quinta-feira, 18 de abril de 2013

Curiosidades na dança das transferências

Há mais de dois meses, num texto bem polémico por desvalorizar individualmente muitos dos jogadores do Sporting, foi-nos solicitado um onze de jogadores da Primeira Liga sem ligação ao FC Porto, SL Benfica e Sporting de Braga que entrasse directamente no onze inicial do Sporting.

Hoje com a noticia de um eventual interesse do SL Benfica em Steven Vitória houve a curiosidade de voltar atrás no blog e recuperar o onze escolhido há mais de dois meses "eu excluí o GR. certo? DD - Anderson DE - Jefferson DC - Roberge e Vitória MC - Vitor, Leão, F.Augusto  Ext - Ricardo e Licá Av - Ghilas", como contendo jogadores que entrariam directamente para a equipa titular do Sporting. 

A curiosidade maior foi reparar que no período temporal que dista do comentário até ao dia de hoje, vários foram os jogadores escolhidos que foram associados aos três grandes do futebol português. Roberge e Jefferson ao Sporting, Steven Vitória ao SL Benfica, Filipe Augusto ao SL Benfica e FC Porto, Ricardo ao FC Porto. Outros como Vitor, Ghilas e André Leão já haviam sido associados a clubes de maior dimensão bem antes de publicado o comentário.

E se há a crença que os dez jogadores nomeados (como poderiam ser outros dez ou mais) entrariam directo no onze do Sporting (não ao mesmo tempo, naturalmente. Apenas se fossem contratados individualmente), significa tal que se deva avançar para a contratação das referidas mais valias no imediato? 

Não. Nem pensar. E nem é pelo projecto (aposta na formação) que se começa a definir por Alvalade. Há dois meses a comparação era entre Anderson e Miguel Lopes, entre Vitória / Roberge, e Rojo / Boulahrouz, entre Joãozinho e Jefferson, Vitor, Leão e Augusto, qualquer um deles entraria no lugar de Adrien, Ricardo e Licá entrariam fácil no lugar de Capel, e Ghilas no de ponta de lança. Ainda assim, não se sugeria as contratações. Serem na nossa opinião superiores a vários dos que estavam a jogar de início em Alvalade não significa por si só que seriam mais valias o suficientemente capazes de devolver a ilusão ao Sporting. 

Pelo perfil (idade / qualidade) apenas dois dos dez mencionados nos levariam sem qualquer hesitação a assinar por baixo como reforços para a nova época. Filipe Augusto e Ghilas.

50 comentários:

hertz disse...

Por acaso a notícia de hoje que associa o Steven Vitória ao Benfica surpreendeu-me. Achas que ele tem lugar no Benfica?

Miguel Nunes disse...

Já q para o M.Victor é melhor sair. Acho que pode perfeitamente ser um dos centrais do plantel com o Jardel, Luisão. Mas fica a faltar o substituto do Garay, certo?

hertz disse...

Pois, o problema mesmo vai ser substituir o Garay. Há uns tempos falou-se que o Benfica estaria de olho num tal de Virgil Van Dijk. Por acaso não o conheço. Tu conheces?

Miguel Nunes disse...

n conheço..

Luis Santos disse...

Boas!

O Bruno de Carvalho falou em 20 jogadores. Pensando que Rinaudo, André Martins e Labyad ficam, sobram 2/3 lugares dependendo da maneira como for montado o plantel. Com Schaars, Adrien, Zezinho e João Mário com contrato, faria sentido investir no Felipe numa altura em que o Sporting está obrigado a fazer contenção de custos?
(Não é uma crítica, é só uma questão. E não ponho em causa a qualidade e o potencial do Felipe)

Cumprimentos!

Miguel Nunes disse...

Pelo que sei ele já é mt caro, pq n pertence ao Rio Ave, mas ao Jorge Mendes. Não sei se estará ao alcance do Sporting. Mas já é melhor que quase todos os que dizes e em termos de potencial é bem possível q só o Martins o ultrapassa. Mas n esquecendo q são 4 anos que os separam. O miúdo é realmente mt inteligente, mta técnica e grandes capacidades físicas. Vai mt longe.

Anónimo disse...

E do Tiago Rodrigues, o que achas?

Miguel Nunes disse...

Eu qd o "descobri" na 2nda jornada Sporting x Rio Ave e depois mais tarde noutros jogos, pensei q tava a fazer uma grande descoberta. Quando me fui informar sobre quem era é q percebi q apesar da idade já era uma espécie de "peixe graudo" q o Mendes lançou para ver se pega. INternacional e tudo.

Um amigo meu da Bahia em Janeiro disse-me q lá onde ele morava os familiares tinham dito que ia p o Benfica, mas pelos vistos n se confirmou.

Pedro disse...

Boa tarde,

Sendo vendade que substituir Garay pelo seu desempenho, não será assim tão simples, e também é verdade que Luisão também já não terá a frescura física de outrora, creio que o grande desafio para este defeso do Benfica será mesmo uma eventual substituição de Matic!

Substituir um central, no Benfica será semelhante a substituir uma peça da máquina, que funciona melhor ou pior, substituir Matic, pode implicar alterar o funcionamento da própria máquina...

Não pondo em causa a qualidade de Custódio, que se tem falado, a verdade é tal implicaria uma mudança que aproximaria mais a forma de jogar do Benfica ao que foi no passado com Javi do que a Matic!

Não sou um grande entendido na teoria do futebol, como tal os termos não ser os indicados/correctos, mas creio que o upgrade do Sérvio em relação a Javi, na transposição de processos (defensivo/ofensivo) pricipalmente a nível da velocidade com que o faz, se não o torna único, pelo menos raro é...pelo que a sua substituição será a verdadeira incógnita no que será a próxima temporada do Benfica!

Um abraço
Pedro

Miguel Nunes disse...

Vi alguns jogos do Tiago. Confesso que não me saltou à vista. Mas acho que mais por culpa do modelo de jogo do Rui Vitória em Guimarães. Só pontapé para a frente para o Baldé. Não há dois passes consecutivos pelo chão. Dizem-me que tem de ser porque a equipa n tem qualidade, e que é um herói. Os resultados estão lá, é verdade. E são interessantes na proximidade entre os sectores defensivamente, apesar de n controlarem a profundidade. Mas não sei se será assim. Se falta tanta qualidade, não sei pq vão agora dois p o FCP e ainda há por lá mais uns qts q não são assim tão maus.

Miguel Nunes disse...

Pedro, é mt interessante o que dizes!

Miguel Nunes disse...

Mas eu acho q o Matic n sai. Pq ng vai pagar já uma fortuna por ele, e sendo assim, o Benfica abdica de outros. Já o Garay já leva 2 anos de Benfica e de certeza q qd assinou ficou prometido q n lhe cortariam as pernas qd a oportunidade surgisse, pq os grandes jogadores são assim. Comprometem-se, portam-se bem, mas esperam q o clube tb os saiba valorizar e tratar bem e compreender na hora da saída.

Pedro disse...

Miguel,

Não é mais que a visão de um leigo, mas adepto de futebol, se quiseres aprofundar/reformular com os devidos pontos nos "i", agradeço, que vou aprender qualquer coisa de certeza, como aliás, sempre aprendo por aqui...

Abraço,
Pedro

Pedro disse...

Miguel,

Sinceramente como adepto do Benfica, espero que sim, aprecio muitoa forma de jogar do Garay, mantê-lo seria bom certamente em termos desportivos, mas Matic...para mim é o jogador chave na forma como se processa o jogo da equipa...

Pedro

Miguel Nunes disse...

simpatia, tua. E sim, concordamos! O Matic é a peça que tudo faz girar.

Pedro disse...

Miguel,

Nunca se sabe...com o Ramires também ninguém esperava que fosse tão rápido o salto! Num meio campo a dois, é uma verdadeira pérola, pelo que não me acredito que o United da forma com joga e a necessitar de uma verdadeira revolução no meio campo, não lhe pegue...ou pelo menos que não tente...

Pedro

masterzen disse...


Olá Miguel,

Após uns dias de férias voltei e tenho aqui material para ler durante dois dias. És uma máquina de futebol, obrigado pela resposta que me deste num outro post sobre as condições que te propus para um microciclo onde apenas havia um meio campo, duas balizas e 20 jogadores.
Já viste no blog do Blessing o post que ele fez sobre o tema? Vocês dois são uma "padrada" no charco em Portugal e as respostas ao meu desafio foram espectaculares a nível da criatividade de conteúdo e muito coerentes com a vossa visão de um treino.
Abraço para ti e já agora porque o blog do Blessing não dá para escrever, deixo-lhe aqui um abraço e também um elogio porque ele também demonstra ser um crack neste mundo do futebol teórico.

Não parem de escrever!








Miguel Nunes disse...

Master, obrigado! Sabe bem saber que não se escreve em vão.

Grande abraço.

Só uma nota, q já tinha dito no post anterior tb. Eu, como o Blessing só partilhamos estas ideias e conhecimentos teóricos pq experimentamos a prática. Acho que só ficar atrás do pc limita-te a visão da realidade.

abraço

zorg disse...

Julgo que está implicito desde a sua contratação (e não é por acaso que a cláusula de rescisão é relativamente baixa), que a passagem do Garay pelo Benfica seria numa óptica de relançamento da carreira. Quando veio, era um jogador feito e com algum nome a quem as coisas ultimamente não estavam a correr bem, mas com justificada ambição de jogar num clube de topo, numa liga de topo. As coisas correram bem, o jogador valorizou-se e julgo que a sua saida será inevitável.

O caso do Matic é diferente. Era um jogador jovem, com potencial, mas sem grande nome e que cresceu muito no Benfica. O Matic de hoje não é o Matic que chegou no inicio da época passada. É um jogador muito mais maduro, confiante e que começa a dar-se a conhecer aos grandes clubes europeus. Está blindado por uma cláusula de rescisão elevada e julgo que o Benfica pretenderá segurá-lo pelo menos mais uma época.

Miguel Nunes disse...

Zorg, era precisamente isso que estava a querer dizer um pouco mais lá em cima

zorg disse...

Esqueci-me foi de dizer que o Garay também não será nada fácil de substituir. É um jogador importantíssimo na manobra do Benfica e penso que o Benfica se prepara para largar uns cobres valentes na contratação de um substituto. O Steven Vitória, a vir, será para ser o terceiro ou quarto central, julgo eu.

Blessing Lumueno disse...

Está maluco o blogue? Não deixa escrever porquê?
Bem em primeiro lugar obrigado.
Em segundo lugar estás a exagerar quanto a mim. Lol o Miguel sabe muito. Eu estou a aprender todos os dias, tal como tu, com ele.

Sim a nossa vantagem é claramente a prática como disse o Miguel. Pois só teoria....
De resto a congruência do dizer ao fazer, é um ponto muito importante para que se tenha uma produção positiva em termos de treino. E depois ainda há outro tipo de congruência que é a dos princípios de jogo. Mas isso já é tema para um post para breve. Se o Miguel não chegar primeiro hahahaha

Abraço

DC disse...

eu só quero Jefferson, Ghilas e Josué no Porto. Bons, baratos e um deles formado no clube.

O Vitória, também formado no Porto nunca teria lugar lá, mas no Benfica pode perfeitamente ser o 3º ou 4º central.

O Felipe Augusto também é muito bom, mas gosto mais do Josué.

Leão da Infante Santo disse...

O Ricardo e o Licá entrariam fácil no lugar do Capel????

Ok, e bebés vêm de Paris nas cegonhas....

Mindfuck disse...

Sinceramente, não acho que o Sporting preciso do Filipe Augusto. Têm lá muitos miúdos de belo valor para montar o meio campo.

Quanto ao Ghilas, acho que ainda vamos ver um disputa cerradíssima por ele, no verão. O Benfica, tem Lima e Cardozo com 29 anos. O Porto tem Jackson e mais ninguém. O Sporting fica sem avançado, mas conseguirá competir contra propostas dos outros dois clubes que referi?

Vitó disse...

Miguel,

Porque não pões o Josué na equipa?! É que, para mim, ele merecia tar na equipa e ser acrescentado ao Ghilas e Filipe Augusto também...

Abraço

Miguel Nunes disse...

Leão da Infante Santo, e olha que ainda arranjava outros 5 ou 6 que entravam fácil no lugar do Messi de Sevilha :)

Mindfuck, já pensei nisso. Até escrevi no Sporting Autêntico que acho estranho SLB e FCP n estarem c ele na mira. Pelas razões q apontas. O SLB tem um avançado q gosto mttttttt mas q n conta. É o Rodrigo Mora.

Miguel Nunes disse...

tb podia por o Josué. Naquela altura já havia Josué, mas tem mostrado bem mais qualidade nestes últimos 2 meses. Houve um periodo na temporada q n era 1a opção

hertz disse...

O Porto, que não tem avançado nenhum para além do Jackson, não sei como não mostrou logo interesse por ele em Janeiro. Também gostava de o ver no Benfica mas com o Lima, Cardozo e Rodrigo, não sei quando ele jogaria...só se fosse emprestado por enquanto. Quem parece que também está interessado é o Braga...a ver vamos.
Eu pessoalmente também gosto do Mora. Tem qualidade e gostava que ele ficasse no Benfica mas face a tanta concorrência e como o River Plate está super satisfeito com ele, é bem provável que fique pela Argentina.

Vitó disse...

Miguel,

Já que vocês têm alguns conhecimentos no Paços, não sabem o porquê do Caetano não ter mais oportunidades?

Abraço

GBC disse...

Vitó,

Eu acho que o modelo do Paços implica um jogador que dê mais largura na frente, e esse jogador é o MJosé/Hurtado, o 1o porque tira muito bons cruzamentos e sabe conservar a bola, o segundo porque é muito rápido a explorar a linha.

Também acho que o Caetano é melhor (tanto se pode sair bem explorando a largura como a profundidade, porque é rápido, tem bons pés, e sabe o que fazer à bola) mas também é um jogador bastante jovem (20/21) anos, que o PF deve estar a querer lançar de forma gradual e que um dia lá chegará. Não esquecer que tem formação de avançado... (e tb não é um prodígio para já ser indiscutível numa equipa que efectivamente tem bastante bons valores... tem também ainda alguns defeitos que - gostando de o ver jogar - parecem-me intrínsecos)

Abraço

Miguel Nunes disse...

Vitó, não chamaria conhecimentos no Paços, mas acho que posso responder pq o PF falou sobre isso publicamente

«O Vítor é o caso mais evidente do médio de qualidade acima da média. O André Leão e o Luiz Carlos têm sido ótimos também. O Josué apareceu muito bem a partir de dezembro, o Antunes voltou ao que era no antigamente, o Caetano está a subir muito de produção e é um jogador de futuro. O Diogo Figueiras não era uma opção e tem vindo a conquistar o seu espaço. O Cícero nunca tinha feito uma época boa na I Liga e está a ser determinante.

"O Cássio tem estado a um excelente nível na baliza. É um excelente guarda-redes. O Tiago Valente já tinha estado comigo nas Aves e tem conferido enorme estabilidade à defesa. O Tony tem-me surpreendido muito pela determinação. Está a fazer uma época muito regular. O Ricardo está muito confiante. O nosso capitão de equipa, sem ser utilizado regularmente, tem sido de uma entrega louvável. Estou a falar do Filipe Anunciação. É um defensor extraordinário do grupo.

Temos ainda o Hurtado, um extremo rápido e que tem estado a fazer muitos golos. E há mais. Todos são importantes para mim».


Temos a preocupação de motivar sempre quem joga pouco. O Josué não estava dentro do que pretendíamos no início da época. Tem vindo a evoluir. Valor não lhe falta e conquistou o seu espaço. Não mexi no trio do meio-campo [Vítor, Luiz Carlos e André Leão] e encontrei uma solução que vai de encontro ao que pretendo. O Josué está a um nível excelente e é difícil não apostar num jogador assim. Ele tem de perceber que não se pode acomodar."

O Caetano terá a sua oportunidade. Valor ele tem e no Paços bem o sabem.

Anónimo disse...

Parabéns ao Lateral Esquerdo pelo fantástico tributo prestado ao futebol.

Visitem também o site http://pensamentoredondo.blogspot.pt/, onde se vão expondo e refletindo algumas temáticas interessantes.

Abraço

Miguel Nunes disse...

epa,

http://pensamentoredondo.blogspot.pt/2013/04/organizacao-ofensiva-construcao-de-um_17.html

essas imagens foram retiradas daqui! do lateral esquerdo!Até as legendas foram escritas por mim!

E meter uma caixinha a dizer que isso é meu?!

Miguel Nunes disse...

epa e não é só nesse texto! Mas vocÊs tão malucos a virem retirar as coisas do meu blog e postarem como vossas? LOL (as imagens)

Anónimo disse...

Miguel, as imagens servem de apoio ao contexto.

Parece-me que te focaste no supérfulo, quando na realidade o que realmente interessa é a opinião e a descrição feita pelo autor.

Não me parece nenhum caso de cópia pk a publicação só tem em comum as imagens.

O conhecimento é de todos e penso que essa é realmente a mais valia da partilha.

Miguel Nunes disse...

as imagens são minhas, a legenda é minha. N tenho patente de nada, nem quero ter. Se n quisesse partilhar fechava o blog.

Só acho q n fica mal avisar ou deixar uma nota a dizer de onde se tirou o trabalho. Assim fica a sensação q se quer passar por autor das imagens / legendas

Cole disse...

Miguel,

Any comments?

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=396238

Acho que toca em algumas questões que aqui ainda não foram muito destacadas. Fez-me lembrar que se calhar falta um pouco disto para o Vitor Pereira assumir noutro plano o conhecimento tático e as ideias de jogo que possui, e deixar de ser injustamente criticado pelos seus próprios jogadores.

Cumps

zorg disse...

Claro. Não há mal nenhum em citar, antes pelo contrário, desde que não se tente passar a citação como conteúdo original.

Jorge disse...

Wikipedia
Plagiar:
"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."
O meu filho aprendeu isto na 4 classe e sabe que quando usa material desenvolvido por outros deve citar as fontes. Na universidade, e penso que no liceu tambem, isto da direito a chumbo e possivel expulsao.

Miguel Nunes disse...

Eu até me sinto orgulhoso que o façam, mas porra uma palavrinha não custa nada, ne?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Isto realmente há pessoas que não valem a pena... E ainda têm a lata de dizer que sim senhor, fizeram bem: olha oh anónimo não queres partilhar comigo a tua dama?

É que o conhecimento é de todos e a tua dama de certeza que é uma mais-valia.

Miguel Nunes disse...

"Numa fracção de 5 segundos de jogo (34m:43s aos 34m:48s), cria-se um lance de envolvimento ofensivo riquíssimo, e que no fundo retrata um pouco do que tenho falado ultimamente no meu PENSAMENTOREDONDO.BLOGSPOT.PT"

O ultimamente foram 3 textos (o blog só tem 4) em q 2 dos quais são com imagens e legendas retiradas daqui LOOOL

José disse...

Boas

Quanto ao que foi aqui dito, algumas notas:
1- Steven Vitória, a ir para o Benfica, claramente seria uma boa 3ª ou 4ª opção, substituindo um Miguel Vitor que nunca caiu nas "boas graças" de JJ, sendo que provavelmente não terá tanta qualidade como Jardel, mas não deixa de ser um central competente.
2- Garay é um jogador fenomenal e o melhor central da liga. Ponto. A sua provável saída representa um enorme problema para o Benfica pois já não via um central com tanta qualidade e segurança, sobretudo, há muitos anos (e estou a contar com David Luiz!), pelo que é árdua a tarefa de encontrar um substituto à altura do mesmo. No mercado holandês existem bons centrais, como Bruno Martins Indi, De Vrij (aqui referenciado) e Alderweireld, jovens com grande potencial e que podem vir a ser centrais com grande notoriedade no futebol mundial.
3- Dos jogadores acima mencionados que não pertencem aos 3 grandes, saliento Ghilas, Filipe Augusto e Tiago Rodrigues, este último com grande qualidade. Não creio que nenhum dos referidos tenha lugar no Porto ou Benfica! Talvez Ghilas no Sporting, mas ainda assim seria uma opção insegura, pois teremos de ver se prova o seu real valor numa equipa "grande".
Parabéns pelo bom trabalho no blog.

Tiago Leal disse...

Boa tarde Miguel Nunes

Antes de mais deixa-me dizer-te que sou um seguidor do teu blog, facto esse explicado pela paixão que tenho pelo jogo/treino e que penso ser comum. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e espero que continues a fazê-lo com a mesma motivação que até agora é patente.

Em 2º lugar, como autor do blog PENSAMENTOREDONDO.BLOGSPOT.PT, quero aqui dizer-te que fui alertado para uma "discussão" existente por aqui acerca do meu blog e assim sendo vim constatar do que se tratava.

Assim sendo, e lidos os comentários, quero antes de mais dizer-te que já coloquei a devida referência nos posts em que utilizei imagens editadas pela tua pessoa, e dizer-te que de forma alguma procurei plagiar o trabalho que tão bem desenvolves.

Com isto, espero não ter provocado qualquer tipo de constrangimento e espero que os temas lá refletidos sejam também do teu agrado.

Cumprimentos e VIVA O FUTEBOL.

Tiago Leal

Anónimo disse...

"Envolvimento ofensivo riquíssimo", soa-me a Gabriel Alves...

saint

ps: excelente trabalho Lateral Esquerdo!..

Manuel Humberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Nunes disse...

Tiago, é como escrevi. Até me sinto lisonjeado por usarem coisas minhas. E muito do tempo q dedico a isto é tentando influenciar os treinadores (sobretudo os de jovens) a coisas diferentes ou novas. Mas n haver referência, caiu mal.

Cumprimentos.

Miguel Nunes disse...

Cole, li isso, e pensei nas alterações q JJ fez.

Já reparaste q está novamente a ter uma época qs sem golos sofridos? E vários até foram parvoíces do Artur?

Em organização ofensiva, qd a bola está num corredor, o lateral ocupa a posição de interior esquerdo. Em vez de estar aberto e subido. Vale-lhe dezenas de recuperações todos os jogos. Está com uma transição defensiva mt mt mt mais segura. É algo novo nas suas equipas. E vai de encontro ao que o Manuel Sérgio diz. Elogiei-o como qs ng, e critiquei-o mt pq se recusava a corrigir algo q me parecia demasiado perigoso, mas a verdade é que ele mudou o posicionamento dos laterais em organização ofensiva p ter uma melhor "perca da bola".

Pode não ganhar nada esta época, mas demonstrou pq é um dos melhores da Europa. Analisou, e corrigiu.

Pedro disse...

" Analisou, e corrigiu."

Três épocas depois. Menos mal... :)