terça-feira, 30 de abril de 2013

Os golos de Igor Rossi. Erros técnicos e tácticos.

O golo do Marítimo aqui.

Pare o video ao segundo 16 e observe o comportamento de todos os jogadores do SL Benfica, bem coordenado. Exceptuando a titulo individual Maxi Pereira, que ignora o movimento colectivo de baixar um metro. Permanece imóvel e a bola cai precisamente no espaço que deveria estar a ocupar.

Este é um erro táctico. Um mau posicionamento de um jogador capaz e útil mas que tem feito na presente época uma das com mais erros dos últimos anos. Não foi o primeiro mau posicionamento do uruguaio, e se demasiadas vezes tem a "desculpa" de um modelo de jogo que lhe pede para ser demasiado ofensivo, sendo portanto impossível estar em dois lados ao mesmo tempo, no golo do Marítimo não é nada disso que acontece. É uma desconcentração táctica. Daquelas que, por exemplo, nunca vimos suceder no corredor oposto do SL Benfica. Excepto quando jogou Luisinho.

Já o segundo golo do SL Benfica é um erro técnico de Igor Rossi. Mas, um daqueles erros técnicos que tal como o de Melgarejo na Turquia não lhe define a qualidade. É um azar. Uma bola demasiado rápida e próxima que o apanha e que infelizmente para o brasileiro foi para onde não deveria ter ido. Podia ter acontecido, e já aconteceu, aos melhores do mundo. 

Rossi não é bom porque marcou um golo, nem é mau porque marcou um auto-golo. Por mais que se queira catalogar os jogadores por um lance isolado, o futebol simplesmente não é isso.

37 comentários:

Pedro disse...

E se o mau posicionamento do Maxi resulta de ser puxado pelo adversário?

Miguel Nunes disse...

se assim for o erro é do árbitro e não do Maxi.

venis disse...

Eu não falo de arbitragens.

Anónimo disse...

Coitado do Maxi, é um injustiçado pelos árbitros. Se não fosse isso era o novo Dani Alves...

Unknown disse...

"Se assim for"?!

Pois se a imagem mostra precisamente o momento em que o Maxi se liberta do seu adversário para ir (tarde demais) corrigir o seu posicionamento.

Injustiçado ou não, neste lance não há nada a apontar ao Maxi mas sim a quem devia estar atento aos puxões e agarrões na área.

Czero disse...

Mas o erro principal, no lance do golo do marítimo, não terá sido anterior ao erro do Maxi? Após o lançamento lateral, há uma situação de 2x1, que permite ao marítimo um cruzamento facilitado. Não devia ter havido um colega a acompanhar Ola Jonh?


Unknown disse...

Ele nao estava assim tao poximo do adversario na altura em q a defesa desceu......depois, quando viu que o cruzamento foi para a sua zona eh que se embrulhou com o homem.....e viu que fez borrada......

Rafael Antunes disse...

Boas...
Miguel, concordo com a análise, no entanto ao rever o lance surgiu-me uma dúvida.
O Maxi não terá sido ao mesmo tempo atraído pelo jogador com que ficou? é que parece-me que se ele cumpre o princípio de baixar, este jogador fica em condições de atacar a bola no ar, e não o faz pela presença do Maxi... Não terá sido mais do que desconcentração tática "apenas" do Maxi?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não sou um grande fã do Maxi então em termos defensivos é uma lástima mas neste caso o maior culpado não foi ele, foi mesmo o arbitro

Pablito disse...

Caro Guru :)
Mas se o Maxi está a marcar um adversário...
Que por sinal é o que está mais próximo da baliza... o erro é dele...
Não deveria estar alguém com o que está com o Maxi... e então sim o Maxi adequar o seu posicionamento??

Miguel Nunes disse...

Pedro Pablito :) tu és o maior.

A primeira referÊncia do JJ na área é o espaço e não a marcação individual.

Há ali um claro adormecimento antes do cruzamento como vocês tb referem

Jorge disse...

O Maxi poe as maos no adversario antes de este o agarra muito momentaneamente. Parece-me claro que o Maxi se preocupa com aquele adversario especifico e nao com a movimentacao dos seus colegas de equipa.

Jorge disse...

Miguel:

https://www.youtube.com/watch?v=KZ9jTOAMTtk&feature=youtube_gdata

E o problema por estes lados e generalizado a grande parte dos desportos de equipa.

Miguel Nunes disse...

Epa, Jorge tudo o q me conseguires arranjar disto, partilha cmg. Toda a razão. No futebol é igual. Metes o gordo que marca golos do meio campo. Ganhas o jogo graças a ele, mas ele n tem potencial e em anos n vai servir para nada. Entretanto tinhas um franzino cheio de talento no banco que nc deu nada pq n lhe deste minutos pq precisavas do gordo para ganhar...

tenho de fazer um texto destes...

Emanuel Guerreiro disse...

Boas,

Miguel sabes toda a filosofia do Jesus na área? Conta lá a malta quais são os princípios todos que ele utiliza e defende.

Abraço

hertz disse...

O JJ disse naquela palestra na faculdade que há 4 pontos fundamentais: 1º a bola, 2º o colega, 3º o espaço e 4º o adversário. Mas ele disse que dentro da área é diferente e que 1º é a bola, 2º o colega e o 3º passa a ser o adversário e disse que "dentro da área a tua movimentação é em função do adversário"

cfsp disse...

Caro autor! Responda-me a uma questão se fizer o favor; Naquela zona, e neste lance em particular, Maxi deve preocupar-se com o espaço, ou com o adversário!? E a bola? É tirada do pé de Artur na direção da baliza? Ou tem a trajetória para fora dela? Talvez aqui possamos ter uma boa conversa! Ab

PS: Responderei depois de saber a sua leitura, mas já lhe adianto q o erro tático não está no Maxi, mas se calhar nos colegas!! E dp explico-lhe pqê.

Miguel Nunes disse...

hertz, mas ele n acompanha os colegas.

explique lá cfsp, é sp bom aprender coisas novas

Miguel Nunes disse...

Emanuel, está ai o que o hertz disse. Foi troca minha do espaço pelos colegas na área.

Anónimo disse...

Mal posicionado ponto o Pereira se tivesse alinhado com a defesa, (e de frente pró esférico) teria cortado sempre a bola, ou com maiores probabilidades de o fazer (fazer o quê? já disse atrás) indo, esta, ora pra onde foi, ora indo esta pró jogador que ele na realidade estava a marcar).

mais do que isto, só balelas eheh ahah

cfsp disse...

Miguel Nunes, a zona é zona até um determinado ponto! Na última fase defensiva, e dentro da área, o homem será sempre a prioridade, dada a sua proximidade á baliza! Na área, a tua movimentação é em função do adversário..., daí Maxi estar bem! Se não concordares com isto, estás enganado.

Haja Luz disse...

Miguel Nunes

Não há nada a apontar ao lateral, a falha não é dele

Czero disse...

Não devia ter havido um colega a acompanhar Ola Jonh?

cumprimentos.

Miguel Nunes disse...

cfsp isso segundo o teu modelo de jogo, o do Jesus ou o da tua faculdade? Haja luz, ainda bem q pudeste esclarecer. A culpa é do Lima ou do Rodrigo. Foi um central que marcou, era o Lima que lá devia estar...

Unknown disse...

Entao se o maxi acompanhasse a restante defesa, que fez o co portamento que deveria ter.....onde estaria?onde a imagem indica: se tivesse la, fosse para onde fosse o cruzamento, ele estaria com apoios para atacar o lance sempre de frente, ate como o salvio o fez, num lance indentico, de cruzamento o segundo poste e tirou pa canto, penso que ate foi dai que nasceu o golo....de frente, consegues sp atacar melhor a bola, de qualquer forma, mesmo que o comportamento damequipa estivesse mal, ele teria que acompanhar, pois foi a analise da equipa e ele teria que respeitar os colegas.......!

Roberto Baggio disse...

Malta vamos lá esclarecer uma coisa... Comportamento zonal, é comportamento zonal... Quem não está perto da zona da bola defende as zonas mais pertinentes e mais próximas da baliza. Não defende nunca adversários....
Não sei qual é o princípio que o JJ usa, mas pelo comportamento dos restantes colegas, Maxi está mal posicionado... Ou todos os outros colegas estão mal posicionados...
Em caso de cruzamento no comportamento zonal, o lateral mais longe da bola fecha o "segundo poste" ou vem dentro se necessário fechar a zona central do terreno ... Como a zona central em frente a baliza estava toda ocupada, então pelo comportamento zonal Maxi está mal posicionado...
Mesmo quando a bola está perto da área, o comportamento zonal se mantém para defender às zonas próximas da baliza, isto para os jogadores mais longe da bola.

Querem um exemplo de um erro de comportamento Zonal? Vejam o primeiro golo do Dortmund contra o Real na primeira mão...
Pepe ao invés de baixar em diagonal em relação ao Varane, defendendo a zona central, para depois atacar a bola, tentou agarrar Lewa e foi surpreendido pela movimentação dele porque a referência dele, não era espaço e bola, mas sim homem...
A proximidade da baliza, para mim não muda o comportamento zonal. Mas repito não sei como Jesus o faz, mas sei como o Miguel o vê. E é assim como expliquei!

Roberto Baggio disse...

E para finalizar a minha concepção de zona, a preocupação com o homem só surge se ele estiver a ocupar o espaço que deveria ser "meu"... Até lá a prioridade é fechar os espaços, perto da baliza e atacar a bola...
Cruzamento, primeiro poste coberto, zona central idem, segundo poste idem....

cfsp disse...

Caro Miguel, será sempre consensual em todos os MJ q a referência Coletiva da tua equipa na área, é a movimentação do adversário! E portanto, penso q não há dúvidas q Maxi não cometeu nenhum erro. Sobre a questão de ter sido um DC a fazer golo, e ter q ser Rodrigo ou Lima a fazer a marcação... não comento ironias! Estamos com visões diferentes do mesmo lance.

Roberto Baggio disse...

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/05/controlo-de-cruzamentos.html

Miguel Nunes disse...

CFSP, sabes qual é o grande problema das faculdades? Grande problema para quem não questiona ou entende a essência das coisas. Porque não estou a criticar por onde também passei. E repara que descobri que és aluno saído da faculdade sem o teres dito.

o problema é que te dão frases que decoras sem as perceber.

"...em todos os MJ q a referência colectiva da tua euipa na área, é a movimentação do adversário"

Isso estava num apontamento que se decora?

Tipo...o meu modelo de jogo tem de ser assim? É regra? O árbitro marca falta se n for? Ou sou EU que decido o meu modelo de jogo? O modelo de jogo do Roberto Baggio é assim? Ou é ELE que decide o seu modelo de jogo? O modelo de jogo de José Mourinho é assim? ou é Ele que decide o seu modelo de jogo? http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/11/contencao-e-cobertura-defensiva-uma.html

Citando Jesus "Isto não se aprende na universidade. O meu modelo de jogo é meu. São as minhas ideias, a minha criatividade"

Se tu concordas ou não, é diferente. Não concordas cmg, eu não concordo ctg. O Jesus, por exemplo diz q na área vem primeiro a referência do colega que do adversário. Mas, n há verdades universais por mais que se decorem frases.

cfsp disse...

Miguel, eu nunca sentei o rabo numa faculdade! Tive Treinadores como Carlos Garcia, Carvalhal ou Norton de Matos. Falo-te como jogador, e agr sim cm Treinador. Sou um humilde comercial de vendas, e respiro Futebol desde q me conheço! Fazendo das tuas minhas palavras, e passo a citar: "n há verdades universais por mais que se decorem frases". Logo, a tua tb não será universal, e desse modo podes apenas dar a tua opinião não gerando apartir dela, uma convicção nos outros q é uma verdade absoluta! Maxi não cometeu um erro, Maxi no MJA de Jesus, não cometeu um erro! Maxi no teu MJA cometeu um erro. Ok ,aceito. A questão é q quem segue o teu blog como eu q sou assíduo e diário, não tem q assinar por baixo tudo o q afirmas! E muito menos podes gerar nos outros, q o teu MJA não terá variantes/leituras para além da q preconizas! Eu discordo em absoluto.
Um ab do teu amigo César, 12 ano de Contabilidade e Gestão, apenas.

Miguel Nunes disse...

César, mas eu disse isso das verdades universais. Dou as minhas ideias, que são minhas, logo são as melhores...para mim.

Quanto ao MJ de Jesus, há uma falha clara do Maxi no MJ de Jesus. Basta ver como defende sp o SLB os cruzamentos. O post do Roberto Baggio está mt bom e ajuda a explicá-lo. E basta até perceber como ficou incomodado e simulou uma falta o Maxi, com o erro que protagonizou.

Nós conhecemo-nos?

Miguel Nunes disse...

César, n publico o teu comentário, pq tem a ligação p o face e podem aparecer malucos a chatear-te :)

Podes dar-me a tua visão do lance? Mesmo que discorde, sempre me deixa a pensar. É assim que evoluímos.

Anónimo disse...

Confesso que me divirto imenso a ler estas caixas de comentários. Aqui respira-se futebol! Um abraço ao Miguel por promover estes pequenos debates :)

Como disseram, cada um tem o seu modelo de jogo. Mas também me parece claro que existem modelos melhores do que outros. Não basta dizer que este modelo é a minha visão para fazer dele um bom modelo.

Posto isto e sem querer parecer defensor do autor, parece-me claro que se o Maxi estivesse no posicionamento sugerido, tinha sido muito mais dificil existir finalização, quer do Rossi quer do que ele marca na imagem.

O facto de todos os jogadores mostrarem um comportamento e o Maxi um comportamento completamente diferente também é conclusivo que o Jesus quer que a defesa faça e não o que acham que ele quer.

Posto isto um abraço e continuação de boas discussões!

Sérgio

Miguel Nunes disse...

Por acaso Sérgio, um dos grandes orgulhos que tenho do blog é o facto de ter chegado a tanta gente do futebol. Quer da 1a Liga quer das outras divisões todas. Treinadores e jogadores. Mesmo q depois apareçam discordâncias.

Miguel Nunes disse...

Czero desculpa a demora. N sei se reparaste, ou reparas. assim q a bola sai já está o apanha bolas a mandar a bola para a mão de quem vai fazer o lançamento. Muita velocidade apanhou o Benfica distraído :) não pode claro, mas há ali uma boa esperteza do Maritimo c os seus apanha bolas.

-37! disse...

Um ex-treinador meu, dizia sempre que bola na pequena área tem de ser do GR. Tenho a noção que Artur em comparação com Roberto defende-se bastante mais nestes lances. Também devido aos 7 ou 8 anos de diferença.

Em relação ao lance, concordo com o César.
Quando joguei á bola, quando ela era metida na área da forma que foi metida, das duas umas:
Ou ias à bola com a certeza que chegavas à bola para aliviar, ou então, tinhas de saltar/estorvar/agarrar o teu adversário directo (o que estava mais perto), que era aquele que poderia fazer o golo.
Como disse o Jesus para o Salvio contra o Leverkusen "eles são só 11, não jogam com jogadores a mais".
Se tu fizeres o teu trabalho, a culpa nunca pode ser imputada a ti.
E a meu ver, o Maxi fez o que lhe competia, naquela situação.

Fui rever o lance, e aquando do cruzamento do jogador do Maritimo, estão 4 jogadores colocados em linha (André Almeida, MAtic, Luisão, Garay) desde o meio da grande área até sensivelmente até ao centro da baliza, para 2 jogadores do Maritimo. Acho que a abordagem ao lance foi deficiente por parte da defesa toda do Benfica, porque simplesmente estavam todos mal colocados. Foi um lançamento lateral rápido, e o Ola John foi apanhado num 2x1, quando deveria ser o André Almeida a lá estar.

Os cantos defensivos de Jesus são uma situação bastante especifica e trabalhada, onde cada jogador sabe o que fazer e está tudo perfeitamente definido.
Dificilmente se vê Maxi a aliviar a bola de cabeça num canto.

Abraço