segunda-feira, 22 de abril de 2013

Destaques individuais do Clássico


Ricky. Um dos melhores jogos do holandês em Portugal. O holandês exibicionalmente, dá-se bem com o SL Benfica. Porque não é o que Jesualdo apelida de avançado agressivo na área (um eufemismo que Jesualdo utiliza para referir que falta qualidade a atacar a finalização, quer do seu avançado, quer dos seus extremos), mas antes alguém com qualidades interessantes na movimentação, os jogos com mais espaço colocam-o mais em jogo. Ontem recebeu e deu seguimento aos ataques da sua equipa sempre com qualidade. Foi um dos principais responsáveis pela capacidade que o Sporting sempre teve em ter bola.

Eric Dier. Havia tido uma exibição posicionalmente bastante pobre contra o FC Porto. Porque os azuis e brancos exploram melhor o corredor central que o SL Benfica, mas sobretudo porque jogando como interior demonstrou dificuldades em recuperar para trás da linha da bola, sempre que tal se impunha. Melhor tacticamente jogando um pouco mais recuado. Foi um dos pontos de equilíbrio leonino. Mérito do jovem leão e claro, do seu treinador que o preparou bastante bem tacticamente para o que ia encontrar. Curiosa a estratégia de Jesualdo para o momento em que ficasse em desvantagem. Um 3x5x2 na saída de bola, igual ao do adversário, com Dier, um júnior de idade, a assumir todo o protagonismo baixando para entre os centrais para iniciar os ataques. Que pena não ser português.

André Martins. O melhor do Sporting. Pausa, espera, acelera, sempre com a bola junto ao pé. Todos os ataques prometedores passaram pelos pés do enorme jogador do Sporting. A forma como ainda na primeira parte foi furando as linhas encarnadas em progressão foi notável. Mostrou qualidades no penúltimo passe, e ficou na retina a forma como ludibriou todo o meio campo do SL Benfica antes de servir Capel nas costas da defesa encarnada numa jogada de potencial imenso. Ter dez jogadores destes em campo havia de ser um regalo. Foi André que empurrou o Sporting para um jogo dividido quando se suponha que tal pudesse não vir a acontecer. Fica aquela imagem final como uma espécie de reconhecimento do treinador adversário ao talento de André Martins. E que talento.

Bruma. Atrevido. Enquanto o jogo esteve empatado, teve mais espaço e foi dando nas vistas pelas dificuldades que colocava aos defensores encarnados. É muito rápido e de drible fácil. Muito para melhorar na definição quando a bola lhe chega ao pé. Mais dificuldades em organização, mas muito potencial para crescer e tornar-se mais importante.

Gaitán. Por vezes perde bolas que não pode. Erra demasiado no último passe, por sair quase sempre longo de mais. É o tipo de jogador que pode levar ao desespero colegas e adversários. Tem classe que nunca mais acaba e é capaz como mais ninguém do imprevisto. Mais um passe rasteiro a rolar na área adversária. Na segunda feira serviu Cardozo, ontem Salvio. E para terminar uma das jogadas do ano em Portugal. Quando todos esperavam um toque para trás, quebra contenção e cobertura leonina, tabela e assiste de pé direito um golo esplendoroso. Um génio que poderia ser bastante mais jogador se fosse regular. Bastante mais responsável defensivamente. Talvez a concorrência o tenha feito crescer em responsabilidade.

Salvio. Tem a agressividade que Jesualdo tanto utiliza para classificar os seus homens da frente. Aparece com toda a impetuosidade na área adversária, e finaliza fácil. Pode passar por vezes ao lado do jogo, mas é certo que a qualquer instante pode com um golo, desbloquear um jogo complicado. Assim o fez na noite de ontem.

Matic. Mais visto defensivamente que ofensivamente. Mérito do Sporting que colocou o Sérvio a ter de trabalhar bastante mais num momento onde tanto cresceu. Bastante mais agressivo foi recuperando bolas que impediam contra ataques potencialmente perigosos do adversário. Menos em jogo ofensivamente (mérito de Martins), mas sempre demasiado preponderante.

Luisão. É provavelmente o central mais inteligente da Liga. Uma única falha ao longo dos noventa minutos na leitura de um lance. Tentou adivinhar um possível passe para Ricky, saiu e a bola cruzou a área para Capel que seria derrubado por Maxi. Em tudo o mais, perfeito. Inteligente não só porque coordena defensivamente todo um sector, mas também pelas abordagens individuais a cada situação. Viril quando percebe o perigo, matando em falta qualquer possibilidade de uma jogada mais perigosa.  Foi assim na primeira e na segunda parte sobre Ricky, quando analisou e bem que o perigo espreitava. Menos viril e mais cauteloso quando o adversário não está enquadrado e as possibilidades de ser feliz diminuem. Ai sai, aperta, não deixa virar, mas sem nunca derrubar. Na resposta aos lances aéreos é o que se sabe. Intransponível. 

26 comentários:

Hugo disse...

Capela foi o MVP de longe.

cincoAzero disse...

Capela foi o destaque.

Fraca gente faz um fraco clube
Este é o espírito com que a agremiação corrupta anda no desporto.
Foto retirada da sua página oficial no facebook.
http://oantilampiao.blogspot.pt/2013/04/fraca-gente-faz-um-fraco-clube.html

JMM disse...

Os destaques individuais pecam por ser isso mesmo: individuais. Isto pois a maior das conclusões que pode tirar deste joga é aquele que já se havia tirado neste blog antes dele: colectivamente o Sporting evoluiu imenso.

Essa evolução é muito mais evidente se tivermos em conta que o plantel do SLB é muitíssimo superior ao do Sporting. O Sporting teve, com os seus miudos, capacidade de resposta. Ninguém dirá que o resultado não poderia ter sido outro.

Como foi dito neste blog, aquilo que o Sporting pode fazer é colectivamente melhorar. Evidentemente que individualmente este plantel perde muito para o SLB e por isso mesmo num campeonato dificilmente se poderá afirmar que este SCP lutaria pelo titulo. Não lutaria. Mas o terceiro lugar está ao alcance, o SCP pode lutar por isso na próxima temporada.

Acho que beneficiámos muito do apoio de Rinaudo e Dier à defesa, permitiu que os jogadores do Benfica não subissem tranquilamente coisa que facilitou o trabalho da defesa. Impressionante como Jesualdo transformou Rojo num jogador de Futebol.

De resto, acho que André Martins tem tudo para continuar a ser titular. Mas acho que o jogo teria beneficiado com um Labyad no lugar de um dos extremos assim como de Carrilo.

Anónimo disse...

Falta o Capela!

Blessing Lumueno disse...

Gostei muito do Bruma... Acho que ele no meio dos graudos fez um jogo muito bom. Parece ter um bom conhecimento dos princípios defensivos. Fora os que já sabemos que iam aparecer, para mim, é o grande destaque do derby.

Pedro disse...

Miguel,

Em minha opinião não dares destaque igualmente a Lima, foi um bocado mauzinho, principalmente porque aquela finalização, embora ofuscada pela jogada em si, também não é algo que se veja todos os dias...passou quase ao lado do jogo todo, mas matou quando teve oportunidade...

Abraço
Pedro

Pedro disse...

O que achaste de Cardozo?

É curioso, e vai de encontro ao que muito se discute aqui, quando falo de André Martins a maioria diz que lhe falta cabedal para jogar ali.
Não achei q fizesse essa exibição que apontas mas, claramente, tem futebol nos pés.

Claramente um jogo de contenção do SLB a gerir o desgaste físico.

Como achas q teria corrido se JJ tem apostado num Gaitan no meio, com Ola e Sálvio nas pontas e apenas um avançado?

Vitor Oliveira disse...

Excelente análise.

Para mim é um regalo ver o André Martins jogar. Não me importava de o ver no Benfica.

Anónimo disse...

Porquê que o gajo se chama Capela? É que o roubo foi de igreja...

Anónimo disse...

site lagartoide que nao deixa de mandar bitaites sobre a sua azia lool o unico do zbodring que se aproveitou foi o andre martins, por ele e pelo andre gomes estara o futuro meio campo da seleçao ficando a faltar um trinco podeoso...RENIE aziados....

Mike Portugal disse...

Miguel Nunes,

Parece-me que estás a minorizar o Bruma. Hás-de reparar com mais atenção ao jogo de equipa que ele faz. Passa sempre para o colega melhor posicionado (ao contrário de Carrillo, por exemplo) e raramente perde uma bola.

josé carlos disse...

Vais fazer a análise ao jogo em fotos? Abraço.

Unknown disse...

Bruma, tem um lance parecido, com o do carrilo contra o fcp. Podia ter aberto por tras da defesa do benfica, com um toque de primeira e o extremo contrario poderia ter sucesso de finalizacao, numa jogada que se perdeu nos dribles. Parece.me que pode vir a ser jogador, apanhando bons colectivos!

Garay a para ai 3 4 jogos, que parece lesionado, nao estando a abordar os lances que anteriormente fazia, pRece com falta de confianca, ou cansado, nao sei.

Salvio, fazes uma analise boa dele, anda um jogo inteiro a fazer porcaria (como o gaitan), mas dp aparece de tras, constantemente, a fazer golos, quando ninguem da por ele.

Penso que ilori, teria um destaque, fez um bom jogo.

Podias fazer uma analise ao jogo em si, onde me pareceu que o sporting tve mais dominio, mas nao tanto controlo do jogo, em que as oportunidades acabaram por ser nulas, tanto de um lado como de outro.

Miguel Nunes disse...

Ainda n consegui arranjar o jogo. N me apareceu na rojadirecta :S

Anónimo disse...

"saiu e a bola cruzou a área para Capel que seria derrubado por Maxi."

lolololololol
eu sou do lateral esquerdo e nao falo em arbitragens e nao sou muito lagarto

Anónimo disse...

este blog é lagarto?

Steve Santos disse...

O jogo esta aqui http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=39258.13455

Steve Santos disse...

O jogo esta aqui http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=39258.13455

Miguel Nunes disse...

Está em winzip. o meu periodo experimentação winzip terminou e agora n consigo desinstalar p instalar outro. N gozem, ok?

João disse...

Miguel: http://www.7-zip.org/ - faz o mesmo que o outro e mais um par de botas, usa este!

Agora espero a tua análise ao derby! :P

João disse...

Miguel, http://www.7-zip.org/- faz o mesmo que o winzip e mais um par de botas!

Cole disse...

7-zip é o Messi dos compactadores de ficheiros. Ainda tens o Beckham no teu pc... mt parra e pouca uva!

TaKuara disse...

Gostei do Illori. Pensei que iria tremer por ter que marcar CArdozo/Lima, mas não foi isso que aconteceu. Esteve sempre muito seguro em todos os lances.
Pode ser um bom jogador, acho que só lhe falta um pouco de cabedal, desde que isso não prejudique a sua velocidade. A melhoria das tomadas de decisão, virão com minutos e tempo de jogo.
Com as devidas diferenças, faz-me lembrar o VArane. Espero que continue a evoluir, porque poderá ser uma opção bastante válida para a nossa selecção daqui a 2/3 anos.

A diferença do Benfica para este Sporting, é sem dúvida a qualidade individual dos jogadores que decidem, os que fazem realmente a diferença.
Nem falando dos 4 da frente do Benfica, que no total custaram uns 40M€, acho que Ola John jogaria de caras neste Sporting.
E não me parece que haja um jogador do Sporting que entrasse na equipa do Benfica.

nota: No estádio o golo do Lima ainda foi mais fantástico do que aquilo que as imagens televisivas transpareceram.
Merece claramente o destaque que está a ter á volta do Mundo.

Anónimo disse...

Ele não destaca o Capelabote e ainda dizem que o blogue é lagarto?

Santana disse...

Excelente análise e, em particular, o ponto sobre o Luisão. É bastante evidente o ganho de maturidade do jogador!
Quem não se lembra da quantidade de vezes que foi papado pelo Liedson... Duvido que voltasse a acontecer.

Grande abraço!

Miguel Nunes disse...

Grande abraço, Santana!