivesse no barça, no mesmo papel de messi, na posição 10/avançado, estaria muito próximo do nível do argentino. é brutal na criação e finaliza muitíssimo bem.

Henrique disse...

"É que nem quero parecer arrogante. Isso para mim é um facto. Logo não posso ser arrogante ao afirmar factos." Só para dizer que isto é a definição de arrogância. Perceber de futebol não te pode fazer perder as normas sociais. Mas concordo contigo, o Messi é o melhor jogador do mundo, apesar de gostar de o ver noutra equipa.

Valter Correia disse...

Miguel Nunes, talvez eu não me tenha expressado lá muito bem. A fama do jogador influencia muito a opinião publica dos addeptos. Messi tem imagem suficiente para temporizar um contra-ataque. Ontem, no jogo do FCP, quando temporizavam uma jogada de contra-ataque, o pessoal gritava que se fartava.

Tu, eu, e muitos que aqui comentam percebemos que cada situação é uma situação de jogo onde o portador da bola deve acelarar ou temporizar. Mas, para muitos, um contra-ataque deve ser sempre acelarado, e bem ou mal, e foi o que eu referi. Chama-se opinião pública.

E eu entendo desta forma: Uma equipa tem um estilo de jogo específico. Se desse estilo faz parte temporizar, porque o treinador preparou os jogadores para isso, entao a equipa vai temporizar. Se preparou para acelarar, então a equipa vai acelarar. Cada jogador vai decidir bem ou mal, quando os colegas de equipa decidem tão bem ou melhor que ele. Alguma vez o Alba marcaria aquele golo se não fosse rápido a decidir como foi Messi e o colega que surgiu na direita? O golo foi apenas da autoria de Messi? A decisao dos colegas não conta?

Eu quero ser treinador profissional e trabalho para isso, até te mostro o meu projeto se quiseres. Talvez até conheças.

Terminado, eu perguntei quais são os fatores para avaliar o melhor jogador do mundo, porque o futebol tem muitos estilos de jogo e não dá para representar um jogador pelos números. Afinal Messi é melhor porque tem melhor decisão? Decide rápido? Ronaldo também não tem as suas proprias decisões e não decide rápido? Porque se Ronaldo decide mal a acelarar, então se decidisse bem a temporizar, Messi ficaria sempre atrás e Ronaldo faturaria a dobrar.

Agora fico parvo é com argumentos: Ronaldo vem buscar a bola atrás, Messi decide muito bem, Ronaldo é forte, Messi é rápido. Cada um defende para o seu lado.

PS: Respeito a tua opinião. Não acredito que o fator decisão seja o argumento para decidir quem é o melhor jogador do mundo. Para mim, o argumento que define o Messi como melhor do mundo é a ligação que ele tem com os colegas, a forma como eles lhe abrem espaço, a forma como ele lhes dá a bola, a forma como todos se unem em função das suas capacidades e geram resultados. E Messi é o jogador dssa equipa que mais ganha com isso. Até Piqué influencia na forma de Messi jogar. Decisão é apenas uma caraterística individual, que orienta a técnica e a tática do jogador e é orientada pela leitura de jogo e experiência. Decisão é apenas uma palavra no meio dum esquema muito maior que define o jogador!

Pedro disse...

David Silva seria o substituto ideal de Aimar no SLB
:) :) :)


Miguel Nunes disse...

David Silva é um Messi... sem os 60 ou 70 golos ano. Adoro-o!

Pedro M Magalhães disse...

eu creio, miguel, que se tivesse o mesmo papel que messi no barça, silva marcaria perto de 60 golos por ano.

o gajo sabe finalizar!!!

Miguel Nunes disse...

sabe. mas n assim, Pedro. Damos-lhe 15 a 20 golos :) ele é um comum mortal cheio de qualidades. Apenas isso.

Pedro Simões disse...

A tal equipa que tinha tudo para vencer tudo e todos na Champions foi de vela... Afinal bastou um simples Málaga para arrumar com a questão...

Miguel Nunes disse...

Pedro, o Benfica tem tudo para ganhar a Liga Europa e pode ir já de vela hoje. É o futebol. Não achas que o Benfica tem tudo para ganhar a liga europa? É até bastante mais favorito do q era o FCP ontem na champions. Mas isso n significa que não caia já hoje! Ou que não possa cair contra uma equipa teoricamente mais fraca, como o Rubin ou assim.

Ou só achas que o Benfica tem tudo para ganhar se ganhar hj. Depois só achas que tem tudo para ganhar se ganhar nos quartos e assim sucessivamente. Portanto só uma equipa é que tem possibilidades de ganhar o troféu. E só ficamos a saber qual é essa equipa no final da competição. É isso?

Diário de um Dragão disse...

Miguel, foi cometido um erro, que foi ter sido feito um elogio ao FC Porto. Já se sabe que há pessoas que não convivem com isso.

Assim como se o Benfica for eliminado, o JJ já é um incompetente e o Benfica nunca foi um favorito a ganhar a liga Europa.