domingo, 17 de março de 2013

Garay

Noite para recordar, e a demonstrar o porquê de ser o melhor em Portugal.

O golo, mas antes o extraordinário passe para Melgarejo no lance que praticamente terminaria com a resistência do Guimarães.

O argentino é apenas a prova do que por aqui se afirma. Para se ser um excelente jogador de futebol, as qualidades técnicas são decisivas. Mesmo nos jogadores da rectaguarda. É muito por aquilo que é Garay que Dier não deve, de forma alguma, ser retirado da sua posição de origem. Ter jogadores capazes de desequilibrar ofensivamente logo desde trás no primeiro momento da construção será cada vez mais decisivo. Feliz de quem pode contar com defesas centrais para desbloquear situações e adversários.  Em equipas que passem demasiado tempo no momento de organização ofensiva, defesas centrais com tamanha qualidade ofensiva são tão importantes para se chegar ao golo, quanto os avançados. É que o jogo começa demasiadas vezes desde trás, e passa garantidamente, mais vezes nos pés dos centrais que nos de qualquer outro jogador.

Quando sair, e vai sair, será uma perda extremamente complicada de compensar.

33 comentários:

Manuel Humberto disse...

Miguel, e o que sempre e desde ha muito vens demonstrando. Garay (em concreto neste 'post'), SLB e FCP. Duas equipas muito boas, diferentes, e campeonato quase decidido por aquilo que os treinadores nao controlam: erros estritamente individuais.
Mas antes dos erros, o mais importante na esfera alem-treinadores e que tambem sempre mas sempre aqui demonstraste: criatividade.

James desaparece, o FCP sente mais dificuldade.
Ja o Benfica vai a este nivel funcionando com destaque - hoje - para um central.

Mas isto Vitor Pereira nao controla e o 'post' em baixo revela como o 1'o golo do Malaga surgiu duma falha individual. Os jogadores falham mts vezes. Qd a oposicao e boa, paga-se caro. O Benfica hoje a dada altura dava espaco ao Guimaraes para jogar, mas o Guimaraes fez o melhor que pode.

Mas hoje (que nao e de hoje, claro) os adeptos do SLB deveriam vir aqui dizer-te se Jesus afinal ja presta. E que durante imenso tempo era um "treinador limitado". Hoje o "limitado" e Vitor Pereira, mas para os portistas ...

Outra coisa, os Vimaranenses venceram de forma brilhante a taca de Portugal de basquetebol. "V. Guimarães conquista Taça de Portugal, derrotando benfica por 100-81". O doce e o amargo, para os lados de Guimaraes. E ja agora ainda outra coisa: maravilha vermos na TV o numero de caras jovens naquela equipa do Guimaraes.

E mesmo mesmo para terminar: viram a danca de Cardozo quando Artur quase perdeu um olho por (mais) um petardo lancado das bancadas que lhe passou a meio metro do corpo? Que cinico aquele Cardozo. Imbecil. Mas so em futebol tal como Jesus este Cardozo e outro: hoje ou desde ha 3 semanas ja e novamente o maior, quando a qualidade sempre foi evidente. Ele mete mesmo a bola onde quer.

Mas e incrivel como o Benfica onde quer que va a unica coisa que deixa sao os petardos. Perdem 1-0, petardos. Ganham 3-0, petardos. So sabem festejar com petardos Que clube medonho. E celebram os petardos com dancas. A serio Miguel Nunes, viste as imagens? Ele (Cardozo) estava a dancar e a gozar pelo lancamento dos explosivos. Que futebol teremos daqui a 3 anos?, por este andar?

Miguel Nunes disse...

Tocas num ponto essencial. O James. Estou agora a editar as imagens da 2nda parte do Málaga. E já tenho uma em que digo q provavelmente o q faltou foi... James.

Pensei q sofressem mais a sua ausência qd se aleijou, do q o q realmente sofreram. Mas estão a sentir mt não estar ao nível q teve no início.

Ainda assim, é o claro toque de classe e criatividade do FCP.

O SLB ainda vai ao Maritimo. O campeonato está longe de estar ganho, mas está mais perto depois de hoje. O ano passado esteve mais perto (5 ptos) e classico em casa, e fugiu.

Anónimo disse...

Os petardos não foram lançados pela claque do vitória?

Gon disse...

Miguel, já por mais de uma vez ouvi dizer (ou li) que um jovem central deve ter a experiência de jogar a médio defensivo porque isso o beneficia de alguma forma.

Concordas? Se sim, qual é a justificação "técnica".

Talvez seja o que está a acontecer com Dier.

Germano Bettencourt disse...

Manuel Humberto. Existe aqui um equivoco. Os petardos foram lançados pela claque dos Vimaranenses. O que o Cardozo fez foi provocar os gajos. Não o deveria ter feito, mas os gajos estavam a merecer.

M disse...

e todos nos sabemos como fugiu, especialmente em Coimbra e na Luz...

Anónimo disse...

Sim, claro... pois e tal... Mas o mais importante ficou por dizer! O melhor jogador do éssióbê tem sido (há muitos anos) a "vaquinha mimosa" (entenda-se uma sorde que mete nojo). Sem essa preciosa ajuda, o éssióbê teria sido eliminado, com naturalidade, pelo Bayer (que, pese embora tanto alarido sobre o seu hipotético valor, NUNCA foi campeão no seu país...) e já estaria uns quantos pontos atrás do líder no campeonato português. Com a referida "vaca" está 4 pontos á frente... Por fim, de registar que essa preciosa mais-valia (a p... da sorte) consegue mesmo actuar fora de campo como são os VARIADÍSSIMOS exemplos dos sorteios - cujo último episódio ditou uma dificílima eliminatória frente ao poderoso 13º classificado da liga inglesa que, na fase de grupos, ficou atrás do colossal Girondinos de Bordéus e não conseguiu vencer ao Marítimo). Com a mesma "vaquina mimosa" nos seus quadros e a actuar apenas a 10% das capacidades que patenteia ao serviço do spólegebôbenfique, o SCP estaria a lutar pelo 3º lugar... Isto falando apenas nesta época, porque olhando muito mais lá para trás, o GRANDE SCP teria, nos últimos 10 anos conquistado, pelo menos, 2 campeonatos nacionais. Isso sim é um GRANDE JOGADOR...

Manuel Humberto disse...

O James esta 'apagado'. Ate a cara dele, esta mais palido, esta com uma cor diferente.

O Jackson se nao falha o penalty o FCP teria ganho tal como o SLB ja venceu tantos jogos (ainda ha 2 ou 3 jornadas em casa) da mesma forma: sofrida.

O mais importante entre outras coisas seria perceber-se aquilo que tu vais dizendo: os treinadores, estes 2 treinadores em concreto, trabalham MUITO BEM. Sao MUITO BONS. Os resultados e antes disso o proprio jogo sao fruto de muitas variantes e eles nao controlam tudo. E claro no Sporting: o que dizes do Dier. A serio Miguel Nunes, vai para o Sporting. Ou para o Benfica ou o Porto ou Guimaraes. Se tu fosses para o Benfica eu juro por tudo mas juro mesmo que passaria a torcer mais ou menos pelo Benfica.

Anónimo disse...

Caro Manuel Humberto, concordo consigo em quase tudo, e como não parece ser uma pessoa muito faciosa creio que está enganado. Apesar de ultimamente se terem feito ouvir petardos na Luz, uma situação lamentável...

Quem mandou os petardos para o Artur foram adeptos do Guimarães!

RSantos

TMAT disse...

os petardos foram lançados pelos adeptos do Vitoria...mas o Cardozo não devia ter feito aquilo.

Moreira disse...

Os petardos foram todos lançados pelos adeptos do Vitória. Admito que o senhor Manuel Humberto não nutra a maior das simpatias pelo SLB, mas adulterar factos, isso não.

Visigodo Luso disse...

Concordo com tudo o que foi dito. Aliás, daí este ser o melhor blog de futebol nacional.
Parabéns e continuem o bom trabalho!!

P.S.: talvez não fosse má ideia moderar os comentários, pois pelos vistos à muitos que pensam que estão a comentar A Bola e O Record tal o nível para que tentam levar a discussão

luis disse...

Fiquei felicíssimo quando chegou o argentino, à Luz. Para mais, porque veio substituir David Luiz.

O argentino é subvalorizado e o brasileiro altamente sobrevalorizado. Para o Benfica, ainda bem.

Manuel Humberto disse...

Foi ha coisa de 3 meses. As palavras que li aqui foram estas e mesmo estas: "so a falta de James tirara o titulo de campeao ao FCP". Izmailov nestes ultimos jogos nao supriu ...

Nao foi o trabalho de Vitor Pereira que mudou.

James mais Izmailov, com os dois bem, sao um resultado brutal.
James com muita dificuldade, Izmailov sozinho, nao e garantia para aquilo que o Colombiano (periodo pre-Russo) vinha oferecendo. Mas ja no Sporting era assim. Izmailov tem muito muito requinte mas resguarda-se mais.

Manuel Humberto disse...

E claro qd o SCP nunca teve nada sequer parecido com James. Ou Aimar.

jose disse...

Manuel Humberto disse:

"Mas e incrivel como o Benfica onde quer que va a unica coisa que deixa sao os petardos. Perdem 1-0, petardos. Ganham 3-0, petardos. So sabem festejar com petardos Que clube medonho. E celebram os petardos com dancas. A serio Miguel Nunes, viste as imagens? Ele (Cardozo) estava a dancar e a gozar pelo lancamento dos explosivos. Que futebol teremos daqui a 3 anos?, por este andar?"

As vezes, so mesmo as vezes, as pessoas deveriam informar-se antes de dizer asneiras. Os petardos vieram da claque do Guimaraes, e o Cardozo, numa atitude estupida, que ate lhe valeu um cartao amarelo, estava a gozar com os adeptos advsersarios por isso. Mas pronto, quando a razao se tolda....

Miguel, goastava de uma apeciacao ao Gaitan, visto que a tomada de decissao, e mesmo o trabablho mais tactico parece estar a melhorar a olhos vistos (a asistencia para 2 golo do Benfica em Bordeus e algo de assombroso), e hoje novamente muito bem em quase todos os processos de jog, mesmo nos defensivos.

JR disse...

Realmente, grande golo do Garay. Que qualidade para um central!

Por falar em Dier, viste o jogo frente ao Setúbal? Reparaste no primeiro golo do Sporting? Na forma como ele temporiza três segundos à espera da entrada do Cédric e lhe mete a bola certinha para o cruzamento de primeira? Muita qualidade, principalmente se nos lembrarmos que ele é central de formação, ou seja, que nunca treinou aquelas acções na vida. É-lhe inapto.

venis disse...

Tinha que ser uma lagarto aziado a comentar primeiro! vá çá que não foi um corrupto... que complexo de inferioridade que estes gajos têm! ó meu amigo, erros individuais e colectivos há tantos em qq jogo que nem dava pra contar todos, por exemplo, já que falas nesse jogo, no 1º golo do málaga, aliás, o segundo, pq o primeiro o árbitro não quis, há sim erro, mas e se a bola não entra no Isco e entra prá esquerda ou se o tal jogador com a bola decide driblar e perde a bola? o erro não desapareceu, estava lá, como em 7534546 lances!

jesus krist, agora vem com o jogo do basket, do basket pá! e amanhã? é pq o sporting ganhou em matrecos ao Benfica?

Sinceramente nem li mais o que escreveste... para quê?

venis disse...

'O ano passado esteve mais perto (5 ptos) e classico em casa, e fugiu.'

engraçado o que um árbitro pode decidir, mais que o Messi!

venis disse...

olha outro, isto vai ser toda a semana cheio de anónimos aziados eheh ahah

fernando disse...

Miguel viste o 1º golo do Barcelona, Messi com um toque de classe rompe a 1ª linha defensiva do adversário, depois numa situação de 3X2 progride, fixa os centrais e só aí solta para Villa, quando o central desse lado não tem a mínima hipótese de cortar a bola ou atrapalhar a acção do avançado.
Este lance resume quase tudo o que tens falado em alguns dos últimos posts.
Com a qualidade dos jogadores do Barcelona, um lance 3X2 conduzido por Messi em 95% das vezes será golo.
Condução e decisão excepcionais de Messi.

TaKuara disse...

Garay é incrível. Tem classe para dar e vencer, é sóbrio, raramente falha um lance disputado, é rápido, e é o primeiro avançado do Benfica aquando da recuperação de bola.
COm Garay (assim como quando tinha D.Luiz) o Benfica ganha qualidade na primeira fase de transição defesa-ataque.
Por isso é que defesas destes valem milhões, e defesas de qualidade como Jardel, nunca chegarão a serem transferidos por valores astronómicos.

Anónimo
O 13º classificado do futebol inglês, está no top 20 da Deloitte como clube com mais receitas no mundo (acima dos 100M€). É poderoso? Sim, é.

A sorte do CArdozo são os 130 golos. A qualidade fala por ele.


James.
É um excelente jogador. Mas não é nenhum Hulk, e não peçam para ele fazer aquilo que ele não consegue. Não tem capacidade para carregar uma equipa ás costas. Falta-lhe velocidade para desequilibrar nas alas. E a sua maior virtude é o saber aparecer nos espaços, passando despercebido, o seu golo é sintomático disso.

Abraço

O Bandido disse...

Oh Manuel Humberto, deixa-te de Couceirices, antes de criticares a dança do Cardozo, devias lembrar-te de um jogador que tiveste no teu clube e que andou a cuspir em colegas de profissão. Quem lançou os petardos foram os adeptos do Guimarães, mas a tua obsessão pelo Benfica até te troca a percepção da realidade. Vai lá apoiar o Couceirinho e deixa de ser viúva carpideira. Garay é mesmo o melhor central do campeonato, já nem me lembro do David Luiz..

Anónimo disse...

"Todo mundo tem a sorte que merece."

"Sorte é para quem tem, e não para quem quer."

"A sorte protege os ousados."

"Peito forte zomba da má sorte."

"Ninguém está bem com a sorte que tem."

"A sorte segue a coragem."


e para finalizar...

"Quem a sorte alheia estima, a sua desestima."


Edson Arantes do Nascimento disse...

O Benfica tem muita qualidade - desde a baliza à unha do ponta-de-lança suplente, passando pelo treinador (claro). E ainda se deu ao luxo (sim, um luxo!) de vender Nolito e Bruno César.

O Garay dispensa apresentações. Não há pai para ele. Eu sempre tive a sensação que o Mourinho era benfiquista mas fiquei esclarecido quando nos ofereceu este figurão para ficar com o Raul Albiol.

Muito obrigado.

P. S. E o Gaitan? E o Gaitan! ahahahahahahah

Pedro disse...

Garay só peca numa situação: raramente corta um lance colocando a bola jogável para a equipa. Mas como corta quase tudo fica tudo bem. Se ele tivesse este pormenor de consgeuir colocar a bola jogável seria um dos melhores do mundo e, obviamente, já cá não estaria.

NSC disse...

Como isto vai...
A continuar assim, há muita gente que vai acabar a temporada com o risco de sofrer de uma overdose de rennie.

E se não fossem os foras-de-jogo mal tirados na 1ª parte e se o jogador que faz o penalty tem sido expulso, como deveria ter contecido, levavam mais.

Citando o grande Maradona: «Qué la chupen. Qué la sigan chupando»

Anónimo disse...

É uma pena, mas o Garay será vendido este verão. Não dá para o aguentar, o salário actual é altíssimo e o que lhe irão oferecer será ainda mais! Será impossível de substituir a curto prazo.

Anónimo disse...

"Garay só peca numa situação: raramente corta um lance colocando a bola jogável para a equipa. Mas como corta quase tudo fica tudo bem. Se ele tivesse este pormenor de consgeuir colocar a bola jogável seria um dos melhores do mundo e, obviamente, já cá não estaria."

What?????

Pedro disse...

Caríssimo, Garay é um excelente defesa com uma capacidade de desarme muito boa mas, se reparares, não tem grande preocupação de, ao cortar o lance, conseguir que a bola fique jogável. Não é uma crítica pq o principal é cortar o perigo e isso ele consegue com mestria. Mas seria muito melhor se ao cortar conseguisse que a bola ficasse jogável. Nem sempre é possível mas outras vezes é possível aliar o corte com a colocação de bola. Só isso. Garay é, claramente, o melhor em Portugal.

PedroF disse...

E o Aimar, pá?! O jogo já estava ganho, o Guimarães já estava de rastos, mas mesmo assim tem ali dois ou três pormenores de qualidade máxima.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Quando o Aimar entrou eu disse: "Ainda vão levar mais uma batata".

Anónimo disse...

Garay é o principal central Argentino da actualidade, titularissímo desde que entrou no Benfica...

Obviamente é jogador com categoria a mais para ficar preso nesta liga...

A partir do momento que entre num dos principais clubes de uma grande liga, irá ainda aumentar esse ênfase de principal central argentino da actualidade. Dai que é um jogador com dimensão a mais para o Benfica e principalmente a liga portuguesa.

O mesmo acontece com outros jogadores do Benfica e outros jogadores do Porto, a liga Portuguesa é fraca, pouca atractiva, as bancadas não ajudam. Simplesmente eles não podem sair todos ao mesmo tempo, tem que ser gerido, 1/2 de cada vez.