sábado, 30 de março de 2013

Lima. Finalmente o Hat-trick.

Grande avançado. Grande jogador. A par de Matic a grande figura do SL Benfica 12/13.

Grande finalizador, com enorme disponibilidade física. Rápido, muita força e resistente. Tecnicamente bem satisfatório e sempre com critério a jogar a bola. Sendo este critério o que o distingue do colega Rodrigo. Não é um criativo, mas sabe sempre dar seguimento aos ataques, pela primazia que dá pela posse. É um jogador responsável com qualidades inegáveis na movimentação. Seja a atacar as zonas de finalização, seja a trabalhar nas linhas de passe para receber no pé. 

Nunca se saberá. Mas fica a interrogação, sobretudo depois dos maus jogos do SL Benfica antes da sua chegada. Estaria neste momento o Benfica na liderença, a um curto passo do Jamor e a preparar-se para um possível apuramento para uma semi final Europeia sem o brasileiro?

P.S. - Rodrigo melhorará bastante se algum dia perceber que não precisa de golos para ser importante e para se sentir realizado.

17 comentários:

hertz disse...

No que toca a grandes figuras do Benfica 12/13, acho que o Garay e o Enzo também têm de estar aí.
O Enzo tem feito grandes exibições e ontem fez mais uma.
Em relação ao Rodrigo, notou-se que ele anda desesperado pelo golo e isso tira-lhe algum discernimento.

Anónimo disse...

Concordo, mas continuo a achar o Enzo outra peça fundamental, quer na recuperação de bolas quer na circulação da mesma.

Sérgio

Edson Arantes do Nascimento disse...

Já agora: o Miguel PB mantém as mesmas opiniões sobre Benfica e FCP que foi explicando ao longo da época?

E mantém a opinião que o Moutinho é "500 vezes melhor" do que Enzo Perez? (Peço desculpa mas "500 vezes melhor" é mesmo um granda LOL)

Quanto ao Lima não há nada a dizer. É a performance total.

Pedro disse...

"Rodrigo melhorará bastante se algum dia perceber que não precisa de golos para ser importante e para se sentir realizado."

Mas é difícil ele perceber isso. Ele tenta o golo sempre. Nota-se claramente no seu jogo que ele anseia por marcar, para deixra marca, para ganhar a confiança que lhe foge desde que o caceteiro o pôs no estaleiro.

RSA disse...

Boas....

Sobre o Rodrigo penso que o facto de jogar quase sempre como segundo avançado e como tal ser obrigado a tomar deçisões onde ele não é forte e por norma as coisas correm mal fica um jogador frustado e egoista.

O sucesso dele na selecção Espanhola não terá a ver com a sua posição dentro de campo ?

Infelizmente para ele têm dois jogadores com maior capacidade neste momento á sua frente terá que ter paciençia...

Miguel Nunes disse...

Hertz, sim Enzo e Garay vêm logo a seguir.

Edson, o Moutinho é mm melhor q o Enzo. Mas neste modelo só c 2 médios, tb prefiro o Enzo, pq é ainda mais agressivo defensivamente (o q n é nada fácil).

Sim, Pedro. Aquele pontapé no adversário talvez fosse para vermelho e foi apenas fruto da frustação de n ter marcado golos e já ter o Cardozo a aquecer. Ele é parvo, qd começar a dar a bola até vai marcar mais golos pq lha vão devolver.

RSA, claro q sim. Ele é um 9 fantástico. Mas é dum egoísmo que o prejudica. Não prejudica só a sua equipa, prejudica-o tb pq mtas das x se solta a bola é ele quem a irá receber depois e em melhores condições

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não Miguel, há pouco tempo atrás escreveste aqui que o Moutinho é "500 vezes melhor do que o Enzo".

Ora, 500 vezes não é coisa pouca!

Acontece que isto é uma das maiores piadas que aqui foram escritas (ao lado do vídeo do Belluschi contra o 1º de Dezembro). Não me leves a mal porque eu sou mesmo assim, gosto (de vez em quando) de fazer um bocado de barulho.

Esta dica das "500 vezes melhor do que o Enzo" só pode ser a tua doença lagarta a atacar... Não há outra explicação para tal opinião - que está manifestamente deslocada da realidade.

Rodrigo: o Benfica não está na Champions por causa deste jovem - em Barcelona, em vez de dar a bola ao Nolito para apenas encostar lá pra dentro, preferiu ser o herói. Mas falhou. Acho que isto diz tudo sobre a mentalidade do rapaz.

É um excelente jogador e tem sido importante no Benfica, tem vários golos (12 - se não me engano) mas apresenta uma mentalidade que me irrita profundamente. Talvez seja da juventude - mas nem o JJ consegue domar a burrice do ilustre!

Que é um bocado parvalhão, lá isso é verdade. Ontem, no entanto, nunca poderia ser expulso na tal jogada. Tendo em conta que na primeira parte um carniceiro arrumou com o Salvio e nem falta foi.

O árbitro não deve ter visto, com certeza.

Na TvSpor os senhores que comentavam disseram "pois, se calhar foi falta, se calhar!" e o outro ressabiado ex-péssimo-jogador-de-futebol remata assim: "Faz parte".

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, Rodrigo na selecção faz lembrar o Henry. Como já disseste muitas vezes ele no SLB ainda não mostrou tudo, só mesmo "aromas" do que pode fazer. Quando abrir o livro, não ficará por lá muito tempo. E ele mesmo sendo egoísta e um jogador focado essencialmente em atacar a baliza conduzindo a bola, se ele quiser, quando quer, sabe jogar com a equipa. Existem alguns traços criativos no seu jogo, sobretudo na forma como assiste para golo. Por outro lado, parece que ali há qualquer coisa a impedir que Jesus confie completamente nele. Rodrigo seria o "substituto" natural de Cardozo no SLB, substituto em termos de entrar no 11, dado serem jogadores muito muito diferentes. Mas por alguma razão imagino o Benfica deixar sair Cardozo e contratar outro avançado por 6 ou 7 milhões, permanecendo Rodrigo à espreita. Provavelmente Rodrigo não se sujeitará a isso mais 2 anos. A próxima época será decisiva para o jogador e está nas mãos do SLB (seu treinador) tirar todos os frutos daquele jogador. Seria uma transferência das gordas, no fim da próxima época.

Manuel Humberto disse...

Atacar a baliza conduzindo a bola por não ser jogador de último toque, não significando que vá muitas vezes para cima dos defesas. Antes, ultrapassada a última linha em velocidade e solicitado de trás. Os últimos 15 ou 20 metros percorre-os sem oposição com a bola no pé. As semelhanças com Henry são muito essas.

Miguel Nunes disse...

Concordo com tudo, Manuel. Rodrigo substituto natural do Cardozo, como ponta de lança de área no SLB. E eu mais do q ng acho q se lhe derem uma época a titular sairá por mt dinheiro e para um grande clube.

Edson, sim, esse jogador do Rio Ave tb devia ter sido expulso. Mas atenção q qd disse q o Rodrigo deveria ter sido expulso n era uma critica à arbitragem. Apenas tentava mostrar o que aquela cabecinha egoísta o levou a fazer só pq n tinha golos marcados, qd o jogo já ia em 5 ou 6 a 1.

O Belluschi é mt bom jogador, já agora.

Tb posso colocar aqui o video dele contra o Benfica no 3a1, se o problema for a qualidade do adversário :)

Manuel Humberto disse...

Miguel Nunes, "traço" de Jesualdo. FCP, Boavista, Braga, SLB, se calha não terem grande velocidade, jogadores como Belluschi são mais ou menos postos de lado. Apostaria ser por isso que Labyad é tantas vezes utilizado: tem velocidade. André Martins não terá vida fácil no Sporting.
Capel, caso não seja transferido pela SAD, será vê-lo para o ano titularíssimo no SCP, tal como nesta temporada. Será o Rodriguez do Sporting, infelizmente.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Bons jogadores como o Belluschi há aos pontapés na minha e na tua rua.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ah e do camarada Belluschi podes até colocar o vídeo do 5-0 que o Benfica comeu do Olympiakos - em que ele até marcou um ou dois.

Mas isso não mudará a realidade.

(Olha começou agora o Atlético-Valência e tanto o Banega (craque) como o Pablo Piatti jogam 500 vezes mais que o Belluschi...)

Miguel Nunes disse...

Sou um grande fã do Banega e do Piatti. Dos maiores mesmo :)

Pena que não estejam a ser aproveitados como deveriam ser.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Jesus bem queria o Piatti quando o antigo clube dele desceu de divisão... Mas os euros do Valência falaram mais alto. Uma pena!

Edson Arantes do Nascimento disse...

É verdade. A equipa do Valência é uma coisa estranhíssima.

Têm um meio-campo fabuloso (Dani Parejo, Tino Costa, Banega, Piatti, Sergio Canales) e passam o jogo todo a rodar a bola pela defesa para a colocar sempre sempre sempre nos corredores laterais - são resmas de cruzamentos para a área.

Parece que não têm outra solução. Outra ideia. (A determinada altura o Banega levou as mãos à cabeça.)

Só vi com atenção a primeira parte mas apenas contabilizei dois ou três passes no corredor central. A tua análise do jogo Valência-PSG explica muito bem a falta de criatividade da equipa.

É que ainda por cima, para além dos médios, têm um avançado como o Jonas que se mostra muito bem (na minha opinião) para receber e enquadrar. E até decide com qualidade.

É a velha história das nozes para quem não tem dentes...

Anónimo disse...

Gostei do teu post Miguel Nunes! Lima claramente avançado de top e demonstrou ao longo da época o porquê do Benfica ter investido 4,5 milhões de euros pelo seu passe.. acredito inclusivamente que tenha sido uma "teimosia" do JJ que era grande apreciador das suas qualidades.. É fenomenal e é pena que tenha já 29 anos caso contrário seria um caso sério no futebol mundial! Quanto ao Rodrigo, acho que nunca é demais referir o facto de não ser o mesmo desde que foi "ceifado" em S. Petersburgo pelo Bruno Alves.. Tem demonstrado muita ansiedade esta época, a tal obsessão em marcar golos para não ficar atrás do Cardozo ou do Lima.. e isso condiciona (e de que maneira) o seu jogo.. Tem um potencial incrível e nota-se que JJ quer tirar o melhor dele, mas o egoísmo e a referida ansiedade fazem com que não jogue, para mim, nem a 50% daquilo que pode fazer! Em relação a outro post da tua autoria, Diogo Rosado é um dos maiores talentos que já tive o prazer de ver jogar.. Um jogador fenomenal mas que infelizmente vive de "flashes"! Esperemos que faça parte da equipa principal do SLB para o ano de forma a rentabilizar todo o seu potencial :) Parabéns pelo blog!
P. Pereira