quarta-feira, 10 de abril de 2013

Messi tem Iniesta e Xavi


Não. Iniesta e Xavi é que têm Messi.


Reafirmando. Melhor de sempre, porque o mais completo de sempre. Ser completo não é o pé esquerdo, o direito e o cabeceamento. Se consegues fazer tudo o que podes só com um pé, para que precisas do outro? Ser completo é ser soberbo em todos os momentos (organização / transição. Ofensivos / defensivos) e em todas as fases (construção, criação e finalização).

Não haverá outro igual e enquanto durar, o Barcelona independentemente de tudo estará sempre pronto a ser Campeão Europeu. 

Curiosidade. Caminham os catalães para a quinta orelhuda. Quando chegar, e chegará mais tarde ou mais cedo, será a quarta do argentino. 

27 comentários:

Anónimo disse...

Messi acabará a carreira com mais orelhudas que o Barça e demorará décadas até que o Barça o passe.

Cantinho do Morais disse...

Ao ver o jogo, pensava em todos aqueles que afirmam: "Messi só é bom no Barça. Queria ver o que era dele se não tivesse Xavi e Iniesta".

Espero que, a partir de hoje, todos esses cegos (pois só isso explica esta "visão") percebam que a questão era, exactamente, a oposta (e que tu, Miguel, aqui expuseste).

O Iniesta tem razão (claro, não é burro nem cego!): Messidependente.

ps: porra, mas aquela jogada do Iniesta ao minuto 86 ia rebentando com tudo.
ps2: mas não sei o Barça aguenta o ritmo das equipas alemãs ou a superioridade (na vertente psicológica) que o Real, esta época, detem.
ps: há jogadores em baixa de forma (Piqué, Xavi, Cesc), lesionados (Adriano, Messi, Puyol), mas há outros a subir muito (Alves e Alba). E, claro, há sempre aqueles que nunca falham (Busquets e Iniesta).

Miguel Nunes disse...

O Bayern tem os melhores jogadores
O Dortmund talvez o melhor futebol
O Real tem o Ronaldo
O Barça tem o Messi

Trocando por miúdos é mais ou menos isto...

DC disse...

Além disso parece que começa a aparecer uma aura "Maradoniana" também em Messi.

Hoje notou-se que não só Messi ajudou a equipa tacticamente como também lhes deu mais moral e confiança apenas entrando em jogo.

E só mesmo Messi para mal conseguindo correr, mesmo assim ser decisivo num jogo.

Anónimo disse...

Discordo completamente o que acontece é o que a equipa do Barcelona não está formatada para jogar sem Messi até porque a Seleção espanhola ganha tudo e não tem Messi.

João Afonso

Miguel Nunes disse...

a selecção espanhola não joga contra equipas organizadas e treinadas todas as semanas ao longo de um ano. E aproveita mt bem as "sinergias" do Barcelona.

MAs joga contra adversários bem mais fracos que os que o Barça encontra

Blessing Lumueno disse...

É pah Ohhh Miguel tu fazes uns posts muita polémicos. Volta PB, estás perdoado hahahaha.

Agorammais a sério, só fazia uma correcção : o Real tem Mourinho & Ronaldo...... Com tudo que se possa concluir daí... Para mim, este ano é a décima para os de branco e a terceira das 5 do Portugal. E como o Porto já saiu, estou mesmo a torcer por ele. É uma grande referência para mim e talvez tenha sido, quando chegou ao porto, a minha maior motivação para me tornar treinador.

Anónimo disse...


Miguel, a tua opiniao vale o que vale. Tal como a minha.

Mas tal como enquanto Messi durar o Barcelona estara sempre pronto a ser campeao europeu, tambem qualquer clube onde Cristiano Ronaldo jogar estara pronto a o ser.
Messi n vai para a 4a sozinho, vai para a 4a com a maioria de todos os outros que la andam neste momento. E vamos ver quantas Messi ira vencer, quando Xavi e Iniesta ja n tiverem la, porque eles vao deixar de jogar alguns anos antes de Messi.

Alias, basta ver que o Argentino, pela sua selecao faz, ate ver, fraquissima figura, pior mesmo que o Portugues, que voces tanto gostam de esnobar.

Nao havera outro igual, com certeza que nao havera; porque nunca havera dois jogadores iguais, agora melhor que ele ja houve e para nosso bem e bem de geracoes futuras espero que continuem a aparecer outros tao bons e mesmo melhores.

Porque para ser o melhor de sempre tem que se ganhar em todo o lado, chegar a sua seleccao e reinventa la, faze la ganhar, como Maradona fez, como Pele fez, como Beckenhbauer fez, como Cruyff fez.

Messi joga talvez com os melhores do mundo cada um na sua posicao no Barcelona, e assim convenhamos que facilita, sem tirar o devido merito ao proprio evidentemente. Julgo nunca ter acontecido na historia haver uma equipa num momento que reunisse os melhores do mundo como hoje em dia reune o Barcelona e com merito.

Como tal, e vendo que Cristiano Ronaldo faz numeros absolutamente historicos, jogando sempre em equipas sem duvida nenhuma piores que este Barcelona, pergunto: porque n 'e ele tao completo ou mais que Messi? Porque razao o facto do Argentino ter uma tecnica e uma magia superior a CR7 o faz ser sem duvida melhor?!? Sinceramente nao entendo e nao aceito.

Mas la esta, minha opiniao vale o que vale...

E o Messi ter ganho a melhor jogador do mundo que passou 'e a maior fantochada que ja existiu, marcou mais golos sim, mas a epoca de CR7 no geral foi 10 vezes melhor que a de Messi. Meias finais do Europeu com Portugal, apenas batido em penalties pela equipa Campea, vencedor do Campeonato mais dificil do Mundo (nem que seja pelo facto de lutar mano a mano com Messi), golos sem fim (mesmo que em menor numero que o outro), Supertaca... Exibicoes de loucos tal qual o outro.

Enfim... Enquanto o Portugues continuar a esnobar o que 'e seu, os outros continuarao sempre a ser melhores...

Anónimo disse...

Eu também aposto no Real. Depois do vermelho perdoado ao Varane na 1ª mão com o Utd, depois do vermelho inventado ao Nani na 2ª mão com o Utd, depois dos 2 penaltis perdoados na 1ª mão com o Galatasaray e do golo em fora-de-jogo na 2ª mão com o Galatasaray, não estou a ver como pode fugir a taça aos madrilenos.
Isto enquanto o Barcelona tem que lutar contra golos com a mão do Milan e golos 2 metros fora-de-jogo do Ibra.

Miguel Nunes disse...

Anónimo, pensares que alguém aqui esnoba alguém é má interpretação tua.

Ricardo disse...

Este Miguel Nunes não percebe nada disto. Saudades do PB.

Anónimo disse...

"Alias, basta ver que o Argentino, pela sua selecao faz, ate ver, fraquissima figura, pior mesmo que o Portugues, que voces tanto gostam de esnobar."

Um Mundial sub-20, uns jogos Olímpicos e 1º lugar na classificação para o Mundial. E Portugal o que já ganhou?

Anónimo disse...

"Porque para ser o melhor de sempre tem que se ganhar em todo o lado, chegar a sua seleccao e reinventa la, faze la ganhar, como Maradona fez, como Pele fez, como Beckenhbauer fez, como Cruyff fez. "

Quantas Champions ganhou o Maradona? E o Pelé quantos troféus ganhou fora do medíocre campeonato brasileiro?

Anónimo disse...

"Messi joga talvez com os melhores do mundo cada um na sua posicao no Barcelona, e assim convenhamos que facilita, sem tirar o devido merito ao proprio evidentemente. Julgo nunca ter acontecido na historia haver uma equipa num momento que reunisse os melhores do mundo como hoje em dia reune o Barcelona e com merito."

Quem é que tem o melhor redes do Mundo Casillas? quem é que tem 2 centrais que custaram 30 milhões de euros mais o Carvalho, Varane e Albiol (que foi muitos anos o patrão da defesa do Valência)?
Quem é que tem 1 lateral esquerdo suplente de 30 milhões de euros?
Quem é que tem um génio como Modric a suplente?
Quem é que tem no banco um goleador como o Higuaín?

O Barcelona tem grandes jogadores sim, o Real também e tem MUITO MAIS banco que o Barcelona. Essa desculpa de que o Cristiano joga sozinho é perfeitamente idiota.

Anónimo disse...

"Meias finais do Europeu com Portugal, apenas batido em penalties pela equipa Campea, vencedor do Campeonato mais dificil do Mundo (nem que seja pelo facto de lutar mano a mano com Messi),"

Pois, se o Messi conseguisse chegar às meias-finais do Euro com uma selecção sul-americana aí já não era só um jogador de futebol, seria um remodelador de fronteiras geográficas.

" golos sem fim (mesmo que em menor numero que o outro),"

Esta frase é linda! Golos sem fim, mas menos que os do Messi. Então se os do CR não têm fim e são menos do que os do Messi (e bem menos diga-se, que de 60 e tal a 90 e tal ainda vai uma bela distância) os do Messi são como? São com um "sem fim" maior?

Rui disse...

"Barcelona x PSG, Camp Nou, 2ª mão dos quartos de final da Champions League dia 10 de Abril de 2013.

Começa o jogo. Um massacre total do PSG com um surpreendente Valdes a colocar-se entre o golo dos franceses e a passagem às meias finais...

... Pastore, Lavezzi, Ibra, Lucas, Verrati... Sucediam-se as oportunidades flagrantes de golo para o PSG.

Chega o minuto 50' e Pastore dá vida à ambição, golo do PSG e o Barça a ver as meias finais por um canudo. Há 50' que o PSG está a dominar a equipa de Xavi, Iniesta, Villa, Busquets, Puyol, Fabregas... Sem Messi que está no banco por estar a recompor-se de lesão no jogo da primeira mão.

Animam-se os franceses, o mito está a cair e o Barça já não pode fazer muito para mudar. As estrelas não estão a resolver e... Estão lá todas menos o Messi, mas isso não tira o animo, ao fim de contas diz-se que o Messi só joga bem porque está no Barça... O Barcelona não é o Messi, este é que se alimenta do Barcelona.

E eis que Vilanova joga a ultima carta. Aos 61' entra Messi. O tal que não carrega equipas às costas como faziam Pelé e Maradona... O tal que é um mito da química (lol aguentem o riso) e um produto do enquadramento onde joga, com "mágicos" como Xavi ou Iniesta.

Não é de esperar nada de novo. Se ele não é uma equipa, calhando até acaba por prejudicar e levam mais um. Ele não treina há uma semana, precisamente desde que saiu lesionado na primeira mão.

ESPERAAAAAA!
O que se está a passar!?
O jogo mudou, simplesmente... MUDOU!

O Barça já não está por baixo... E pelo contrario, está agora a dominar o rumo do jogo. As jogadas de perigo sucedem-se e adivinha-se o golo que...

... Mais uma vez, sem surpresa, aparece dos pés de Messi que joga a bola em Villa no meio, que deixa para o remate de Pedro.

Está feito o empate, volta o Barça às meias finais pela batuta magica de Lionel Messi que não só mudou o resultado, como mudou o jogo... E mudou toda a sua equipa.

Até final o Barça não mais volta a perder o controlo do jogo e dita-se o fim da linha para o PSG que esteve nas meias finais até... Chegar Messi.

Se não estamos a falar do melhor jogador do Mundo, então não sei o que isso é!"

Texto retirado do blog http://geracaobenfica.blogspot.pt/

Para mim diz tudo...é Messi + 10...

Cantinho do Morais disse...

Johan Cruijff fartou-se de ganhar Campeonatos do Mundo pela Holanda (foi à final em 1974 e faltou ao Mundial de 1978).

E o Pelé? Títulos fora do Santos e selecção só se foi no Cosmos... Tal como o Beckenhbauer, que também só jogou no campeonato alemão e... americano.

Foram grandes, muito grandes, mas os tempos mudaram.
O Barça é o Barça e todos aqueles que lá jogam (e ganham) não deixam de ser grandes jogadores só por terem jogado lá e só lá.

Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos, seguido de Figo, Eusébio, Baía, Peyroteo, Deco e Coluna (mais Chalana, Damas, Futre, etc), mas teve um único azar, coexistiu com Messi. Se não existisse Messi, ou se Messi tivesse vindo muito depois (ou antes), Ronaldo era o número 1, lutando com Iniesta, Touré, Silva, Pirlo, Busquets, Ribery pelo título de Bola de Ouro.

Pedro disse...

O jogo de ontem deu uma amostra do que é o Barça sem Messi. Falta ver o que é Messi sem o Barça.
Infelizmente acho que nunca o iremos ver.

Sem dúvida que Messi em qqr outro clube será à mesma um genial jogador. A dúvida é: conseguirá ter a mesma performance que tem no Barça?

Miguel Nunes disse...

Cantinho, é isso mesmo. Aqui ninguém esnoba o Ronaldo. Se o Messi não existisse o Ronaldo já ia para a 6a bola de ouro da carreira, e provavelmente chegaria às 7 ou 8 e isso criaria um mito sobre a possibilidade de tb ser o melhor de sempre.

Assim...

Agora haver um extra-terrestre que faz coisas maravilhosas não significa que os outros não tenham os seus méritos. Não são é tão bons. Paciência.

E se o Messi fosse jogar para a distrital portuguesa? Seria o melhor na mesma. Teria menos assistências e menos jogadas iniciadas que culminariam em golo e menos golos mas porque os colegas seriam inferiores e n materializariam em sucesso as suas qualidades, mas ele seria o mesmo. Boas decisões e desequilibrios a cada toque na bola.

jdiniz disse...

o que me parece é que o iniesta e o xavi imaginam as mesmas jogadas que o messi na cabeça. a diferença é que não conseguem materializar muitas delas. provavelmente é por isso que adoram o messi: porque torna realidade os "sonhos" deles. acredito que a jogada do golo inventada pelo messi pudesse estar na cabeça dos outros dois que jogam com ele (plo menos desses). mas só o messi é que depois tem a técnica suficiente para a fazer. no fundo é ser ronaldo e aimar ao mesmo tempo e acho que é a parte do aimar que os outros não percebem.

e acredito que se o messi estivesse numa premiership fizesse golos pro youtube quase todas as semanas.

Miguel Nunes disse...

jdinis, apanhaste como ng o que pretendia dizer com "é ronaldo e aimar ao mesmo tempo"

abraço

DC disse...

Estava a rever os lances do jogo e o Messi logo após o golo a falar à equipa e a mandar organizar e tocar a bola. O Xavi e o Puyol são uns senhores, mas quem manda em campo já não são eles.

Unmasked disse...

100% de acordo com este post. Parabéns Miguel Nunes, disseste tudo.

Anónimo disse...

já muito me ri com imensos comentários que pululam neste cantinho...

quando não se sabe ver e apreciar futebol, e o regionalismo bate ca dentro, utilizam-se os argumentos mais ridículos só para demonstrar que Messi não tem qualquer valor!

Enquanto continuarem com a discussão sobre qual o melhor, eu vou continuar a deleitar-me com os pormenores que Messi faz em campo, com as jogadas do CR7, com as artes que embelezam o futebol semana após semana nos diversos campeonatos protagonizadas pelos melhores jogadores do mundo!

Anónimo disse...

esta historiazinha de messi vs ronaldo ou messi melhor do mundo vs nunca vi pele nem o imagino agora ja cheira bastante mal.
Miguel,

entao fazes um post a falar bem do messi contra a equipa com 4-4-2 basico do Carlos Ancelotti? Nao faz sentido. Aposto q se o PSG tivesse o pereirinha ganhava a eliminatoria.

Valter Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Nunes disse...

Valter,

eu acho que tu não podes falar de futebol. Podes falar de clubes e podes falar dos jogadores do teu clube, mas não podes falar de futebol. Sobretudo porque não percebes nada. Tens de criar um blog do teu clube ou dos teus jogadores favoritos.

quando começas com

", e começo por te perguntar se alguém te paga para defenderes o que não é nosso!"

O q é q é nosso e o que é q n é?! Fogo, eu não tenho paciência para discutir com miúdos de 13 anos.

Mas o que é que ainda não entendeste sobre o blog?! O Blog fala de futebol.

Se eu quisesse criar um blog do que é nosso, tinha neste espaço um blog do meu clube ou da minha selecção.

Como é que queres falar com rigor seja do que for, quando partes com essas ideias.

Como o Messi n é portugues, devo fazer posts a dizer que ele é um cepo, sem velocidade nem técnica, nem inteligência.

Epa, essa frase é tipíca de um miúdo de 10 anos.

Já agora...


"Cantinho, é isso mesmo. Aqui ninguém esnoba o Ronaldo. Se o Messi não existisse o Ronaldo já ia para a 6a bola de ouro da carreira, e provavelmente chegaria às 7 ou 8 e isso criaria um mito sobre a possibilidade de tb ser o melhor de sempre." esta citação está lá um pouco mais acima.


PS - Para mim o Meirles é muito superior ao Iniesta!

Olha viste eu a não defender o que é nosso? Brutal :) lol