sexta-feira, 26 de abril de 2013

Erros técnicos e tácticos. Quais podem valorizar, desvalorizar e corrigir os treinadores.

Para um bom treinador, seguramente que são os técnicos os mais preocupantes. Mas apenas, se forem regulares, pois tal indicia que são fruto de falta de qualidade e não de uma qualquer casualidade.

Os tácticos são passíveis de serem trabalhados, desde que haja um modelo de jogo e princípios de actuação comuns. Comportamentos padrão que possam ser aprendidos para cada situação de jogo. Aí com treino de qualidade, a competência do jogador dependerá sobretudo da sua capacidade cognitiva. 

Tecnicamente o jogo é bastante mais fácil para quem joga em espaços maiores. Ou seja, é bastante mais fácil para quem joga na defesa do que para quem joga do meio campo para a frente. Esta é a razão pela qual ainda muitos são os defesas com qualidade técnica bastante duvidosa que chegam ao profissionalismo e até a equipas de grande tradição. As lacunas técnicas podem não ser relevantes nos defesas, mas apenas se tacticamente os jogadores em questão apresentarem um nível elevadíssimo e sobretudo, se pensarmos que participarão num número reduzido de jogos no ano. André Almeida e Jardel tornaram-se jogadores de grande competência defensiva e provaram esta época que podem perfeitamente fazer parte do plantel de um grande clube mesmo tendo insuficiências técnicas latentes sobretudo quando comparados com os restantes colegas. Porém, essencialmente porque são utilizados em simultâneo com uma base com qualidade, e não são os próprios a tal base. Participando em muitos jogos a responsabilidade aumentaria e as lacunas seriam por demais evidentes. Entrar pontualmente é diferente. 

A competência do central brasileiro e do agora lateral português são fruto de um grande trabalho na vertente táctica de Jorge Jesus. A parte técnica não sofrerá alterações de maior, e não depende do treinador. Ontem o brasileiro demonstrou que defensivamente com a cultura táctica que tem é útil, mas demonstrou também que ofensivamente prejudica a equipa.

Ontem, o erro de Melgarejo, ao contrário do que provavelmente muitos pensarão não é a razão pela qual não deve ser defesa esquerdo. Pelo contrário. Acabou por demonstrar na perfeição o porquê da afirmação de Jesus quando há não muito referiu que o paraguaio não tinha lugar no plantel numa posição mais ofensiva.  

Jesus crê que tecnicamente o nível da sua equipa do meio campo para a frente está tão elevado que não é possível guardar um lugar na frente para o paraguaio. Cuja qualidade técnica é bastante beneficiada por jogar em espaços maiores. 

"Se analisarem, o Melgarejo não falhou em nenhum momento defensivamente frente ao Sp. Braga. Se analisarem aqueles dois golos, o Melgarejo falhou em que situação? Foi tática ou técnica? Claro que foi técnica. Não teve nada a ver com o problema defensivo dele mas sim com uma decisão técnica do jogador. Não é fácil mas ele é um miúdo inteligente e tem vindo a crescer."

Explicou bem o treinador do Benfica, logo na primeira jornada a natureza da falha (auto golo) de Melgarejo no jogo inicial. Ontem novo erro técnico colocou o Benfica em desvantagem na eliminatória. Pode então, como sugere a primeira frase do presente texto, ser um motivo de inquietação para o treinador do Benfica novo erro técnico do lateral? Não. E não porque não é regular. Seria bastante mais expectável um erro daquela natureza de André Almeida, Jardel ou até Maxi cujas qualidades técnicas são bastante inferiores às de Melgarejo. Ali não há nada para corrigir. Como não houve nada para corrigir quando um erro técnico de Garay ao falhar a bola permitiu a Mangala adiantar o Porto na Luz. Ou como não há para corrigir no jogo terrível de Ola John em solo turco. Não foi um erro preocupante porque no caso concreto de Garay surge um a cada vinte ou trinta jogos. Tal como a Melgarejo. Bem mais preocupante os sucessivos passes para fora de Jardel, por exemplo. Sobretudo porque são erros comuns no central, e fruto de menor valia técnica. E não uma casualidade. 

Jorge Jesus potenciou tacticamente ao máximo todos os seus jogadores, dentro daquele modelo de jogo que defende, acredita e tão bem trabalha. Um mau posicionamento e caberá ao treinador do Benfica corrigir. Erros técnicos cabe-lhe perceber se são sistemáticos, e se assim o forem, há que tomar decisões. Na época passada era evidente o caso de Emerson, cujos erros técnicos surgiam a cada toque na bola. Não se percebeu a aposta continuada no lateral brasileiro.

O Benfica pode no ano de 2013 fazer a melhor época da sua história. Tal dependerá sobretudo de detalhes. Excepto na eventual final da Liga Europa porque se lá chegar defrontará o Chelsea, os triunfos de Jorge Jesus dependem agora mais da sorte / felicidade contra azar / infelicidade do que da sua capacidade enquanto treinador. O que está trabalhado, está trabalhado. Excepto pela tal possível final que teria / terá de ser preparada com estratégia especial por enfrentar um adversário superior, vencer ou perder com Marítimo, Estoril, Moreirense ou Fenerbahce será mais por uma bola ao poste que saiu ou que entrou do que por competência do treinador ou dos seus jogadores. Ambos são os mesmos que estiveram uma série infindável de meses sem perder.

Curioso que se se confirmar a perda da Liga por parte do FC Porto, a razão será precisamente a mesma. Dois penaltys que não entraram. O futebol é assim. Numa Liga de dezasseis equipas fracas e incompetentes uma obrigatoriamente ganhará e passará por boa e competente. Em Portugal há pelo menos duas extraordinárias. Uma delas passará por ter debilidades, quando na verdade não é nada disso. 

P.S.- O Fenerbahce foi o que havíamos visto nos jogos anteriores. Uma equipa banal, sem ideias, que vive do pontapé longo para os seus muito físicos jogadores da frente. Tudo enquanto espera que a sorte lhe caia do céu numa bola parada. Foi exactamente assim que a Lazio perdeu na Turquia. O um a zero é um resultado terrível, mas a diferença de uma para outra equipa é tão evidente que a preparação de Jesus para o jogo deva sobretudo incidir na capacidade que a sua equipa tem para fazer três golos e não tanto na preocupação em sofrer o golo que em caso de empate fará cair a eliminatória para o Fenerbahce.

49 comentários:

Blessing Lumueno disse...

Então pelas debilidades técnicas, sugeres novos jogadores para o lugar de Jardel e André Almeida, mais fortes tecnicamente por forma a que Jesus depois trabalhe o trabalhavel?

Abraço

Miguel Nunes disse...

não porque eles jogam poucos jogos por ano. E como não comprometem absolutamente nada do ponto de vista defensivo... Se fossem titulares, sim, sugeria. Porque tb não acrescentam mais do que a competência defensiva.

Se o Garay sair, o Benfica precisa mt de encontrar um central c o mm perfil. Qualidade defensiva e ofensiva.

Ia acrescentar um erro evidente q me lembro, e n o fiz. O golo do Danilo que eliminou o Porto da Taça. Aquilo não traduz minimamente a qualidade do jogador. Foi um azar q acontece. Aconteceu. Um erro técnico de alguém q até é mt forte tecnicamente.

Blessing Lumueno disse...

Sim, nas alas o Porto tem muita qualidade técnica, mais que o Benfica.
Entã , mas no campeonato português o Benfica não vai encontrar isso. Tens alguma sugestão de um jogador que tenhas observado?
Achas que Sidnei poderia ser esse homem?

Miguel Nunes disse...

O Sidnei é um desperdício, sem dúvida! Acho q depende mais dele do que do Jesus.

Doria da selecção U20 do Brasil vai dar de certeza um grande grande central. Mas vejo-o mais como uma contratação para estar um ano na sombra de outro. É muita responsabilidade. De resto não tenho observado nada... tirando o MTBA LOL :)

Unknown disse...

Miguel

Acho terrivel são os comentários dos gajos da Sic, antes de começar o jogo já estavam a enterrar o Aimar. Incrivel como não fizeram um unico comentário ao André Gomes, que fez um jogo para baixo de pessimo!
Inacreditável a sua constante deslocação para trás dos jogadores turcos....tomada de decisão péssima, sem bola e com bola!!!!

para além deste Adnré Gomes, também jardel a sair a jogar, foi um jogador de amador....o relvado e assim tão importante?

Pedro disse...

Miguel,

Excelente post...

Como enquadras por exemplo, o Luisão neste post, creio que técnicamente é um jogador também ele fraco, mas que aprendeu a esconder essas mesmas debilidades...

Que te parece?

Abraço
Pedro

Blessing Lumueno disse...

Hahahah grande jogo de ping pong esse.

Pois, sempre achei que o Sidnei tinha muito potencial, para mim, mais até que o David Luiz.
Enfim, coisas que nunca vamos perceber por não estarmos lá dentro.

Hmmmm pois, vai ser difícil colmatar a saída do Garay, está visto.

Abraço

Manuel disse...

Em relação ao lance do Melgarejo, a minha impressão que confirmei depois de ver a repetição, é que o defesa que estava à frente dele (Garay?) e que lhe deve ter tapado um pouco a visão, falhou o tempo de salto e a bola acabou por lhe bater na cabeça indo em direcção à baliza. Sendo assim não foi uma opção técnica do Melga mas apenas um ressalto. Corrijam-me se estiver enganado.




Miguel Nunes disse...

Pedro, o Luisão tem uma qualidade de passe mt interessante. O passe rasteiro dele é mt bom. Quando chegou há mts anos parecia mt descoordenado. Mais isso que falta de técnica. De qq das formas, mm assim é um dos casos de maior evolução técnica q já presenciei. Mas tb porque já cá está há alguns 10 anos.

Miguel Nunes disse...

Em part, Manuel. Foi mm um azar q podia ter acontecido e já aconteceu a qq Hummels. Mas mm tendo uma fracção de seg. para reagir talvez pudesse ter saído melhor. Agora é óbvio que n define a sua qualidade técnica ou de jogador, como atenção, aquele corte em Leverkusen tb n definiu.

O jogo, o futebol, as qualidades dos jogadores são tão mais que um ressalto ou uma bola que bate num e vai para onde não queres. Mas isso n é fácil de perceber.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Nunca tinha visto o Fene a jogar mas durante o jogo lembrei-me da análise do Miguel. Uma equipa fraca em termos de ideias com alguns bons jogadores (especialmente no ataque).

Fiquei desiludido porque acho que o Benfica fez um dos piores jogos da época e porque estes camaradas não são melhores do que Leverkusen, Newcastle, Bordéus...

O jogo com bola do Benfica foi muito fraco. O André Gomes foi tenebroso. Um horror completo. Sem a mínima classe. Uma equipa de burros - decisões erradas a cada segundo.

E ontem ficou reforçada uma ideia antiga: não gosto de ver o Benfica do Jesus a mudar as suas ideias.

Ontem deveria ter entrado em campo o melhor onze possível, com Lima e Cardozo (ou, em alternativa, Rodrigo).

No entanto, tudo está em aberto para o segundo jogo. Valha-nos isso.

Ricardo disse...

A diferença deste jogo para os outros é que um dos vários erros do Melgarejo deu golo - geralmente não dá e portanto quase ninguém percebe a mediocridade do jogador. E não, não me refiro apenas ao lance da paragem cerebral que deu golo. Os erros são vários. Técnicos e tácticos. E têm existido em 90 por cento dos jogos que ele fez desde Agosto.

Ricardo disse...

Já agora, não ter no plantel uma solução com qualidade para as posições 6 e 8 também é causa do jogo de ontem. Atirar o Gomes para um jogo deste tipo era expectável que desse aquilo que deu. Nos jogos fundamentais, cá estão os problemas do mau planeamento a aparecerem. Espera-se que a sorte continue a ser um dos factores de sucesso e que na Luz a competência da equipa resolva o resto. Não é difícil dar 3 a estes gajos.

Miguel Nunes disse...

n me consigo lembrar minimamente dos lances q falas. Mas é verdade q vês os jogos c mais atenção q eu. Dos q analiso, nc vi nada do q dizes.

Mas se tens a vantagem de os ver c mais atenção q eu, tb acho q tens a desvantagem de por odiares a direcção do SLB procurares defeitos em tudo e depois custar.te bastante a reconhecer qd as coisas afinal são boas e afinal o erro era teu. Ou seja, eu nem acho q o teu problema seja com o Melgarejo, nem acho q tenhas mm essa opinião, pq és um tipo inteligente. Acho que a tua opinião vem de trás. Foi uma arma que usaste n contra o Melga, q n queres reconhecer errada.

Tens noção dos pontos que o Benfica já somou? ou sobretudo perdeu? Perdeu menos pontos no campeonato todo q aqueles q previste perder acho q da 10a à 20a jornada.

Mas,pronto isso n é uma guerra minha, é tua c a direcção do teu clube.

O ganhar ou perder neste momento aparece pq n se joga sozinho e n por incompetência.

Mas hey ainda hoje li no blog do Manuel (Sporting Autêntico) um portista a dizer que o Benfica n tinha mérito nenhum neste campeonato e q só tava à frente pela péssima 2nda parte da época, qd perderam 6 ptos em 33.

pv disse...

Vamos criar uma petição para ter de volta o Emerson... talvez assim o Ricardo deixe de implicar com o melga... :P
É isso e o planeamento... que foi horrível... mais nenhuma equipa em Portugal, e poucas na Europa têm o nível de soluções no banco que o Benfica, ao contrário do que seria de supor inicialmente, tem apresentado... mas está tudo, tudo, tudo mal...

bareira disse...

Caro Miguel, o Ricardo nao ve os jogos nem com mais nem com menos atençao, alias ele nem precisa ver os jogos tem é que sustentar a sua opiniao relativamente ao melgarejo so pq sim mem que para isso tenha que recorrer a argumentos falaciosos e tendenciosos como é seu apanagio, como comprova a analise a posicao 6 e 8, para ele matic nunca foi opcao para nada tal como enzo, agora o problema ja é substituilos. Desde o jogo com o Braga que o individuo estava com o melgarejo atravessado tinha que vir ca hj, pois sera provavelmente a ultima hipotese de voltar a destilar as asuas habituais alarvidades...

Gonçalo Teixeira disse...

Miguel,

Jardel fisicamente parece-me um touro. É dificílimo ganhar um ombro a ombro, tem alguma cultura táctica, sabe-se posicionar, forte no jogo aéreo, entre outras coisas.. Tecnicamente é débil mas não concordas que pela idade que tem, não terá uma margem de progressão que lhe permita chegar ao nível dum Luisão?

Cumprimentos

Zé Carlos disse...

Excelente texto. Fica aqui só uma observação, por achar que um texto deste nível não merece ser manchado por um erro assim.

perca |é|
(latim perca, -ae)
s. f.
[Ictiologia] Género de peixes de água doce, tipo dos percídeos.

perda |ê|
s. f.
1. Carência, privação do que se possuía.
2. Extravio, sumiço.
3. Dano, prejuízo.
4. Ruína.
5. O objecto perdido.

Blessing Lumueno disse...

Boas Ricardo: "A diferença deste jogo para os outros é que um dos vários erros do Melgarejo deu golo - geralmente não dá e portanto quase ninguém percebe a mediocridade do jogador. E não, não me refiro apenas ao lance da paragem cerebral que deu golo. Os erros são vários. Técnicos e tácticos. E têm existido em 90 por cento dos jogos que ele fez desde Agosto."

A sério? Erros técnicos e tácticos? o Melga? Não estarás a confundir com o Maxi?

Gostava que provasses onde estão os erros tácticos do Melga. Desde que começou a jogar na lateral, teve de passar por um período de adaptação e durante esse período cometeu alguns erros... Mas passado isso, não vês, com regularidade erros dele, sejam técnicos ou tácticos. É normal que em 5% dos jogos ele cometa alguns erros, mas isso deve-se a condição humana do jogador. E como o Miguel diz, se isso não for regular, não há problema algum, e no Melga não é...

Gostaria que exemplificasses vários erros táctico dele nalgum jogo em 2013. Não acredito que o consigas, pois ele erra 5% das vezes. Portanto se argumentares com factos, talvez se perceba, mas como duvido que o consigas... Depois com bola é óptimo, de medíocre não tem nada, na liga só não calçava de caras no Porto. Em qualquer outra equipa era ele e mais 10. Inclusive no Benfica.

Se a sorte tem sido um factor importante para a época do Benfica eu desisto de ser treinador. O trabalho de Jesus este ano está aí... A equipa é das mais organizadas que pode haver na Europa. Tem um modelo de jogo visível a todos e os resultados são fruto do trabalho do treinador. 5% de sorte. Também não é problema, pois os outros 95% são competência, organização e bom planeamento do Jesus.
Ele tem soluções para 6 e para 8. Não tem culpa do Aimar e do Martins terem passado a época lesionados.

Blessing Lumueno disse...

Se o Ricardo acha que o Melga tem culpa no golo do Braga, então não percebe nada de futebol. Ou então acha que os jogadores podem mover-se a velocidade da luz, ou teletransportar-se de um espaço para outro. Mas há uma coisa que se chamam leis da física.

Rennie disse...

subscrevo! optima posta :D

Ricardo disse...

Miguel, de uns atrasados mentais que para aí andam a criticar todos os que criticam alguma coisa nesta equipa eu espero discursos boçais. De ti não espero. Se defendo o que defendo, não é por "òdio" à direcção ou outras barbaridades. É porque acho isso. Já me conheces o suficiente para saber disso. Ou eu achava que tu conhecias. Pelos vistos, não. E, sendo assim, o debate está logo à partida enviesado.

Tiago SCP disse...

Miguel,
taticamente falando achas que o Jesus teve bem?
na minha opiniao teve bastante mal no escalonamento da equipa. Pelo que tenho visto do Fenem é uma equipa de concistente no meio campo com grandes dificuldades quando apanha um adversario que lateraliza bem o jogo. Para mim nao faz sentido nenhum ter jogado o Andre Gomes e o Aimar deixando o C.Martins no banco que daria muito mais consistencia ao lado do Matic e pondo o Lima ao lado do Cardozo para explorar as costas dos laterais como tao bem ele sabe fazer.
E por exemplo em vez de jogar o Ola John, se joga-se o Urreta que é um jogador mais vertical? penso que um jogador com as suas carateristicas seria mais importante pois a semelhança do salvio, rapidos e fortes que procuram muito a verticalizaçao do jogo iriam criar muitas mais dificuldades à defesa deles.
Defensivamente penso que o benfica so teria de preocupar-se em fechar bem os espaços dando a bola aos centrais adversarios e a obriga-los a jogar no balao pra frente que é algo que tambem ja lhes esta muito incutido.

eu sei que depois do jogo é facil falar, mas sinceramente fiquei bem desiludido com as escolhas do jesus...

Blessing Lumueno disse...

Ricardo, só fico a espera dos teus argumentos para o debate, acho que seria bom para todos... Debater com argumentos... Só dizer que não presta fica um bocado subjectivo, falta explicar o porquê...

NSC disse...

Ricardo, enviesadas são a maior parte das tuas observações.

Miguel Nunes disse...

Ricardo, tu n percebeste, mas dizer-te q n acredito que tu verdadeiramente aches q o Melgarejo não tem sido uma opção mt boa(nesta 2nda volta soltou-se finalmente ofensivamente e tem participado em mts golos da equipa), estava a elogiar-te.

Anónimo disse...

Pergunto-me se a organização da equipa num canto contra não será um aspecto táctico? É que o melgarejo era o ultimo homem da defesa a zona, não deveria ele saber que não tem nenhum homem nas costas, seja colega ou adversário? O erro foi técnico pois, foi essa a decisão que ele tomou, interceptar a bola. Pois poderia ter decidido deixar passar e o erro deixaria de ser técnico. Eu diria que foi uma má decisão, que resultou tambem numa má acção técncica.

Gonçalo Ruivo disse...

Toda a gente do Benfica na blogosfera sabe que o Ricardo não percebe nada de futebol e também toda a gente sabe que apenas se limita a destilar ódio contra a actual direcção do glorioso. Para isso manda umas opiniões ridiculas, basta ler no ontem vi-te os posts que falam de futebol para nos rirmos. Mas atenção que tem um grande blog, sou especial fã quando os textos apelam ao sentimento. Os sobre futebol ou o Benfica do presente, estão completamente enviesados! Se esta época corre bem o homem vai andar doente! Depois de ter passado o ano todo a dizer q vamos perder aqui e ali não temos isto, não temos aquilo, uiii. Ontem o ontem ficou feliz pelo resultado! Mas saliente-se a nova estratégia! Agora diz mal, mas diz que vamos ganhar lol win win situation lolololol

Miguel Nunes disse...

anónimo, faz sentido o q dizes, mas há algo q é dificil perceber. Seria humanamente possível desviar-se? Eu acho q não. O Garay falha a intercepção um milésimo de seg antes e em cima dele. Podemos é dizer assim: Ele n poderia ter avisado o Garay p n saltar q tava controlado?

-37! disse...

Tiago SCP

Acho que é muito fácil criticar à posteriori. Se jogasse Carlos Martins de inicio e se a coisa corresse mal, obviamente que se apontava o facto dele não ter ritmo de jogo (assim como Aimar).
Urreta fez o ultimo jogo contra o Nacional salvo erro e para as laterais, jogam sempre 2 de 3 jogadores se estiverem disponiveis (Salvio, Gaitan, Ola John) simplesmente por uma razão: São os melhores.

Agora dizer que Melgarejo é mau só porque sim, é que não me cabe na cabeça.
Ele e Matic foram de longe os jogadores que mais evoluíram esta época com JJ, e para um miúdo de 21 anos, com 37 jogos a titular no Benfica, com pequenas falhas tácticas, perfeitamente normais e desculpáveis numa equipa que assume o risco por absoluto, e muitas vezes os defesas têm que defender em 1x2. E na táctica de Jesus, ele faz aquilo que JJ quer ofensivamente: dar profundidade ao flanco. Se ele só jogasse á defesa, sem passar do meio-campo, a esta hora toda a gente dizia que é soberbo tacticamente.
Ele falhou claramente em 2/3 lances esta época, que tornaram-se erros mais visíveis porque deram em golos, mas dois desses lances foram infelicidades, que poderiam acontecer com todos os jogadores.
E tirando Alex Sandro, não estou a ver nenhum lateral esquerdo em Portugal melhor que ele.
E o paraguaio foi adaptado esta época, e tem todas as condições para crescer ainda mais.

Anónimo disse...

Na ânsia de criticar o Melga este Ricardo até defende a titularidade do Luisinho...palavras para quê?!
O gajo não percebe nada de futebol.

Gonçalo Ruivo disse...

"1. A exibição em Aveiro não surpreendeu - principais titulares em queda física desde há um mês;"

Isto escreveu ele no fim do jogo com o Beira Mar. Nas 3 jornadas seguintes o Benfica deu 15 a 1 e pelo meio 2 vitórias ao Bordéus.

Sim, 15 a 1 em 3 jogos, da equipa em queda física LOL

Outra foi a de que seria impossível ser campeão mantendo-se na Europa. Ya, quase de certeza que se falhar foi por esse visionamento brilhante LOL

mas repito o blog é fixe qd n fala de futebol, é um dos meus favoritos.

DC disse...

Sem ter visto o jogo mas tendo visto o resumo e lendo as crónicas pergunto-te:
Se consideras o Fenerbahçe assim tão fraco, qual a razão para o benfica ter perdido e mesmo assim ter tido sorte com o resultado. Porque penalties falhados e ainda mais 2 bolas no poste são várias ocasiões flagrantes de golo.

O benfica foi assim tão mau? ou não estarás a desvalorizar um pouco os turcos? Ainda não perderam fora esta época na europa, isso quererá dizer alguma coisa, não?

Miguel Nunes disse...

Bem, sobre a queda física, até estou a estranhar ainda não ter aparecido essa justificação para a péssima exibição de ontem. Deve estar guardada para se 2nda lhes correr mal. Mas só se correr mal. Se o Benfica ganhar está fresco fisicamente. Se perder, tá morto. Lá vai o JJ ficar outra vez entalado por causa do físico :)

Miguel Nunes disse...

Dc, o Benfica jogou mt mt mt mal. Mts erros técnicos sobretudo. maus passes, más recepções. E este desvalorizar do Fenerbahce é tendo em conta a eliminatória. É uma semi final. Não têm futebol p andar aqui. Levavam 10 do Leverkusen que caiu logo nos oitavos.

É equipa de pote 3,4 da champions. Daquelas q faz alguns pontos mas nc passa.

Qd digo q são péssimos, é mm pq o critério p uma semi da Europa tem de estar elevado. Numa eliminiatória contra outros achava q bem mais de metade do caminho já estava resolvido. Com estes, acho que mm em grande desvantagem (derrota e sem golo) isto pode virar sem ser nada de mais.

dezazucr disse...

Oxalá tenhas razão Miguel e que o Benfica consiga passar, tendo em conta que o resultado não deixa de ser péssimo. O Benfica tem de ganhar por 2, mas não vai ser um jogo normal. É preciso não esquecer que existe sempre um adversário e que, apesar das falhas do mesmo, as 3 bolas que levamos hoje nos ferros podemos ser nós a colocá-las na quinta. E aí?

SLBfan disse...

O mal do Benfica ontem foi a quantidade de passes errados no inicio da transição ofensiva.
Não tenho dados estatísticos mas deve ter sido o pior jogo da época nesse aspeto e o mau jogo que o Benfica realizou justifica-se muito por aí.

O jogo pedia, na minha inconsequente e confortavel opinião, Martins mais cedo, mas a aposta em André Gomes percebe-se. Não é o Maradona que queriam fazer dele, mas o miúdo tem futuro e não passou a ser uma nulidade depois de um jogo mau.

O blogguer Ricardo Rangel tem um unico problema. As opiniões que divergem da dele. Faz parte de um blog que até tem textos bastante interessantes, mas o fato de não conseguir deixar de destilar o ódio que tem ao LFV nas suas opiniões, torna não poucas vezes patética a sua argumentação.

É pena, mas acabo por até achar graça.

Haja Luz disse...

Olá Miguel

Aqui fala-se do mais importante bola, e com respeito.
Seguindo essa linha, permite-me acrescentar algo á parte técnica, pegando numa frase tua

" Quando chegou há mts anos parecia mt descoordenado"

O que está a ser exposto como técnica, são descoordenações do sistema neuromuscular, que se repercute nos músculos esqueléticos e ligamentos, como bem elucidaste na frase

bareira disse...

Blessing, nao esperas que um "atrasado mental" dê argumentos...

Roberto Baggio disse...

Era só uma ideia

Bruno Magalhães disse...

Porra, excelente post e estava a adorar os comentários, até chegar ao desse perturbado de nome Ricardo. Se este gajo for mesmo do SLB só posso dizer que enquanto sócio há mais de 30 anos me sinto envergonhado. Mas até os benfiquistas que já faleceram se devem sentir envergonhados com esse gajo...
Até quem não é do SLB já o topou: "Mas se tens a vantagem de os ver c mais atenção q eu, tb acho q tens a desvantagem de por odiares a direcção do SLB procurares defeitos em tudo e depois custar.te bastante a reconhecer qd as coisas afinal são boas e afinal o erro era teu."
É mesmo flagrante demais alguém andar o tempo todo a criticar a direção e o treinador, a mentir sobre a direção e treinador, e estar à espera de desaires do clube que diz ser adepto para depois vir com a conversa da treta do "eu bem que tinha avisado". Com pseudo benfiquistas destes quem precisa de lagartos e de fãs de corruptos?!? A melhor coisa que podia acontecer ao SLB era que este tipo de adeptos com benfiquismo de cristal se afastassem, deixassem de ir aos jogos (se é que vão), deixassem de falar sobre o SLB, deixassem de de escrever sobre o SLB, e principalmente parassem de usar simbolos do SLB, como o da foto do avatar desse triste.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ninguém disse aqui que o André Gomes não tem futuro. O que se disse, e reafirmo, é que fez um jogo péssimo e demonstrou uma tremenda falta de classe.

Algo que o Miguel já tinha chamado a atenção noutros textos, e que eu pessoalmente até discordei em algumas ocasiões, mas tenho agora de dar a mão à palmatória...

Xavier disse...

Miguel,

Excelente post.

O único jogo que vi do Benfica tão mau esta época foi contra o Spartak. Na altura, Jesus falou do relvado (sintético.) Que peso poderá ter tido a questão do relvado (dito muito pesado por David Borges) nesta fraca exibição?

Abraços

Ricardo Faria disse...

Off-topic: Miguel, quando analisares (com imagens) o próximo jogo aconselho-te a sacares o Longomatch (é freeware). Acho que te deve facilitar um pouco a vida ;)

Tomás disse...

O fenerfgdnjl não é certamente uma equipa forte, mas achei que ontem estiveram bastante bem a pressionar o benfica. O benfica de facto não jogou bem, mas não acho que seja justo atribuir apenas demérito a uns sem algum mérito por parte dos outros.
Dito isto, concordo que neste momento tudo depende muito de sorte e azar, pois se as bolas ao poste tivessem entrado, estaria 4-1 para o fenerhgfyi, tal como o golo dos turcos é o que se chama um mijo do caraças, num canto que nem o devia ser.

Haja Luz disse...

Os sintéticos fazem toda a diferença.
Quer na maneira como a bola rola, velocidade, e consequente domínio e recepção.
A nível físico, é muito desgastante para articulações, as mudanças de direcção são diferentes.
Para quem não está bem fisicamente, o sintético é péssimo.

Pedro disse...

Miguel, atenção que ultimamente é JJ que tem trazido à baila a questão do desgaste físico.

João Duarte disse...

Tenho para mim q começar a época com um adaptado com ZERO jogos de experiência é mau planeamento. E sem suplente/titular na direita...perdão. Tem sim. O mesmo q acumula posições no banco a 6,a 8 e até na esquerda... E q tem 20 anos.

Mas isso sou eu. Um tipo q não se masturba a ver o Barcelona e nunca pediu a cabeça do JJ.

Foram muitos anos a dar crédito à bandalheira no Benfica. Estou muito queimado. Para mim tudo está mal ate prova em contrário. E não é q podemos ate limpar tudo tendo dado tantos tiros no pé? Deus é do Benfica.

Anónimo disse...

Caro Zé Carlos (26 de Abril de 2013 à0 13:53), sugiro que aprenda a conjugar o verbo perder e assim evite o seu comentário ignorante!!

O post está muito interessante e não é esse suposto erro que o vai manchar... Digo suposto porque só o sr o viu e por pura ignorância o tentou corrigir!!

Cumprimentos

Jorge